sábado, 14 de julho de 2007

INFORMATIVO - ONG´s do RN se mobilizam para informar as mulheres sobre câncer de mama

Nas mãos, elas têm a 2ª Edição da Revista Mulher Consciente, uma ferramenta que mostra que, além da prevenção, a informação é arma poderosa na luta contra essa doença

Há cerca de 20 anos, o diagnóstico de câncer de mama era assustador. De lá pra cá, os avanços da medicina permitiram que as taxas de mortalidade caíssem pela metade. Hoje a arma mais poderosa que se tem na luta contra essa doença, além dos diagnósticos mais precisos e específicos para diferentes tipos da doença e dos tratamentos de ponta, é a informação.

Com o intuito de aumentar a consciência sobre a doença, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), por meio do PROMAMA (Programa de Assistência à Saúde da Mama) e Liga Norteriograndense Contra o Câncer do Grupo Despertar, dá continuidade ao seu projeto Revista Mulher Consciente, e distribui gratuitamente a segunda edição na capital potiguar.

A publicação, lançada em março deste ano, tem uma linha editorial que aborda saúde e qualidade de vida nos seus mais variados aspectos como moda, beleza, alimentação, relacionamento. Esta edição traz ainda uma reportagem exclusiva com a cantora Ivete Sangalo que também se engajou na luta contra o câncer de mama.

Todas as associadas da FEMAMA receberam os exemplares e os demais interessados devem entrar em contato com os coordenadores de cada entidade para receber a publicação Revista Mulher Consciente gratuitamente.

No total, 25 Ong´s associadas participam da iniciativa com a missão de levar informação ao maior número de pessoas. Inicialmente o projeto contempla 14 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Manaus, Pernambuco, Alagoas.

De acordo com as últimas estimativas do INCa, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama atingiu mais de 48 mil mulheres no Brasil, em 2006. Um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. O índice de maior incidência foi localizado na região Sudeste, um risco estimado de 71 casos novos por 100 mil. No Rio Grande do Norte, o INCa estimou, em 2006, quase 500 novos casos. Em Natal, capital do estado, quase 200 novos casos a cada 100 mil mulheres.

"Nossas leitoras prestigiaram a iniciativa e utilizam a revista para mobilizar o maior número de pessoas" diz a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.

"Nosso objetivo é que a Revista Mulher Consciente seja um meio de interação entre pacientes, entidades e médicos do País. É importante que as mulheres fiquem atentas a saúde e exijam dos médicos exames para detecção precoce do câncer de mama, pois se o diagnóstico for realizado precocemente o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Toda mulher acima de 40 anos deve fazer anualmente a mamografia e se diagnosticado o câncer de mama, outros exames são fundamentais, como a dosagem de receptores de estrógeno e progesterona, assim como o teste Her2." finaliza.

As pacientes consideradas HER2 positivo fazem parte de uma estatística que atinge 25% das mulheres que apresentam o câncer de mama. Isto faz com que a detecção, o quanto antes, seja um fator importante para a decisão das melhores opções de tratamento, também para este tipo de tumor.

Nenhum comentário: