A agenda pesada de despesas de início de ano comprometeu o orçamento dos consumidores e provocou um repique nas taxas de inadimplência de janeiro, como mostraram duas pesquisas em separado de empresas especializadas em verificação de crédito.
A Serasa apontou que o volume de cheques devolvidos por falta de fundos teve incremento de 1,6% no mês passado, com 19 folhas de pagamento por mil compensadas. Na comparação com as estatísticas de janeiro de 2007, a empresa registra uma redução de 1,1%.
Pela metodologia da Equifax, houve um um incremento de 6,01% no volume de cheques devolvidos, num total de 2,44 milhões de folhas de pagamento com problemas. O número é 14,29% inferior quando comparado à cifra de janeiro de 2007.
O departamento de análise da Serasa avalia que o comprometimento do consumidor com as chamadas despesas sazonais, como IPTU, IPVA, e gastos com educação (matrícula, material e uniforme escolar), bem como as prestações das compras de prazo, costumam afetar a capacidade pagamento do consumidor. A Serasa também lembrou que a renda dos trabalhadores sofreu impacto da alta dos alimentos desde o segundo semestre de 2007.
Para Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento da Equifax, o crescimento econômico, e o aumento da oferta de emprego, além do alongamento dos prazos de pagamento, contribuíram para que os índices de inadimplência de janeiro deste ano fossem bastante inferiores aos resultados para o início de 2007.
Fonte: Uai
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário