sábado, 14 de julho de 2007

CCT APROVA LEI QUE OBRIGA EMISSORAS A VEICULAR REPASSES DA UNIÃO SEM RESSARCIMENTO

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou no último dia 4 o substitutivo do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) ao Projeto de Lei 2012/03, do deputado Luiz Couto (PT-PB). O substitutivo obriga as emissoras de rádio locais a divulgarem informações sobre os repasses federais aos municípios. Não haverá, porém, nenhum tipo de ressarcimento ou compensação às emissoras.

O substitutivo adiciona o artigo 38, que trata da veiculação em emissoras de rádio, ao texto original. “As emissoras detentoras de outorgas para prestação do serviço de radiodifusão sonora de caráter social são obrigadas a transmitir mensalmente, no horário compreendido entre sete e vinde e duas horas, dez inserções com duração individual de vinte segundos contendo informações sobre os recursos repassados aos Municípios pela União”, diz o artigo.

GOVERNO QUER VANTAGENS NA ESCOLHA DO PADRÃO DO RÁDIO DIGITAL

O assessor especial da Casa Civil da Presidência da Republica, André Barbosa, reiterou que, no processo de escolha do padrão do Rádio Digital, o governo brasileiro buscará vantagens para o país. Nesta semana, Barbosa participou de audiência pública no Senado Federal, que debateu a implantação do Rádio Digital no País.

Clique aqui para ouvir as declarações do assessor

PETI realiza colonia de férias para 2.087 crianças e adolescentes

A Gerência de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, realiza de 16 a 31, a 2ª Colônia de Férias do ano, das 7h às 10h, nas terças e quintas, e das 13h às 16h, nas segundas e quartas, nos cinco núcleos do Programa, 4 na zona urbana e 1 na zona rural, com atividades recreativas, culturais e de iniciação desportiva para as 2.087 crianças e adolescentes atendidas pelo PETI.

Trata-se de mais uma opção do PETI, visando ao bem-estar, à qualidade de vida e ao desenvolvimento da criança e da sua família, com o auto-conhecimento, a sociabilidade e o condicionamento físico de forma natural e espontânea. “Essa colônia de férias é mais uma ferramenta de socialização dessas crianças e adolescentes, pois além do acompanhamento durante o período letivo, o PETI se preocupa com o bem-estar das crianças no período de férias”, disse a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Mirna Aparecida.

Prêmio de Literatura de Cordel será lançado dia 19

A Feira do Livro de Mossoró lança quinta-feira, 19, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel, no auditório da Biblioteca Municipal de Mossoró, às 8h30, em solenidade destinada à imprensa, e aos coordenadores de escolas públicas e privadas de Mossoró, quando será apresentado o regulamento e entregue o material de divulgação, além das fichas de inscrição.

O prêmio é para alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo é incentivar a pesquisa e a produção da literatura de cordel, entre os jovens. O coordenador do prêmio, Jacildo Morais, diz que a intenção também é aproveitar as comemorações do dia do folclore, com o cordel como tema central dos trabalhos escolares. “Precisamos da colaboração dos educadores, no sentido de incentivarem a produção de cordéis. Dessa forma, obteremos uma participação satisfatória dos estudantes”.

A comissão julgadora é formada por renomados cordelistas do Estado. Serão escolhidos os 10 melhores trabalhos para uma coletânea que será lançada durante a Feira do Livro de Mossoró, de 23 a 28 de outubro, na Estação das Artes Elizeu Ventania. As inscrições ao Prêmio Literatura de Cordel seguem até 21 de setembro e podem ser feitas no site www.feiradolivrodemossoro.com. Neste endereço é possível ler o regulamento e imprimir a ficha de inscrição.

Confirmadas as atrações musicais para a Festa do Bode

A Gerência da Agricultura, Abastecimentos e Recursos Hídricos divulgou, as atrações musicais que vão animar as noitadas da IX Festa do Bode, que começa dia 26, com apresentação do poeta popular e cantor cearense Luisinho de Irauçuba e o forrozeiro mossoroense Xavier Araújo.

O gerente de Agricultura, Gilberto Jales, explica foi preciso concluir o processo de licitação para divulgação das bandas, o que, segundo ele, não trará transtornos ao evento, com estimativa público superior a cem mil pessoas. “Foi possível montar uma programação diversificada. Além das noitadas de forró, a Festa do Bode terá ainda atrações como o Festival de Repentistas, outros ritmos musicais e apresentação de teatro de mamulengo”.

O EVENTO – A Festa do Bode será realizada de 26 a 29, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, conhecido como Mercado do Bode. A expectativa da Gerência da Agricultura é a de que o movimento de negócios chegue a R$ 1,2 milhão.

ATRAÇÕES

26 de Julho
Luisinho de Irauçuba
Xavier Araújo

27 de Julho
Forró Facho de Menina
Forró Suvaco de Cobra

28 de Julho
Bandoleiros do Forró
Banda Flor Mania

Marcinho vai para o jogo

A única dúvida do técnico do América , Marcelo Veiga foi desfeita .

O ala esquerda Marcinho foi liberado pelo DM e vai para o jogo deste sábado à noite no Machadão contra o Inter .

Assim , o time mais do que confirmado com Renê no gol ; os tres zagueiros com Crís , Rogélio e Edson Borges - os dois primeiros estreando com a camisa do América - ; na ala direita Ney Santos - Eduardo com conjuntivite foi vetado - , Reinaldo - outro estreante - , Marcos Alexandre , Souza , Marcinho e Arlon , com Frontini enfiado no comando do ataque .

Time pronto , escalado e definido .

Agora é bola prá frente !

fonte: Blog Marcos Lopes

INFORMATIVO - ONG´s do RN se mobilizam para informar as mulheres sobre câncer de mama

Nas mãos, elas têm a 2ª Edição da Revista Mulher Consciente, uma ferramenta que mostra que, além da prevenção, a informação é arma poderosa na luta contra essa doença

Há cerca de 20 anos, o diagnóstico de câncer de mama era assustador. De lá pra cá, os avanços da medicina permitiram que as taxas de mortalidade caíssem pela metade. Hoje a arma mais poderosa que se tem na luta contra essa doença, além dos diagnósticos mais precisos e específicos para diferentes tipos da doença e dos tratamentos de ponta, é a informação.

Com o intuito de aumentar a consciência sobre a doença, a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), por meio do PROMAMA (Programa de Assistência à Saúde da Mama) e Liga Norteriograndense Contra o Câncer do Grupo Despertar, dá continuidade ao seu projeto Revista Mulher Consciente, e distribui gratuitamente a segunda edição na capital potiguar.

A publicação, lançada em março deste ano, tem uma linha editorial que aborda saúde e qualidade de vida nos seus mais variados aspectos como moda, beleza, alimentação, relacionamento. Esta edição traz ainda uma reportagem exclusiva com a cantora Ivete Sangalo que também se engajou na luta contra o câncer de mama.

Todas as associadas da FEMAMA receberam os exemplares e os demais interessados devem entrar em contato com os coordenadores de cada entidade para receber a publicação Revista Mulher Consciente gratuitamente.

No total, 25 Ong´s associadas participam da iniciativa com a missão de levar informação ao maior número de pessoas. Inicialmente o projeto contempla 14 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Manaus, Pernambuco, Alagoas.

De acordo com as últimas estimativas do INCa, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama atingiu mais de 48 mil mulheres no Brasil, em 2006. Um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. O índice de maior incidência foi localizado na região Sudeste, um risco estimado de 71 casos novos por 100 mil. No Rio Grande do Norte, o INCa estimou, em 2006, quase 500 novos casos. Em Natal, capital do estado, quase 200 novos casos a cada 100 mil mulheres.

"Nossas leitoras prestigiaram a iniciativa e utilizam a revista para mobilizar o maior número de pessoas" diz a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.

"Nosso objetivo é que a Revista Mulher Consciente seja um meio de interação entre pacientes, entidades e médicos do País. É importante que as mulheres fiquem atentas a saúde e exijam dos médicos exames para detecção precoce do câncer de mama, pois se o diagnóstico for realizado precocemente o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Toda mulher acima de 40 anos deve fazer anualmente a mamografia e se diagnosticado o câncer de mama, outros exames são fundamentais, como a dosagem de receptores de estrógeno e progesterona, assim como o teste Her2." finaliza.

As pacientes consideradas HER2 positivo fazem parte de uma estatística que atinge 25% das mulheres que apresentam o câncer de mama. Isto faz com que a detecção, o quanto antes, seja um fator importante para a decisão das melhores opções de tratamento, também para este tipo de tumor.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Presidente Lula é vaiado na cerimônia de abertura do Pan do Rio

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, foi vaiado quatro vezes no início da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos-2007, nesta sexta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Os dois primeiros momentos de vaia ocorreram logo após a execução inicial da música-tema da competição, "Viva Essa Energia". O presidente voltou a ser vaiado quando o serviço de som do estádio anunciou o início do desfile de abertura.

O presidente voltou a ouvir apupos quando a sua imagem apareceu nos telões do estádio.

JUíza determina fim da greve dos agentes penitenciários

Juíza determina fim da greve dos agentes penitenciários

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vanessa Lyzandra, decretou nesta sexta a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários de Mossoró. O Sindicato dos Agentes e Servidores do Sintema Penitenciário (SINDASP/RN) recebeu um mandado de intimação por incitar os grevistas a paralisarem os serviços a que são obrigados a prestar. A juíza determinou que o movimento fosse suspenso imediantamente e que os agentes penitenciários retornassem ao trabalho. Segundo as informações contidas no processo, no caso do descumprimento da decisão, a multa a ser paga é de R$ 5 mil por cada dia.

Com a greve, os advogados e oficiais de justiça estavam sendo impedidos de entrar na cadeia pública de Mossoró. Essa ação dos agentes penitenciários impossibilitou que os alvarás de soltura e os mandados judiciais de intimações fossem cumpridos. ``Nesta sexta três advogados de Mossoró foram impedidos de falar com seus clientes e chegou uma intimação que não pôde ser cumprida em virtude dessa greve'', afirmou o presidente da OAB de Mossoró, Humberto Fernandes.

No entanto, o representante do SINDASP, Carlos Santiago, afirmou que não estavam impedindo a entrada de ninguém. ``Isso não é verdade, o que acontece é que só temos uma pessoa trabalhando e por isso fica difícil atender a demanda. Nós estamos mantendo os 30% da lei de greve, ou seja, nosso movimento não é ilegal'', explicou. De acordo com Santiago, o sindicato recebeu a orientação para fazer uma nova proposta e tentar uma nova negociação. ``Nós estamos solicitando um salário de R$ 2 mil, dividido em quatro parcelas. Esse aumento não vai pesar tanto para o governo no final do mês'', afirmou.

Até por volta das 19h desta sexta, Santiago não havia tomado conhecimento da decisão da juíza e afirmou que a greve será mantida.

Natal

Sinte-RN quer falar com Wilma de Faria

A greve dos professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte completa hoje o quinto dia e segue sem nenhuma previsão para terminar. Segundo a coordenadora geral do Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado) Fátima Cardoso, 52, a paralisação será mantida até que o governo estadual atenda às reivindicações dos servidores por reajuste salarial e novas contratações. Eles pedem uma reunião com a governadora Wilma de Faria.

Mossoró

Obras no Aterro Sanitário são paralisadas devido atraso da licença ambiental do Idema

O aterro sanitário de Mossoró continua aguardando a licença de funcionamento que deve ser expedida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA/RN). As obras do aterro já estão concluídas há mais de dois meses.

Sem a licença concedida pelo Idema, o aterro não poderá entrar em funcionamento, de acordo com informações do gerente executivo de Infra-Estrutura da cidade, Yuri Tasso Pinto. Segundo ele, a responsabilidade da Prefeitura era de construir o aterro, o que já foi cumprido dentro do prazo previsto.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos, Alex Moacir, confirma a informação de Yuri Tasso e destaca que a licença está demorando mais do que o esperado para ser expedida, gerando uma expectativa ainda maior.

Com a ativação do aterro sanitário, o Lixão de Cajazeiras, local para onde é levado o lixo urbano de Mossoró, será desativado.

O aterro é formado por seis células, que são os espaços estruturados para acomodação dos resíduos. Cada uma mede 170 metros de comprimento, 70 metros de largura e seis de profundidade. A estrutura armazenará 69.300 metros cúbicos de resíduos residenciais. O aterro está localizado à margem da BR-110, afastado cerca de 900 metros da rodovia, na saída para Areia Branca.

Com o funcionamento do aterro, a Prefeitura iniciará o programa de coleta seletiva na cidade, que além de reciclar o lixo trará renda para os catadores, já cadastrados, que hoje trabalham no Lixão de Cajazeiras.

SANEAMENTO AMBIENTAL – Outro projeto importante para a qualidade de vida da população, foi lançado ontem pela gerência de Desenvolvimento Ambiental. Serão realizadas ações educativas em relação ao saneamento, orientando a população no cuidado com o controle da água, evitando desperdício e o despejo em esgotos, o que contribui para a proliferação de doenças, entre elas a dengue.

O trabalho começa pelos bairros Abolição IV e Quixabeirinha. Foi firmada parceria com a Gerência do Desenvolvimento Social, que colocou à disposição 75 adolescentes do Programa Agente Jovem, para as visitas domiciliares, com o fim de orientar os moradores e identificar as situações de risco.

O gerente de Meio Ambiente Mairton França diz que o projeto vai muito além de uma ação de saúde pública, pois representa uma ação de cidadania e de alerta sobre a necessidade do manejo dos recursos naturais. O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET) também é parceiro da iniciativa da Prefeitura Municipal de Mossoró, contribuindo com capacitação dos adolescentes do Agente Jovem, para que também possam atuar como agentes multiplicadores no trabalho de educação ambiental.

Taxa do Vestibular UFRN será de R$100,00; inscrições começam dia 30

Taxa do Vestibular UFRN será de R$100,00; inscrições começam dia 30

A taxa de inscrição do Vestibular 2008 da UFRN vai continuar a mesma do ano passado, no valor de R$ 100. Esta é a confirmação da coordenadora de concursos da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), Gizele Almeida. As inscrições começam dia 30 deste mês e vão até 19 de agosto.

A coordenadora confirma que as inscrições deste ano vão ser feitas mais uma vez apenas na internet, no site www.comperve.ufrn.br. A expectativa da Comperve é que 25 mil pessoas sejam candidatas a uma vaga da universidade federal.

Isentos Cerca de sete mil pessoas tiveram aceitado o pedido de isenção da taxa da Vestibular 2008. A professora Gizele Almeida confirma que aproximadamente 12 mil pessoas pediram isenção neste ano.

A lista dos isentos vai ser divulgada dia 25 deste mês. "Somente a isenção não garante a inscrição", alerta a coordenadora. Os isentos devem fazer a inscrição em igual período e da mesma forma que os que irão pagar a taxa, bem como devem imprimir o comprovante.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Renan confirma adiamento e desdenha líder do DEM em votação no Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje que tem autoridade para marcar reuniões da Mesa Diretora da Casa Legislativa quando achar conveniente. Sob a acusação de que deixou a reunião para a próxima terça-feira com o objetivo de protelar as investigações do Conselho de Ética no seu processo por quebra de decoro parlamentar, Renan reagiu de forma enfática.

"Só marca reunião quem ganha eleição [para presidir o Senado e a Mesa Diretora]. Quem tem 28 votos [dos senadores], não marca reunião", afirmou Renan numa resposta ao senador José Agripino Maia (DEM-RN) que saiu derrotado na disputa com o peemedebista para a presidência do Senado.

Enquanto Renan conquistou votos de 51 senadores para presidir a Casa no início deste ano, Agripino teve 28. Renan reagiu a Agripino depois de ser bombardeado por parlamentares da oposição esta tarde com acusações de que estaria atuando para protelar as investigações do Conselho de Ética no processo que analisa se o presidente do Senado quebrou o decoro parlamentar.

Agripino acusou Renan de estar em busca de uma "chicana jurídica" para evitar a perícia da Polícia Federal em seus documentos. O líder do DEM também disse que Renan deveria permitir a realização da perícia porque "quem não deve, não teme".

Renan disse que apenas cumpriu o regimento do Senado, com autonomia, para deixar a reunião para o último dia de reuniões do Congresso Nacional antes do recesso parlamentar.

"O conselho encaminhou três documentos para a Mesa. O terceiro chegou às 16h32. Marquei reunião para o próximo dia que tem sessão ordinária. Não tinha como fazer diferente", justificou.

Adiamento

O presidente do Senado marcou para a próxima terça-feira reunião da Mesa Diretora para deliberar se o ofício do Conselho de Ética que pede nova perícia nos documentos da sua defesa será enviado à Polícia Federal.

O peemedebista quebrou acordo firmado ontem com partidos de oposição para que a reunião fosse realizada ainda nesta quinta-feira.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) chegou a apresentar requerimento para que o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), convocasse sessão à revelia de Renan. Viana disse, no entanto, que não tem competência legal para convocar a sessão --decisão que, segundo ele, cabe somente ao presidente do Senado.

274 pessoas foram contratadas

274 pessoas foram contratadas para shopping e Xerife’s

Nos últimos meses Mossoró tem apresentado várias oportunidades de empregos, principalmente no setor de comércio. Prova disso é o número de contratações ultimamente através da Fundação de Geração de Emprego e Renda (FUNGER).A mais recente parceria firmada pela Funger, foi com o Xerife’s Hamburguers, instalada na Avenida João da Escóssia, Nova Betânia. Ao final, dos 45 funcionários contratados, 35 foram encaminhados pela Funger. De acordo com Sebastião Almeida, presidente da Funger, foram encaminhadas 90 pessoas para a seleção do Xerifes. “O resultado foi amplamente positivo, pois sabíamos que seriam contratados 45 profissionais, a grande maioria foi de pessoas encaminhadas pela Funger”, disse.Sebastião Almeida acrescenta que o trabalho desenvolvido pela Fundação, por orientação da prefeitura municipal, é muito mais abrangente do que o simples cadastramento e encaminhamento de pessoas para o mercado de trabalho. Ele explica que é realizado um minucioso trabalho de qualificação das pessoas cadastradas. “Temos algumas diretorias como as de Intermediação, de Capacitação e a de Qualificação, que atuam em conjunto, até o encaminhamento das pessoas cadastrada para as empresas parceiras”.

SHOPPING O mesmo trabalho feito ao Xerife’s também foi desenvolvido pela Funger para o Mossoró West Shopping. Entre as Lojas Americanas, Marisa, Emanuelle, Miranda Computação e o próprio Mossoró West Shopping, foram contratadas 240 pessoas.

Prisão preventiva de vereadores ainda não foi descartada

O delegado de defesa do patrimônio público, Júlio Rocha, afirmou que ainda pode pedir a prisão preventiva dos vereadores investigados pela Operação Impacto, caso surjam elementos que comprovem essa necessidade no decorrer da análise dos documentos apreendidos. O trabalho deveria começar ainda nesta quinta-feira, mas não havia previsão do término.

