O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) obteve em Mossoró o aumento de 12% no registro de pessoas no período referente de janeiro a julho de 2007, comparando com o mesmo período do ano de 2006. No total, este ano foram feitos 4.488 registros.
No ano passado, o número de registro chegou a 3.956 de janeiro a julho e desse total, 2.539 foram cancelados. No mesmo período do ano, o SPC registrou 36.181 consultas ao sistema. Esse mesmo dado em 2007 foram feitas 40.729 consultas, registrando um aumento de 11% de um ano para o outro.
Em contrapartida, o número de consultas a cheques teve uma queda no número de consultas tendo 7.598 em 2006 e 5.494 em 2007, configurando uma queda de -38%.
Para retirar o nome do cadastro referente ao SPC o cliente pode fazê-lo primeiramente pagando a dívida para ter seu nome excluído de forma imediata destes cadastros. O prazo máximo para exclusão é de cinco dias, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Caso a empresa que cadastrou, ou o órgão onde está inscrito o nome da pessoa, não tomem tal medida, poderão sofrer uma ação de indenização por danos morais, pelo abalo de crédito causado ao consumidor. O cliente pode procurar a loja onde deixou de efetuar o pagamento em tempo hábil e propor um parcelamento da dívida e entrar em acordo para retirada do nome do cadastro.
Fonte: Gazeta do Oeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário