sexta-feira, 17 de agosto de 2007
América está definido; Marquinhos vai para o banco
``O último clube de Wesley foi nos Emirados Árabes e estamos aguardando que a confederação daquele país envie para a CBF a transferência do jogador``, explicou o supervisor. Segundo Gilmar, o procedimento costuma levar uma semana e diante do atraso, a estréia de Wesley Brasília ficará somente para a partida contra o Santos, na próxima semana, em Natal.
O técnico Marcelo Veiga ganhou mais um desfalque para a partida de domingo, no São Januário. Além das ausências de Souza, Adriano Peixe e Ney Santos, suspensos, o meia Vasconcelos, que mesmo com idade de juniores estava sendo utilizado pelo treinador, foi julgado nesta sexta pela TJD-RN e foi apenado com 130 (cento e trinta dias) de suspensão.
O jogador havia sido expulso no segundo jogo diante do Macau, válido pelas quarta-de-final do Estadual Sub-20. Com a punição, Vasconcelos está fora do restante do Brasileiro. Em compensação, Marcelo Veiga poderá contar com o zagueiro Robson. Entregue ao departamento médico desde o início da semana, o jogador recuperou-se a tempo de uma contratura muscular, participando do coletivo de apronto, nesta sexta à tarde, no CT Abílio Medeiros.
Diante da ausência de Wesley Brasília, o técnico americano formou a dupla de ataque com Paulo Isidoro e Beá. Na vaga de Souza, foi escalado Leandro Sena e na lateral-esquerda entrou Berg. No final do treino, Veiga confirmou o time que enfrentar o Vasco com: Gléguer, Carlos Eduardo, Robson e Cris; Robson Lopes, Reinaldo, Adãozinho, Leandro Sena e Berg; Paulo Isidoro e Beá.
Luís Maranhão, sem condição de jogo, não treinou. O embarque da delegação alvirrubra para o Rio de Janeiro, está marcado para este sábado à tarde, às 15h, no aeroporto Augusto Severo.
Fonte: DN Online
Subcomissão dos Marcos Regulatórios debate saneamento básico nesta segunda
Para o encontro foram convidados o diretor-presidente da Empresa de Águas e Saneamento Básico da Bahia (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho; o vice-presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Newton de Lima Azevedo; o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Arnaldo Luiz Dutra; o coordenador do Plano Diretor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Jeconias Rosendo Júnior; e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Paulo Lima e Silva.
Os palestrantes devem discutir incertezas jurídicas que inibem o investimento da iniciativa privada no setor e quais aperfeiçoamentos seriam necessários para atraí-los. Também deve ser debatida a Lei de Saneamento Básico, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano.
O debate integra a pauta de 15 audiências a serem realizadas até setembro, em setores como energia elétrica, telecomunicações, transportes e até parcerias público-privadas (PPPs). A audiência ocorre na sala 19 da ala Alexandre Costa.
Fonte: Agência Senado
Delegado garante que já tem provas contra "financiadores de propina"
“Estamos investigando, ouvindo pessoas a toda hora. Mas posso dizer que já temos provas sim. O que não sei é se conseguiremos comprovar todo dinheiro recebido e o destino dado a ele. Nesse trabalho (de investigação) estamos procurando aprofundar o máximo possível”, comentou o delegado.
Ele ratificou que também tem provas contra alguns vereadores. Júlio Rocha evitou falar em nomes, mas disse que, “no meu papel”, irei indiciar algumas pessoas e “acho difícil o Ministério Público não apresentar denúncia à Justiça”.
Fonte: TN Online
Tuma deve propor acareação entre usineiro e suposto laranja
"A acareação é necessária. É uma situação delicada, que tem de haver esclarecimento", disse Tuma.
O corregedor está em Maceió (AL), onde ouviu os depoimentos de Lyra e Luiz Carlos Barreto, que foi diretor-executivo do jornal adquirido supostamente pelo usineiro e por Renan. Depois de ouvir na manhã de hoje o depoimento de Barreto, Tuma afirmou por telefone que está "mais delicada" a situação de Renan.
Segundo o corregedor, Barreto não apresentou provas, mas fez uma série de acusações que "comprometem" o presidente do Senado. Tuma disse ainda que recebeu documentos e recibos repassados por Lyra, nos quais existiriam comprovações de assinaturas de Uchôa. O corregedor ainda não analisou o material.
Barreto manteve a versão de Lyra sobre a participação de Renan na sociedade oculta, com o uso de laranjas na compra do grupo de comunicação. O ex-diretor do jornal disse que houve uma reunião entre Lyra, Renan e o empresário Nazário Pimentel --que teria vendido as empresas para o senador ao lado do próprio Barreto-- para definir a participação de cada um dos sócios no negócio.
Carta
Na carta encaminhada ao corregedor, o empresário afirma que tomou conhecimento pela imprensa das "descabidas acusações" feitas por Lyra envolvendo o seu nome. O usineiro afirma que Uchôa e Carlos Santa Ritta foram usados por Renan como laranjas na compra do grupo de comunicação.
Ontem, Tuma disse que Lyra não apresentou documentos que comprovam a participação do senador na operação de compra de um grupo de comunicação em Alagoas por meio de laranjas.
Segundo o senador, Lyra entregou apenas um papel assinado por Renan, em nome do Senado, sobre a renovação da concessão de uma das rádios que integram o grupo. Mas teria apresentado uma pasta com documentos de Uchôa que comprovariam o envolvimento do senador no esquema.
Fonte: Folha Online
Termina a greve dos professores do Estado
"Vamos perceber se o governo tem intenção, mesmo, de negociar", ressaltou o diretor sobre quais vão ser os próximos passos dados pela categoria. O Sinte-RN já encaminhou um ofício declarando o fim da greve e espera uma nova rodada de negociações.
Nos últimos dias, o movimento grevista vinha diminuindo. A paralisação que começou com 87%, nesta quinta (16/08) apenas tinha cerca de 56% dos professores parados. O diretor de comunicação do Sinte-RN, Domingos Sávio, chegou a admitir que o sentimento dos educadores era de derrota. "Hoje a categoria sente que a educação do Rio Grande do Norte foi derrotada".
39 dias de greve
O Sinte-RN explicou que a força do movimento foi enfraquecida devido a atos "autoritários e repressivos" por parte do Governo Estadual. A fala faz referência ao corte do ponto dos grevistas realizado no dia 23 do mês passado.
Durante os 39 dias de greve, várias foram as críticas da categoria em relação à secretária de educação, Ana Cristina Leite. O ponto máximo do movimento foi a invasão, feita pelos professores, ao prédio da secretaria, no Centro Administrativo.
A secretária acabou usando da força da polícia militar, alegando preservação do patrimônio público.
Propostas do governo
Entre as propostas apresentadas pelo governo está o pagamento das promoções vertical e horizontal de forma escalonada, sendo 25% em 2008, 25% em 2009, 30% em 2010 e 20% em 2011, e, a publicação e pagamento de 412 professores do concurso de 2000.
Fonte: DN Online
Show de Fábio Jr. é adiado devido a irregularidades
De acordo com informações repassadas à GAZETA pelo promotor do Meio Ambiente Dr. Jorge Cruz, a ação foi ajuizada pelo Ministério Público e foi iniciada no último dia 9, porque a casa não possui alvará de funcionamento nem a licença ambiental expedida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), além de a obra de construção do clube ter sido embargada pela Prefeitura Municipal, no entanto, os trabalhos seguiram irregularmente. “A liminar pediu o cancelamento do funcionamento da casa de show”, disse o promotor.
O empresário que estava promovendo a festa declarou que a denúncia foi feita ao Ministério Público por um de seus concorrentes. “Quem fez a denúncia foi o empresário Tácio Garcia, que também produz espetáculos no ramo musical. É uma pena que a concorrência seja feita usando esses métodos”, disse o proprietário da casa de show, José Antônio.
Segundo ele, sua assessoria jurídica já entrou com um processo de regulamentação da casa e deverá iniciar o pedido de licença ambiental ao Idema o mais rápido possível. “O show de Fábio Jr. foi adiado, mas assim que estivermos com toda a documentação regulamentada o traremos como planejamos”, disse José Antônio, acrescentando que toda as senhas e mesas vendidas para o show que aconteceria hoje devem ser guardadas, pois quando o show for remarcado as pessoas poderão trocar pelo novo ingresso. “Ninguém vai ter prejuízo. O acesso ao show está garantido”, declarou.
Fonte: Gazeta do Oeste
582 bacharéis em Direito do RN fazem prova da OAB no domingo
A OAB/RN recebeu 582 inscrições de bacharéis em Direito e realizará a prova subjetiva, prático-profissional, no dia 30 de setembro.
O Exame de Ordem é regido pelo Provimento nº 109/2005 do Conselho Federal e executado com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) em conjunto com a OAB.
Locais de provas
NATAL – UnP da Salgado Filho, nº 1610, Lagoa Nova;
MOSSORÓ – UnP, Avenida João da Escócia, s/n, Nova Bethânia;
CAICÓ - CERES/Campus da UFRN.
Fonte: DN Online
Inscrições de chapas na CDL terminam no dia 20
De acordo com o edital da eleição da entidade, divulgado no último dia 4 de agosto, as eleições da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró estão marcadas para ocorrer no próximo dia 30. Está aberta a vaga somente aos lojistas associados que desejarem se candidatar ao cargo de presidente da CDL/Mossoró. O prazo de inscrição será encerrado na segunda-feira, 20, às 18h.
As inscrições das chapas estão sendo feitas na sede da CDL e somente lojistas mossoroenses associados podem concorrer ao cargo.
Na tarde de ontem, os empresários Alexandrino Burlamaqui e Getúlio Vale registraram a sua chapa para concorrer à presidência e vice, respectivamente.
A posse do novo presidente da CDL será dia 29 de setembro deste ano, ocasião em que o atual dirigente da entidade, Manoel Leite de Souza (Neuzo), deixará o cargo.
Fonte: Gazeta do Oeste
Adiado para a próxima terça (21) julgamento de recurso que pede a cassação da senadora Rosalba Ciarlini

Foi adiado para a próxima terça-feira (21), a partir das 19h, o julgamento do Recurso contra Expedição de Diploma (RCEd 673) da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), eleita em outubro de 2006. O julgamento seria retomado nesta quinta-feira (16), com a leitura do voto-vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que estava habilitado para votar. O julgamento foi suspenso na última quinta-feira (9), com o pedido de vista do ministro Menezes Direito. Três ministros já votaram pela rejeição do recurso e dois ministros pela cassação da senadora.
O adiamento foi anunciado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, que conduz os trabalhos da sessão plenária, por força da ausência dos ministros Cezar Peluso e Marcelo Ribeiro. Ambos participaram das sessões anteriores em que o caso foi analisado. O ministro Marco Aurélio lembrou que os ministros ausentes têm direito a reformular os votos após a leitura do voto-vista se assim o desejarem.A matéria começou a ser julgada no dia 26 de junho, quando o relator do caso, ministro Caputo Bastos, votou contra a cassação do mandato. Posteriormente, foi acompanhado pelos ministros Marcelo Ribeiro e Ricardo Lewandowski. Na sessão do dia 9 de agosto, votaram pela cassação do mandato os ministros Cezar Peluso, que levantou a divergência, e Ari Pargendler, que o acompanhou.
O recurso foi ajuizado pelo ex-senador Fernando Bezerra (PTB), candidato derrotado na reeleição para o Senado, sob a alegação de que a candidata fez uso abusivo e antecipado dos meios de comunicação para divulgar a candidatura ao Senado. A acusação diz que, de janeiro a maio de 2006 - em cinco meses - ela apareceu 64 vezes na televisão - de propriedade de seu correligionário - concedendo entrevistas sobre assuntos variados. Essa exposição maciça teria favorecido a candidata, que venceu o pleito com uma diferença de 11 mil votos. Os ministros avaliam se configuram abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação as aparições de Rosalba Ciarlini na emissora TV Tropical (retransmissora do SBT), que alcança cerca de 80% do eleitorado do estado, e tem como sócio o senador José Agripino Maia (DEM-RN).
A senadora Rosalba Ciarlini elegeu-se com 645.869 votos, equivalentes a 44,184% da votação. O autor do recurso, Fernando Bezerra (PTB), obteve 634.738 votos, o correspondente a 43,423% da votação. A diferença foi de 11.131 votos, que equivalem a 0,76% do total.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Câmara licitará folha de pagamento de deputados
O edital de licitação em fase de conclusão deverá ser publicado na próxima semana, segundo explicou o primeiro secretário da Mesa, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que a escolha do banco deverá ser feita por leilão para permitir um ganho maior para a Casa. "Vamos jogar muito duro para obter o máximo", disse.
A Câmara tem pressa na licitação. Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que a partir de 2 de janeiro de 2012 caberá ao servidor escolher em qual banco quer receber o seu salário. "Cada mês que passa, estamos perdendo dinheiro", afirmou Serraglio. O leilão deve acontecer 30 dias após a publicação do edital.
Hoje mesmo, integrantes da Mesa se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Welton Alencar Rodrigues, e com o ministro do TCU Aroldo Cedraz para tratar da licitação. Em tese, não há impedimento. "Essa prática está cada vez mais comum, mas o tribunal nunca analisou a legalidade de um processo desse. Não vejo problema legal em licitar ou não a folha de pagamento", afirmou Rodrigues.
Fonte: Estadão
Prefeita inaugura casas em Riachinho
O investimento feito pela municipalidade é da ordem de R$ 100.614,36. A área de construção da casa é de 27,56 m2, uma sala, um quarto, banheiro e cozinha. Compõem as instalações hidrosanitárias: lavatório, vaso sanitário, pia de cozinha e tanque de lavar em mármore sintético, caixa de descarga externa e chuveiro plástico. A substituição de casa de taipa por casas de alvenaria, na zona rural do município, visa a melhoria a qualidade de vida da população rural, inclusive na saúde, evitando-se doenças como Mal de Chagas, transmitida pelo mosquito barbeiro.
Fonte: Assecom/PMM
Inscrições para o vestibular 2008 da UFRN terminam domingo
Os cartões de inscrição serão entregues a partir do dia 08 de outubro, em calendário fixado de acordo com a área, e somente o candidato pode recebe-lo. Para recebê-lo, o candidato deve comparecer na sede da cidade onde se inscreveu: Natal (Comperve), Mossoró (Cefet/RN Unidade de Ensino de Mossor¢) e Caicó, Currais Novos ou Santa Cruz (na sede de cada um dos campi). É necessária a apresentação dos seguintes documentos para receber o cartão: identidade (original); comprovante de conclusão ou de que está concluindo o Ensino Médio; e duas fotografias 3X4, datadas a partir de 2006.
Fonte: DN Online
STJD dá ganho de causa ao ABC no caso Ivan
O placar ratifica a decisão que já tinha sido tomada pela 3ª Comissão e pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte em julgamentos no âmbito local. Com o titular potiguar conquistado de fato e de direito, o ABC garante vaga na Copa do Brasil de 2008.
Fonte: DN Online
STJD dá ganho de causa ao ABC no caso Ivan
O placar ratifica a decisão que já tinha sido tomada pela 3ª Comissão e pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte em julgamentos no âmbito local. Com o titular potiguar conquistado de fato e de direito, o ABC garante vaga na Copa do Brasil de 2008.
Fonte: DN Online
TSE mantém pedido de cassação do prefeito de Areia Branca
O prefeito Manoel Cunha Neto (PP) e o vice Aderbal George dos Santos tiveram os mandatos cassados com base no artigo 41-A da Lei 9.504/97, que dispõe sobre a prática de compra de votos. Ambos foram acusados de fraudar o pleito com a manipulação do resultado de votos; de transportar eleitores; e de prometer vantagens em troca do voto, como cestas básicas a eleitores.
O TRE do Rio Grande do Norte deu provimento ao recurso interposto pela Coligação Areia Branca para Todos, do candidato do PTB, segundo colocado no pleito, contra decisão do juiz auxiliar que tinha julgado improcedente a ação de impugnação de mandato eletivo. No julgamento, o TRE determinou a posse imediata do segundo colocado.
Fonte: Assecom/TSE
Renan critica “mentira e hipocrisia” de Lyra
Lyra prestará depoimento contra o presidente do Senado ao corregedor da Casa, Romeu Tuma (DEM-SP). Ele será ouvido a partir das 16h de hoje em Maceió.
Como já fez anteriormente, o presidente do Senado atribui as acusações ao ressentimento do ex-aliado. Segundo Renan, Lyra responsabiliza o peemedebista por perder as eleições para o governo de Alagoas. Haveria, assim, “uma questão política local levada para o lado pessoal”.
O presidente do Senado disse que Lyra é, “de fato, um fora da lei”. “Quem o acusou de crimes não fui eu, e sim a Justiça Pública. Escapou, até agora, pelo artifício da prescrição. E ameaçou o juiz Marcelo Tadeu de morte. O pedido de proteção desse correto magistrado alagoano aos órgãos competentes fala por si só. O procurador-geral da República mandou apurar esses fatos.”
Renan afirmou que as denúncias do ex-aliado são requentadas e o desafiou a abrir seus sigilos bancário e fiscal.
Fonte: Congressoemfoco.com.br
Droga apreendida em Caicó seria para consumidores de alto poder aquisitivo
Quanto à ligação de André Ricardo Barros da Costa, preso com a cocaína, com um grupo do crime organizado em Caicó, o delegado declarou que o acusado negou. "Eles nunca confessam as ligações, a origem, para quem iriam vender. Quando são presos, eles assumem totalmente a responsabilidade. É um direito dele, ele confessou que era dele, é um direito dele de negar. Então vamos investigar daqui pra frente se conseguimos identificar possíveis compradores ou pessoas que financiaram".
O delegado Marcus Aurélio Ribeiro analisou que a cocaína apreendida não seria toda destinada para consumidores de Caicó. "Parte da cocaína ficaria em Caicó, mas a cidade não comporta um consumo tão grande. Uma parte ficaria aqui e uma grande parte seria para Natal, que seria um mercado maior". No entendimento do delegado a droga seria transformada em trinta quilos.
Fonte: DN Seridó
Bancários do RN podem entrar em greve por aumento de salário
A greve do ano de 2006 teve 15 dias de duração. Até o momento, os bancários, em movimento nacional, fizeram a pauta de reivindicações e a entregou à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e às superintendências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, ambos em Brasília.
A pauta deste ano difere o setor privado do público. Para os bancários federais, a categoria pede reajuste que varia entre 80% a 100%, referentes a perdas, segundo o sindicato, que vêem desde o governo Collor. Já para os bancários privados a reivindicação é 29,9% de aumento salarial. Também estão na pauta: participação nos lucros; isonomia de direitos entre bancários antigos e novatos; implantação do Plano de Cargos e Carreira para os servidores dos bancos federais.
Fonte: DN Online
Secretária anuncia mais um desconto em folha
O prazo dado pela Secretaria para os professores retornarem ao trabalho sem o desconto em folha se esgotou ontem. Mas foi exatamente na tarde dessa quarta-feira que, em nova assembléia, os docentes resolveram continuar com o movimento.
Os professores reivindicam reajuste salarial de 29% e a formação de uma comissão para discutir o plano de cargos dos funcionários
Fonte: Tribuna Online
Peso de voto continua igual na sucessão da Reitoria
A eleição que escolherá o próximo reitor da Ufersa promete movimentar a Instituição. Um pequeno tumulto marcou essa primeira a reunião, pois um pequeno grupo de estudantes, em princípio, foi impedido de participar da discussão e só depois teve acesso ao local. Durante a reunião foram apresentadas todas as regras elaboradas pela comissão e votadas pelos membros do conselho, no entanto, o documento ainda não foi oficializado porque o reitor Josivan Barbosa teve que viajar até Brasília.
A principal discussão da noite foi com relação à paridade de voto. Os estudantes reivindicavam que os votos dos professores, funcionários e alunos tivessem o mesmo valor, mas pela diferença de apenas um voto (13 a 14) o peso atual continuará prevalecendo, ou seja, voto do professor tem peso de 70%, do estudante 15% e dos funcionários também 15%. O reitor Josivan Barbosa votou a favor de continuar o mesmo peso. Durante a reunião, também foi formada a comissão eleitoral que irá conduzir o pleito.
Os estudantes não ficaram satisfeitos com o resultado da votação da paridade e disseram ter sido prejudicados porque um integrante do grupo faltou, o que poderia ter ocasionado o empate dos votos.
Fonte: Gazeta do Oeste
Vendas no varejo crescem 5% no primeiro semestre no RN
Quando se considera o comércio varejista ampliado - que, para o IBGE, é aquele que inclui as atividades de veículos e de material de construção - o desempenho do RN é semelhante no primeiro semestre (veja quadro abaixo): 10,9%, acima apenas do Piauí (7,5%) e menor do que a média nacional (13,6%).
O mês de junho, entretanto, registrou uma variação melhor no ampliado, de 17,1%, mais próxima do índice nacional, de 17,4%. Contudo, a posição do RN no ranking regional permaneceu: 8º. O resultado de junho foi o melhor do semestre para o estado e fechou uma tendência de crescimento no segundo trimestre, iniciada em abril, com 10,2%, seguida de 11,76% em maio. Já entre janeiro e março, o comércio potiguar se comportou de modo mais instável em relação ao Brasil: 7,26%, 5,32% e 13,05%, nesta ordem.
Para o analista sócio-econômico do IBGE RN, Aldemir Freire, fatores como o desaquecimento do turismo e o endividamento das famílias pesaram sobre o comércio. Segundo ele, há, ainda, fatores como redução do impacto dos programas sociais e o bom desempenho do comércio no ano passado. “A base de comparação era alta, assim, apesar de termos crescido, a variação é pequena”. Ele se baseia no fato de que, no primeiro semestre do ano passado, houve um incremento de 17,04% no volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado, enquanto no país, esse percentual foi de 4,11%. Em viagem, o presidente da Federação do Comércio e Bens e Serviços (Fecomercio RN), Marcelo Queiroz, preferiu não comentar os números porque ainda não os tinha analisado.
Brasil
O aumento de 9,9% no comércio varejista do país foi o maior para essa base de comparação desde 2001, início da série da PMC. E pelo quarto semestre consecutivo, o ritmo de vendas manteve acelerada alta. O mercado financeiro já esperava um aumento grande das vendas e os dados da PMC reforçaram a aposta de que o Banco Central deverá reduzir o ritmo de corte da taxa de juros básica, a Selic, de 0,5 para 0,25 ponto porcentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 4 e 5 de setembro. Todos os segmentos tiveram expansão no primeiro semestre
Fonte: Tribuna do Norte
4ª Marcha para Jesus acontece ainda neste mês
Na ocasião vão se apresentar os cantores Aldo Célio, do Rio de Janeiro e Chagas Sobrinho e a pregação do pastor Lindomar Alves de Souza, de Maceió.
No ano passado, a marcha foi acompanhada por 10 mil pessoas e neste ano a expectativa é que este número aumente. "A marcha é um sonho que se tornou realidade e tem crescido a cada ano. Para se ter uma idéia na primeira marcha participaram 800 pessoas e no ano passado foram 10 mil, esperamos que este ano este número aumente", comenta Edvaldo Ferreira, pastor do Ministério In-ternacional Nova Jerusalém e vice-presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Mossoró (AMEM).
No transcurso da marcha serão realizadas quatro paradas onde será feita orações pela cidade, pelas autoridades e pelos necessitados. Várias autoridades participam doEvento, no ano passado a prefeita fez um ato simbólico entregando a chave da cidade para Jesus e desde de 24 de fevereiro de 2006 foi sancionado o projeto de lei que torna a marcha um evento oficial no município. A marcha para Jesus surgiu na Inglaterra em 1987 e inspirou mais de 180 países.
AMEM – Segundo o presidente da Amem, Anselmo Rodrigues, a associação congrega 50 pastores e pastoras de 20 denominações evangélicas diferentes que atuam na cidade. "Este é um momento para unir as igrejas e a comunidade em geral para proclamar o nome de Jesus", declara Anselmo.
Fonte: Gazeta do Oeste
APAE realizará encontro de profissionais que trabalham com excepcionais
Este encontro recebe o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).
A Semana do Excepcional deste ano traz também outras novidades. A Apae pelo terceiro ano consecutivo participa da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) e fará apresentações culturais e exposições. A abertura do evento será a missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, no próximo dia 19, às 19h. Na oportunidade também haverá a apresentação cultural "Amazônia".
Uma delas será feita pela turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentará na abertura da Feira o espetáculo com tema "Apae na terra da liberdade trabalhando a inclusão social", às 17h, no novo Centro de Convenções. Além desse show haverá também a apresentação do grupo de canto "Estrelas do Amanhã".
A Apae também estará com o estande "Conheça a Apae da sua cidade", onde serão distribuídos folders de apresentação da instituição. Cada setor (educação, social e saúde) irá mostrar as atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia pela associação.
Fonte: Omossoroense
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Bancada assegura emenda para UFERSA
A proposta apresentada pelo deputado Betinho Rosado(DEM) foi acatada, de pronto, pelos senadores Rosalba Ciarlini e José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho(PMDB), além dos deputados Henrique Alves (PMDB),Fábio Farias (PMN), Fátima Bezerra (PT) e Rogério Marinho (PSB).
A sugestão surgiu depois dos parlamentares ouvirem do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação(MEC), Ronaldo Mota, que havia limitação financeira para o projeto de expansão. Embora tenha afirmado que o orçamento da UFERSA poderá ser aditivado em 20% para investimento, havendo possibilidade desse percentual dobrar, o secretário considerou fundamental a união da classe política do RN concretizada na apresentação da emenda que garantirá os recursos para a implantação dos campi. Ele propôs Ao reitor da Universidade, Josivan Barbosa, a elaboração dos projetos mostrando a viabilidade dos campi, defendendo a participação das prefeituras.
“ Nós reservaremos recursos na emenda coletiva, mas precisamos buscar a parcela dos governos federal e do Estado”, sugeriu a senadora Rosalba Ciarlini, argumentando que a criação de cada campus irá promover o desenvolvimento do Estado e do país, destacando que as regiões oeste e central são responsáveis pelos principais produtos da pauta de exportação, como melão e outros da fruticultura irrigada.
Lembrando sua experiência como prefeita, a senadora disse acreditar que os gestores municipais são os mais interessados em participar da parceria, entendendo que a criação da Universidade em seus municípios promoverá emprego, renda e auto-estima.
Na audiência com o Secretário da SESU estavam os prefeitos de Pau dos Ferros, Leonardo Rego; de Apodi, José Pinheiro; Riacho da Cruz, Marco Aurélio;Olho D´Água, Jackson Queiroga e ainda, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silveira que é presidente da Confederação dos Municípios do Ceará e a presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Batalha.
Os deputados estaduais Gilson Moura e Fernando Mineiro também participaram da reunião em Brasília e se comprometeram a defender recursos para a UFERSA, no orçamento do Estado.
Os outros parlamentares Sandra Rosado(PSB), João Maia(PR)e Felipe Maia(DEM), estavam representados.
O projeto para a implantação da UFERSA deve ser apresentado até o dia 15 de outubro. O reitor Josivan Barbosa adiantou que nos próximos dias, o encaminhará a bancada federal.
RN pode ter usina de leite de cabra em pó
“Se conseguirmos implantar usinas semelhantes no nosso Estado, os produtores poderão comercializar o leite não apenas para o governo, mas também para outros consumidores, incrementando ainda mais a economia local”, defende a secretária.
A idéia, segundo ela, é fazer com que a absorção da produção do leite e sua transformação em leite em pó acabe com o perecimento do produto. “Nos períodos em que o preço do leite estiver muito alto, a proposta é de que a fábrica possa atender a demanda do mercado interno, garantindo a sobrevivência dos produtores com a compra do leite e fortalecimento do rebanho”, justifica.
De acordo com a secretária, a proposta é de que a fábrica de leite de cabra em pó do Rio Grande do Norte seja implantada na cidade de Angicos, na região central do Estado, que é a maior produtora do leite de cabra. Atualmente, dos cerca de 5.500 litros diários produzidos na região, pouco mais de 5 mil são vendidos ao governo do Estado para o programa do Leite, que beneficia milhares de famílias diariamente.
Fonte: ASSECOM
Caso Schin já tem um relator
Ligado o movimento estudantil e ex-filiado ao PCdoB, João Pedro Gonçalves Costa foi vereador em Manaus, presidente do PT e superintendente do Incra no Amazonas. Ele é suplente de Alfredo Nascimento (PR-AM), que atualmente é o ministro dos Transportes.
Quintanilha afirmou estar à procura de um novo relator para a crise enfrentada por Renan. Desta vez, para a denúncia de que ele usou laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas. Amanhã (16), a Mesa decide se o caso vai para o Conselho. A declaração de Quintanilha demonstra que ele acredita que a Mesa aprovará a admissibilidade da representação, feita pelo PSDB e pelo DEM. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), promete ir amanhã a Alagoas ouvir o ex-deputado João Lyra (PTB-AL), que acusa Renan de ser seu sócio oculto em empresas de comunicação.
Fonte: Congressoemfoco.com.br
Inscrições para processo seletivo vão até o dia 31
Os candidatos voluntários deverão ter acima de 21 anos e preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais. As provas são objetivas e contêm 60 questões, abordando conhecimentos gramaticais, gerais, conhecimento da lei nº 8.069/90 e do Estatuto da Criança e do Adolescente e serão realizadas no dia 28 de outubro.
O resultado será publicado em Diário Oficial no dia oito de novembro. A juíza da comarca Fátima Maria Soares diz que atualmente são 70 agentes e o essencial seria mais 30 para atender à demanda. "Os voluntários vão exercer as atividades de proteger a criança e o adolescente em situação de risco, que se reúnem durante as festas em bares para consumir bebidas alcoólicas e drogas. Os agentes vão fazem rondas nesses locais para coibir esta prática e evitar até mesmo a exploração do trabalho e sexual dos jovens. O trabalho de fiscalização é preventivo e pedagógico e de grande relevância para auxiliar a Justiça", declara Dra. Fátima.
Fonte: Gazeta do Oeste
Professores do estado decidem continuar em greve
Na tentativa de por um fim à greve dos professores, o governo apresentou na semana passada suas propostas em resposta a pauta de reinvidicações da categoria. Contando com a presença do Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, que participou representando o governo do estado, entre outras propostas apresentadas, estava o pagamento das promoções vertical e horizontal de forma escalonada, sendo 25% em 2008, 25% em 2009, 30% em 2010 e 20% em 2011, o que não agradou os sindicalistas. Além disso, o sindicato quer reajuste de 29% e comissão para estudar plano de cargos, carreiras dos servidores. As propostas foram recusadas pela categoria.
Fonte: DN online
CCJ da Câmara aprova texto da CPMF
Neste momento, a comissão está votando três destaques. Um deles, do deputado ACM Neto (DEM-BA), pede a retirada da CPMF de votação, por considerar sua prorrogação inconstitucional.
Caso os destaques sejam rejeitados, o texto aprovado pela comissão seguirá para uma comissão especial que será criada para discutir a matéria. Em seguida, a prorrogação será votada em Plenário.
Ao final da votação do texto do relator, o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) disse que sempre votou pela admissibilidade, mas que “é importante lembrar que o PT, antes de ser governo, entrou com ação no STF para impedir a CPMF”. “Ainda bem que o PT percebeu a necessidade da contribuição”, disse ao Congresso em Foco.
Jutahy ressaltou, no entanto, que seu partido irá defender, na comissão especial, a redução da alíquota da CPMF para 20% (hoje é de 38%) e a divisão com os estados, que ficariam com 20%, e com os municípios, que ficariam com 10%. Atualmente o dinheiro arrecadado com a contribuição vai todo para o governo federal.
Fonte: Congressoemfoco.com.br
CCJ do Senado aprova fim de coligações
Com o fim das coligações, as legendas pequenas podem ser prejudicadas. “Em tese, isso dificulta a eleição de candidatos dos pequenos partidos”, afirma a assessoria jurídica do relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Isso porque o coeficiente partidário – base do cálculo para a eleição de parlamentares, à exceção dos senadores – não será mais compartilhado com as outras legendas.
Entretanto, partidos pequenos com grandes nomes não seriam são prejudicados com o fim das coligações. “Em São Paulo, o Prona, por exemplo, já tem votos para eleger um deputado. É uma sigla pequena que tinha um grande nome [Enéas Carneiro, já falecido]”, disse a assessoria jurídica de Tasso.
Na votação, o senador Inácio Arruda, único parlamentar do PCdoB no Senado, votou contra a proposta. Ele queria que o fim das coligações se estendesse aos cargos majoritários. Segundo sua assessoria, alguns senadores argumentavam que, nos cargos proporcionais, é comum um deputado com poucos votos ser eleito, apenas por conta dos “puxadores de voto”, os grandes nomes da coligação. Mas Arruda argumenta que, no Senado, esse problema se repete, pela existência dos suplentes, que podem assumir mandatos inteiros sem um único voto, quando um parlamentar se torna ministro, por exemplo.
Audiência pública
Um acordo entre os membros da CCJ aprovou requerimento do senador do PCdoB para a PEC só ir a plenário depois de uma audiência pública com os presidentes nacionais dos 13 partidos com representação na Casa. A previsão é que a reunião aconteça semana que vem.
Passada a audiência, a PEC vai ao plenário. Se for aprovada, segue para a Câmara dos Deputados. Só depois de aprovada pelos deputados e sancionada pelo Palácio do Planalto, a norma começa a valer.
Hoje, a CCJ deixou de votar uma PEC de autoria do presidente da comissão, Marco Maciel (DEM-PE). A proposta só trata de ocupantes de cargos no legislativo, mas uma emenda quer a extensão da exigência para o Executivo.
Fonte: Congressoemfoco.com.br
Votorantim e Cimento Tupy confirmam construção de fábricas no RN
No mês passado, diretores dos dois grupos foram recebidos em audiência pela governadora Wilma de Faria, que se comprometeu em dar todo o apoio necessário para que as fábricas possam ser instaladas na região mossoroense. Na ocasião, ela ofereceu incentivos fiscais, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), além de acompanhamento do Governo do Estado de todo o processo legal para instalação das unidades.
Uma das fábricas, a do grupo Cimento Tupy, já está com processo de financiamento em fase de análise pelo Banco do Nordeste. A planta industrial vai ser a primeira do grupo mineiro na região Nordeste e deve produzir uma média de 2.000 toneladas de cimento por dia, o equivalente a uma produção de 800 mil toneladas por ano. O próximo passo será a requisição das licenças ambientais, para que as obras possam começar.
A outra unidade vai ser construída por um dos maiores conglomerados empresariais do país, o grupo Votorantim. Quando conversou com a governadora, há pouco mais de um mês, o diretor presidente do grupo, Eduardo Maciel, informou que a planta industrial que vai ser construída no Rio Grande do Norte terá o mesmo padrão das outras 23 unidades já instaladas em todo o país e que o objetivo é incrementar as vendas de cimento no Nordeste, região que mais tem se destacado no setor de construção civil, com crescimento anual da ordem de 10%.
Tanto os diretores da Votorantim quanto do Cimento Tupy elogiaram a política de atração de investidores, favorecida pela Agenda do Crescimento, que em quatro anos pretende captar recursos da ordem de R$ 15 bilhões para serem investidos em obras e projetos que gerem emprego e renda para a população do Estado. Segundo eles, o apoio governamental foi decisivo no momento da escolha do Rio Grande do Norte para sediar os empreendimentos. Os dois grupos já dispunham, há alguns anos, de reservas de calcário na região Oeste, próximo a Mossoró, mas ainda não haviam decidido investir na construção de fábricas no Estado.
Fonte:
Fonte: Assecom/RN
Verbas para educação chegam a municípios em setembro
"Estamos prevendo assinar os primeiros convênios no dia 6 de setembro", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Agência Brasil. Nessa primeira etapa devem ser atendidos cerca de 100 municípios. Eles estão entre os 1.242 com piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que irão receber, ao todo, R$ 1 bilhão do governo federal até abril do ano que vem.
Haddad ressaltou que os convênios só são assinados depois que o MEC e as prefeituras elaboram um plano de trabalho para melhorar o sistema de ensino. Para isso, os municípios estão sendo visitados por consultores do ministério.
Fonte: Agência Brasil
SPC registra aumento de 12% no número de devedores
No ano passado, o número de registro chegou a 3.956 de janeiro a julho e desse total, 2.539 foram cancelados. No mesmo período do ano, o SPC registrou 36.181 consultas ao sistema. Esse mesmo dado em 2007 foram feitas 40.729 consultas, registrando um aumento de 11% de um ano para o outro.
Em contrapartida, o número de consultas a cheques teve uma queda no número de consultas tendo 7.598 em 2006 e 5.494 em 2007, configurando uma queda de -38%.
Para retirar o nome do cadastro referente ao SPC o cliente pode fazê-lo primeiramente pagando a dívida para ter seu nome excluído de forma imediata destes cadastros. O prazo máximo para exclusão é de cinco dias, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Caso a empresa que cadastrou, ou o órgão onde está inscrito o nome da pessoa, não tomem tal medida, poderão sofrer uma ação de indenização por danos morais, pelo abalo de crédito causado ao consumidor. O cliente pode procurar a loja onde deixou de efetuar o pagamento em tempo hábil e propor um parcelamento da dívida e entrar em acordo para retirada do nome do cadastro.
Fonte: Gazeta do Oeste
LDM negocia construção de um novo estádio com capacidade para 20 mil pessoas
Segundo Pedro Teodoro, as conversas entre ele e os empresários foram iniciadas há cerca de dez dias, quando o mesmo ficou ciente dos interesses do grupo em conseguir um espaço na capital do Oeste potiguar para expandir o seu mercado atacadista.
Nesse acordo que teve início ontem em Natal, o Atacadão fica responsabilizado pela construção do novo estádio em Mossoró com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, que custaria no mínimo R$ 14 milhões aos cofres do setor privado.
Em contrapartida, o grupo da capital receberia o espaço no qual hoje está construído o atual Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, que nesse caso, segundo Pedro Teodoro, daria lugar a um hipermercado.
Pedro espera que o público mossoroense entenda o processo que está sendo feito para valorização de um novo patrimônio, mesmo aqueles que defendem o Nogueirão. "Temos que levar em consideração o novo patrimônio. Nem a Prefeitura e nem a LDM tem condições de bancar a total revitalização do Nogueirão, que custaria de R$ 7 milhões a R$ 12 milhões", destacou o presidente da Liga.
"Todo mundo sabe que o Nogueirão só foi liberado este ano para receber jogos graças à boa vontade do Corpo de Bombeiros. Hoje temos fossas estouradas dentro do estádio e o setor de arquibancadas que ainda não foi reconstruído está caindo", revelou.
O caminho até a confirmação de todo esse processo começa com a formulação de um protocolo de intenções que será apresentado à LDM pelo Grupo Atacadão. Depois disso, a Liga acionará o seu departamento jurídico para que seja convocada uma assembléia extraordinária a fim de votar o caso junto aos seus filiados.
Pedro Teodoro adiantou ainda que todos os detalhes sobre o projeto de construção do novo estádio estarão sendo publicados para a população, autoridades e imprensa mossoroense nos próximos dias, quando ele retornar das reuniões em Natal.
Fonte: Gazeta do Oeste
Receita libera pagamento do 3º lote de restituição do IR
O lote inclui 1,33 milhão de declarações, das quais 1,23 milhão para contribuintes com direito a restituição. As restituições terão correção de 3,91%, referentes à taxa Selic de maio, junho, julho e uma parte de agosto.Quem ainda não sabe se teve a declaração liberada deve acessar o site da Receita Federal(www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 0300-789-0300. O próximo lote de restituições será liberado no início de setembro.
Fonte: DN online
O sobe e desce da senadora
Hoje, os dois casos tiveram desdobramentos e você leu em primeira mão no jornal on line Pedro Carlos.com. Pois bem. O julgamento no TSE só deve sair na semana que vem, enquanto que o do TRE mais uma vez foi favorável à Rosalba, mantendo o seu mandato e considerando que o caso Palio na verdade não teve qualquer ilicitude sob o ponto de vista eleitoral.
Esse sobe e desce só corrobora o que a bancada do Jornal do Meio-Dia, da 95 FM e Rádio Vale do Apodi vem dizendo todos os dias: há um clima de insegurança jurídica que deixa as lideranças políticas atônitas, sem saber exatamente como será o dia de amanhã. E Rosalba sabe muito bem disso. A senadora está oscilando entre o “céu” e o “inferno” quase que diariamente. Tem enfrentado esse inferno astral justamente no momento em que deveria estar procurando ocupar novos espaços em Brasília, coisa que não o faz porque no seu lugar qualquer um perderia a concentração.
A situação não é confortável, mas também não podemos dizer que chegou-se ao fim da linha. Temos de aguardar para ver no que dar, porque num clima como o atual a única coisa que podemos dizer é que de cabeça de juiz pode sair qualquer coisa.
PREJUÍZO
Sem dúvida nenhuma uma cassação de Rosalba seria um prejuízo enorme para Mossoró, não só porque perderia a cadeira no Senado mas também porque deixaria Rosalba inelegível por três anos, alijando-a de qualquer possibilidade de voltar a exercer o mandato de prefeito já em 2008, caso fosse o seu desejo, lógico.
Fonte: Blog Pedro carlos
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Copa RN começa com clássico ABC x América
Na reunião de hoje ficou decidido também a fórmula de disputa. Os dez clubes serão divididos em duas chaves, intituladas de Capital e interior. No primeiro, estão ABC, América, Alecrim, Santa Cruz e São Gonçalo. No segundo, ficam Potiguar-M, Macau, Corintians, Assu e Baraúnas. Os clubes jogam entre si dentro de cada grupo em sistema de ida e volta e os dois primeiros classificam-se para a fase seguinte, as semifinais, quando haverá o chamado cruzamento olímpico (1ºA x 2ºB) e (1º B x 2ºA).
Nas semifinais e finais, os clubes de melhor campanha na primeira fase terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais e ser o mandante da partida decisiva. A rodada de abertura no dia 14 de outubro terá ABC x América e Santa Cruz x Alecrim pelo grupo da capital; na chave do interior os duelos serão entre Potiguar-M x Assu e Corintians x Macau.
Fonte: DN online
Programas para financiamento do transporte escolar terão R$ 600 mi
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem uma linha de crédito de R$ 300 milhões para estados, municípios e o Distrito Federal financiarem a compra de 2,5 mil veículos zero-quilômetro e embarcações. Os recursos deverão ser aplicados até 2009. A expectativa é que o programa atenda 4,5 mil municípios.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou que a compra dos veículos deve ser por meio de pregão eletrônico, com isenção de impostos. “Da combinação da escala da compra com a desoneração tributária os preços [dos veículos] tenderão a cair”, disse. O responsável pelo pregão será o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O prazo do financiamento é de seis anos, com carência de seis meses e taxa de juros de 4% ao ano. Só pode participar do programa quem aderir ao FNDE.
Foi lançado também o Programa de Financiamento à Aquisição de Veículos de Transporte Escolar (Pró-Escolar) voltado para empresas do setor privado e pessoas físicas que realizam atividades de transporte escolar rural e urbano das redes públicas estaduais e municipais. O programa tem uma linha de crédito de R$ 300 milhões.
Fonte: Tribuna online
Governo faz esforço para aprovar CPMF sem dividir arrecadação com Estado
A Folha Online apurou que, pelas estimativas do governo, a medida será votada --e aprovada-- na Câmara em setembro e depois no Senado até novembro. De acordo com auxiliares de Lula, não é possível fazer concessões, como a distribuição de arrecadação com governadores e prefeitos.
O argumento que será utilizado pela base aliada do Planalto no Congresso é que Lula está se empenhando para liberar recursos e autorizar uma série de programas que favorecem os Estados e municípios.
Porém, o DEM e o PSDB criticam a posição do governo. Para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), a prorrogação da cobrança é ilegal. O partido lidera a campanha "Xô, CPMF" que defende o fim da cobrança da contribuição.
Já o PSDB é favorável à distribuição de 20% para os Estados e 10% para os municípios dos recursos arrecadados via CPMF e a redução gradual da alíquota de 0,38% da contribuição. A idéia é reduzir até 2011 para 0,08% o percentual da alíquota da cobrança.
Uma vez aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, a proposta será encaminhada à comissão especial --que deve votar a medida em até quatro semanas--, em seguida irá para o Senado.
De acordo com os parlamentares que acompanham o assunto, o governo pode ter vitória na Câmara, mas vai esbarrar em dificuldades no Senado, onde a oposição tem maioria.
Fonte: Folha online
Aliado de Renan pode relatar sozinho novo processo no Conselho de Ética
O senador Almeida Lima (PMDB-SE), que já relata ao lado de Casagrande e Serrano a primeira representação contra Renan no conselho, disse estar disposto a assumir a função --mesmo que sem a companhia dos outros dois senadores. "Eu não tenho nenhuma objeção. É função de todo senador exercer os atos de seu mandato. Não vejo nenhum problema [em ser o único relator]", afirmou à Folha Online.
Serrano e Casagrande argumentam que, se assumirem mais um processo contra Renan, vão acabar atrasando a investigação que já está em curso no conselho. No primeiro processo, o presidente do Senado é acusado de usar recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.
"Eu já comuniquei a minha decisão ao senador Quintanilha. Essa reunião seria para começarmos a trabalhar na nova representação. Mas, como não aceitei, o senador Quintanilha terá que apresentar um novo relator", disse Serrano à Folha Online.
A nova representação contra Renan, protocolada pelo PSOL, pede investigações sobre a denúncia de que o presidente do Senado teria beneficiado a Schincariol junto ao INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), a preço superfaturado em Murici (AL).
Impasse
A negativa de Casagrande e Serrano para o convite complica a situação do presidente do conselho. Na prática, Quintanilha teria só três dos 15 membros do conselho para assumir a nova relatoria: Augusto Botelho (PT), Wellington Salgado (PMDB) e Gilvam Borges (PMDB). Os demais são da oposição ou de partidos governistas tidos como "independentes" --o que não agrada a Renan.
A manutenção de Lima no posto, sozinho, agrada ao grupo pró-Renan --uma vez que o peemedebista é um dos principais aliados do presidente do Senado. A oposição, no entanto, critica a indicação de um integrante do mesmo partido de Renan para relatar o novo processo.
Fonte: Folha on line
Tribunal de Contas deve pedir intervenção em 23 municípios do RN
Faz parte da relação os seguintes municípios: Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Felipe Guerra, Galinhos, Guamaré, Japi, João Câmara, Lagoa de Pedras, lajes, Monte das Gameleiras, Paraná, Paraú, Pedra Preta, Poço Branco, Santa Maria, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São José do Campestre, Serra de São Bento, Serra do Mel, Taipu, Triunfo Potiguar e Vila Flor.
Fonte: DN online
Rentabilidade de bancos brasileiros supera dos americanos
O ranking de ROE ('Return on Equity', rentabilidade sobre o patrimônio) fica com os quatro bancos brasileiros no topo da tabela entre os vinte maiores por ativos, sendo que o Banco do Brasil é o que menor rentabilidade apresenta entre os brasileiros. Alguns bancos brasileiros superam os americanos em rentabilidade desde 2003, segundo a consultoria.
O ROE é o indicador da rentabilidade de uma empresa. Os analistas financeiros dão muita atenção a esse indicador na hora de avaliarem a eficiência e o retorno potencial de uma instituição. O ROE é a relação entre o lucro e o patrimônio de uma empresa (financeira ou não).
O indicador foi calculado com o lucro acumulado no ano de 2007 --de janeiro a junho-- e a média do patrimônio liquido de dezembro de 2006 a junho de 2007.
Veja o ranking de ROE entre 20 maiores bancos por ativos dos EUA e Brasil: (*)
Banco (país) - ROE (de janeiro a junho) - ativo total (em junho)
1 - Itaú (Brasil) - 16,03% - US$ 132,6 bilhões
2 - Bradesco (Brasil) - 15,37% - US$ 150,8 bilhões
3 - Unibanco (Brasil) - 13,72% - US$ 67,2 bilhões
4 - Banco do Brasil (Brasil) - 11,5% - US$ 172,8 bilhões
5 - US Bancorp (EUA) - 11,01% - US$ 222,5 bilhões
6 - Wells Fargo (EUA) - 9,71% - US$ 539,8 bilhões
7 - State Street Corp (EUA) - 9,24% - US$ 110,4 bilhões
8 - Citigroup (EUA) - 9,08% - US$ 2,2 trilhões
9 - KeyCorp (EUA) - 8,88% - US$ 94 bilhões
10 - BankAmerica (EUA) - 8,13% - US$ 1,5 trilhão
11 - JP Morgan Chase (EUA) - 7,68% - US$ 1,4 trilhão
12 - Fifth Third Bancorp (EUA) - 7,65% - US$ 101,3 bilhões
13 - BB&T (EUA) - 7,36% - US$ 127,5 bilhões
14 - PNC Bank (EUA) - 6,97% - US$ 125,6 bilhões
15 - SunTrust Banks (EUA) - 6,84% - US$ 180,3 bilhões
16 - Wachovia (EUA) - 6,68% - US$ 719,9 bilhões
17 - Washington Mutual (EUA) - 6,31% - US$ 312,2 bilhões
18 - National City Corp (EUA) - 4,98% - US$ 140, bilhões
19 - Regions Finl (EUA) - 3,89% - US$ 137,6 bilhões
20 - Sovereign Bancorp (EUA) - 2,24% - US$ 82,7 bilhões
(*) Entre os dados dos EUA falta o Bank of New York que ainda não tem dados disponíveis e seus respectivos ROEs.
Fonte: Folha online
Para Chinaglia, “trem da alegria” não será votado
Na tarde de hoje, Chinaglia contou que vai se reunir com os líderes para definir os temas a serem votados. Disse que há prioridades à frente do “trem da alegria” dos servidores. Citou a reforma política, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a naturalização de filhos de brasileiros nascidos no exterior
O petista disse ser “pura especulação” a notícia de que a votação do “trem da alegria” vai passar à frente dessas matérias. “Vou começar a estudar o horóscopo”, ironizou. Também com ironia, criticou a imprensa que, segundo ele, não o consultou antes de publicar notícias sobre a efetivação dos servidores não-concursados.
Para Chinaglia, a proposta do “trem da alegria” é de “difícil aprovação”. O líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), tem opinião semelhante. Apesar de compreender a luta dos servidores, afirmou crer que a Constituição de 1988 firmou o princípio do concurso para a contratação de funcionários públicos.
Fonte: congressoemfoco.com.br
Cinco municípios do RN terão verba do Pac para saneamento
Foram selecionados, segundo a Funasa, os municípios com as maiores taxas de mortalidade infantil, garantindo pelo menos cinco em cada estado. São municípios com até 50 mil habitantes. Para calcular a taxa de mortalidade, considerou-se a média entre os anos de 2003 e 2005.
De acordo com a assessoria da Funasa, o PAC prevê R$ 4 bilhões para serem investidos pela entidade até 2010. Desse total de recursos, cerca de 70% são destinados para municípios com até 50 mil habitantes, sendo R$ 1,6 bilhão para esgotamento sanitário, R$ 850 milhões para abastecimento de água, R$ 370 milhões para saneamento domiciliar e R$ 180 milhões para resíduos sólidos (lixo).
As prefeituras serão notificadas pela Funasa em até 10 dias e deverão manifestar interesse num prazo de 30 dias. O município que não assinar o termo de adesão nesse período será excluído da programação de investimentos. A resposta deve ser encaminhada à presidência da Funasa.
Fonte: Agência Brasil
Prefeito de Currais Novos sofre acidente e uma pessoa morre
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-RN), por volta das 21h30, houve uma colisão frontal entre a Frontier, de placas MZD 3040/RN, em que vinha o prefeito, com uma D-20, de placas JLI 3979/BA.
Investigações da PRF-RN apontam que César Antônio Gonçalves Pereira de Sá, de 39 anos, que morreu no local, seria passageiro da D-20, que teria invadido a faixa e provocado o acidente. O condutor teria fugido do local
Zé Lins apenas teve ferimentos leves e foi internado no Hospital de Currais Novos. A polícia ainda não pode ouvir o testemunho do prefeito que está sob efeito de sedativos.
Na manhã desta terça-feira, o avião do Governo do Estado foi a Currais Novos a fim de trazer a Natal o prefeito José Lins. A assessoria do prefeito e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte afirmou que ele sente dores no tórax, mas que o seu quadro geral é bom. De acordo com a mesma fonte, a expectativa é de que, após os exames, o prefeito receba alta.
Liquida Mossoró promete movimentar a economia
Para o lançamento, que ocorrerá no dia 27, às 20h, no Teatro Lauro Monte Filho, está programada uma palestra com o conferencista César Romão, conhecido por expor sobre diferenciais competitivos para gerar resultados positivos ao público e às organizações.
Segundo o presidente da CDL/Mossoró, Manoel Leite de Souza (Neuzo), a empresa que aderir à campanha até quarta-feira, dia 15, terá o direito de oferecer a dez funcionários um treinamento de vendas e atendimento com um instrutor do Sebrae. Segundo ele, após o período, só será permitida a inserção de cinco profissionais de cada empresa, e ainda serão entregues duas senhas para o lançamento da Liquida dia 27.
"A Liquida Mossoró é um projeto vencedor, sucesso nos anos passados e de grande importância para o fortalecimento do nosso comércio. É por este motivo que a CDL/ Mossoró trabalha com seriedade, para que esse período seja mais uma vez um grande sucesso para os nossos empresários", Neuzo.
Pode concorrer aos prêmios o cliente que efetuar compras acima de R$ 25,00, sendo eles um caminhão de prêmios, duas motos zero quilômetros e cinco TVs de 29 polegadas. Já os vendedores concorrerão a oito cheques no valor de R$ 300,00. Todas as lojas do Mossoró West Shopping já garantiram sua participação na Liquida deste ano.
Beguinho assume prefeitura por decisão da Justiça
O clima na cidade, a princípio, foi tenso, devido a um blecaute na rede elétrica, que impedia a chegada do fax que concedia a permissão de posse a Beguinho. A coligação Areia Branca para todos assumiu a prefeitura em solenidade ontem, às 16h, na Câmara Municipal, com grande participação popular.
"A nossa espera foi longa, mas compensou. Agora é só trabalhar para melhorar a situação do município", disse Beguinho.
Ruidemberg afirmou ainda em seu discurso de posse que iria trabalhar inicialmente com políticas habitacionais, educacionais e de saúde pública. Segundo ele, irá buscar apoio com o Governo do Estado. "Nossa meta é trabalhar por todas as classes do município e esperamos também contar com a ajuda da população", afirmou.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Juan é cortado da seleção para amistoso; Dunga chama Luisão
Juan entrou em contato nesta segunda-feira com o médico da seleção, José Luís Runco, dizendo que sofreu um estiramento muscular --o laudo médico será enviado pela Roma para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Para o seu lugar, o técnico Dunga optou por convocar o zagueiro Luisão, do Benfica, de Portugal. Os outros zagueiros convocados anteriormente pelo treinador foram Lúcio, do Bayern de Munique, Naldo, do Werder Bremen, e Alex Silva, do São Paulo, que é irmão do recém-convocado Luisão.
Robinson Faria deve assumir comando do PP no Estado
Ao contrário do que chegou a ser divulgado, não será o deputado Fábio Faria que irá presidir o partido. Mas ele é peça fundamental para que o grupo liderado por seu pai assuma a legenda. Os atuais dirigentes do PP, incluindo o presidente em exercício, prefeito de Assu Ronaldo Soares, não querem perder a cadeira vaga com a morte do deputado Nélio Dias. Por outro lado, a troca pelo PP facilita o trânsito e desempenho do mandato de Fábio Faria por ser o PP um partido de maior expressïo nacional que o PMN.
Depois de ter praticamente como certa a viabilização do seu nome para o comando do PP no estado, o deputado Robinson Faria esteve em Brasília, na semana passada, oportunidade em que conversou com lideranças nacionais do PP. Lá, esteve reunido com o líder do PP na Câmara, deputado federal Mário Negromonte (BA) e com o presidente nacional em exercício do partido, deputado federal Ricardo Barros (PR).
O único impedimento para o anúncio do nome do novo presidente estadual do PP, na quarta, como chegou a informar o prefeito Ronaldo Soares, pode ser a dúvida em relação à questão da fidelidade partidária. Problema facilmente sanado, segundo a fonte ligada à cúpula do PP, se o deputado Robinson Faria entregar o comando do PMN a uma pessoa de sua confiança.
Fonte: DN online
Feto é encontrado na rede de esgotos de Caicó
A polícia militar foi acionada e ao chegar ao local solicitou a presença de policiais civis. O feto foi removido para o ITEP, onde constatou-se ser do sexo masculino e já ter quatro meses. Nesta manhã, o setor de investigação da Delegacia de Polícia Civil fez os primeiros levantamentos tentando identificar a responsável ou os responsáveis pelo aborto.
O funcionário da prefeitura, Fernando Batista de Araújo, que encontrou o feto acha que ele pode ter sido colocado na descarga do banheiro ou em uma caixa que deságua para a rede de esgoto geral. Caso a Polícia identifique quem praticou o aborto e tenha antecedente criminal, poderá ir a julgamento popular. O código penal também estipula procedimento semelhante, para alguém que por ventura tenha ajudado ou forçado a mulher a praticar o aborto.
Fonte: DN Seridó
Município fará parceria para instalação de cursos na Ufersa
Com a garantia da contratação dos professores, a instituição pode instalar o novo curso para funcionamento a partir de 2008, segundo reitor Josivan Barbosa.
O reitor informou que a universidade já tem a maior parte da estrutura física e de laboratórios, e pleiteou o apoio do governo municipal para a contratação do quadro de professores. A proposta de Josivan Barbosa é que a Prefeitura de Mossoró divida com a Ufersa o investimento em salários dos professores nos dois primeiros anos do curso. A participação do governo municipal será com o pagamento de salários de dez professores admitidos através de contratos provisórios. Isso representaria um custo mensal de R$ 25 mil, a partir de fevereiro de 2008.
De acordo com o reitor, esse convênio deverá ser firmado ainda no mês de setembro de 2007, diretamente entre a Prefeitura de Mossoró e o Ministério da Educação. Ele explicou que essa seria uma forma de o Governo Federal se programar e, ao término desse prazo de dois anos, assumir o compromisso de custear integralmente do curso.
Resultados da última rodada do primeiro turno da série A do campeonato brasileiro:
Sábado, 11/08 Local
18h10 Sport 3 x 0 Juventude Ilha do Retiro
18h10 São Paulo 2 x 0 Atlético-PR Morumbi
18h10 Flamengo 2 x 1 Náutico Maracanã
Domingo, 12/08 Local
16h Corinthians 2 x 1 Grêmio Pacaembu
16h Atlético-MG 1 x 2 Palmeiras Mineirão
16h Figueirense 1 x 1 Botafogo Orlando Scarpelli
16h Internacional 1 x 0 Goiás Beira-Rio
18h10 América-RN 1 x 2 Cruzeiro Machadão
18h10 Paraná 0 x 0 Vasco Durival Brito
18h10 Fluminense 3 x 0 Santos Maracanã
Com gol no final, América perde mais uma no Brasileirão
No final, os jogadores saíram calados, dizendo não ter explicações, enquanto a torcida voltou a protestar, desta vez com vaias e cartazes. Em dois deles, os dizeres eram os seguintes: "Ingresso de primeira, Time de Terceira" e "Chega de Palhaçada". O próximo jogo do América será no domingo que vem, contra o Vasco, em São Januário, dando início ao segundo turno do Brasileirão.
Aprovado projeto para hospital regional de Pau dos Ferros
Para isso, foram injetados R$ 146 mil. O novo projeto de urbanismo foi incluso no orçamento da Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap) para o próximo ano. Até o fim deste mês, estarão entregues para a população seu serviço de urgência, totalmente reformado, com a prestação do serviço da Tecnologia do Acolhimento com Classificação de Risco. Implantar a Classificação de Risco, por sinal, já eram uma meta da Sesap para a unidade, desde que foi implantado o ambulatório no hospital. Com o novo método de acolhimento, outra mudança a ser implantada no hospital é o zoneamento de alas de acordo com a necessidade de atendimento.
Serão basicamente três setores, indicados nas cores vermelho, azul e verde. No primeiro, serão atendidos os casos de risco de vida, fraturas, luxações, entorses ou mesmo os casos em que o paciente chega desacordado. No segundo, deverão ser feitos os diagnósticos e entrevistas de casos. Esse também será o setor no qual os pacientes aguardarão vagas para internações. O terceiro, atenderá os pacientes que estão prestes a receber alta. Para o secretário Estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcante Cunha Júnior, tanto a reforma de paisagismo quanto as mudanças estruturais que têm sido implantadas contribuem para o melhor atendimento dos pacientes. “Ao investir em uma unidade de referência como a de Pau dos Ferros, estamos dinamizando o serviço e evitando que o cidadão tenha que se deslocar até Natal a procura de atendimento”.
O diretor administrativo do Hospital Cleodon Carlos de Andrade, Francisco Lucas Batalha, confirma que já houve aumento na demanda de pacientes atendidos pelo hospital. Segundo ele, “Essa é a maior certeza que estamos trabalhando da maneira correta, pois ninguém procura um serviço que não funciona”. Há oito meses, o Hospital Regional de Pau dos Ferros vêm executando mudanças também na mobília e no maquinário do hospital.
Ao todo já foram trocados 180 móveis, adquiridos equipamentos como aparelhos de eletrocardiograma, hematologia e um aparelho de raio-x portátil. As instalações elétricas e as lâmpadas comuns foram substituídas por outras mais econômicas. O resultado foi a redução na conta de energia em 50%.
Fonte: Tribuna do Norte
Justiça já cassou 157 prefeitos desde 2004
São políticos que fizeram uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral, distribuíram milhares de mochilas escolares, na tentativa de angariar votos, ou até mesmo pagaram eleitores para que ficassem em casa no dia da eleição, a fim de reduzir a votação de um adversário - entre outras coisas.
O número efetivo de prefeitos é ainda maior, de 157, já que em quatro municípios mais de um chefe do Executivo municipal foi cassado desde a eleição de 2004. É o caso de Caldas Novas (GO), Flores de Goiás (GO), Afonso Bezerra (RN) e Macau (RN), todas com dois prefeitos sentenciados com a perda do mandato.
As cassações - que reúnem decisões judiciais de primeira, segunda e terceira instâncias - atingiram 2,75% dos 5.562 municípios brasileiros. A situação, entretanto, é mais grave em alguns estados. Roraima, por exemplo, teve 26,66% de seus prefeitos cassados desde a eleição, já que 4 dos 15 eleitos foram sentenciados com a perda do mandato.
O número reduzido de municípios não serve de justificativa - o Amapá possui apenas 16 prefeitos e não registrou nenhuma cassação. Até mesmo o presidente do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello, reconhece que não há explicação clara para essa diferença.
"Roraima é um estado novo. Vemos uma certa perda de balizas, o que é lamentável. Mas depende mesmo é da percepção daqueles que se apresentam para a disputa eleitoral", afirma o ministro. Há ainda casos como o Rio Grande do Norte, onde 14 prefeitos foram cassados, o que significa 8,38% do total de eleitos.
Ou o Rio de Janeiro, onde 6 dos 92 prefeitos foram sentenciados, uma proporção de 6,52%. Já na Paraíba, 12 dos 223 prefeitos (5,38%) foram ordenados a deixar o cargo, enquanto Rondônia registrou 3 cassados em 52 eleitos (5,77%). Nos demais estados, essa proporção ficou abaixo de 5% e não atingiu sequer 1% em estados como Alagoas, Bahia, Ceará e Maranhão.
Em Pernambuco, o levantamento não inclui as cassações ordenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), levando em conta apenas um caso determinado diretamente pelo TSE, que equivale a 0,54% do total de eleitos. Além disso, o tribunal não conseguiu levantar dados referentes a Acre, Sergipe e Tocantins junto a instâncias regionais
Senado remarca para quinta reunião da Mesa sobre caso Renan
Segundo o senador, Renan precisa ser notificado sobre a reunião, por isso decidiu deixá-la para quinta-feira. Inicialmente, a reunião estava marcada para quarta-feira.
Dias afirmou que a nova representação deve ser encaminhada pela Mesa Diretora ao Conselho de Ética da Casa. Ele vai presidir a reunião, uma vez que o primeiro vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), estará fora de Brasília. Como Renan é citado na acusação, também não poderá presidir a reunião.
Na opinião do senador, a Mesa não tem poderes para arquivar a representação. "Na minha opinião, não há nenhuma chance de a representação não passar. Pela lógica não vejo como não passar", afirmou.
O pedido de investigação foi apresentado pelo PSDB e o DEM (ex-PFL). Os dois partidos cobram apuração sobre a denúncia de que Renan teria usado "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. Dias considera que a denúncia amplia a necessidade de investigações do conselho sobre o presidente do Senado.
Se a representação chegar ao conselho, será a terceira investigação contra o presidente do Senado desde que as primeiras denúncias contra Renan vieram à tona, no final de maio. O peemedebista já responde a processo por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de que teria usado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.
O conselho também vai investigar denúncia de que Renan teria beneficiado a Schincariol junto ao INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), a preço acima do mercado. A investigação depende, no entanto, da escolha de um novo relator para o caso.
Fonte: Folhaonline
CPI do Apagão Aéreo na Câmara deve ser prorrogada
Por conta do acidente, o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), já adiantou que pedirá a prorrogação dos trabalhos. Regimentalmente, a CPI pode ser prorrogada em até 60 dias. Quando criada, o objetivo era investigar o acidente com o Boeing da GOL, em setembro do ano passado; a infra-estrutura aeroportuária; o sistema de controle do tráfego aéreo eo novo marco regulatório para o setor.
Por causa do acidente em Congonhas (SP), os parlamentares centraram os trabalhos nas causas e responsabilidades pela morte de 199 pessoas. "Até o final de agosto, o relatório sobre o acidente com o avião da TAM será apresentado", acredita o relator. Ele acrescentou que as investigações estão adiantadas por conta de um apoio técnico que a Aeronáutica deu aos parlamentares.
Só que, segundo Maia, na última semana a Aeronáutica recuou neste apoio. "Estou um pouco preocupado com a atitude adotada pela Aeronáutica. Me decepcionou o comportamento dos militares, principalmente com a vinda do chefe da investigação, coronel Camargo".
O relator informou que, por conta dessa atitude e também para dar celeridade aos trabalhos de investigação, a CPI está contratando um especialista da área aeronáutica para ajudar a decifrar os dados contidos nas caixas-pretas da aeronave. Na semana passada, os deputados apresentaram à imprensa o conteúdo dos últimos diálogos dos pilotos do vôo 3054, apesar de pedido de sigilo feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa).
O Senado também abriu, no primeiro semestre, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o Apagão Aéreo. O objeto da investigação tem três pontos: o acidente com o Boeing da Gol; a crise aérea nos aeroportos; e a suposta corrupção na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O relator da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO), admitiu que a CPI investigará o acidente com a aeronave da TAM, mas ressaltou que a linha de investigação será mantida nesses três pontos.
Fonte: Portal Uai
TV digital mudará maneira de medir ibope; telejornais podem perder pontos
O Ibope está desenvolvendo um aparelho para descobrir não apenas a emissora sintonizada, como faz hoje, mas também o conteúdo digital que está sendo consumido seja qual for a grade de programação. Isso porque a TV digital chega com a promessa de, assim como nos EUA, oferecer autoprogramação, na qual o usuário pode escolher a hora em que verá determinado programa.
DIB 6, desenvolvido pelo Ibope, vai poder medir audiência de programas gravados na TV digital
"A TV digital cria uma alternativa para o telespectador. Haverá, sim, aumentos e quedas de audiência. É natural que aconteça", diz Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.
A audiência de TV aberta no Brasil é medida hoje pelo DIB 4, um aparelho que é instalado na residência dos espectadores para revelar os canais sintonizados.
"Esse instrumento identifica em qual canal você sintoniza. Já o novo aparelho, DIB 6, vai monitorar conteúdo --também de internet, celular e rádio. Ele pode identificar um programa em segundos, minutos ou horas depois de ter sido transmitido e atribuir audiência", explica Dora.
Segundo o Ibope, falta ainda definir como os novos dados serão apresentados. Os pontos tradicionais como vemos hoje devem continuar, mas acompanhados de um levantamento mais complexo. Por exemplo: terá de se apresentar, além da audiência do programa na hora da transmissão, seu ibope acumulado quando foi visto por gravação digital. O DIB 6 terá amostra piloto ainda neste ano, em São Paulo.
Autoprogramação
De toda a grade, os programas menos gravados por quem já usa o DVR em TV por assinatura são os telejornais, segundo o mesmo estudo de comportamento. Apesar do estudo ser sobre um público isolado, segue-se a lógica de que, diferentemente de novelas e seriados, telejornais são produtos mais perecíveis, de data de validade mais curta.
O gravador de vídeo digital estará fora dos primeiros nos receptores da TV digital brasileira --os chamados "set top box", que devem custar pelo menos cerca de R$ 800. Técnicos dizem que eles chegariam num segundo lote, a médio prazo.
Comerciais
A autoprogramação ainda permitirá que, manualmente, o telespectador evite comerciais. De acordo com especialistas, os jornalísticos serão os produtos mais prejudicados caso o "corte" do intervalo pegue no Brasil.
Para se manterem rentáveis, os programas devem inserir ainda mais merchandising (introduções "sutis" de produtos na transmissão) durante a atração ou recorrer a patrocínios. Os telejornais, em tese, não podem incluir ofertas deste tipo em suas notícias, com perigo de perderem a suposta independência editorial.
Nelson Hoineff, cineasta e diretor do IETV (Instituto de Estudos de Televisão), lembra que alguns telejornais do século passado traziam a propaganda em seus nomes --caso do "Repórter Esso" e da primeira versão do "Jornal Nacional", da TV Rio, patrocinado pelo Banco Nacional.
"A idéia do 'break' é recente. As plataformas digitais, como a internet, apontam para o conteúdo sob demanda, fazendo com que a programação em grade seja severamente modificada a longo prazo. Esperamos que isso traga uma maneira diferente e específica de comercialização", diz Nelson. Para ele, no entanto, "não é razoável pensar em merchandising em telejornais".
"Esse recurso [de conteúdo sob demanda] é terrível. Querem acabar com o nosso negócio", rebate José Marcelo Amaral, diretor de tecnologia da Rede Record. Para ele, "a TV é feita para a população de massa ver o que está passando ao vivo".
Programa de notícias de maior audiência na TV brasileira, o Jornal Nacional atinge em média cerca de 6 milhões de pessoas na Grande SP a cada transmissão.
Em alguns casos, a gravação será totalmente proibida e o sinal enviado pelas emissoras já estará bloqueado.
Para outros programas, a gravação será permitida, mas o sinal será bloqueado para regravação. Ou seja, o telespectador poderá gravar a novela, por exemplo, para ver em outro horário, mas não conseguirá repassar o arquivo para um CD, o que permitiria a reprodução e mesmo comercialização do programa.
CPI DO APAGÃO AÉREO FECHA O CERCO CONTRA RÁDIOS ILEGAIS
domingo, 12 de agosto de 2007
IML identifica corpos de piloto e co-piloto; total sobe para 194
O avião A-320 da TAM não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho e chocou-se contra um prédio da própria companhia área, matando 199 pessoas.
Veja a lista de vítimas identificadas:
1. Adelaide Helegda Rolim de Moura
2. Adrien Bisson
3. Akio Iwasaki
4. Alanis Ura Dona Andrade
5. Alejandro Guillermo Camozzi
6. Alexandre Lopes Catussatto
7. Alexandre Rafael de Góes
8. Aline Monteiro Castigio
9. Álvaro Alexandro da Rocha Pinto Breguez
10. Ana Carolina Santos da Cunha
11. Ana Paula Moraes Camargo
12. Anderson Luis Falleiro Cassel
13. André Ura Dona
14. Andréa Rota Sieczkowski
15. Ângela Dorneles Haensel
16. Angélica Rojek
17. Antonio Carlos Araújo de Souza
18. Antonio Gualberto Filho
19. Arnaldo Batista Ramos
20. Arthur Souto Maior de Queiroz
21. Attilio bilibio
22. Bruna de Villi Chaccur
23. Bruno Lima do Nascimento
24. Bruno Ricardo Almeida Ferraz
25. Caio Augusto Bueno Dalprat
26. Caio Felipe Santos da Cunha
27. Carla Fioratti
28. Carlos Alberto de Souza Andriotti
29. Carlos Gilberto Zanotto
30. Carlos Roberto Rockenbach
31. Carmen Luisa Victória da Fonseca
32. Cássia Negretto
33. Cássio Vieira Sérvulo da Cunha
34. Catilene Maia de Oliveira
35. Ciro Kazuhiro Numada
36. Claudemir Buzzanelli Arriero
37. Claudia Barbara38. Clove Mendonça Junior
39. Christine Alias de Souza
40. Daniela Bahdur Dias Pinto
41. Décio Tévola
42. Demetrio Prior Travessa
43. Denílson Lopes da Costa
44. Deolinda Magaly Victória da Fonseca
45. Diogo Casagrande Salcedo
46. Douglas Henrique Outor Teixeira
47. Edmundo Bernanrdo Silva Smith
48. Eduardo Mancia
49. Elaine Tavares da Silva
50. Elcita da Silva Ramos
51. Elenize da Silva Ferraz
52. Eliane Soares Dornelles
53. Elida Maria Dembinski
54. Emerson Jairo Freitag
55. Enrico Shiohara
56. Esio Siqueira Freitas
57. Evelyn Cristine Leo Campos
58. Fabiana Hetzel amaral
59. Fabiane Conde Ruzzante
60. Fabiano Rosito Matos
61. Fabio Costa Balsells
62. Fábio Martinho Novakoski Fernandes
63. Fábio Vieira Marques Júnior
64. Fabíola Ko Freitag
65. Felipe de Aquino Fratezi
66. Fernando Antonio Laroque Oliveira
67. Fernando Fleck de Paula Pessoa
68. Fernando Marques de Jesus
69. Fernando Tergolina
70. Fernando Volpe Estato
71. Gabriel correa Pedrosa
72. Gilmar Tenório Rocha
73. Gottfried Taglohner
74. Guilherme Duque de Moraes
75. Guilherme Reis Pedreira
76. Gustavo Henrique Pinto Martins da Silva
77. Gustavo Pereira Rodrigues
78. Hellen de Cássia Monteiro
79. Heloisa Helena Lopes
80. Henrique Stephanini di Sacco
81. Heurico Hirochi Tomita
82. Inês Maria Kleinowski
83. Ivanaldo Arruda da Cunha
84. Jamile Azevedo Ponce de Leão
85. Janus Lucas Leite Silva
86. Jaqueline Cardozo Dias
87. João Francisco Caltabiano
88. João Roberto Brito
89. João Valmir Lemes Souza
90. José Américo Flores Amaral
91. José Antônio Lima da Luz
92. José Antônio Rodrigues Santos Silva
93. José Carlos de Oliveira
94. José Carlos Pierucetti
95. José Luis Souto Pinto
96. Julia de Oliveira Camargo
97. Julia Elizabete Caballero Gomes
98. Julio César Redecker
99. Karen Melissa Ramos
100. Kátia da Luz Escobar
101. Katiane Maliszewski Lima
102. Kleyber Aguiar Lima
103. Larissa Almeida Ferraz
104. Leila Maria Oliveira dos Santos
105. Lina Barbosa Cassol
106. Lisiane Cirlei da Pieve Schubert
107. Lucas Palomino Mattedi
108. Luciana Siqueira Lana Esteves
109. Luis Antonio Sampaio Schneider
110. Luiz Antonio Rodrigues da Luz
111. Luiz Baruffaldi
112. Luiz Fernando Soares Zacchini
113. Madalena Silva
114. Mara Aline Pereira da Silva
115. Marcel Cassal Vicentim
116. Marcello Rodrigues Palmieri
117. Marcelo Carlos Stelzer
118. Marcelo Peres Marthe
119. Marcio Alexandre de Moraes
120. Marcio Rogério Andrade
121. Marco Antonio da Silva
122. Marcos Antonio Leme Curti
123. Marcos Dias Stepansky
124. Maria de Fátima Santiago
125. Maria Elizabete Silva Caballero
126. Maria Isabel Caballero Gomes
127. Mariana Simonette Pereira
128. Mariana Suzuki Sell
129. Mario Lopes Correa Gomes
130. Marli Pedro dos Santos
131. Marta Maria Franco Laudares de Almeida
132. Melissa Ura Dona Andrade
133. Mercelo de Oliveira Pedreira
134. Mery Wilma Garsk Vieira
135. Michele Dias Miranda
136. Michelle Silveira Unterberger
137. Mireile Franciane Bettiol
138. Mirtes Tomie Suda139. Nádia Bianhi Moysés
140. Nadja Maria Scoczecki de Paula
141. Nelly Elly Priebe
142. Nelson Wiebbelling
143. Osvaldo Luiz de Souza
144. Patrícia Hauschild
145. Paulo Cassiano Felizardo de Oliveira
146. Paulo César Pavi
147. Paulo de Tarso Dresch da Silveira
148. Paulo Masseran de Arruda Xavier
149. Paulo Rogério Amoretty Souza
150. Pedro Augusto Linhares Caltabiano
151. Pedro Miguel Lomelino Silva Abreu
152. Peter Max Finzsch
153. Priscila Bertoldi Cesário da Silva
154. Rafaella Bueno Dalprat
155. Raquel Soares Warmling
156. Rebeca Gunther Haddad
157. Remi Victória Moller
158. Renan Klug Ribeiro
159. Renata de Oliveira Gonçalves
160. Renato Garcia Ribeiro
161. Renato Soares da Silva
162. Ricardo da Silva Almeida
163. Ricardo Kley Santos
164. Ricardo Percy Tazoe
165. Richard de Salles Canfield
166. Roberto Gaviolli
167. Roberto Ilson Weiss Junior
168. Rodrigo de Souza Moreale
169. Rodrigo Prado de Almeida
170. Rogério Norio Sato
171. Rogério Tadeu de laurentis
172. Rosângela Maria de Ávila Severo
173. Rospierre Vilhena Bastos
174. Rubem Withaeuper
175. Sandro Rogério Schubert
176. Sérgio Silvestre Freitas
177. Silvan Ramos Stumpf
178. Silvania Regina de Ávila Alves
179. Silvano Almeida Bonfim
180. Silvia Andréa Grunewald
181. Simone Lacerda Westrupp
182. Sonia Maria Machado
183. Soraya Machado Charara
184. Suely Antonieta Stumpf Fleck
185. Suely Leal Fonseca
186. Thais Volpi Scott
187. Thiago Domingos da Silva
188. Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza
189. Valdir Cordeiro de Moraes
190. Vanda Ueda
191. Vilma Helena Dummer Klug
192. Vinicius Costa Coelho
193. Vitacir Paludo
194. Zenilda Otília dos Santos