De acordo com Rocha, há um prazo de 30 dias para a entrega do inquérito podendo ser prorrogado, mas ele afirma que deverá concluir o inquérito no tempo necessário para apontar os verdadeiros culpados. ``Trata-se de uma investigação minuciosa e criteriosa e que a cada momento surgem novos fatos que precisam ser apurados'', afirmou.

Dentro desses novos fatos o delegado destaca o encontro de cartões de banco no nome de terceiros nos gabinetes de alguns vereadores. Ele prefere não divulgar os nomes, mas diz que com um deles foram encontrados sete cartões com as respectivas senhas e ainda um cheque em branco, assinado. Em outro gabinete, pelo menos 50 cartões com as senhas.

Somente na sala do delegado foi possível ver oito CPUs de computador além de vários malotes, cada um identificado com o nome do vereador a que se referia. No momento da entrevista chegaram os últimos documentos apreendidos na casa do vereador Geraldo Neto (PMDB). Entre eles, os lacres de banco que separavam os R$ 77.312 encontrados em sua casa que eram de pelo menos quatro bancos, sendo 21 deles do Banco do Brasil, três da Caixa Econômica Federal, um do Banco Safra e outra Unibanco.

Segundo ele, com a apuração do caso, várias medidas judiciais foram tomadas, entre elas as escutas telefônicas. Mas outras ainda podem ocorrer, uma vez que quanto mais provas que baseiem a denúncia, mas contundente será o inquérito.

Em protesto, Movimentos lavam calçada da Câmara Municipal

Em protesto, Movimentos lavam calçada da Câmara Municipal

Munidos de vassouras, baldes e aventais, estudantes, militantes e ativistas dos movimentos sociais iniciaram por volta das 14h30 desta quinta-feira um ato público, na Câmara Municipal de Natal. A `Operação Faxina´ vai lavar o chão da Câmara, mostrando a indignação da sociedade e exigindo a continuidade das investigações para apuração da origem dos recursos pagos aos vereadores e a anulação da votação dos vetos do Prefeito ao Plano Diretor de Natal.

As entidades pedem a cassação dos mandatos dos vereadores comprovadamente envolvidos nas denúncias feitas pelo Ministério Público. Os movimentos sociais que organizam o protesto publicaram nota à imprensa esta manhã manifestando apoio à Operação Impacto realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil.

Desencadeada durante todo dia de ontem (11), a ação integrada das polícias fechou a Câmara Municipal durante a manhã de quarta e realizou buscas e apreensões nps gabinetes e nas casas dos vereadores. Oito foram "investigados" na operação comandada pelo Ministério Público, que acusa os vereadores de terem recebido propina para manterem os vetos do prefeito à emenda e apreendeu documentos e quantias em dinheiro que juntas somavam mais de R$ 90 mil.

Durante a manhã, cerca de 20 pessoas, comandadas pelo padeiro Antônio Sotero, estenderam uma faixa preta de seis metros de comprimento e colocaram na frente do prédio em sinal de luto. Além disso, Sotero, que estava com um saco de moedas na mão, ficou as jogando para cima, relacionando a suposta corrupção dos vereadores.

Nota dos movimentos sociais em apoio à Operação Impacto

Nós, entidades e movimentos abaixo assinados, manifestamos publicamente nosso apoio à OPERAÇÃO IMPACTO realizada pelo Ministério Público, Polícias Federal e Civil do Rio Grande do Norte, que investiga o recebimento de propina por parte de alguns vereadores durante a votação do Plano Diretor de Natal.

Acreditamos que, a partir de agora, o debate público sobre as emendas ao Plano Diretor de Natal assume uma perspectiva coerente, tecnicamente pautada pela preservação da qualidade de vida na cidade e que esteve fortemente ameaçada por interesses particulares e escusos. O cenário que cercou a votação do Plano Diretor na Câmara Municipal foi marcado por informações, nos principais jornais da cidade, que insinuavam a existência de uma “bancada do concreto”; pela arrogância de alguns vereadores e pelo silêncio inexplicável de outros durante o debate; pela tentativa de barrar a presença dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na Casa do Povo; pela tentativa de desqualificar o Ministério Público, a UFRN e demais instituições que argumentavam tecnicamente a favor dos vetos; pela indignação da sociedade, expressa na batucada do Movimento Passe Livre, no apitaço dos jovens do DCE/UFRN, na valentia do Movimento de Luta de Bairros e Favelas e de mulheres, no choro de integrantes de organizações não-governamentais presentes na Câmara durante a votação. Atitudes estas que expressaram a indignação de uma cidade inconformada com os desmandos da Câmara, vendo seus destinos decididos por 14 pessoas que traíram o seu voto.

Avaliamos que por trás da intransigente e truculenta posição de alguns vereadores existe um forte esquema em defesa dos interesses dos empresários da construção civil, que não têm demonstrado compromisso com o bem-estar da população da cidade do Natal. Segmento este com forte expressão na economia do Estado e que desde o início das discussões vem efetuando lobby na elaboração do Plano Diretor de Natal, em busca de maiores lucros, quando se trata de garantir o direito coletivo ao uso da cidade e não o interesse de grupos econômicos privados.

Em vista disso, exigimos:a continuidade das investigações para apuração da origem dos recursos pagos aos vereadores; a anulação da votação dos vetos do Prefeito ao Plano Diretor de Natal; a cassação dos mandatos dos vereadores comprovadamente envolvidos nas denúncias feitas pelo Ministério Público.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Operação Impacto apreende mais de R$ 100 mil com vereadores de Natal


Operação Impacto apreende mais de R$ 100 mil com vereadores de Natal
O prédio da Câmara Municipal de Natal foi fechado na manhã desta quarta-feira (11/07) em uma ação conjunta do Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar intitulada operação Impacto. Promotores de justiça e delegados estavam com mandatos de busca e apreensão que permitiam diligências realizadas não só nos gabinetes dos vereadores como também em suas residências. O objetivo era investigar supostas irregularidades na conduta de parlamentares no processo de votação das emendas do Plano Diretor de Natal. Pelo menos R$ 94,4 mil foram apreendidos.
Segundo a polícia, os supostos envolvidos são os vereadores Dickson Nasser (PSB) - presidente da casa -, Renato Dantas (PMDB), Emilson Medeiros (PPS), Salatiel de Souza (sem partido), Adenúbio Melo (PSB), Geraldo Neto (PMDB) e Sargento Siqueira (PV). Ao todo, cerca de 15 equipes formadas por Policiais Civis, promotores e delegados estiveram ao longo de toda a manhã ocupando a sede dos vereadores. Somente por volta das 11h40 da manhã, as seis viaturas de polícia estacionadas ao redor da Câmara começaram a sair do local repletas de policiais e malotes contendo inúmeros documentos e alguns computadores.
No final da manhã, pouco tempo depois dos agentes da civil deixarem o prédio da Câmara, o procurador-geral de Justiça do estado José Augusto Perez concedeu uma entrevista coletiva para esclarecer os detalhes da megaoperação. Abismado como valoer de dinheiro apreendido, ele classificou as quantias com bastante consideráveis.
As maiores apreensões foram feitas com o vereador Geraldo Neto, do PMDB, que teria recebido a quantia de R$ 77 mil, seguido de Emílson Medeiros, relator do projeto do Plano Diretor, com R$ 12,4 mil. Durante as buscas no local, ninguém quis falar com a imprensa. Quatro vereadores foram até lá na manhã desta quarta. Salatiel de Souza, Júnior Rodoviário, Fernando Lucena e Bispo Francisco de Assis. Salatiel disse ter sido avisado por conhecidos e estava apresentando inclusive a chave de seu apartamento para uma possível busca. Segundo ele, não havia o que temer e mesmo com a especulação sobre a causa das buscas ser um possível pagamento de propina relacionado à votação do Plano Diretor de Natal, na semana passada, ele foi enfático. ``Abro as minhas contas bancárias e ligações telefônicas se for preciso'', declarou.
fonte: Diário de natal

Termina greve da Uern; aulas recomeçam segunda-feira

Termina greve da Uern; aulas recomeçam segunda-feira

Reunidos em assembléia na manhã desta quarta-feira (11/07) os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte decidiram pôr fim a greve que já durava 63 dias e as aulas recomeçam na próxima segunda-feira (16/07). Na assembléia anterior dos docentes, eles já haviam decidido aceitar a proposta salarial apresentada pelo reitor Milton Marques de Medeiros, porém, o movimento grevista continuou à espera da negociação em torno dos outros pontos de pauta.

Na questão salarial ficou definido um reajuste de 5% a ser aplicado aos salários de outubro deste ano, 12% em abril de 2008, 17% em abril de 2009 e 19,2% em abril de 2010, perfazendo um total acumulado de 62% de reajuste.

Reivindicações


Sobre o restaurante universitário, ficou definido que existem duas alternativas, uma delas seria a dotação orçamentária para 2008 a fim de construir o restaurante ou a ação conjunta com a Ufersa para um restaurante que atendesse as duas universidades. Contudo, as propostas serão discutidas com os estudantes e encaminhada conforme o que for acordado com eles.

Sobre a abolição de taxas, a universidade vai formular até o final de julho uma proposta a ser remetida ao conselho diretor para a aprovação. Sobre melhorias na infra-estrutura dos campi e dos núcleos, ficou acertado que até dezembro deste ano será encaminhada aos conselhos superiores uma proposta de política de expansão para a UERN. Sobre o aumento dos investimentos em pesquisa e extensão, foi fechado o compromisso de que no orçamento de 2008 haverá mais recursos disponibilizados do que em 2007. A UERN também estimulará o crescimento das bases de pesquisa e definirá as áreas estratégias para pesquisa.

Concurso público


No tocante às reivindicações sobre realização de concurso público, garantia de autonomia dos departamentos na formação das bancas para concurso e divulgação maior dos editais destes concursos, a administração mostrou dados provando que estas reivindicações já vinham sendo atendidas.

Os professores reivindicaram também eleições diretas e voto paritário, além de definição de uma data para começar o processo de elaboração do novo estatuto da universidade. Ficou definido que serão abertas as discussões sobre o modelo eleitoral adotado pela universidade e a possibilidade de mudanças. Sobre a estatuinte ficou marcado o mês de novembro de 2007 para a abertura do processo.

Comentando a decisão do fim da greve, o reitor Milton Marques de Medeiros disse que a partir de agora a instituição recomeça suas atividades normais e com a fixação de uma política salarial pelos próximos três anos, tem a tranqüilidade para planejar suas ações num prazo maior. As aulas na UERN serão retomadas na próxima segunda-feira. Nos próximos dias o Conselho Universitário deve se reunir para aprovar um novo calendário letivo.

Arborização da Avenida João da Escóssia prioriza árvores nativas

Arborização da Avenida João da Escóssia prioriza árvores nativas

O projeto de arborização da Avenida João da Escóssia, de acesso para o Mossoró West Shopping, inclui os canteiros centrais, com bougainvilles, uma planta ornamental produz flores de diversas cores e que se adapta bem à região.

O gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, informa que o paisagismo dos canteiros da Avenida João da Escóssia já consumiram cinco mil metros quadrados de grama, com o plantio de carnaubeiras em toda a extensão.

O plantio de carnaubeiras objetiva valorizar essa árvore, por ser nativa da região de Mossoró, portanto de fácil adaptação ao clima quente e seco da Cidade. Outra vantagem da carnaubeira, conforme Mairton França, da carnaúba está na raiz. “Por se tratar de um canteiro, havia necessidade de uma planta que tivesse a raiz concentrada, evitando danos à estrutura construída”.

“Foi feito um trabalho muito bom de paisagismo. Quem tem passado pela avenida João da Escóssia tem gostado, pela beleza do projeto”, disse Mairton França, acrescentando que, “quando os bougainvilles estiverem floridos, a área vai ficar ainda mais agradável e colorida”.

CUIDADO – A Gerência da Gestão Ambiental amplia os cuidados com as áreas da cidade beneficiadas pelo paisagismo, com trabalho de aguação feito em três turnos, para que as equipes possam chegar a todas as praças e avenidas da cidade.

Programação da 3ª Parada Gay de Mossoró é desenvolvida



Programação da 3ª Parada Gay de Mossoró é desenvolvida

Muita preparação em torno da 3a Parada Gay de Mossoró e região que acontece dia 28 de julho, a partir das 15h saindo da Igreja do Alto de São Manuel em direção ao Arte da Terra ponto de parada. A programação já foi divulgada pelos organizadores do evento e começa a ser desenvolvida no dia 23. O ciclo de palestras na Rede Estadual de Ensino corresponde as primeiras atividades da edição deste ano. As palestras, nas várias escolas serão realizadas nos dias 23, 24 e 25. No dia 27 acontece uma audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró a partir das 15h. No dia 28, é a vez da disputa no futebol entre o time gay do Município de Assu e o time de lésbicas de Mossoró. A partida tem início às 9h no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

Consta ainda na programação da 3ª Parada Gay show de bandas locais e nacionais com o encerramento marcado para acontecer no espaço de eventos Carcará.

O evento em Mossoró vem registrando um crescimento a cada ano. A Comunidade Homossexual, incluindo participantes vindo da Região do Alto Oeste tem demonstrado envolvimento no encontro. O objetivo de eventos como esses é dizer não ao preconceito que ainda é marcante na sociedade atual.

Passageiros reclamam da falta de estrutura da rodoviária



Passageiros reclamam da falta de estrutura da rodoviária

Enquanto Mossoró recebe um empreendimento de grande porte, como o Mossoró West Shopping e tenta se destacar como a cidade de sucesso na área econômica, a rodoviária caminha para o abandono. Falta de limpeza, de lanchonetes, sem nenhum conforto, falta de compromisso com os horários de ônibus e as condições dos veículos são problemas denunciados por alguns passageiros que se encontravam no estabelecimento. Márcio Duarte, operador de sonda, disse que viaja freqüentemente e que sempre sofreu com a falta de estrutura do ambiente. "A sujeira, a péssima qualidade dos veículos e o atendimento desqualificado são casos mais visíveis", afirmou. Além desses, ele ressaltou a questão das lanchonetes. "Como não tem concorrência os passageiros ficam sem opção na hora de fazer um lanche", diz. A situação contrasta com o objetivo do Mossoró West Shopping, que é de atrair consumidores de toda região oeste e contribuir para o aumento da demanda pelos transportes alternativos que fazem a linha para as cidades do interior do Estado.

A opinião com relação à precariedade da rodoviária é a mesma de Emerson Bezerra. Segundo ele, mesmo morando em São Paulo está sempre por Mossoró por causa do seu trabalho de vendas e não tem como opinar de forma favorável. "O espaço é grande e tinha tudo para fornecer bons serviços", disse. Na opinião de Emerson, o ambiente parece ser abandonado principalmente por causa da sujeira.

Situações como essas juntando com os problemas envolvendo o aeroporto da cidade trazem resultados negativos para os que de alguma forma investem em Mossoró.

fonte: correio da tarde

Projeto Rio Apodi/Mossoró será avaliado hoje.

Projeto Rio Apodi/Mossoró será avaliado nesta quarta

As primeiras atividades do Projeto Rio Apodi/Mossoró: Integridade Ambiental à Serviço de Todos serão avaliadas hoje (11/07) por toda a equipe envolvida (professores, funcionários e estudantes da UERN, UFERSA e Fundação Guimarães Duque).

Durante os próximos dois anos, o projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, estará realizando trabalhos de conscientização da população para a valorização e o uso racional das águas do mais importante recurso hídrico da região oeste potiguar, além de trabalhos de recuperação da mata ciliar e de monitoramento da qualidade de suas águas.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Negócios na Festa do Bode 2007 devem movimentar R$ 1,2 milhão

Negócios na Festa do Bode 2007 devem movimentar R$ 1,2 milhão

Contagem regressiva para o maior evento da caprinocultura no Rio Grande do Norte. Trata-se da Festa do Bode de Mossoró, de 26 a 29, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, conhecido como Mercado do Bode. A expectativa da Gerência da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, da Prefeitura de Mossoró, é que este ano a Festa do Bode movimente o maior volume de negócios das nove edições.

O gerente da Agricultura, Gilberto Jales, informa que cerca de quatro mil animais devem ser vendidos, na Festa do Bode, e que o volume de negócios deve chegar mais de R$ 1,2 milhão. Para isso, estão sendo ampliados os subprojetos, como o Bode Shopping, com exposição de animais a preço mínimo. Os interessados poderão apresentar, por escrito, proposta de compra, prevalecendo a melhor oferta. O importante no Bode Shopping, diz Gilberto Jales, não é apenas a venda do animal, pois o proprietário recebe os dados de todos os potenciais compradores que apresentarem propostas por escrito. Com isso, fica com um banco de dados que permite a realização de outros negócios.

Outra novidade da Festa do Bode é a Exposição Nacional de Ovinos e Caprinos Nativos, e já foram reservadas 26 baias, nesse subprojeto, já confirmado por criadores do e Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

“É importante alertar que a Festa do Bode não fica restrita a negócios com caprinos. O evento cresceu e já abriu espaço para os bovinos também”, diz Gilberto Jales, citando a Exposição de Bovinos da Raça Pardo Suíço. “A região de Mossoró não tem um grande rebanho bovino, mas o evento será um estimulo a essa atividade”. O programa da Festa do Bode inclui ainda mais uma edição do Leilão Terra da Liberdade, torneio leiteiro, feira de produtos e serviços, artesanato, festival de repentistas e o Festival Gastronômico, nas categorias Culinária Livre e Tradicional. “Teremos ainda boas atrações musicais, a licitação para contratação das bandas será feita nesta terça-feira, 10”, informa Gilberto Jales.

Senador do DEM é citado duplamente na revista Veja

Senador do DEM é citado duplamente na revista Veja

A edição da revista Veja dessa semana fez uma dupla citação do senador potiguar José Agripino Maia (DEM). A publicação destacou a declaração do líder da Oposição sobre o pedido de afastamento de Renan Calheiros.

"Eu gosto muito mais da instituição do que de Vossa Excelência. O que me preocupa é a rua", essa foi a frase do senador José Agripino destacada pela revista Veja.

E na seção de Cartas, José Agripino volta a ser citado por um morador de Guará II, do Distrito Federal. O leitor se refere a matéria publicada na edição da semana passada sobre "Os mosqueteiros da ética no Congresso Nacional". Eis a carta:

"A brilhante reportagem deixa claro que ainda existem políticos do nosso país que lutam pela ética, pela seriedade e que sempre estão defendendo o aprofundamento das investigações, independente da cor partidária. Só gostaria de incluir mais um nome na lista de mosqueteiros da ética. É o senador José Agripino Maia, do DEM do Rio Grande do Norte, que considero um dos ícones da política brasileira, pois além dos discursos maravilhosos, está sempre empenhado em exigir sérias e profundas investigações", Murilo Augusto de Medeiros, 16 anos, Guará II, Distrito Federal.

Estado terá R$ 6 mi para Barragem de Tabatinga e Canal do Piató

Estado terá R$ 6 mi para Barragem de Tabatinga e Canal do Piató
A governadora Wilma de Faria recebeu do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a confirmação que o Estado terá ainda este mês recursos da ordem de R$ 6,3 milhões, que serão investidos na construção da Barragem de Tabatinga, em Macaíba, e também do Canal do Piató, no Vale do Açu. "O dinheiro estará disponível assim que forem resolvidas algumas questões burocráticas", afirma o ministro.

A maior parte dos recursos destinados pelo governo federal - R$ 5,3 milhões - será aplicada na obra de contenção de enchentes do Rio Jundiaí, que está orçada em cerca de R$ 30 milhões. A barragem terá capacidade de armazenar 43,5 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para represar a maior parte da água do rio que normalmente transborda a cada período de chuva mais prolongado.

"Além de conter as cheias, esta barragem terá a finalidade de abastecimento, beneficiando 58 mil habitantes do município", explicou a governadora Wilma de Faria, que foi acompanhada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, durante a audiência.

Já para o Canal do Piató, no município de Assu, obra orçada em R$ 3,3 milhões, está sendo destinado R$ 1 milhão. O objetivo é garantir que a Lagoa do Piató, um dos maiores reservatórios de água do Rio Grande do Norte, possa continuar a receber água proveniente do rio Piranhas-Açu, beneficiando mais de 600 famílias que vivem em comunidades rurais da região.

LEI DO TEATRO PROPOSTA POR ROSALBA SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

LEI DO TEATRO PROPOSTA POR ROSALBA SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Produtores, diretores, artistas e técnicos em espetáculos reunem-se nesta quarta-feira no Senado. Eles vão debater a lei específica do teatro, proposta pela senadora Rosalba Ciarlini. “Queremos subsídios para a elaboração do projeto e para isso faremos diversas audiências públicas com especialistas na subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social”, adiantou a senadora.

A subcomissão que funciona no âmbito da Comissão de Educação (CE), convidou o produtor teatral e especialista em legislação cultural Paulo Pélico; a atriz Beatriz Segall; a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated-RS), Marley Bisol Danckwardt; e o ator e produtor teatral Odilon Wagner.

Além deles, a expectativa é que a audiência que contou com o apoio do presidente da subcomissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), conte com a presença de outros artistas na platéia.

Na semana passada, a senadora Rosalba Ciarlini conversou, por telefone, com o teatrólogo Gabriel Vilela, que dirigiu uma das edições do Espetáculo Auto da Liberdade que marca as comemorações da Abolição da Escravatura em Mossoró, quando Rosalba era prefeita. Vilela confirmou que estará na audiência que acontecerá a partir das 10h, na Ala Alexandre Costa, nesta quarta.

Para Rosalba, a Lei permitirá que os artistas possam ocupar novos palcos, tornando o teatro cada vez mais acessível. “ O teatro deve ser uma prática educativa”, defende, reafirmando que a elaboração da Lei depende das sugestões que serão apresentadas nas audiências. A intenção é promover outras reuniões no segundo semestre legislativo, caso haja recesso parlamentar.

Secretário nega falta de transporte escolar



Secretário nega falta de transporte escolar

CARAÚBAS - O secretário municipal de educação Marcos Roberto desmente a denúncia feita pelo diretor da Escola Estadual Sebastião Gurgel, professor Alexandro Gurgel, de que esteja faltando transporte escolar para os estudantes da comunidade.

Marcos Roberto disse que todas as comunidades rurais de Caraúbas são beneficiadas com o transporte escolar. Segundo ele, o que ocorre é que em conseqüência das estradas vicinais alguns veículos acabam quebrando e deixam de circular por um dia ou dois, mas nada que justifique o que foi dito pelo diretor e pelo suplente de vereador Ivanildo Gomes (PT).

Marcos Roberto disse que além do transporte regular para os estudantes a prefeitura possui transporte para os professores que não residem no local de trabalho. Através da assessoria de comunicação da prefeitura o secretário disse que o que existe é um certo oportunismo por parte dos dois denunciantes. "Pelo tom de maldade contextualizada na matéria, talvez fosse mais interessante dizer que os alunos de Miranda não tiveram a oportunidade de estudar em 2007. Fico surpreso em ler uma matéria desta natureza, em especial por ser atribuída ao companheiro Ivanildo, presidente do PT de Caraúbas, partido ao qual estou filiado desde setembro de 2004 e faz parte da administração: companheiro a quem dediquei trabalho na eleição de vereador e a quem nunca neguei informações e disposição de contribuir com seus objetivos, inclusive alguns de ordem pessoal", disse Marcos Roberto.

O secretário disse que é importante esclarecer que quando a atual administração assumiu a prefeitura de Caraúbas existia apenas um ônibus que transportava alunos das comunidades para a cidade e que chegava à Escola Estadual Sebastião Gurgel com 94 alunos vindos de São Geraldo, Apanha-Peixe e Mariana. As demais comunidades não possuíam ônibus. "Hoje todas as comunidades possuem transporte escolar, mesmo assim, somos obrigados a ler matérias caluniosas como essa. "Aceitamos críticas, mas desde que sejam feitas com fundamento e a proposta de melhorar nosso trabalho, não com o intuito apenas de denegrir o trabalho que vem sendo feito pela atual administração", acrescenta.

Secom inicia inspeção nas lojas do Mossoró West Shopping



Secom inicia inspeção nas lojas do Mossoró West Shopping

Embora tenha sido inaugurado recentemente, o empreendimento já é motivo de reclamação. Segundo a presidente do Secom, Raimunda Soares, os funcionários vêm alegando não ter transporte disponível para voltar para casa.

"O expediente final é às 22h, nesse horário não tem transporte coletivo fazendo a linha. Nesse horário, os empregados estão tendo que pagar moto-táxi", afirmou. Uma outra questão que vem preocupando a categoria diz respeito ao horário de almoço. "Eles só têm uma hora para almoço um tempo muito curto", disse. De início, conforme ressalta a sindicalista, era anunciado que não iria faltar ônibus com destino ao shopping, sendo que esse é um problema que está atingindo os trabalhadores.

Por enquanto, o Secom vem apenas colhendo denúncias, para só depois procurar os lojistas e solicitar a solução. Quanto a outras questões, como é o caso dos salários, deverão ser fiscalizadas mais adiante.

Mossoró se tornará um dos principais pólos cerâmicos da região Nordeste

Mossoró se tornará um dos principais pólos cerâmicos da região Nordeste

O Governo do Estado está intensificando a parceria com a iniciativa privada para fazer de Mossoró um dos principais pólos cerâmicos da região Nordeste. A informação foi divulgada pela governadora Wilma de Faria, durante solenidade de assinatura de convênio entre a Porcelanatti Revestimentos Cerâmicos, do grupo Itagrés, e o Banco do Nordeste, no auditório do Hotel Serhs, em Natal. Para instalar a principal indústria do grupo no Brasil, a Porcelanatti conta com apoio do Governo do Estado, através dos incentivos fiscais concedidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi).

De acordo com o vice-presidente da Porcelanatti, Murilo Bortulozzi, a fábrica vai gerar cerca de 600 empregos diretos em Mossoró. A unidade vai produzir, numa primeira etapa, cerca de 330 mil metros quadrados de revestimentos cerâmicos, tanto para o mercado nacional quanto para o externo. O investimento para colocar a fábrica em funcionamento é de aproximadamente R$ 100 milhões.

Durante a solenidade com o Banco do Nordeste, Wilma de Faria destacou que a instalação da principal unidade do grupo Itagrés em território potiguar é importante porque está estimulando a vinda de outras empresas do setor para o Estado. Além da Porcelanatti, que vai produzir o dobro da fábrica da Itagrés, em Santa Catarina, a região mossoroense também irá receber uma fábrica de porcelanas finas de mesa. .A empresa gaúcha Porcelanas Viva, que está entre as cinco maiores do segmento no país, pretende investir cerca de R$ 50 milhões na instalação da nova fábrica, gerando outros 600 empregos diretos na região Oeste do Estado. Segundo a governadora, outras empresas de menor porte também procuraram o Governo do Estado com interesse em investir na região.

"Uma das características da Agenda do Crescimento - programa que tem como meta captar, no período de quatro anos, investimentos da ordem de R$ 15 bilhões para serem aplicados em obras e projetos de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte - é o fortalecimento da parceria com a iniciativa privada. Por isso damos total apoio para que as empresas possam se instalar no Estado", destacou a governadora Wilma de Faria. Ela lembrou que nos últimos quatro anos, o governo concedeu incentivos do Proadi para 80 empresas, que juntas geraram cerca de 10 mil empregos, e também está investindo, somente este ano, R$ 11 milhões para oferecer gás incentivado para a instalação de indústrias.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Fafá se reúne com Dilma Roussef para discutir prioridades de Mossoró no PAC

Fafá se reúne com Dilma Roussef para discutir prioridades de Mossoró no PAC

A prefeita Fafá Rosado cumpre agenda oficial nesta terça-feira, 10, em Brasília. Ela vai participar de reunião com a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, para anunciar os investimentos que serão feitos no Rio Grande do Norte através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O encontro, que terá ainda a participação da governadora Wilma Maria de Faria, e dos prefeitos de Natal e Parnamirim, respectivamente Carlos Eduardo Alves e Agnelo Alves, está marcado para as 9h, no Palácio do Planalto.

Esse será o segundo encontro de Dilma Roussef com a governadora e os prefeitos dos três maiores municípios do Rio Grande do Norte, para discutir os investimentos do PAC. No primeiro, realizado dia 18 de maio, a prefeita Fafá Rosado aproveitou para colocar alguns investimentos que Mossoró considera prioridade.

No primeiro encontro, a sinalização do Governo Federal foi para investimentos, através do PAC, da ordem de R$ 68 milhões em Mossoró. Esses recursos atenderiam a cidade com obras de saneamento básico e de habitação popular. Na ocasião a prefeita também defendeu o projeto do Complexo Viário da Abolição.

Segundo Fafá Rosado, no campo do saneamento básico foi apresentado à ministra a meta de deixar 70% da área urbana de Mossoró atendida por esse serviço. Atualmente 53% do município têm sistema de coleta de esgotos. Para atingir essa meta o investimento estimado é de R$ 52 milhões. Quanto aos programas habitacionais, a expectativa é que o Pac contemple Mossoró com recursos da ordem de R$ 16 milhões para a erradicação de casas de taipa e de favelas.

“Mossoró já apresentou suas prioridades. Agora vamos retornar à Brasília para ouvir da ministra como nossa cidade será contemplada com os investimentos do Pac. Estamos confiantes e, ao mesmo tempo, vigilantes para defender os interesses da nossa gente”, afirmou Fafá Rosado, que foi à Brasília acompanhada da secretária do Desenvolvimento Territorial e Ambiental da Prefeitura, Kátia Cardoso Pinto.

EDUCAÇÃO

Segundo semestre não vai começar para alunos da rede estadual

Depois de um semestre de paradas de advertência e manifestações, os 45 mil profissionais da educação estadual estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi decidida nesta manhã em assembléia realizada na Escola Estadual Wiston Churchil, em Natal. Com a greve, o segundo semestre letivo não é iniciado em todo estado.

"O governo teve o primeiro semestre para fazer o processo de negociação", destaca a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), Fátima Cardoso. "Deflagramos a greve e não tivemos um voto contrário", explica a coordenadora sobre a indignação da categoria em relação as negociações que vêm sendo feitas com o Governo Estadual.

Na pauta de reivindicações, a categoria pede a formação da comissão responsável pela implantação do Plano de Cargos e Carreira dos educadores, bem como que vigore a promoção de títulos e letras, aos quais a coordenadora do Sinte-RN enfatiza que desde 1994 espera para ser implantada e atinge cerca de 12 mil professores. De acordo com Fátima Cardoso, o não estabelecimento da promoção vem significando uma perda de 10% a 30% do salário ao mês.

A não incorporação da Gratificação de Mérito Educacional que deveria beneficiar a 2000 docentes é outra insatisfação da categoria. Para este grupo, o prejuízo, segundo cálculos do sindicato, é de cerca de 16,87%.

A coordenadora do Sinte-RN comenta que em agosto o Congresso Nacional deve votar o piso salarial nacional dos educadores: sendo de R$ 900 para professores que têm nível médio e R$ 1.100 para os de nível superior. "Se governadora diz que não tem dinheiro para pagar os professores, como vai ser para ela pagar o piso?", questiona.