quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ministra participa da campanha de Fátima neste domingo

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéia Freire, vem a Natal, neste domingo (3), participar das atividades da candidata do presidente Lula à prefeitura de Natal, Fátima Bezerra.

Entre as atividades previstas, está o lançamento do comitê: Mulheres Unidas por Natal, às 8h, em frente ao hotel Reis Magos. Logo após será realizada a Caminhada das Mulheres, saindo da praia do Meio até a praia do Forte. De lá, os participantes seguem em carreata para a zona norte.

A ministra deve destacar o empenho da deputada Fátima para assegurar os direitos das mulheres no Brasil. Fátima participa da coordenação da Bancada Feminina do Congresso Nacional, ao lado da deputada Sandra Rosado.

Fonte: DN Online

Começa amanhã prestação parcial de contas das campanhas eleitorais na internet

Candidatos e partidos podem entregar, a partir desta sexta-feira, a primeira prestação de contas parciais de campanhas pela internet. O procedimento deve ser feito no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo o tribunal, a prestação parcial deve ser feita até a próxima terça-feira, com informações dos recursos recebidos para financiamento durante a campanha e também os gastos realizados.

Pela primeira vez, a entrega será feita por meio da internet em um sistema parecido com o da Receita Federal para a entrega da declaração de Imposto de Renda.

De acordo com Wladimir Caetano, da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TSE, o procedimento vai evitar que os cerca de 400 mil candidatos corram aos cartórios para entregar os documentos, o que "poderia incorrer em atrasos na divulgação das informações".

Fonte: Folha Online

Homem é preso com crack e maconha em Mossoró

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira, um homem identificado como João Maria Alves, de 53 anos. Com ele, foram encontradas seis pedras de crack e 32 trouxinhas de maconha, além de uma tesoura e R$ 6 em dinheiro.

Um patrulhamento de rotina feito no Bairro Santa Delmira, próximo à Favela do Fio, por volta das 17h, levou uma viatura de policiais a desconfiarem do acusado, pelo comportamento assustado dele, e abordá-lo.

João Maria foi detido em flagrante e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, onde o material encontrado com ele também foi apreendido. Ele poderá responder por tráfico de drogas.

Fonte: DN Online

`Não acreditamos mais em justiça´, dizem familiares de Andréia

Familiares de Andréia Rodrigues, dona de casa morta em agosto do ano passado, mostraram-se indignados com a decisão do Juiz da 1ª Vara Criminal de Parnamirim, Eduardo Feld, em soltar Amilton e Mariana Thies, para responder em liberdade à acusação de ocultação de cadáver e participação na morte da gaúcha, nora deles.

Em e-mail enviado ao Diário de Natal, a família desabafa: "Não acreditamos mais em justiça". O juiz Eduardo Feld afirmou, nesta quarta-feira, que o argumento de clamor público que sustentava a prisão preventiva não existe mais. A possibilidade de fuga dos acusados também é tida como improvável, dada a idade dos réus.

Confira o e-mail na íntegra

"Que Juiz é este? Mais parece um advogado de defesa! De que adiantou a sociedade saber quem eram estas pessoas, Amilton, Mariana e Andrei, que assassinaram a Andréia? "NÃO ACREDITAMOS MAIS EM JUSTIÇA"! Neste país sem LEI, onde as coisas erradas começam pela mãos de quem tem que nos dar proteção. Depois de tudo que ele ouviu sobre estes malditos que mataram nossa irmã, eles foram soltos, ontem, os assassinos.

Amiltom até debochou de nossa presença no Fórum, já sabiam da decisão dele. A Homicidios [delegacia especializada], Delegado Rolim e Equipe, fez um trabalho árduo, conseguiu prender estes meliantes, a Imprensa cobriu tudo! A justiça os soltou, mas não vai ficar assim, vamos lutar até o fim, eles têm que pagar pelo que fizeram.

Gostaríamos de saber se fosse a filha do Juiz? O que ele faria? Mas para ele é só mais um caso na estatística, ele ficou consternado pelo casal de assassinos. Para libertá-los, não precisava gastar o tempo das testemunhas de acusação! Se já tinha em mente absolvê-los. Eles a mataram, esfaquearam, não lhe deram ao menos chance de vida, congelaram seu corpo, enterram de ponta cabeça, só não mataram a filha mais velha por falta de tempo, pois fomos buscá-la em Natal.

Para toda esta parafernalha de convocar as pessoas, eles testemunharam todo o sofrimento de Andréia, mas mesmo assim este Juiz não levou em consideração! Eles conseguiram o que queriam, se livrar da Andréia e ficarem impunes. Quem sabe agora a "JUSTIÇA" também solte o Andrei!

Me falaram que não pode se insultar um Juiz, mas neste país se você pode matar e não ser preso, insultar o Juiz é elogio! Isso tudo nós vamos divulgar pela internet e por todos os programas de televisão do Brasil, os culpados têm que ser punidos; eles soltos, são uma ameaça à sociedade.

Olhem estas meninas que perderam a Mãe, o que será que vai acontecer quando souberem da soltura deles, a maior vai ficar com medo de represálias por parte deles.

ESTE EPISÓDIO AINDA NÃO TERMINOU, VAMOS LUTAR, SE NÃO FOR POR ESTA JUSTIÇA, QUEM SABE POR OUTRA!

Andréia Marotzky, Alexandre Marotzky, Helena Marotzky, Lidia Marotzky, Andressa Rodrigues, Mancio, amigos, colegas e todas pessoas envolvidas que nos estão dando apoio."

Fonte: DN Online

Quase 40% dos candidatos no RN têm ensino médio

Quase 40% dos candidatos registrados no Rio Grande do Norte têm ensino médio. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.772 dos 7.077 candidatos informaram à Justiça Eleitoral esse nível de escolaridade.

Outros 1.399 candidatos disseram que têm ensino superior, enquanto 1.376 têm ensino fundamental. Já 1.525 têm outro nível escolaridade - ensino fundamental incompleto e apenas lê e escreve. Há ainda cinco analfabetos.

Até as 19h16 desta quarta-feira (30), o TSE contabilizava o registro de 405 candidatos a prefeito, 409 a vice-prefeito e 6.263 a vereador. Na capital Natal, são 298 candidatos, sendo oito concorrendo ao cargo de prefeito.

Fonte: G1

Hígia: PF e mais seis instituições analisarão novas fraudes

O grupo de 13 pessoas denunciadas pela Polícia Federal por fraude em licitações na área da Saúde serão investigados se cometeram outras fraudes. A análise será feita pela Receita Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

As instituições serão acionadas para dar continuidade a análise dos novos indícios de crimes encontrados no material apreendido na “Operação Higia”. O material analisado pela PF aponta para novas fraudes (não se divulgou se apenas na área de saúde) em licitações e resultará em abertura de outros 19 inquéritos.

O superintende da PF no RN, delegado Hélio Sant´Anna, explicou que apesar do relatório da polícia ter sido enviado ao MPF, a PF continuará a investigar novas fraudes. “Nós vamos instaurar novos 19 inquéritos de fatos co-relatos com esse esquema criminoso da Operação Higia. Apreendemos papéis, agendas, computadores que, ao serem analisados, nos mostraram elementos de novos crimes: outras licitações fraudulentas. Fatos co-relatos com a atuação dessa quadrilha”, disse. As outras fraudes podem atingir verbas públicas federais e estaduais.

Fonte: TN Online

Usuários têm um mês para se adaptar

Os usuários do transporte coletivo têm apenas mais um mês para realizar a mudança do cartão de acesso e se adaptar ao novo sistema de bilhetagem, adotado pelas empresas prestadoras do serviço na cidade.

Com a modificação, para que a catraca seja liberada é necessária apenas a aproximação do cartão à máquina de leitura, e não mais o encaixe, como ainda funciona o sistema atual.

O método, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, Eudo Laranjeiras, é uma ferramenta a mais para agilizar o processo de ingresso dos passageiros nos ônibus. “Isso com certeza vai ajudar muito. Não haverá a necessidade de encaixar mais o cartão. Basta encostar na máquina que será liberada a entrada. Tudo será mais rápido”, explica Laranjeiras.

O trabalho de adaptação teve início há pouco mais de uma semana e segue até o dia 30 de agosto. Apesar da ampla divulgação, feita nos próprios ônibus, e por meio de panfletos explicativos, o sindicato está preocupado com os idosos e portadores de deficiência. Muitos desconhecem a adaptação ao novo sistema, e podem não realizar a mudança do cartão de acesso. “Essa preocupação existe sim. Mas estamos trabalhando para que o problema seja contornado. O boca a boca é muito importante nestes casos”, ressalta o presidente.

CÂMERAS

Logo que finalizado o processo de mudança no sistema, o Sindicato das Empresas de Transporte Público voltarão a implementar o serviço de instalação de câmeras dentro dos ônibus. Até o momento apenas quatro veículos contam com o auxílio dos equipamentos para a prevenção e repressão a assaltos e outros tipos de ocorrências dentro dos veículos.

Fonte: De Fato

Ministério Público quer impugnar Fafá

O Ministério Público Eleitoral (MPE) voltou a pedir a impugnação de um candidato, em Mossoró.

Desta vez, o alvo é a prefeita Fafá Rosado (DEM), candidata à reeleição. Ela é acusada de participar da inauguração de uma obra pública, já depois que teve sua postulação homologada. O processo está tramitando na 34ª Zona Eleitoral.

A Representação Eleitoral por Conduta Vedada, que foi protocolada na 34ª Zona sob o número 42018/2008, o promotor Jorge Cruz de Carvalho, aponta como irregularidade a participação da prefeita-candidata na solenidade de inauguração do Centro Móvel de Treinamento, na unidade de Mossoró do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

O fato ocorreu no último dia 23. A obra foi construída com recursos da Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), através do convênio 2500.0043338.08.4, feito com o Cefet e a Funcern. A obra não tem recursos da Prefeitura de Mossoró. Mesmo assim, o Ministério Público sustenta que a prefeita-candidata não poderia participar da solenidade.

Em sua argumentação, o promotor utiliza o artigo 77 da Lei Federal 9.504/97, que veda a participação de candidatos a cargos do Poder Executivo nas inaugurações de obras públicas durante os três meses que antecedem o pleito. Jorge Cruz afirma que a legislação não condiciona essa proibição a obras municipais. "A participação do prefeito em obra estadual ou federal conduz à reprimenda prevista", afirma. Jorge Cruz afirma que o mero comparecimento do candidato à solenidade de inauguração já é motivo para cassação. Para justificar essa argumentação, ele anexou ao processo o Acórdão 24.861, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com decisão da corte sobre um caso semelhante.

No acórdão, o TSE condena o candidato Tarcísio João Zimmermann, que disputou a Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) nas eleições de 2004. Ele participou de inauguração do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo sem ter feito discurso, ou ter uma atuação de maior destaque na solenidade, acabou condenado.

Como provas, o promotor anexou DVDs com reportagens sobre a inauguração que foram exibidas em telejornais da InterTV Cabugi e TV Cabo Mossoró (TCM), onde a prefeita-candidata aparece fazendo o descerramento da placa de inauguração e também concedeu entrevistas sobre o ato.

Jorge Cruz também anexou cópia de reportagem do site oficial da Prefeitura de Mossoró, apontando a participação da prefeita na solenidade, e diz que aquele espaço era destinado à divulgação de atos oficiais do Governo Municipal.

Na mesma ação, o promotor também pede a impugnação da candidata a vice-prefeito da Coligação Força do Povo, Ruth Ciarlini (DEM), pelos mesmos motivos.

Fonte: De Fato

Festa do Bode será iniciada nesta quinta

Tem início hoje a 10ª edição da Festa do Bode que será realizada no Parque de Exposições Armando Buá, conhecido também como Mercado do Bode. O evento se estende até o dia 3 de agosto e já pode ser considerado o maior do Rio Grande do Norte, quando se trata de ovinocaprinocultura. Cerca de dois mil animais, entre caprinos, ovinos, eqüinos, caprinos e bovinos devem ser expostos no evento, que deve movimentar, aproximadamente, R$ 1.200.000,00.

A abertura oficial do evento será realizada às 20h, seguida do show do cantor Dorgival Dantas e de Xavier Araújo. A programação da festa incluirá atividades comerciais, realização de seminário, cursos e eventos artístico-culturais. Uma das novidades desta edição do evento é a realização do 4º Oeste Leite dentro da festa. Além de expositores do nosso Estado, o evento contará com a participação de expositores do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Francisco Canindé está participando do evento local pela primeira vez, embora já tenha participado de outras festas do tipo no Estado. Ele cuida de 12 caprinos, dos quais dois são dele. Canindé afirma que tem boas expectativas para o evento, uma vez que o número de criadores é maior do que os demais dos quais costuma participar. Com isso, a competição aumenta e o entusiasmo também. Entre os animais que cuida ele destaca um macho vencedor do torneio de Lajes na categoria vitalícia e uma fêmea que foi a campeã reservada no mesmo torneio. Para participar do torneio os animais têm uma alimentação à base de cenoura, para que os pêlos se tornem brilhantes e de ração.

Dando prosseguimento à programação do evento, amanhã, das 8h às 12h será realizado o Seminário da Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura no mini-auditório do Centro de Convivência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e à noite haverá o festival de gastronomia. Já o show fica por conta da cantora Rita de Cássia e de Lalauzinho de Lalau. No sábado, 2 de agosto, terão início os cursos de capacitação que serão desenvolvidos no Mercado do Bode e será realizado o Leilão da Terra da Liberdade onde são comercializados bovinos, caprinos, ovinos e eqüinos. À noite, as atrações musicais são o cantor Amazan e a banda Flor Mania. Dentro da programação serão realizados ainda exposições e julgamentos de animais, além do torneio leiteiro. A premiação dos animais será realizada no domingo, dia 3.

Fonte: Gazeta do Oeste

CPI diz que policiais receberão pagamento

"Todos os policiais militares que trabalharam durante o evento 'Mossoró Cidade Junina' vão ter direito a receber suas diárias. Nós já adotamos os procedimentos cabíveis com relação ao pagamento". Foi o que disse o tenente-coronel Francisco Canindé de Freitas, comandante de Policiamento do Interior (CPI), ao ser questionado a respeito de reclamações que estavam sendo feitas pelos PMS de que não tinham recebido as diárias operacionais referentes ao citado período e que estavam se sentindo prejudicados, até discriminados perante as tropas de reforço - cerca de cem homens vindos da capital - que já teriam saído de lá com o dinheiro no bolso. Por sua vez, o oficial militar, perguntado por mais de uma vez pela equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE, disse ainda não saber a data precisa para que o desembolso venha a acontecer. "O pagamento vai sair. Agora não sei dizer quando".

Passados já um mês em que o 'Mossoró Cidade Junina', foi encerrado, os PMs de Mossoró, que foram escalados para permanecer de serviço e diante disso, obterem algumas vantagens financeiras como forma de ajudar nas despesas de casa, sentiram-se constrangidos a ponto de pensarem em tomar a iniciativa de entrarem na justiça para cobras o que lhes é devido. "Muitos de nós, deixamos de lado os dias de descanso a que tínhamos direito para trabalhar e zelar pela vida de milhares de pessoas, muitas vezes nos colocando como escudo deles. Então, nada mais justo do que sermos contemplados com o pagamento que nos foi oferecido", disse um representante da classe.

Fonte: Gazeta do Oeste

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Em depoimentos, defesa tenta provar que desconhecido matou Isabella

Três testemunhas do processo que investiga o assassinato da menina Isabella Nardoni, 5, ocorrido em março passado, prestaram depoimento na tarde desta quarta-feira no fórum de Santana (zona norte de São Paulo). Os depoimentos começaram por volta das 13h45 e terminaram às 15h20.

O primeiro a ser ouvido foi o pedreiro Gabriel Santos Neto, 46, funcionário da obra de fundos do edifício London, onde o crime ocorreu. No depoimento, Santos Neto reafirmou o que havia dito à Polícia Civil --negou ter percebido algum sinal de arrombamento no local no dia seguinte ao crime e disse que nunca deu entrevistas à imprensa dizendo o contrário.

Os advogados do pai e da madrasta de Isabella, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, que estão presos acusados de terem cometido o crime, afirmam que o pedreiro mente e que houve arrombamento no local. Por isso, eles convocaram para prestar depoimento também a enfermeira Christiane de Brito, que mora ao lado da obra em que Santos Neto trabalha. Ela disse que, na noite do crime, ouviu uma pancada que deduziu ter vindo da obra.

O fato de ter havido arrombamento é importante porque, se comprovado, corrobora a tese da defesa --de que uma terceira pessoa pode ter invadido o apartamento e matado Isabella.

O último a falar foi Jéferson Freiche, morador do edifício London. Ele disse que, na noite do crime, desceu ao térreo depois de ouvir gritos e viu Isabella caída no jardim. Ele afirma que percebeu o irmão da menina chorando perto dela e que o pegou no colo. Freiche afirma que, quando ouviu gritos de que havia um ladrão no apartamento da família, questionou o menino se isso era verdade, e ele negou.

Freiche conta que, quando os avós do menino chegaram, ele ficou transtornado ao ver a avó chorando. Ele disse ainda que, antes de deixar o menino com a mãe, perguntou se ele havia visto a irmã cair e ouviu ele dizer que Isabella queria "ver a lua", "ver a casa".

"É um relato feito por uma criança a uma testemunha que reproduziu isso ao juiz. Será considerado em um contexto bastante amplo", disse o promotor Francisco Cembranelli.

Fonte: Folha Online

Duas crianças morreram à espera de fígados desviados para esquema no Rio, diz PF

O suposto esquema de venda de lugares na fila de transplantes de fígado no Rio, desarticulado na manhã desta quarta-feira na operação Fura Fila, ocasionou a morte de duas crianças que esperavam para receber órgãos, segundo as investigações da PF (Polícia Federal).

As crianças aguardavam por transplantes de fígado que foram desviados para o esquema. O caso foi citado em relatório do Ministério Público Federal entregue à Justiça com a denúncia dos médicos acusados de integrar o esquema, de acordo com a PF.

O ex-chefe de transplantes hepáticos do hospital da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e ex-coordenador do Rio Transplantes, do governo estadual do Rio, Joaquim Ribeiro Filho, é apontado como o chefe do grupo. Ele foi preso em casa, em Laranjeiras (zona sul do Rio).

A Folha Online ainda não localizou os advogados dos denunciados.

A PF afirma que Ribeiro Filho desviava fígados que iriam a pacientes no topo da lista de doações e destinava os órgãos a pessoas que pagavam taxas que variavam entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.

Nesta tarde desta quarta, a clínica São Vicente, na Gávea (zona sul), onde, segundo a polícia, eram feitos os transplantes irregulares, divulgou nota na qual nega qualquer envolvimento com o caso. O superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, confirmou que as investigações não encontraram qualquer irregularidade por parte da clínica, que é a única unidade de saúde particular credenciada ao sistema nacional de transplantes.

"A clínica São Vicente apenas participa do processo oferecendo suas instalações hospitalares sempre que solicitada pelas equipes médicas credenciadas ao sistema nacional de transplantes. O doutor Joaquim Ribeiro nunca chefiou equipe de médicos da clínica", diz a nota.

Fonte: Folha Online

STF concede liberdade sargento potiguar homossexual

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, concedeu habeas-corpus ao 2º sargento do Exército potiguar Laci Marinho de Araújo, preso por deserção no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília. O sargento Araújo ficou conhecido após assumir seu relacionamento homossexual com outro sargento do Exército, Fernando de Alcântara de Figueiredo.

No pedido ao STF a defesa contestava decisão do Superior Tribunal Militar (STM), que negou o pedido de liberdade provisória para Araújo, preso desde 4 de junho. O sargento pediu para aguardar julgamento em liberdade ou permanecer preso em estabelecimento hospitalar ou domiciliar, por causa de problemas de saúde, segundo informações do STF.

Fonte: STF

TRE/RN rejeita denúncia contra Flávio Veras

No julgamento do Inquérito 41, que envolve denúncia de prática de crime eleitoral no município de Macau nas eleições do ano 2000, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) decidiu pela rejeição da denúncia contra o então candidato a vice-prefeito, Flávio Vieira Veras. Na mesma decisão, tomada na sessão extraordinária desta quarta-feira (30), o Tribunal não conheceu a denúncia em relação ao então candidato a prefeito José Antônio de Menezes e os candidatos a vereador Odete Maria de Araújo Silva Lopes e Caio Ramon Lins Honório da Silveira. Em relação aos três, os autos serão remetidos a 30a Zona Eleitoral, sediada em Macau, para apreciação dos fatos narrados.

Quanto a Flávio Veras, que atualmente é o prefeito de Macau, o relator do processo, juiz Fábio Hollanda, disse não ter encontrado indícios de sua participação na suposta compra de votos ocorrida na campanha de 2000. "Flávio não figura como parte nas ações, não há indícios de participação dele nas ações praticadas pelos outros três", observou o relator. Segundo Fábio Hollanda, as denúncias em tese apontam fatos criminosos que envolvem doação de dinheiro, cestas básicas e cimento.

Por ser o atual prefeito da cidade e ter garantia de foro privilegiado pela função que exerce, a rejeição da denúncia contra Flávio Veras não beneficia os outros três envolvidos no processo, que poderão responder pela suposta prática de crime eleitoral, se este for o entendimento do juízo de 1o grau.

Fonte: TRE

Cartas ficam mais caras a partir desta quinta-feira

Os Correios alteram, a partir desta quinta-feira (31), as tarifas de seus serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, conforme portaria do Ministério das Comunicações publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.

O primeiro porte da carta não comercial (pessoa física) terá seu valor corrigido de R$ 0,60 para R$ 0,65, com uma variação de 8,3%. Visando manter o acesso da população de menor poder aquisitivo aos serviços postais, a ECT manterá inalterada a tarifa da Carta Social, de R$ 0,01.

Já o primeiro porte da carta comercial (pessoa jurídica) terá seu valor reajustado de R$ 0,90 para R$ 1,00, com uma variação de 11,1%, já incluídos Cofins e Pasep. Os serviços telegráficos nacionais serão corrigidos, na média, em 10,6%.

Em relação aos serviços internacionais, o valor das cartas (documentos prioritários e econômicos) terá correção em torno de 8,3%, sendo o reajuste médio dos telegramas internacionais de 15,3%.

Nos mercados de livre concorrência, a ECT não reajustará agora os preços dos respectivos serviços, como Impresso Normal e Especial, Mala Direta Postal Domiciliária, Fax Post e Caixa Postal, cuja atualização dos valores ocorrerá no dia 30 de agosto deste ano.

Os serviços dos Correios são reajustados anualmente, com base na recomposição dos custos repassados à ECT durante o período, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza, salários dos empregados, etc. A última alteração no valor das tarifas ocorreu em março de 2007.

Fonte: DN Online

Homem espanca sogra, mata ex-companheira e comete suícidio em Apodi

A comunidade rural próxima ao sítio Garapa, a cerca de 10 Km da cidade de Apodi, amanheceu esta quarta-feira chocada com um crime. Um agricultor identificado como Oswaldo Marinho de Queiroz, de 44 anos, espancou a sogra de 67 anos, atirou no sogro, matou a ex-companheira, uma agricultora de 37 anos, e cometeu suícidio logo em seguida, tudo na frente de sua enteada, uma adolescente de apenas 13 anos.

De acordo com o tenente Aderlan Bezerra, comandante da 3ª Companhia de Polícia de Apodi, Oswaldo chegou ao sítio Garapa por volta das 5h da manhã de hoje. Ele se dirigiu até a casa de sua ex-companheira, a agricultora Cleonice Alves de Oliveira, de 37 anos, arrombou a porta e inicialmente agrediu a sogra Cristina Alves Maia, de 67 anos, com várias coronhadas de revólver calibre 38 na cabeça. O marido de Cristina, um senhor não identificado, viu a ação e fugiu de casa pelo matagal próximo à residência. Oswaldo ainda efetuou três disparos contra ele, mas não o atingiu.

Neste momento, Cleonice deixou o interior da casa e fugiu por uma estrada carrocável, que fica, de acordo com a polícia, a cerca de 50 metros do local. No entanto, ela foi alcançada por Oswaldo que, ensadecido, efetuou pelo menos três disparos contra Cleonice. A agricultora morreu na hora. Depois disso, Oswaldo se dirigiu para o interior da residência, sentou-se na cama que dormia com Cleonice, deixou um bilhete com um número de telefone - que a polícia acredita ser de familiares dele - e atirou na própria cabeça, próximo ao ouvido, cometendo suícidio. "Tudo isso foi presenciado pela filha da vítima, uma adolescente de 13 anos", disse o tenente Aderlan.

A polícia foi acionada pelos vizinhos e quando chegou ao local já deparou-se com o cenário. No chão do quarto foram encontradas pelo menos nove cápsulas de balas de calibre 38 deflagradas durante a ação. A mãe da vítima foi levada em estado grave ao hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, e corre risco de morte. O pai, que fugiu pela mata, ainda não tinha retornado.

Segundo informações de populares à polícia, Oswaldo chegou a conviver por cerca de sete anos com Cleonice, mas há cerca de um mês ela o tinha deixado. "Depois que a Cleonice pôs fim ao relacionamento, o Oswaldo foi para casa de parentes dele em São Miguel e ficou cerca de 30 a 40 dias por lá. Ontem à noite ele retornou e já veio com tudo premeditado. Ele retornou apenas para praticar esta barbárie", encerrou Aderlan.

Fonte: DN Online

Potiguar de Mossoró vai para o "tapetão"

É o que informa o Agora Esportes.

Após ser eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o Potiguar de Mossoró começa a procurar por outras formas de classificação. Se o resultado não foi conquistado dentro de campo busca-se pelo “tapetão”.

A diretoria da equipe, através de Ricardo Nogueira, declarou que o atacante Marquinhos Marabá, teria atuado de forma irregular pelo Campinense no último jogo, quando o rubro negro empatou com o Santa Cruz, em 1 a 1.

De acordo com ele, o atleta já teria sido transferido três vezes entre federações, o que impossibilitaria a sua atuação pelo time paraibano. Até março, Marabá defendeu o Atlético/GO, foi transferido para o Campinense, logo após o último jogo do Campeonato Paraibano foi emprestado para o América/RN, retornando ao Campinense.

O Presidente do time de Campina Grande, Saulo Minah, tranqüilizou os torcedores. De acordo com o dirigente, o atacante está regularizado e não há motivos para preocupação: "Marquinhos Marabá está atuando sob liminar concedida pelo STJD, teve seu nome divulgado no BID, está liberado pelo Ministério do Trabalho e, portanto, não há como sermos punidos por irregularidades que não cometemos".

De acordo Saulo, o mesmo está acontecendo com o meio-campista Fumagalli, que está atuando pelo Sport sob liminar, e aconteceu com o Treze, quando o atacante Alcimar vestiu a camisa alvinegra na Série C de 2006.

O Potiguar entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta quarta-feira 30. Ele salientou que o time de Mossoró não usou o atacante Ítalo, ex-Treze, para não sofrer com este problema.

Fonte: Marcos Lopes/TN Online

Gilberto Gil confirma saída do Ministério da Cultura

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, confirmou nesta quarta-feira, 30, que vai deixar o comando do ministério, segundo informações da Agência Brasil. Ele disse que vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda hoje para discutir a data de sua saída.

Gil, no entanto, não quis antecipar quando pretende deixar o cargo ou se vai indicar o substituto. "A notícia será notícia no tempo certo", disse. O ministro avaliou como positivo seu mandato, mas exaltou o trabalho de toda a equipe. Segundo ele, esse período foi "importantíssimo no Ministério da Cultura, por acaso, com o ministro Gil à frente".

Ainda de acordo com o ministro,outro aspecto positivo no comando da pasta foi o reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro de elementos da cultura regional como a capoeira, o frevo, o samba de roda e a pintura corporal dos índios.

Gil está no ministério desde o primeiro mandato Lula, em 2003. Desde a semana passada, aumentaram os rumores sobre sua saída. Não é a primeira vez que o cantor diz que vai deixar o governo. No fim do ano passado, ele havia anunciado sua saída, mas voltou atrás a pedido de Lula.

Fonte: Agência Estado

Policiais que trabalharam no Cidade Junina não receberam diárias

Um mês após o encerramento do Mossoró Cidade Junina, os policiais militares de Mossoró e região, escalados para trabalhar na segurança do evento, ainda não receberam o pagamento das diárias, um dos direitos que foi assegurado no acordo com o comando-geral.

Em contrapartida, os PMs de Natal (cerca de 100 por noite), que vieram para reforçar a segurança, já tiveram suas diárias pagas pelo Estado, de acordo com o sargento Osnildo Morais, vereador e candidato à reeleição.

Caso não seja realizado o pagamento, os PMs já avisaram que vão entrar na Justiça para poder receber.O sargento ressalta que entrou em contato com oficiais que fazem parte da cúpula em Natal e foi informado que não há nenhuma previsão para o pagamento das diárias. Ele diz que o comandante-geral da PM no RN, Marcondes Pinheiro, alega não haver necessidade de pagar horas extras, já que foi enviado reforço para o evento.

"Os policiais daqui estavam de folga e foram trabalhar para tentar melhorar o orçamento porque foi esse o acordo com o comando local, que termina sendo lesado também pelo comando-geral.

Isso é uma falta de respeito com a tropa daqui", desabafa o sargento.Osnildo ressalta ainda que as despesas com diárias durante o evento foram menores do que estava previsto.

No plano de segurança, ficou definido que seriam necessários R$ 4.480,00, mas, na verdade, foi preciso apenas R$ 3.396,00. "O valor foi menor do que se esperava", reforça o militar, explicando que a culpa não é do comandante local, Elias Cândido de Araújo.

"Ele não sabia que as diárias não seriam pagas, por isso convenceu a tropa a trabalhar durante o Mossoró Cidade Junina", defende o militar.

Fonte: D e Fato

Comperve anuncia que provas do PSV serão aplicadas em fevereiro

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou ontem o II Encontro com Escolas do Ensino Médio. A programação será realizada nos campi da universidade (Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Caicó, Patu e Natal).

Ontem, segundo o coordenador da Comperve, professor Valdomiro Morais, foi só com as escolas que fazem parte da jurisdição da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).Morais informa que o objetivo desses encontros é mostrar os números do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) do ano passado, bem como passar informações relacionados ao vestibular/2009.

"A gente trabalha essas informações, comentando sobre projeção de datas relacionadas ao edital, inscrições e provas do PSV/2009", diz o coordenador da Comperve.Valdomiro acrescenta que, seguindo as discussões internas, o edital do PSV/2009 está previsto para ser lançado entre o final de setembro e o início do mês de outubro.

As provas, segundo ele, ocorrerão nos dias 15 e 16 de fevereiro. "São datas que estamos trabalhando, mas que podem ser alteradas.

Este é o cronograma que a Comperve trabalha, mas pode ser alterado", comenta, acrescentando que também são passadas informações sobre o cartão de identificação dos candidatos, além da documentação que as escolas liberam para que os concluintes do ensino médio possam se inscrever ao vestibular.

O coordenador da Comperve explica que esses encontros são importantes, e orienta que as escolas sediadas em Pau dos Ferros, Patu, Caicó, Assu e Natal participem das discussões para evitar problemas relacionados a emissão de documentos.

Fonte: De Fato

Governadora do RN estará a cada dez dias em Mossoró

Ao avaliar o início do processo eleitoral em Mossoró, a candidata do Partido Socialista Brasileiro disse que a receptividade da população tem sido a melhor possível. Segundo ela, o eleitorado da cidade tem reagido com muita simpatia a sua postulação. Para a candidata socialista, isso cria muito otimismo em relação ao processo eleitoral. "A população mossoroense tem nos recebido com muito carinho e isso é muito importante, pois nos estimula a continuar esse trabalho de contato direto com a sociedade", explicou a socialista.

Ela destacou ainda a presença da governadora Wilma de Faria em Mossoró na semana passada fazendo a sua primeira participação no processo eleitoral da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A deputada Larissa Rosado revelou que a chefe do Poder Executivo estadual assumiu o compromisso de estar em Mossoró a cada dez dias para participar das movimentações políticas da coligação oposicionista. Segundo Larissa, Wilma de Faria saiu bastante satisfeita com a agenda de campanha que cumpriu na cidade e exatamente por isso ela pretende intensificar a sua presença na campanha da correligionária.

"Ontem a governadora Wilma de Faria, por intermédio do secretário Cláudio Porpino, avisou que estará em Mossoró a cada dez dias para participar das nossas movimentações políticas. Isso mostra um resultado positivo da sua primeira participação em nossa campanha, que aconteceu na semana passada. E além da governadora do Estado, outras lideranças políticas do PSB, PT, PMN, PP, PRB e de outros partidos que integram a nossa coligação também estarão em Mossoró reforçando o nosso palanque", afirmou Larissa Rosado.

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 29 de julho de 2008

Corregedoria do TRE/RN já registra 72 denúncias

Até o dia 28 de julho, o sistema DENÚNCIA ON LINE, coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/RN) recebeu 72 denúncias de práticas que violam a legislação eleitoral, como propaganda irregular, transporte ilegal de eleitores e outros fatos. São denúncias referentes a 21 municípios do RN. O sistema funciona desde 25 de junho.

Natal, Macau e Canguaretama são os municípios com mais denúncias : 5, 13 e 13 casos, respectivamente. Os cidadãos que desejem enviar o relato sobre as irregularidades podem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) : www.tre-rn.gov.br e clicar no ícone DENÚNCIA ON LINE, preencher o formulário e enviar a informação. O sigilo do denunciante será preservado e o caso verificado pela zona eleitoral respectiva.

Abaixo a relação das cidades, onde os fatos estão sob apuração.

1- SÃO GONÇALO
2- NATAL
3- SÃO BENTO DO NORTE
4- MACAU
5- PORTO DO MANGUE
6- PAU DOS FERROS
7- MOSSORÓ
8- PATÚ
9- CANGUARETAMA
10- ALEXANDRIA
11- SERRA NEGRA DO NORTE
12- MONTE ALEGRE
13- OLHO D’AGUA DOS BORGES
14- AREIA BRANCA
15- JAPI
16- LAGOA DE VELHOS
17- JANUÁRIO CICCO
18- SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
19- JARDIM DE PIRANHAS
20- CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS
21- TENENTE LAURENTINO

Fonte: TRE

Ônibus de turismo do Pará é assaltado entre Mossoró e Assu

Cinco homens armados com pistolas e espingarda calibre 12 assaltaram um ônibus com turistas do Pará, na madrugada desta terça-feira (29), na rodovia BR-304, entre os municípios de Mossoró e Assu.

O grupo obrigou o motorista a deviar o trajeto para um matagal e promoveu um arrastão entre os passageiros. Vinte boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia de Lajes.

Segundo depoimentos das vítimas, os bandidos interceptaram o ônibus, por volta das 2h, num veículo Ford Fiesta. Depois de apontar as armas e render o motorista, o bando obrigou o condutor a desviar o caminho e parar dentro de um matagal a quilômetros da rodovia.

Em seguida, eles entraram no ônibus e iniciaram o arrastão. Além de dinheiro, roubaram objetos de valor dos passageiros.

De acordo com o soldado Santana, o ônibus chegou à Delegacia de Lajes somente às 11h. "O motorista gastou todo esse tempo tentando sair do matagal para onde foi levado", disse o soldado.

Fonte: DN Online

MP suspeita de fraude no vestibular da Uern

O Ministério Público Estadual, através da 4ª Vara Cível da Promotoria do Patrimônio Público, instaurou inquérito civil para apurar possíveis fraudes ocorridas no processo seletivo 2008 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A denúncia, segundo apura o MP, é de que dois aprovados no curso de Medicina, que não se enquadram no perfil de cotas da Uern, teriam utilizado históricos escolares falsos de instituições públicas para se matricular, visando conquistar as vagas.

Francisco Rogério Carlos Amaral e Rene Stéfano Costa Pontes, aprovados para ingressar na instituição no segundo semestre, que tem início no mês de outubro, não teriam estudado em escolas públicas, critério determinante no sistema de cotas adotado pela Uern. De acordo com o sistema, que funciona há um ano, os alunos que sempre estudaram na rede pública de ensino são isentos do pagamento da taxa de inscrição e disputam 50% das vagas do processo Seletivo Vocacionado (PSV) apenas com estudantes de características semelhantes. Para isso, é feita uma análise do perfil econômico de cada candidato.

Por meio do inquérito, que já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira, 25, o promotor do Patrimônio Público, Daniel Guerra Alves, requisita que seja repassado o comunicado à Delegacia Geral de Polícia (DEGEPOL) para instauração de inquérito policial. "É preciso muita cautela neste caso. Estamos investigando, e todas as partes envolvidas estarão sendo comunicadas nos próximos dias para dar seqüência aos procedimentos", informa o promotor.

A investigação, segundo Guerra, tem como base a análise de documentos, além do depoimento de testemunhas e dos supostos envolvidos na irregularidade. "Em tese, foram utilizados falsos históricos escolares para matricular-se em vagas destinadas a estudantes de escolas públicas. Agora vamos dar continuidade à investigação", esclarece o promotor.Esta é a primeira denúncia apurada pelo Ministério Público que está relacionada ao sistema de cotas. "Pode ser que não seja nada. Mas também pode ser o contrário, e é isso que vamos apurar", frisa Daniel Guerra.

Fonte: De Fato

Sindicato apóia rodoviários por prisão de Renato Dantas em Caicó

Cinco dias após a prisão do vereador Renato Dantas por dirigir alcoolizado em Caicó, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sinprf/RN), Fernando Luiz de Azevedo, repudiou a atitude do vereador, e parabenizou os policiais envolvidos na operação por não se intimidarem diante da pessoa pública do vereador e fazerem cumprir a lei. Em nota, no site do Sinprf, o diretor parabenizou os colegas e apresentou repúdio a atitude que chamou de desequilibrada e insana de Renato Dantas.

Luiz comentou que os policiais estavam fazendo seu trabalho, de fiscalizar e fazer cumprir a lei seca, e, que, independente de quem quer que fosse, e de que cargo público exercesse, deveria ser autuado conforme exige a lei. ``Nossos colegas fizeram valer a lei. O problema é que algumas pessoas acreditam que por exercerem cargos públicos não serão punidos. Isto não existe mais. A lei é igual para todos, independente de cargo, cor ou posição social'', destacou o diretor.

Ele disse ainda que a nota serve de incentivo a categoria, para que eles continuem a cumprir seu trabalho e não se intimidem diante de autoridades ou pessoas públicas. ``Todo mundo sabe da existência da lei e de sua fiscalização. A PRF está realizando trabalho de rotina, cabe a população respeitar a lei. As pessoas não podem nem devem confundir imunidade com impunidade'', afirmou Luiz. Abaixo segue a nota na íntegra.

Nota

O Sinprf/RN vem parabenizar os colegas que participaram da operação que resultou na prisão do vereador Renato Dantas e apresentar seu repúdio à atitude desequilibrada e insana, demonstrando o despreparo e a arrogância de certos representantes do povo que, por ocuparem cargos no poder legislativo se acham acima da lei que eles mesmos ajudaram a criar.

Por meio desta nota, a diretoria do SINPRFRN vem de público enaltecer o trabalho digno, altamente profissional que os colegas vêm desenvolvendo na aplicação da lei que proíbe beber e dirigir, trabalho esse que tem obtido o resultado esperado que é de preservar vidas e evitar o aumento da incidência de acidentes, desafogando assim os hospitais de pronto-socorro. Informamos aos colegas que daremos todo o apoio que se fizer necessário quanto a alguma contestação futura por parte daquele parlamentar.

Fonte: DN Online

Receita quer acabar com a declaração de isento de IR

A Receita Federal vai acabar com a obrigatoriedade da Declaração Anual de Isento do Imposto de Renda. Já nos próximos dias, a Receita, segundo assessores, deverá publicar no Diário Oficial da União (D.O.U.) uma instrução normativa nesse sentido. Mas o anúncio da medida e as explicações sobre a decisão só ocorrerão depois da publicação da norma.

O coordenador Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que a Receita Federal deve substituir a declaração de isento por outro mecanismo de controle. Tecnicamente, os estudos já estão concluídos e aguardam a decisão final do secretário da Receita, Jorge Rachid. Segundo Adir, várias alternativas foram entregues à cúpula da Receita. "Queremos desonerar estes milhões de declarantes isentos, mas a Receita não pode perder o controle", afirmou. Ele, no entanto, não quis antecipar as propostas. "O mais importante é dar a notícia esclarecendo como fica a situação de cada um", justificou. "Há vários estudos, vários caminhos".

A Declaração Anual de Isento do Imposto de Renda é obrigatória para todas as pessoas que não tiveram rendimentos suficientes para fazer a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. No ano passado, estavam obrigados a fazer a Declaração de Isento todos os contribuintes que receberam rendimentos, em 2006, inferiores a R$ 14,99 mil. Pela regra atual, quem não entregar o documento por dois anos seguidos tem o Cadastro da Pessoa Física (CPF) suspenso.

Fonte: Agência Estado

Reajuste de servidor público deve sair nesta semana

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acredita que o governo vai enviar até o final desta semana as duas medidas provisórias que tratam de reajustes para servidores públicos de cargos mais qualificados, como auditores da Receita e professores com mestrado e doutorado. De acordo com o ministro, o impacto dessas duas MPs, somadas aos reajustes já concedidos a militares e outros servidores civis, ficará em R$ 11,5 bilhões.

O ministro explicou que a necessidade de duas medidas provisórias diferentes se deve ao tipo do cargo que receberá o benefício. Em alguns casos, o reajuste se dará sobre salários, enquanto em outros se trata de subsídio específico de algumas carreiras.

Bernardo, que participou de palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), disse que em alguns casos, os reajustes serão superiores a 100% e ponderou que nessas carreiras havia grande defasagem em termos salariais. Os pesquisadores da Fiocruz que são doutores terão mais de 100%, um setor que estava deprimido. Ele acrescentou que nessa carreira específica os vencimentos giram em torno de R$ 4 mil e podem chegar a cerca de R$ 11 mil até 2010.

Fonte: Valor Online

Cidadão Nota 10 oferece 1.500 ingressos para América x Gama

A Campanha Cidadão Nota 10 vai oferecer 1.500 ingressos para o jogo entre América e Gama, a ser realizado nesta sexta-feira (01), às 20h30, no estádio Machadão, em Natal. O bilhete pode ser adquirido a partir de hoje (29) na internet. São necessários dez cupons ou notas fiscais com valor mínimo de R$ 5,00 e emitidos a partir de maio de 2008.

O Cidadão Nota 10 é uma idealização do Programa de Educação Fiscal do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Tributação (SET). O objetivo da campanha é estimular os cidadãos a exigirem sua nota ou cupom fiscal, contribuindo com o desenvolvimento potiguar.

No contrato feito entre o Governo do Estado e os clubes de futebol, está previsto o repasse de R$ R$ 228 mil para cada um deles. Cada clube de futebol negociou 19 mil ingressos com o Governo do Estado, sendo um total de 38 mil ingressos para toda a Série B, em Natal. Cada bilhete foi comprado pelo governo a R$ 12, enquanto na bilheteria custa R$ 20 para o torcedor.

Fonte: TN Online

Carteiros contabilizam que ainda há 250 mil cartas e encomendas encalhadas em Mossoró

Funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de Mossoró voltaram há uma semana às atividades normais depois de 21 dias de paralisação. A medida seguiu a deliberação nacional da categoria que conseguiu fechar acordo entre o sindicato e o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Em Mossoró, a greve atrasou a entrega de cerca de 500 mil correspondências. Apenas os funcionários de alguns Centros de Distribuição (CDDs), assim como aos funcionários do Sedex na cidade mantiveram os serviços na totalidade, os demais aderiram à greve.

O diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas dos Correios em Mossoró(SINTECT - ECT - RN), Jaedson Ferreira, disse que está sendo feito um trabalho intenso para que as correspondências atrasadas sejam entregues o mais rápido possível. "Mesmo assim é muito complicado para agilisarmos o serviço, porque Mossoró dipõem de uma pequena quantidade de carteiros", relata.

Segundo ele, os carteiros estão trabalhando uma a duas horas extras por dia e também aos sábados, para que não haja mais nenhum transtorno com os clientes, em decorrêcia da greve. "Em uma semana de retorno ao trabalho concluímos apenas 50% das entregas atrasadas", acrescenta.

No acordo com o ministro das Comunicações, foi garantido que não haveria o desconto do salário pelos dias parados e que para isso seriam substituídas as horas paradas por um banco de horas. O acordo contempla ainda as gratificações para os funcionários. "Os carteiros receberão uma gratificação de 30% do salário, retroativo a junho de 2008, enquanto os atendentes e os motoristas receberão R$ 260", conclui Jaedson.

Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Reportagem da Veja exclui Natal das viagens eleitorais do presidente Lula

Quem está sendo enganado?

A revista Veja? Que em suas páginas tira Natal do roteiro do presidente Lula no primeiro turno das eleições...

Ou a candidata Fátima Bezerra, que espera pelo presidente para dar uma arrancada na sua campanha e até divulgou 19 de agosto como a data da visita presidencial a Natal?

A reportagem “Todos no jato eleitoral de Lula” publicada na edição da revista que está nas bancas, assinada pelo jornalista Otávio Cabral, diz que o presidente Lula visitará Salvador, Rio de Janeiro, Belém, João Pessoa, Fortaleza e São Paulo nos próximos dias.

A coisa é tão cheia de enganação, que a reportagem cita que, na semana passada, quando jornalistas perguntaram ao presidente sobre eleições, ele respondeu: “Eleições? Tô fora!”...

E a Veja tratou a resposta de Lula “tão curta quanto enganosa”, afirmando que o verdadeiro significado da frase do presidente é exatamente o contrário do que ele falou.

Pois é...

Então, acreditar em quê e em quem?

Pois apesar de excluir Natal, a reportagem da Veja diz que Lula gravará programas de TV e participará de comícios onde existir consenso em torno de uma candidatura.

E pelo que eu tenho ouvido, este é o caso de Natal

Fonte: Blog Thaisa Galvão

Eleições: Lula pede que ministros não ataquem adversários da base

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje que os ministros que pretendem atuar nas campanhas municipais de outubro não critiquem publicamente candidatos que naquele momento são adversários mas que, fora do pleito, integram um dos 11 partidos da base governista. O presidente reuniu seus auxiliares de maior perfil político no Palácio do Planalto após a reunião semanal de Coordenação Política e pediu que a atuação dos ministros em palanques seja "propositiva", e não baseada em ataques aos demais candidatos.

Participaram da reunião os ministros Márcio Fortes (Cidades), José Múcio (Relações Institucionais), Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia), Tarso Genro (Justiça), Orlando Silva (Esporte), Geddel Vieira Lima (Integração), Pedro Brito (Portos) e Luiz Dulci (Secretaria Geral). O próprio Lula tem reiterado que pretende "evitar ao máximo" subir em palanques de aliados por temer que sua presença possa desequilibrar a corrida por algumas prefeituras.

Na última semana, o presidente liberou seus ministros para subirem em palanques e fazerem campanhas em todos os Estados, mas impôs restrições à atuação de dois dos seus auxiliares mais próximos: a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Ambos só poderão atuar nos Estados em que construíram suas carreiras políticas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, respectivamente.

Nas eleições municipais, o presidente quer que seus ministros dêem mais visibilidade aos grandes investimentos desenvolvidos pelo governo, seja por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), seja por via de projetos de iniciativa privada que tiveram apoio governamental. Lula também orientou seus auxiliares a citar números de programas sociais, incluindo os recentes reajustes no Bolsa Família e as mais de 11 milhões de famílias beneficiadas.

Fonte: Redação Terra

TSE vai discutir proposta de força-tarefa para garantir segurança de candidatos do Rio

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro vão discutir na quarta-feira medidas para reforçar a segurança de candidatos que disputam as eleições municipais na capital fluminense. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, não descarta pedir o apoio da Polícia Federal ou do Exército para garantir a tranqüilidade nas eleições municipais do Estado, mas quer primeiro discutir a situação com o presidente do TRE-RJ, Roberto Wider.

Os dois presidentes se reúnem na quarta-feira, em Brasília, para definir as medidas que serão adotadas com o objetivo de evitar que candidatos sejam constrangidos por milícias ou traficantes em campanhas no Estado.

Britto também disse estar preocupado com o lançamento de candidatos apoiados pelo crime organizado na capital fluminense. "Vamos discutir a possibilidade de uma força-tarefa no Rio de Janeiro depois da conversa com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Um segmento fora da lei [tráfico e milícias] projeta sua influência institucional tentando se representar na esfera de poder. Não é um cenário de colônia, mas é preocupante", afirmou Britto.

O presidente do TSE disse que a Justiça Eleitoral tem poderes para executar medidas que permitem a realização de "eleições livres e limpas" no Rio. Mas disse estar disposto a ouvir os demais segmentos do governo federal antes de determinar ações no Estado.

"É uma questão de Estado, que demanda a participação da Justiça Eleitoral. Faremos de comum acordo a partir do poder que tem a Justiça Eleitoral de zelar por eleições livres, limpas, a partir do ponto de vista democrático."

Britto disse que a ameaça de traficantes a jornalistas que cobriam a visita do candidato Marcelo Crivella (PRB) na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, zona norte do Rio, no último sábado, fere a liberdade de imprensa no país. "Ficaram vulneráveis a liberdade de imprensa, a pureza do regime democrático e a comunidade", afirmou.

Além da intimidação dos traficantes na Vila Cruzeiro, o presidente do TSE também se mostrou preocupado com a ação de milícias no Complexo do Alemão e na favela da Rocinha, no Rio, que vêm impedindo candidatos de realizarem campanha nessas localidades.

Segundo denúncias anônimas recebidas pela PF, grupos de milicianos estariam impedindo candidatos de fazer campanhas em favelas da cidade para beneficiar concorrentes locais.

Fonte: Folha Online

Resultado de isenção para o Vestibular 2009 é prorrogado para sexta

Devido à greve dos Correios, a análise dos documentos dentro do processo de isenção para o Vestibular 2009 foi prorrogada. A informação é da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) da UFRN, que também afirmou que o resultado final será divulgado na próxima sexta-feira (01).

A seleção acontece por meio de processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente da média aritmética obtida pelo candidato, nas disciplinas de Português e Matemática, referente ao 1º e 2º anos do Ensino Médio, ou curso equivalente.

A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada na página www.comperve.ufrn.br e da SAE, www.sae.ufrn.br.

Fonte: DN Online

PRF prende 29 motoristas nas rodovias do estado por embriaguez

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 21 acidentes nas sete rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte, neste final de semana. Destes, 10 resultaram em vítimas, sendo duas fatais, e 11 não registraram vítimas.

Além disso, 29 prisões foram efetuadas, sendo, de acordo com o órgão, todas por infração à Lei Seca, ou seja, motoristas flagrados dirigindo alcoolizados.

A maioria das detenções por alcoolismo no trânsito, segundo a PRF, foi registrada nas cidades de Caicó, onde aconteceu a tradicional Festa de Sant'Ana, e Mossoró.

Os policiais rodoviários federais registraram, em todo o final de semana, nove carteiras de habilitação recolhidas, um veículo recuperado e nove veículos retidos.

Fonte: DN Online

Briga entre casal termina em morte em São Gonçalo

Uma briga de casal acabou em morte neste domingo (27), no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Um homem identificado como Edinaldo Clemente da Silva, 42 anos, tentava assassinar a própria mulher quando foi morto a facada por um homem conhecido apenas como Sérgio.

De acordo com informações da Delegacia de Plantão da Zona Norte, o crime aconteceu dentro de uma residência na rua Maria Apolo da Rocha, no loteamento Santa Terezinha. Assistindo à briga, Sérgio saiu em defesa da mulher, que segundo a DP é sogra do acusado, e depois de uma luta corporal, pegou uma faca desferiu uma cutilada no peito de Edinaldo.

Edinaldo Clemente não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. A DP da Zona Norte não soube informar se Sérgio está foragido.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Amarante.

Fonte: TN Online

Eugênio Alves lidera pesquisa de intenção de votos

O prefeito Eugênio Alves (PR), candidato à reeleição na coligação Avança Caraúbas, larga na frente liderando pesquisa eleitoral do Instituto Perfil - Pesquisa Técnicas numa parceria com a GAZETA DO OESTE. De acordo com a sondagem, na indagação espontânea Eugênio surge com 42.25% contra 25.00% do candidato a prefeito Ademar Ferreira (PSB), da coligação Vitória do Povo.

Ainda conforme a sondagem, nesse item, o número de eleitores indecisos é de 31.50%, enquanto a opção branco/nulo chegou ao percentual de 1.25%.

Enquanto isso, na pergunta estimulada a intenção de votos para o prefeito Eugênio Alves aumenta. Diante da pergunta: "Destes nomes, em quem o sr.(sra.) pretende votar para prefeito este ano?, Eugênio aparece com 46.25%, enquanto Ademar Ferreira surge com 28.75% pontos percentuais. O número de indecisos cai para 23.50% e entre brancos/nulos, o percentual é de 1.50%.

A sondagem eleitoral foi realizada nos dias 16 e 17 de julho de 2008, quando ouviu 400 pessoas nas áreas denominadas Leandro Bezerra, Centro, Sebastião Maltez, São Severino, Guido Gurgel e Conjunto Haroldo Maia, bem como nos Distritos de São Geraldo/Apanha Peixe, Mirandas, Mariana de Cima/de Baixo/Pedrês, Cachoeira, Livramento, Abderramant e Santo Antônio.

A pesquisa, que apresenta margem de erro de 4,89% para cima ou para baixo, foi devidamente registrada no Cartório Eleitoral, através do protocolo 39905/2008, no dia 21/07 às 17h41.

Ademar tem maior rejeição conforme demonstrativo

O candidato Ademar Bezerra, por sua vez, apresenta-se com o maior índice de rejeição. A pesquisa Perfil/GAZETA DO OESTE perguntou ao eleitor ao apresentar os nomes, em quem o entrevistado nunca(jamais) votaria para prefeito. Ademar aparece com 31.00%, Eugênio com 19.88%, enquanto 32.75% disseram nenhum. A opção todos obteve percentual de 1.25% e 16.08% não souberam responder.

O Instituto Perfil ainda perguntou ao eleitor de Caraúbas se ele mudaria o voto, gerando o seguinte demonstrativo: 63.50% disseram que não, 3.25% sim, 5.50% disseram que depende de algum fator, enquanto o restante ficou entre os itens "não aplica" e não sabe responder.

Fonte: Gazeta do Oeste

Agentes do crime

Tem boi na linha! Grampos telefônicos feitos pela 2ª Regional de Polícia Civil (DRPC) durante a Operação Netuno, que desarticulou em abril deste ano uma quadrilha de traficantes de droga que atuava em Mossoró sob a chefia do detento da Cadeia Pública Manoel Onofre Lopes, Francisco Antônio Filgueira, o 'Rinaldo', revelou que pelo menos quatro agentes penitenciários da cadeia agiam em favor do preso.

Eles facilitavam o contato dele - de dentro da cadeia - com os integrantes da quadrilha que estavam em liberdade e levavam comida para a cela do preso, quando Rinaldo queria um cardápio especial, como pizza e frango assado.

Os grampos - autorizados pelo juiz Renato Vasconcelos Magalhães, da 5ª Vara Criminal - levaram o Ministério Público Estadual (MPE) a pedir à 2ª DRPC a abertura de um inquérito policial específico para apurar os indícios de crime contra os agentes penitenciários.

O JORNAL DE FATO opta por não divulgar os nomes dos suspeitos, já que a investigação está em andamento.

Na Operação Netuno foram presas cinco pessoas, entre elas, a mulher de Rinaldo, Maria Carlizete Aureliano Bezerra e o comerciante Edvaldo Nunes de Medeiros Júnior, conhecido como 'Júnior de Bizar'.

É exatamente 'Júnior de Bizar' o primeiro da quadrilha flagrado conversando com um homem não identificado sobre as visitas a Rinaldo na cadeia. "HNI (não identificado) diz a Júnior de Bizar que Rinaldo teve as refeições suspensas por causa desse negócio de visitas, mas Rinaldo diz que eles (...) só vão na cadeia no dia em que o plantão for dos agentes penitenciários... (diz o nome de dois agentes), só venham se for urgente", revela a transcrição do resumo constante nos autos do processo da Operação Netuno sobre uma conversa do dia 26 de dezembro do ano passado.

Um mês depois, o mesmo Júnior de Bizar é flagrado conversando com um agente penitenciário querendo visitar Rinaldo. "Júnior pergunta se dará certo falar com Rinaldo, (nome do agente) diz hoje que não dá certo não! Deixe pro meu próximo plantão, o diretor deixou ordens (de não autorizar visitas fora do dia marcado). Aqui está 'embaçado', venha terça-feira, é dia de visita, aí você vem no final, viu?", revela a ligação de três minutos e dois segundos.

Em outra ligação, do dia 29 de fevereiro deste ano, às 16h27, outro integrante da quadrilha, Rosemberg Thallys da Silva Filgueira, o 'Berguinho', que também foi preso na Operação Netuno, conversa com uma mulher não identificada sobre a entrega de uma pizza na cadeia para Rinaldo. "MNI diz que mandaram uma pizza para Naldo (Rinaldo). Berguinho fala que chegaram de lá (cadeia) agora e quem colocou a comida pra dentro foi (nome do agente penitenciário)".

Todos os presos na Operação Netuno foram denunciados pelo Ministério Público e estão respondendo ao processo, presos. Os agentes penitenciários investigados continuam trabalhando normalmente na Cadeia Pública de Mossoró.

Refém do sistema

A Cadeia Pública Manoel Onofre Lopes possui hoje 225 presos provisórios, quando sua capacidade é de 86 detentos. Na segurança do prédio se distribuem 33 agentes penitenciários e 18 policiais militares, em horários diferenciados. À frente desse 'caldeirão' está o advogado Alexandre Nóbrega. Um refém do sistema.

Fonte: De Fato