A divulgação de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, sobre o mercado de trabalho em atividades culturais, animou a senadora Rosalba Ciarlini que teve sua administração como prefeita de Mossoró, marcada pelos investimentos no setor.
Ocupando a tribuna do Senado, Rosalba anunciou que o crescimento dos ocupados no setor cultural no biênio 2005-2006 foi de 5,4%, superior ao avanço da ocupação total, de 2,4% no período observado pelo IBGE, portanto, quase o dobro.
E afirmou que o estudo mostra, ainda, que, do total de pessoas ocupadas no Brasil, no ano de 2006, 4,8% exerciam trabalhos relacionados à atividade cultural, contra 4,6% em 2005 e 4,5, em 2004. - Isso significa que, ano a ano, estamos avançando e a cultura vem se consolidando como uma atividade geradora de emprego- disse a senadora.
A parlamentar destacou que além da ocupação na cultura crescer mais do que a média dos demais segmentos, o salário é maior. Conforme o estudo do IBGE, houve crescimento de mais de duzentas mil pessoas ocupadas, com salário médio de R$ 1.565,74, ou seja, 47,64% superior à média nacional, de 1.060,48 reais.
Outro ponto ressaltado durante o pronunciamento foram os investimentos públicos. Rosalba citou dados da pesquisa mostrando que o governo federal, que respondia por 14,4% desse total aumentou sua participação para 16,7%, neste período. E os Estados que aplicavam 31,7% passaram a investir 36%.
Já os governos municipais tiveram sua participação reduzida de 54% para 47,2%, entre 2003 e 2005. Para a senadora, essa queda é provocada pela situação dos municípios porque eles recebem muitas responsabilidades sem ter os devidos recursos, já que, no Brasil há uma pirâmide injusta em relação aos recursos que são arrecadados.
- Vejam que mais de 60% de tudo o que é arrecadado com impostos, com contribuições fica com o Governo Federal. Restam para os Municípios menos de 20%, quando deveria ser exatamente o contrário, porque é no Município que as coisas acontecem, reclamou a senadora dizendo que o governo precisa entender que é preciso fortalecer o município.
SENADORA ELOGIA ORATÓRIO DE SANTA LUZIA E FAZ CONVITE PARA O NATAL EM NATAL
Rosalba abriu o pronunciamento falando da festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, destacando o espetáculo Oratório de Santa Luzia. Também citou como exemplos que impulsionam o turismo e a cultura, as festas de Caruaru e Campina Grande e Salvador, além da recuperação do Pelourinho na capital baiana.
E concluindo, fez um convite aos senadores e cidadãos para o Natal em Natal. - Fica aqui o convite a todos os nobres colegas e à população brasileira que nos assiste: - Venham viver o Natal em Natal, na nossa capital, na capital querida de um povo acolhedor- convocou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário