sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Agora, sim! Lula em Mossoró

Agora é pra valer. O presidente Lula estará em Mossoró na próxima sexta (19). Agenda político-administrativa em pauta.

Detalhes quanto ao horário de desembarque e programação ainda vão ser fornecidos pela Casa Civil nos próximos dias.

Ele anunciará obras de expansão da unidade de refino de petróleo de Guamaré, além de dar início oficial ao funcionamento da Termoaçu (Alto do Rodrigues).

Na agenda política será visto um compromisso para a campanha da chapa Larissa Rosado (PSB)-Tércio Pereira (PT). Em seguida, o presidente voará para Natal, onde se integrará à programação a prefeito da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Fonte: Blog do Carlos Santos

Homem é condenado por alugar mulher ao vizinho em troca de cerveja

A Audiência Provincial de Fulda, na Alemanha, condenou hoje a três anos de prisão um homem de 39 anos por alugar os serviços sexuais de sua esposa para um vizinho em troca de um engradado diário de garrafas de cerveja.

O condenado deverá, além disso, se submeter a um tratamento para superar sua dependência do álcool enquanto o vizinho, de 60 anos e sem antecedentes criminais, foi sentenciado a dois anos de liberdade condicional por abusos sexuais.

Segundo fontes judiciais, o homem chegou a assinar um acordo com seu vizinho através do qual este poderia ter relações sexuais com a sua esposa, de 32 anos, em troca da cerveja que ele lhe entregaria.

A mulher, que tinha três filhos, alega que aceitava essas relações por medo de sofrer maus tratos de seu marido.

Fonte: G1

Lula compara crescimento com era Juscelino

O presidente Lula, durante discurso na abertura da exposição “Um certo navio brasileiro”, na manhã de hoje, disse que o otimismo da juventude foi retomado no atual momento do país. “Trata-se de um país à moda Juscelino”, afirmou o presidente, referindo-se ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. O evento, realizado no Memorial JK, em Brasília, comemora os 106 anos de nascimento do ex-presidente.

Lula disse que Getúlio Vargas e Juscelino foram os dois únicos estadistas “que comandaram o país”. “Poucos políticos foram tão achincalhados e ofendidos dentro do Congresso como Juscelino. Mas ele era um homem que nunca levantou a voz e perdeu o tom da responsabilidade com o país”, elogiou Lula.

Durante o discurso, Lula citou o plano de metas de JK, que previa o estabelecimento de uma indústria naval condizente com a costa brasileira. Ele também disse que o setor foi extremamente reduzido entre a década de 1970, quando chegou a ter 40 mil trabalhadores empregados, e 2003, com 1,6 mil. "Hoje, graças a Deus, já temos novamente 40 mil trabalhadores na indústria naval brasileira e, com a descoberta do pré-sal, teremos muito mais trabalhadores. A Petrobras deverá encomendar mais de 200 navios, 38 sondas e algumas dezenas de plataformas", afirmou. "Juscelino Kubitschek, lá de cima, estará rindo pelo que está acontecendo com a indústria naval brasileira.”

A descoberta do pré-sal, reservatórios de petróleo localizados em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, foi citada em boa parte do discurso do presidente. “A descoberta do pré-sal é uma nova locomotiva que dá ainda mais força a um comboio que já está em marcha de forma consistente", disse o presidente. "Tivesse emergido em outros tempos, talvez esse patrimônio fosse alienado às liquidações impostas pelo estrangulamento interno."

Fonte: Congressoemfoco

Dilma em Mossoró

A toda-poderosa ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), vai aportar em Mossoró. Será amanhã (sábado, 13).

Ela desembarcará no Aeroporto Dix-sept Rosado às 9h. Carreata a levará até à Praça Wilma Maia no bairro Carnaubal, onde participará de comício.

Ela reforçará a campanha da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró.

Fonte: Blog do Carlos Santos

TRE divulga lista com locais para justificativa eleitoral

Seguindo o Plano de Ação das eleições 2008 no Rio Grande do Norte, a justificativa eleitoral vai ser recebida em todas as seções, inclusive com criação de mesas exclusivas para este fim, nos municípios com maior índice de recebimento de justificativa, conforme levantamento efetuado com base em eleições anteriores.

Nesta eleição os critérios utilizados para a definição das mesas receptoras de justificativa para o1º turno foram: quantidade de justificativas recebidas no local maior ou igual a 200, desde que a média por seção do local seja superior ou igual a 50 e a quantidade de justificativas recebidas no local, maior ou igual a 300, independente da média por seção do local.

Em caso de 2º turno, uma urna por município deve ser disponibilizada.

Ao total existem 66 Mesas Receptoras de Justificativa, MRJ, a maioria pertencente ao município de Natal,o que corresponde a quase 50% do total de mesas do Estado.

Para visualizar os Postos de Recebimento de Justificativas que estarão em funcionamento no Dia das Eleições, clique aqui.

FORMULÁRIO DE JUSTIFICATIVA

Os formulários de recebimento de justificativa vão ser distribuídos gratuitamente a partir de 25 de setembro. A distribuição vai ser feita nas zonas e seções eleitorais, MRJ, internet e local devidamente autorizado pelo juiz eleitoral.

JUSTIFICATIVA ELEITORAL

As mesas receptoras de justificativa vão funcionar das 8 às 17 horas do dia da eleição. O eleitor deve comparecer aos locais destinados ao recebimento de justificativa com o formulário de justificativa preenchido, apresentando título eleitoral ou documento oficial com foto.

Fonte: TRE/RN

Tribuna do Norte/Consult: Pesquisa será divulgada domingo na edição da TN

A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult encerrará no final da tarde de hoje as entrevistas. Os dados serão tabulados durante a madrugada.

Está marcado para o final da manhã desse sábado a entrega do relatório que será feita pelo diretor da Consult, Paulo de Tarso, ao diretor da TRIBUNA DO NORTE, Ricardo Alves.

A pesquisa com os votos para prefeito de Natal, Senador e Governo 2010 e a avaliação das administrações municipal, estadual e federal será divulgada na edição de domingo da TN, que começa a circular no final da tarde de sábado. A novidade desse novo trabalho é a pergunta: "Qual a maior liderança política em Natal hoje?".

Fonte: Panorama Político/TN

Candidatos só poderão ser detidos ou presos em caso de flagrante delito

A partir do próximo dia 20, candidatos aos cargos de prefeito e vereador estarão amparados pelo art. 236, §1º do Código Eleitoral. O artigo diz que a partir desta data nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. O secretário judiciário do TRE, Alexandre Albuquerque informa que, além dos crimes eleitorais previsto na legislação como compra de votos, boca de urna, fraude eleitoral, o candidato pode ser preso em flagrante por crime comum a exemplo dos crimes de trânsito, bem como, outros delitos especificados na legislação penal. De acordo com o secretário, “qualquer cidadão poderá levar a notícia de crime praticado por candidato ao juiz eleitoral, Ministério Público ou autoridade policial do seu município”, ressalta.

Fonte: TRE/RN

Datafolha: Lula ganha apoio inédito entre os mais ricos

Pesquisa feita pelo instituto Datafolha divulgada hoje (12) revela que, pela primeira vez, o presidente Lula tem aprovação em todos os segmentos sociais. A avaliação positiva do atual governo alcançou novo recorde: 64% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom.

De acordo com o instituto, esse é o melhor índice obtido por um presidente da República desde o fim da última ditadura militar. O recorde anterior cabia ao próprio Lula, que, em março, tinha 55% de aprovação.

Mas a principal novidade da pesquisa está na melhora da avaliação do atual governo pelos segmentos de maior renda e escolaridade. “Pela primeira vez, Lula tem o apoio da maioria no Sudeste, nas regiões metropolitanas, entre os que têm curso superior e entre os vivem em famílias com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos”, informa a Folha de S. Paulo, responsável pela divulgação dos números.

De março pra cá, Lula viu sua popularidade crescer 14% entre os brasileiros com maior poder aquisitivo. Segundo o Datafolha, 57% das pessoas que vivem em famílias que ganham R$ 4.150,00 ou mais por mês aprovam seu governo. Mesmo percentual é registrado entre os moradores do Sudeste e das regiões metropolitanas do país. Desde o início do ano, a aprovação ao atual governo entre os brasileiros com curso superior pulou de 47% para 55%.

"A pesquisa mostra que Lula vem quebrando resistências, especialmente entre os principais segmentos da classe média, o que é muito significativo", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

O novo recorde de aprovação coincide com a divulgação de bons indicadores da economia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresceu 6% no primeiro semestre do ano, melhor índice desde 2004. Além disso, o consumo das famílias brasileiras no período cresceu 6,7% (a 19ª alta seguida) apoiado em aumentos da renda, observa a Folha.

A pesquisa aponta ainda que o crescimento entre segmentos que não apoiavam majoritariamente o governo Lula também veio acompanhado do aumento de popularidade entre aqueles que já avaliavam a atual gestão como ótima ou boa. A avaliação positiva de Lula subiu sete pontos no Nordeste, onde três em cada quatro pessoas o apóiam. Já entre os mais pobres, com renda familiar até cinco salários mínimos, esse aumento foi de oito pontos percentuais, o que garante ao presidente uma avaliação positiva de 65% nesse segmento.

Fonte: Congressoemfoco

RN e mais 10 estados prorrogam vacinação contra rebéola

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola foi prorrogada, nesta sexta-feira (12), em 11 estados - incluindo o Rio Grande do Norte, segundo Marília Bulhões, coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde. O prazo inicial para o término da vacinação terminaria hoje.

Segundo o ministério, a prorrogação é comum em campanhas nacionais de vacinação, pois cada região atua de maneira diferente.

No balanço da imunização, segundo o Ministério da Saúde, mais de 51,4 milhões de pessoas foram vacinadas até quinta-feira (11). A meta é imunizar, no total, 70 milhões de brasileiros. O governo informa que, entre os homens, foco da campanha deste ano, 69,31% já foram vacinados. Já as mulheres imunizadas correspondem a 77,69%.

Fonte: DN Online

Tensão entre poderes

Deflagrada há quase dois meses, a iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de divulgar a relação dos candidatos a prefeito e vice que respondem a processos na Justiça ainda não foi digerida por todos os deputados. O clima de animosidade, por enquanto restrito aos bastidores, já ameaça comprometer a votação em plenário do projeto de lei (PL 7297/2006) que reajusta em 5% os vencimentos do Judiciário.

Apesar de poucos admitirem publicamente o descontentamento com os juízes, um sinal dessa contrariedade foi dado há duas semanas, quando os líderes partidários da Câmara decidiram não incluir a proposta na relação de prioridades do plenário. Resultado: a proposição será discutida por um grupo de trabalho, juntamente com outros assuntos relativos ao Judiciário, e só será votada após as eleições de outubro.

“O clima aqui está tenso”, admitiu o líder da minoria (oposição) na Câmara, Zenaldo Coutinho (PSDB-PA). ”Há efetivamente certa contrariedade, principalmente com a magistratura do primeiro grau, que vem fazendo a divulgação dessa lista. Esse clima de tensão entre os Poderes é contra a democracia”, disse o deputado ao Congresso em Foco.

Zenaldo participou da reunião de líderes realizada no final de agosto na qual foi descartada a possibilidade de se votar imediatamente o reajuste do Judiciário. Relatos feitos à reportagem por outros participantes do encontro revelam que algumas lideranças chegaram a classificar como “cinismo” o pedido de aumento feito pelos magistrados logo após a divulgação da primeira lista da “ficha suja”.

Questões políticas

Mas as queixas não pararam por aí. “Há várias alegações para não ocorrer a votação, entre elas, essa questão da divulgação da ‘ficha suja’ e alguma situações em que se considera que o Supremo legislou”, afirmou o líder oposicionista. O caldo de descontentamento do Legislativo com o Judiciário engrossou no último ano, com decisões dos ministros como a proibição do troca-troca partidário e o veto ao nepotismo nos três Poderes.

Por causa da combinação desses ingredientes, o secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Martins Machado, não descarta a possibilidade de haver represália por parte de alguns parlamentares em relação aos magistrados.

“Pelos bastidores e pela imprensa, ouvi que teria acontecido e está acontecendo algum tipo de retaliação, mas acho que é localizado, não é uma visão da maioria”, avaliou o secretário, um dos responsáveis pela divulgação do levantamento sobre candidatos com “ficha suja”.

Na opinião dele, nem todos entenderam o objetivo da entidade com a campanha de esclarecimento. “Alguns parlamentares, de maneira equivocada, entendem que a entidade está se metendo em questões políticas, tentando jogá-los na berlinda. Não é o nosso interesse até porque essa informação é pública”, ressaltou.

Fonte: Congressoemfoco

Polícia pára investigações por falta de uma viatura para realizar diligências

As investigações em torno dos dois homicídios registrados no último fim de semana na área de investigação da Primeira Delegacia de Polícia Civil estão paradas por um motivo: falta de viatura para os policiais poderem realizar as diligências.

O que já era difícil com um pequeno número de policiais, ficou ainda pior há cerca de duas semanas, quando a única unidade móvel parou. Apesar de serem casos relativamente fáceis de elucidar (as famílias vêm ajudando), os policiais não têm como produzir as provas.

A Primeira Delegacia de Polícia Civil, que mesmo antes da viatura parar, já tinha uma das piores estruturas da cidade, vem acumulando inquéritos parados há vários anos.

Nos seis primeiros meses de 2008 foi feito um levantamento em torno dos homicídios sem elucidação, registrados nos últimos anos. Até junho, eram mais de 60 casos insolúveis. De lá para cá, esse número só aumentou, segundo uma fonte do DE FATO, que pede para não ser identificada.

Antônio Pinto, delegado responsável pela unidade, confirma a falta de uma viatura, mas não quis comentar sobre este assunto."O que tenho a dizer é que este problema já está sendo resolvido", destacou Pinto, que segundo informações obtidas pela reportagem junto à fonte, foi proibido de falar sobre os problemas da delegacia com a imprensa, como fez assim que assumiu o cargo. "Ele levou um 'puxão de orelha' e não pode mais falar sobre essas coisas com a imprensa", diz o informante, acrescentando que os policiais estão usando carros de outras delegacias ou até mesmo os seus para dar conta dos serviços acumulados.

"O pessoal, tem vez, que sai no seu carro ou tem que pedir viatura emprestada", revela. De acordo com um agente que trabalha na Primeira DP, os dois homicídios já teriam sido elucidados, se não fosse a falta de uma viatura. "Nos dois crimes, já temos nomes. Mas falta correr atrás pra colhermos as provas e elucidar os dois", diz o policial, que pede para não ser identificado com medo de represálias oriundas dos seus superiores em Natal.

"Os trabalhos estão parados. Fazer o quê? O problema é que em caso de homicídio, se não for feita a investigação imediata, o caso esfria e o criminoso vai embora. Quando a gente for atrás, não acha mais", revela o agente da Primeira Delegacia.

Fonte: De Fato

Cursos preparam candidatos a empregos temporários de fim de ano

O comércio mossoroense já está se preparando para as vendas de fim de ano. Para isso, empresas estão se unindo para capacitar candidatos às vagas de empregos temporários.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Alexandrino Lima, disse que para este ano serão promovidos cursos que devem qualificar cerca de 460 profissionais. O presidente declarou que no mês de outubro será iniciado o curso de "Vendas e Motivação" para 60 jovens, divididos em duas turmas. O curso terá duração de 20 horas-aula.

O curso citado já está confirmado e é fruto de uma parceria entre a CDL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo). Porém, Alexandrino Lima disse que na próxima segunda-feira, 15, haverá uma reunião para acertar mais um outro curso que beneficiará cerca de 600 jovens. Esse último é uma parceria entre a CDL, a Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (Funger) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN).

As pessoas que farão os cursos de qualificação serão selecionadas dos bancos de dados das empresas filiadas à CDL.

A expectativa da presidenta do Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró (Secom), Raimunda Soares, é que o número de empregos profissionais supere a quantidade de 2007, que segundo o presidente do Sindivarejo, Valdemar da Silveira, foi em torno de oitocentas contratações.

Segundo o gerente de uma loja de Mossoró, os currículos para emprego temporário já estão sendo recebidos e devem ser avaliados até o final deste mês. Ele disse ainda que nessa loja serão abertas trinta vagas, e que 20% dessas vagas devem finalizar em trabalho efetivo.

Fonte: O Mossoroense

Vacinação é prorrogada até o dia 17 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação de Eliminação da Rubéola para ambos os sexos com idade entre 12 e 39 anos, que se encerraria hoje, foi prorrogada até o dia 17 de outubro, nas Unidades de Saúde do Município.

Segundo a coordenadora da vacinação, Norma Sena, não será possível atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 95% da população local, correspondente a 118 mil pessoas, até o prazo do fim da campanha.

Até ontem, em Mossoró, a campanha conseguiu imunizar 77% do público-alvo, de forma que será difícil imunizar 18% da população do município em um único dia. Desse modo, as Unidades Básicas de Saúde vão continuar a disponibilizar a vacina contra rubéola, mesmo depois do fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora orienta que as pessoas que ainda não foram imunizadas devem procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência. "As vacinas estarão disponíveis até o próximo mês, mesmo que não haja tanta mobilização, quanto no período da campanha. Nosso objetivo é conseguir que Mossoró fique livre da doença", afirma.

A imunização contra rubéola para homens e mulheres é feita com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas entre 12 e 19 anos e dupla viral (sarampo e rubéola) para a faixa etária entre 20 e 39 anos.

Nos últimos dois anos, o Brasil vem registrando surto da doença de forma dispersa em todo o País, colocando em risco a população não-vacinada, em especial as grávidas e seus filhos. Com o slogan "Brasil Livre da Rubéola", a campanha teve início no dia 9 do mês passado, e objetiva eliminar até 2010 a rubéola em todo o País.

Fonte: O Mossoroense

Aprovação de Lula bate recorde histórico, diz Datafolha

Embalado por bons resultados na economia e por grande exposição na campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o seu próprio recorde de avaliação positiva.

Segundo pesquisa Datafolha, 64% da população considera seu governo ótimo ou bom. O recorde anterior já colocava Lula na frente de todos os presidentes eleitos após a redemocratização.

Pela primeira vez, Lula tem o apoio da maioria no Sudeste (57%), nas regiões metropolitanas (57%), entre os que têm curso superior (55%) e entre os vivem em famílias com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (57%).

Os resultados da pesquisa coincidem com a divulgação de um crescimento do PIB de 6% no primeiro semestre e com o momento em a inflação começa a ceder.

O Datafolha ouviu 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 8 e 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos.

Fonte: Folha Online

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Presidentes dos TREs querem urgência em lei contra candidatura de "ficha suja"

O colégio de presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) aprovaram moção hoje pedindo urgência na criação de uma lei contra a candidatura de "ficha suja". Eles querem que o a concessão do registro de candidatura leve em conta a vida pregressa dos candidatos.

A proposta foi apresentada pelo presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, desembargador Roberto Wider.

Pela proposta de Wider estariam impedidos de se candidatar quem tivesse condenação em primeira instância. O TRE-RJ informa que o rigor seria maior no caso de envolvimento em crimes hediondos. Nesse caso o registro de candidatura seria negado assim que o processo fosse recebido em instrução pelos juízes.

"A exigência da moralidade para o exercício da função pública é um tema que já ganhou a sociedade e precisa ser abordado com urgência pelos legisladores", afirmou Wider.

Em agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou a ação da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) que tentava proibir candidatos com "ficha suja" de concorrer nas eleições. Na ação, a AMB pedia que condenados pela Justiça em qualquer instância --mesmo que os processos não tenham sido julgados em definitivo-- pudessem se tornar inelegíveis.

No entendimento dos ministros, a decisão deve ter efeito vinculante. Na prática significa que os juízes eleitorais terão de seguir a definição estabelecida nesta quarta-feira pelo STF.

Na ocasião, a candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy --incluída na lista suja da AMB-- chamou de equívoco esse tipo de levantamento. Em São Paulo, os candidatos Paulo Maluf (PP) e Gilberto Kassab (DEM) também aparecem na lista suja.

Fonte: Folha Online

TRE divulga estrutura para o dia da eleição

No próximo dia 5 de outubro mais de 2.172.629 eleitores em todo o Rio Grande do Norte comparecerão às urnas para eleger prefeito e vereador. Dentre os municípios com mais eleitores no estado destaca-se: Natal com 498.870 (22,9%), Mossoró 153.027 (7,043%), Parnamirim, 87.445 (4,025%), São Gonçalo do Amarante 59.306 (2.73%), Ceará-Mirim 44.857 (2,065%), Macaíba 43.230 (1,99%) e Caicó 42.577 (1,96%).

URNAS

Para a eleição deste ano serão disponibilizadas mais de 7 mil urnas eletrônicas. Deste quantitativo são 6.418 urnas para as mesas receptoras de votos (MRV), 662 para reserva (contingência) e 82 urnas para as mesas receptoras de justificativa (MRJ). As urnas são dos modelos de 98 (152), 2000 (4.927), 2002 (592), 2004 (982) e modelo 2008 (509).

SEÇÕES

O limite máximo de seção na capital é de 500 eleitores e no interior 400. Já o limite mínimo é de 50 eleitores, tanto para capital como para o interior. No total são mais de 6 mil seções, distribuídas em 1.493 locais de votação em todo o Rio Grande do Norte. Em Natal existem 205 locais de votação e mais de 1.190 seções eleitorais, em segundo lugar, com maior número está o município de Parnamirim 49 locais de votação e 254 seções e em terceiro Mossoró com 27 locais de votação e 196 seções.

MESÁRIOS

Para auxiliar os trabalhos nas seções eleitorais nas mesas receptoras de votos e de justificativa estão sendo convocados para o 1º turno 25.944 eleitores e 5.604 caso ocorra um segundo turno. O treinamento dos mesários vai até o dia 30 deste mês e esta sendo realizado no Fórum Eleitoral e no auditório principal do CEFET, ambos em Natal.

TELEFONES

O eleitor que desejar obter mais informação sobre local de votação, título de eleitor, disque-denúncia e outros, pode ligar para o PABX do TRE pelo 4006-5600 ou acessar o site no endereço eletrônico: www.tre-rn.gov.br

Fonte: TRE/RN

Garibaldi condena nepotismo e promete providências

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ameaçou hoje (11) tomar “providências”, caso não seja respeitada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada no final do mês passado, que proibiu o nepostimo nos três Poderes.

Apesar de não adiantar quais serão as medidas e nem determinar um prazo para a demissão de parentes de senadores que trabalham na Casa, Garibaldi disse que acredita no “espírito público” dos pares quanto ao cumprimento da lei.

“Pelo menos nesse primeiro momento, acho que cada senador deve cumprir o seu papel”, ressaltou.

Garibaldi foi um dos senadores que tiveram que cortar na própria carne após a decisão da Suprema Corte. No início do mês, o peemdebista demitiu o sobrinho, Carlos Eduardo Alves Emerciano, que trabalhava em seu gabinete como assessor técnico.

Denúncias de nepotismo no Senado também são alvos de processos na Justiça. Em agosto, matéria exclusíva do site revelou que o Ministério Público Federal (MPF) quer anular a terceirização do serviço de taquigrafia nas comissões da Casa. A iniciativa do MPF ocorreu após denúncia anônima de nepotismo enviada à Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF).

A contração de parentes ainda não foi investigada oficialmente pelo Ministério Público, mas o Congresso em Foco descobriu uma espécie de ação entre amigos nesse contrato considerado ilegal pelo MPF.

Trata-se da contração, após a assinatura do contrato, de Mariana Cruz como gerente comercial da Steno. Ela é filha da diretora da Secretaria de Comissões do Senado, Cleide Cruz, e de outro servidor do setor, José Roberto Assumpção Cruz. É a mãe de Mariana que gerencia o contrato. Seu gabinete é quem checa as planilhas do serviço prestado pela empresa Steno e o pai, segundo apurou o site, centraliza desde 2007 os pedidos de transcrições feitos pelos secretários das comissões na Subsecretaria de Apoio as Comissões.

Fonte: Congressoemfoco

Lula no RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da campanha eleitoral em Mossoró. No dia 19 de setembro ele virá a Natal, onde subirá no palanque de Fátima Bezerra, e também aterrissará em Mossoró, onde defenderá o nome da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

A agenda do presidente está sendo fechada. Mas as duas cidades já foram confirmadas como mobilizações políticas do líder maior do PT.

Fonte: Panorama Político/TN Online

Cortejo com buzinaço marca despedida a irmãos mortos na BR-304

O sepultamento dos irmãos Gleidson Rafael de Carvalho Barreto, 21, eletricista, e da estudante Gleidiane de Carvalho Barreto, 16, mobilizou centenas de pessoas, entre familiares, amigos e curiosos que acompanharam o cortejo para prestar a última homenagem às vítimas do acidente de trânsito ocorrido na última terça-feira, 9, na BR-304.

Os corpos foram velados durante toda a madrugada de ontem, na residência da avó das vítimas na avenida Cunha da Mota, bairro Pereiros (zona norte). Ao amanhecer, os caixões foram trasladados para a 1.ª Igreja Batista, na qual os irmãos evangélicos costumavam freqüentar, localizada na rua Lopes Trovão. Por volta das 10h, a carreata fúnebre seguiu em cortejo, ao som da buzina de motocicletas, até o cemitério Morada Nova.

O grupo Jovem Mocidade, ao qual Gleidson Rafael fazia parte, prestou homenagem, cantando as músicas evangélicas favoritas do integrante morto. Antes de serem sepultados, vários amigos das vítimas ainda se revezaram em discurso de despedida.

Fonte: O Mossoroense

Jovem de 22 anos pede 1 milhão de dólares pela virgindade

Uma norte-americana de 22 anos está leiloando publicamente sua virgindade para pagar seus estudos, fomentando um caloroso debate na internet sobre sexo e moralidade.

A estudante de San Diego, Califórnia, que usa o pseudômino de Natalie Dylan por "motivos de segurança", afirmou que não enfrentou dilemas morais com sua decisão. Mas poucos blogueiros a apoiaram e alguns suspeitam de suas intenções.

"Não acho que leiloar minha virgindade irá resolver todos os meus problemas", disse ela no programa de televisão “The Insider”, na quarta-feira (10). "Mas irá dar alguma estabilidade financeira. Estou pronta para controvérsia, sei o que virá por aí. Estou pronta para isso".

"Vivemos numa sociedade capitalista. Por que eu não posso ganhar com a minha virgindade?", acrescentou.

A mulher, que recebeu diploma de graduação em estudos femininos e agora quer fazer um mestrado em terapia familiar e de casal, espera que as ofertas cheguem a US$ 1 milhão.

Fonte: G1

Jovem de 19 anos é morto com tiro no rosto em Baraúna

Um jovem identificado como Thiago da Silva Cardoso, de 19 anos, foi morto com um tiro no rosto, na noite desta quarta-feira, por volta das 23h, no município de Baraúna, a 317 km de Natal.

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna, dois homens ainda não identificados se aproximaram da vítima, que estava na rua da Subestação, Centro, e dispararam um tiro, que atingiu a região do rosto. Thiago morreu ainda no local.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) fez a remoção do corpo e o encaminhou à perícia. A DP de Baraúna está investigando o caso.

Fonte: DN Online

Acusado de matar mulher se apresenta e vai para a cadeia

O principal acusado de ter assassinado a tiros a dona-de-casa Maria Margarida Freire, 48, na calçada de sua residência no domingo, 7, pela manhã, o mototaxista e lavador de carros identificado como "Jeferson' ou 'Jefinho', está preso na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza. Ele apresentou-se na Delegacia Especializada na Defesa e Apoio à Mulher (DEDAM) no início desta semana, para depor sobre o caso. Lá já se encontrava um mandado de prisão preventiva decretado, que foi imediatamente cumprido pela bacharela Cristiane Magalhães.

Aos autos processuais, a pessoa de 'Jefinho' confessou ter cometido o crime de delito, motivado por um conflito existente entre ele a Maria Margarida, por causa de um posto de lavar carro que fica localizada entre as casas dos dois. A mulher reclamava constantemente do barulho e da água suja que escorria por um pequeno esgoto a céu aberto. No domingo pela manhã, novamente um novo incidente envolvendo as duas pessoas. O rapaz apossou-se de uma arma de fogo partiu de encontro a sua rival, alvejando-a com vários tiros. Em seguida se evadiu.

Fonte: Gazeta do Oeste

Juiz diz que cerveja é uma ‘paixão nacional’ e manda soltar motoqueiro pego no bafômetro

A decisão de um juiz vem causando muita polêmica sobre a “lei seca”.

Retrocesso para a economia "em troca de algumas almas". Assim um juiz de Goiás definiu a lei seca em documento determinando a libertação de um motociclista preso por dirigir bêbado.

Para o juiz Ricardo Teixeira Lemos, de Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, a bebida é "um elo para a resolução de pendências e negócios". A cerveja forma com o futebol "um casal" e é uma "paixão" do brasileiro, escreveu em ordem judicial.

O motociclista Genivaldo de Almeida foi detido na última sexta-feira, 5, ao ser pego no teste do bafômetro. Segundo a Polícia Civil, o exame apontou concentração de 1,1mg/l de álcool no ar expelido. O artigo 306 da lei seca dispõe sobre a concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas, o equivalente a dois copos de chope.

O juiz diz que não pode ser "escravo das leis" e que tem a obrigação de interpretar a legislação. "Não pode o indivíduo beber um copo de cerveja, ser preso, apreender o carro, ter um processo nas costas, ter antecedentes", diz Ricardo Teixeira.

Para o magistrado, a lei que entrou em vigor em junho é mais rígida do que a legislação contra as drogas.

No documento determinando a libertação, ele também falou em prejuízos para a economia decorrentes da norma. "Não só para as cervejarias, mas para o comércio, isto em troca de algumas almas que, em tese, momentaneamente foram salvas de acidentes", diz Ricardo Teixeira.

O juiz diz que o número de acidentes caiu após a entrada em vigor da lei porque houve, ao mesmo tempo, aumento da fiscalização. "Não sou desfavorável à repressão de quem dirige embriagado e causa acidentes, mas sou contra a punição de quem bebeu socialmente algumas cervejas com amigos e sofre as punições apontadas na lei seca", afirmou Ricardo Teixeira no processo. Ele ainda segue criticando o rigor da lei dizendo: "Para algo que não é tão grave, digamos que até padre ao celebrar uma missa e tomar um cálice de vinho pode ser vítima dessa situação."

Além disso, também questiona o fato de o teste do bafômetro obrigar o motorista a produzir prova contra si mesmo.

O motociclista ficou preso menos de 24 horas. Segundo a Polícia Civil, no dia seguinte a prisão, pagou a fiança e foi liberto.

Fonte: O Mossoroense

PM anuncia reforço de 500 homens

Em reunião na manhã de ontem entre a cúpula da polícia e representantes do setor de transporte urbano, a Polícia Militar anunciou um pacote de medidas para reduzir os assaltos a ônibus em Natal. O comandante geral da PM, coronel Marcondes Pinheiro, explicou que, por dia, 300 militares vão trabalhar em regime de hora extra (chamada de diária operacional) e mais 200 do setor administrativo serão mobilizados em dias alternados para o policiamento ostensivo. O pacote, no entanto, fica incompleto porque os gestores da segurança queriam que os empresários liberassem, por pelo menos 30 dias, a gratuidade nos ônibus para PMs fardados, o que foi negado.

O coronel Marcondes Pinheiro e o comandante do policiamento da capital, coronel Francisco Araújo, mostraram aos empresários e aos representantes dos rodoviários a situação do policiamento de Natal. Os oficiais explicaram as operações em curso, mostraram dados de prisões de assaltantes e ambos reclamaram que boa parte dos assaltos é cometida por reincidentes. “Toda semana prendemos assaltantes. Estamos prendendo como nunca, mas o problema é que ficamos num círculo em que a polícia prende e rapidamente o marginal está solto. A sociedade precisa cobrar mudança”, disse Marcondes Pinheiro.

A primeira medida anunciada já foi posta em prática. A PM começou na terça-feira uma série de blitzen e barreiras com abordagens em ônibus, táxis e motos. O objetivo, no primeiro dia, segundo o coronel Francisco Araújo foi cumprido. “Prendemos dois homens com uma arma de fogo no Amarante. Com certeza, eles iam praticar um assalto. Em Ponta Negra, dois adolescentes em uma moto foram presos com uma arma de brinquedo”, disse.

A PM, nesse primeiro momento, está revistando as pessoas uma a uma. “Ninguém tem escrito na testa que é bandido. Pedimos a compreensão de todos para que colaborem com as revistas”, disse o coronel.

Outra medida anunciada é que por pelo menos três vezes por semana cerca de 200 PMs que desempenham função administrativa serão utilizados no policiamento ostensivo. Esses PMs vão se juntar a cerca de 300 homens de efetivo extra. A diferença é que o contingente administrativo não receberá diária operacional.

Para finalizar o pacote, o comando anunciou que homens fardados vão acompanhar os ônibus das linhas com maior índice de assalto. “Vamos deixar quatro homens nos terminais mais problemáticos. Dois embarcam e fazem o itinerário completo e, quando o ônibus retornar ao terminal, eles serão rendidos pelos outros dois”, disse Marcondes Pinheiro.

O objetivo do pacote é, mesmo com o efetivo insuficiente, demonstrar presença e poder de pronto emprego do aparato policial. A PM, no entanto, fez questão de ressaltar que não está iniciando um plano do zero. Com essas medidas está afastada por enquanto a ameaça dos ônibus rodarem das 8 às 18 horas.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PM seqüestrado na Paraíba é resgatado no RN

Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi resgatado na manhã da última segunda-feira no município de Serra Negra do Norte depois de sofrer um sequestro na cidade de São José dos Pinhais - PB. O cabo, identificado apenas como Lucena, estava em poder de três assaltantes que, no início da manhã, tentaram fazer assaltos na cidade usando o PM como refém. A polícia de Serra Negra foi avisada e conseguiu armar uma emboscada na entrada da cidade antes que os acusados chegassem. O cabo foi resgatado, mas os bandidos conseguiram fugir.

De acordo com informações do sargento Joaci Fernandes, comandante do destacamento policial de Serra Negra do Norte, por volta das 9h30 da segunda-feira passada eles receberam um comunicado de policiais da cidade de São João do Sabugi avisando que três assaltantes dirigiam um Fiat Uno, de placas não identificadas, fazendo um policial de refém. Constava também que o trio seguia por uma estrada carroçável que daria acesso ao município de Serra Negra.

A guarnição da polícia militar montou campana próximo ao local informado e recebeu reforço das polícias de São João do Sabugi e da Polícia Federal. Por volta das 10h, o bando avistou uma das viaturas da PM e tentou empreender fuga. Depois de trocarem tiros com a polícia, os três acusados abandonaram o carro, o refém e fugiram a pé. Os policiais ainda fizeram diligências, mas não encontraram os bandidos. No carro foi encontrada a quantia de 64 reais e uma pistola 380. Um levantamento policial identificou o veículo como sendo o mesmo que havia sido roubado na cidade de Serra Negra do Norte dois dias antes do seqüestro.

O cabo Lucena, que é comandante do destacamento policial de São José dos Pinhais, prestou depoimento e foi encaminhado de volta à sua cidade. O registro da ocorrência foi entregue à Polícia Federal. O sargento Fernandes disse que populares afirmaram ter visto os suspeitos, na noite da segunda-feira, no sítio Cacimba, zona rural de Serra Negra do Norte. Até a manhã de hoje, no entanto, ninguém havia sido preso.

Fonte: DN Online

Dupla assalta lotérica e rouba arma de policial em Mossoró

Uma dupla ainda não identificada pela polícia, que estava em uma motocicleta Fun preta de placas MXY-6114, assaltou a Casa Lotérica Boa Sorte, localizada na Rua Frei Miguelinho, Centro de Mossoró, a 285 km da capital potiguar. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, e o proprietário do comércio, Noberto Jales, não informou à Polícia Militar a quantia subtraída.

Segundo informações policiais, por volta das 13h30, os acusados entraram na casa lotérica e renderam todos que estavam lá. Eles levaram todo o dinheiro que havia nos caixas e chegaram a render um sargento da Polícia Militar da reserva que estava no local, levando seu revólver calibre 38.

A dupla de assaltantes fugiu do local, após o arrastão, sem deixar pistas. A polícia empreendeu diligências, mas não conseguiu localizá-los, apesar de ter chegado às placas do veículo utilizado na ação. A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró irá investigar o caso.

Fonte: DN Online

Apenas 16% dos pedidos de portabilidade têm sucesso

Entre 1º de setembro e ontem, somente 16,3% dos 6.555 pedidos de portabilidade foram atendidos pelas operadoras de telefonia móvel, informa Julio Wiziack, em reportagem publicada na edição desta quarta-feira da Folha.

A portabilidade permite que o usuário mantenha o número telefônico ao mudar de operadora. Para ter acesso a esse recursos, o consumidor não precisará falar com a sua operadora atual. Ele deverá procurar a nova operadora, para a qual quer migrar, e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A antiga operadora, no entanto, deve ser contatada pela nova empresa para fechar a operação.

O problema detectado pelo GIP (Grupo de Implantação da Portabilidade), da ABRT, a associação que gerencia a portabilidade no país, é que as companhias ainda demoram muito em responder toda vez que são solicitadas pelos clientes.

Na primeira etapa da portabilidade, 17 milhões de clientes poderão fazer a migração. São eles os moradores de Avaré, Bauru, Lins e Marília (DDD 14) e Barretos, Catanduva, Santa Rita D'Oeste, São José do Rio Preto (DDD 17), em São Paulo, além dos DDDs 27, no Espírito Santo, 37, em Minas Gerais, 43, no Paraná, 62, em Goiás, 67, no Mato Grosso do Sul e 86, no Piauí. Para o restante do país, o serviço será implementado até fevereiro de 2009.

Outro lado

À Folha, a ABRT disse que considera natural a troca de e-mail com a Anatel, que sugeriu a correção dos problemas técnicos das operadoras responsáveis pelos atrasos nas respostas de pedidos de portabilidade.

Por meio da assessoria de imprensa, a Oi esclarece que 'está havendo necessidade de ajustes técnicos para garantir o melhor funcionamento dos processos". A TIM informa que o processo de portabilidade está no início e que nem mesmo os ciclos de faturamento se completaram. A Vivo informa que, do ponto de vista técnico, a companhia já está preparada e cumpriu o cronograma da Anatel.

Fonte: Folha Online

Pesquisa a vereador revela nomes em evidência

Segundo a pesquisa do conceituado Instituto Perfil, realizada entre os dias 23 e 24 de agosto (veja matérias mais abaixo), o cenário à Câmara de Vereadores de Mossoró é bastante concorrida. Uma luta renhida.

Alguns nomes que despontam já apareceram em outras sondagens já divulgadas.

Veja os mais citados:

- Indecisos - 48,67%
- Outros - 14,67%
- Cláudia Regina - 3,33%
- Claudionor dos Santo - 2,83%
- Lahyrinho Rosado - 2,50%
- Maria das Malhas - 2,17%
- Manoel Bezerra - 1,83%
- Carlinhos Silveira - 1,83%
- Francisco José Jr. - 1,67%
- Júnior Escóssia, GIlson Cardoso, Gilvanda Peixoto - 1,50%
- Aluízio Feitosa, Chico da Prefeitura, Izabel Montenegro e Nina Rebouças - 1,33%
- Tomaz Neto, Baia e Sargento Osnildo - 1,17%
- Flávio Tácito e Jota Régis - 1%
- Branco/Nulo - 1%.

Nota do Blog - É fundamental salientar, que uma sondagem a vereador detém alta margem de erro. Além disso, a própria distância entre seu tempo de coleta (23 e 24 de agosto) até esta data, é outro fator a tornar a amostragem menos confiável.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Fafá Rosado e Larissa Rosado empatam em rejeição

Em se tratando de rejeição, segundo a pesquisa Perfil (veja matéria abaixo), o campeão é Heronildes Bezerra (PRTB). Mas existe igualdade técnica na segunda posição.

A candidata a prefeito de Mossoró, deputada estadual Larissa Rosado (PSB) despontou com 12,17%, enquanto a prefeita Fafá Rosado (DEM) apareceu com 11,17%.

Renato Fernandes (PR) foi o de menor rejeição, com apenas 9%.

“Rejeita Todos” teve 2,67%, “Não Sabe/Sem Resposta” figurou com 5,83% e “Não Rejeita Nenhum” se sobressaiu com 34,83%.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Pesquisa dá maioria de 15,5% para Fafá Rosado

Segundo o instituto Perfil Pesquisas Técnicas levantou, em sondagem de campo entre os dias 23 e 24 de agosto, a candidata à reeleição à Prefeitura de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), estava com 15,5% de vantagem diante da adversária Larissa Rosado (PSB).

Este Blog teve acesso à pesquisa que fora contratada pelo jornal Gazeta do Oeste, mas não divulgada. O periódico anunciou o material, mas resolveu não veiculá-lo.

O Perfil, um dos mais conceituados institutos de pesquisas do RN, registrou o trabalho perante a 34ª Zona Eleitoral. O protocolo é datado do dia 23 de agosto, às 16h05, sob o número 50214/2008.

Na pergunta Estimulada, o resultado identificado foi o seguinte:

Fafá Rosado – 46%
Larissa Rosado – 30,5%
Renato Fernandes (PR) – 5%
Heronildes Bezerra (PRTB) – 0,67%
Indecisos – 12,33%
Branco/Nulo – 5,50%

Na pergunta Espontânea os números são estes:

Fafá Rosado – 33,17%
Larissa Rosado – 20,33%
Renato Fernandes – 2%
Outros – 0,33%
Branco/Nulo – 2,17%
Indecisos – 42%

O instituto ouviu 600 pessoas (com erro amostral e intervalo de confiança de 3,99%). Vale ser ressaltado e reiterado que da coleta de entrevistas ao dia de hoje, já se passaram 15 dias.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Por sugestão do ministro Joaquim Barbosa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu estender a todos os partidos políticos o direito de fazer campan

Por sugestão do ministro Joaquim Barbosa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu estender a todos os partidos políticos o direito de fazer campanha para os candidatos às eleições municipais em suas páginas na internet. Essa possibilidade, de acordo com a Resolução 22.718/2008, estava restrita aos sites dos próprios candidatos.

A decisão, anunciada ontem (9) à noite, foi motivada por um pedido do PPS, que apresentou mandado de segurança contestando a proibição da propaganda nas páginas partidárias. Relator do caso, Barbosa recomendou aos demais ministros que o TSE alterasse a resolução para garantir a todos os partidos, e não apenas ao PPS, a prerrogativa de pedir votos para seus candidatos.

“Apesar de constitucional, a resolução, de fato, necessita de aperfeiçoamento, de ajustes, especificamente quando estabelece que somente o sítio do candidato pode veicular a sua propaganda na internet. Entendo que o Tribunal deve corrigir essa omissão, de forma urgente, mas não pela via do mandado de segurança pois, se concedida a segurança pretendida, os efeitos seriam interpartes”, sustentou Joaquim Barbosa.

Após a intervenção do relator, os ministros concluíram que os partidos políticos têm legitimidade para fazer a propaganda eleitoral de seus candidatos, inclusive na internet.

Fonte: Congressoemfoco

Setrans deve prorrogar novamente prazo para troca de cartões dos idosos e deficientes

Na próxima sexta-feira, dia 12, termina o prazo dado pelo Ministério Público para idosos e deficientes efetuarem a troca dos cartões de passe de ônibus. Até agora, o Setrans registra 8.057 cartões trocados, faltando ainda cerca de 1.900. O número alto de faltosos levanta a possibilidade de uma nova prorrogação na data estabelecida. Esse prazo será discutido hoje, em reunião entre a diretoria do Setrans e o promotor dos Direitos do idoso e deficiente físico, Antônio Cláudio Linhares.

Segundo o gerente de informatização do Setrans, João Helder, estima-se que todos procurem fazer a troca, com isso, caso seja novamente prorrogado o prazo, seria por apenas mais uma semana. "Esses números de cartões são de três anos atrás, portanto, pode haver falecidos ou pessoas que já andem mais de ônibus", explica.

Os cartões estão sendo trocados na sede da Associação dos Deficientes de Mossoró (ADEFIM), na Rua 6 de Janeiro, bairro Santo Antônio, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Caso o prazo não seja mais uma vez prorrogado, a partir do dia 13 deste mês os ônibus já estarão funcionando somente com a máquina para a nova tecnologia dos cartões.

ESTUDANTES — Os novos cartões também já estão sendo utilizados pelos estudantes que fizeram o desbloqueio até a semana passada. Foram desbloqueados 9.907 cartões, sendo assim, vales transportes, passe fácil e passes estudantis antigos não estão sendo mais aceitos, com exceção para idosos e deficientes.

Fonte: Gazeta do Oeste

Pedido de isenção para o vestibular já está disponível

O pedido de isenção para o vestibular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) 2009.1, que será realizado no final do corrente ano, pode ser solicitado até a próxima sexta-feira.
Somente alunos que estudaram em escolas públicas poderão solicitar isenção. Além disso, precisam comprovar através de seus históricos escolares que possuem bom rendimento, pois, para a seleção, serão observadas as notas de português e matemática.

No próximo ano, a Ufersa vai oferecer 1.570 vagas nos cursos diurnos e noturnos, no Campus de Mossoró e também na cidade de Angicos. Para o vestibular 2009.1 a Ufersa irá oferecer 770 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Agronomia (80 vagas), Bacharelado em Ciência e Tecnologia (200), Biotecnologia (25), Ecologia (25), Engenharia de Pesca (25), Licenciatura em Matemática (30), Medicina Veterinária (25) e Zo-otecnia (25), no período diurno, somando 435 vagas; e no período noturno serão oferecidos os cursos de Administração (50), Bacharelado em Ciência e Tecnologia (10), Ciências da Computação (25) e Ciências Contábeis (40), num total de 215 vagas.

As inscrições para o vestibular ocorrerão de 6 a 30 de outubro próximo. As provas serão realizadas de 14 a 16 de dezembro. Mais informações no site: www.ufersa.edu.br

CONCURSO

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação de 74 vagas para cargos de docentes na Ufersa. As vagas liberadas são provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do Plano de Expansão preconizado pela própria Universidade em função do aumento do número de cursos. Dessas, 20 serão destinadas ao campus da Ufersa em Angicos e 54 irão suprir a necessidade do campus de Mossoró.

Até o final do ano a Universidade deverá abrir o concurso para contratação desses novos docentes, que deverão iniciar suas atividades já no primeiro semestre de 2009 (2009.1). Além disso, o MEC já garantiu a liberação de mais 50 vagas para o semestre 2009.2, oriundas também do plano de Expansão da Ufersa. Essas 50 vagas serão destinadas também aos dois Campi, sendo 30 para Mossoró e 20 para Angicos.

Fonte: O Mossoroense

Caixa realiza pagamento do PIS para trabalhadores a partir de hoje

A partir desta quarta-feira, 240 mil trabalhadores nascidos em outubro podem ir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para receber os R$ 415,00 do abono salarial. O calendário de pagamento prosseguirá até o dia 18 de novembro, conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no PIS até 2003, que tenha trabalhado pelo menos trinta dias, consecutivos ou não, no ano de 2007, com carteira de trabalho assinada pela empresa e tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. Quanto aos rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no Pis-Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quotas do PIS.

O prazo final para saque dos benefícios é o dia 30 de junho de 2009. Para facilitar o saque, a opção é o Cartão Cidadão, que pode ser utilizado em terminais de auto-atendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, inclusive em finais de semana e fora do horário bancário.

Fonte: O Mossoroense

terça-feira, 9 de setembro de 2008

TCM define debate para o dia 21

A TV Cabo Mossoró (TCM), Canal 10, definiu a promoção de debate entre candidatos a prefeito de Mossoró. Será dia 21 (domingo).

A iniciativa da emissora será num dos auditórios do Hotel Thermas, a partir das 20h.

Nas regras do evento há definição para perguntas de quatro promotores de justiça, além de quatro representantes da sociedade. No últiimo bloco os candidatos deverão fazer perguntas entre si.

Concorrem à Prefeitura de Mossoró a prefeita Fafá Rosado (DEM), a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), o estudante Heronildes Bezerra (PRTB) e o vereador Renato Fernandes (PR).

Fonte: Blog do Carlos Santos

Candidatos a prefeito prestam contas dentro do prazo

Já estão disponíveis na Internet as prestações de contas parciais dos candidatos a prefeito de Mossoró referente aos dois primeiros meses da atual campanha. Todos cumpriram com os prazos estabelecidos pela legislação.

A candidata a prefeito pela coligação Força do Povo, Fafá Rosado (DEM), foi a que mais gastou até aqui nas eleições municipais, ao todo R$ 479,4 mil, sendo R$ 94 mil em julho e 385,4 mil em agosto. A maioria das despesas foi produção de programas para o rádio e TV e material de propaganda impresso.

A candidata a prefeito da coligação Mossoró Pra Você, Larissa Rosado (PSB), foi a segunda que mais gastou. Ela declarou ter investido R$ 214.379,72 na atual campanha, sendo R$ 63.150 em julho e R$ 151.229,72 em agosto.

O candidato Renato Fernandes (PR) declarou despesas da ordem de R$ 50 mil, sendo R$ 20 mil em julho e R$ 50 mil em agosto. A maioria dos seus gastos foi em material de propaganda.

O candidato Heronildes Bezerra (PRTB) declarou ter gasto R$ 1.975,00 no mês de agosto, dinheiro esse consumido em sua maioria com impressos e produção de programas de rádio e TV. Em julho Heró declarou não ter feito gastos.

Fonte: Correio da Tarde

Collor pede licença do Senado pela 2ª vez em dois anos

O senador Fernando Collor (PTB-AL) acaba de pedir licença à Mesa Diretora do Senado por quatro meses. Trata-se da segunda licença de Collor na atual legislatura, com posse de suplente. A assessoria de imprensa informou que Collor vai se licenciar para participar da campanha eleitoral dos candidatos petebistas em municípios alagoanos.

Entre os candidatos apoiados por Collor está seu próprio primeiro suplente, Euclydes Mello, que concorre à prefeitura do município de Marechal Deodoro. Euclydes é primo do senador.

Como Euclydes também estará em campanha em Alagoas, quem ocupará temporariamente a vaga de Collor será a segunda suplente Ada Mello, também parente do senador. Ontem (8), após apresentação formal ao presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), Alda disse que pretende assumir o posto já na próxima terça-feira (15).

Fonte: Congressoemfoco

Negros vão menos à escola e têm salários menores que brancos, mostra Ipea

O número de homens e mulheres negras nas escolas cresceu entre 1996 e 2006, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada nesta terça-feira. Mesmo assim, a diferença de entre brancos e negros continua alarmante.

Segundo o instituto, no ensino fundamental a taxa de brancos e negros matriculados é quase a mesma (95,7% e 94,2%, respectivamente), mas conforme o nível sobe, crescem as desigualdades.
No ensino médio, enquanto mais da metade dos brancos está na escola (58,4%), apenas 37,4% dos negros têm a acesso ao estudo. "Os negros e negras estão menos presentes nas escolas, apresentam médias de anos de estudo inferiores e taxas de analfabetismo bastante superiores", resume a pesquisa.

O abismo racial, no entanto, já foi bem maior. Em 1996, 82,3% dos negros estava matriculado no ensino fundamental, enquanto 90,6% dos brancos estava na escola. Entre os negros na idade para cursar o ensino médio, o percentual era de 13,4%, menos da metade do percentual de brancos no segundo grau (33,8%).

Gênero

A pesquisa --baseada nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio)-- mostra também que maior escolaridade não é suficiente para que as mulheres tenham maior renda que os homens ou cheguem mais a cargos de chefia.

Nos dois graus (ensino fundamental e médio) e tanto entre brancos como entre negros, as mulheres estudam mais. No ensino médio, por exemplo, o número de mulheres em 2006 (52%) era dez pontos percentuais maior que o de homens (42%).

"Cabe ressaltar que a vantagem vivenciada pelas mulheres no campo educacional não se traduz em maior ocupação no mercado de trabalho, em postos de trabalhos mais qualificados e em maiores salários", diz o estudo.

Em relação à renda, a dos homens brancos foi a única que caiu entre 1996 e 2006 (de R$ 1.264 para R$ 1.181), mas continua muito maior que a dos outros grupos. No ano retrasado, mulheres brancas ganhavam R$ 742; homens negros, R$ 583 e mulheres negras, em média, ganhavam R$ 383.

Fonte: Folha Online

Confirmado: Lula em Natal dia 19

O assessor da Presidência da República, César Alvarez, confirmou: dia 19 de setembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Natal.

A confirmação veio com um telefonema para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). O presidente cumprirá agenda administrativa e política na capital. Ainda não foi divulgado o horário da chegada de Lula, mas é certo que ele participará de um comício da candidatura de Fátima Bezerra na noite do dia 19, ou seja, daqui a dez dias.

Fonte: Panorama Político/TN Online

Combate à violência: PM deflagra operação em Natal

A Polícia Militar deflagrou no início desta tarde (09) uma operação em 30 pontos distintos da cidade para revistar ônibus, motos e carros que despertem suspeitas. Cerca de 300 policiais estão envolvidos na ação que será feita de domingo a domingo, por tempo indeterminado. Até o momento, nenhum caso foi registrado.

Segundo a Polícia Militar, o objetivo é prender assaltantes que estão agindo, principalmente, nos ônibus, além de apreender armas e drogas. A iniciativa tem sido aprovada pelos natalenses e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do RN (Sintro), que está em um dos pontos acompanhando a operação.

"Até o momento está tranqüilo. A gente está pedindo a compreensão dos passageiros e eles estão recebendo bem", avaliou o comandante de Policiamento da Capital, major Alarico Azevedo. Ele acrescentou ainda que foram mobilizados para a operação policiais que estavam de folga, o que não vai comprometer o policiamento no restante da cidade.

Fonte: TN Online

PF deflagra operação contra falsificadores de dinheiro no RN e mais 5 estados

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (9) dez mandados de prisão e 70 de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma quadrilha que produz dinheiro falso. A PF estima que o grupo seja responsável pela produção de mais de R$ 250 mil em cerca de 15 mil cédulas falsas por mês.

A operação, batizada de Galo Capote, acontece em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Rio Grande do Norte. Só no estado de São Paulo, 250 policiais foram mobilizados. Nos outros cinco estados, cem agentes participam da operação.

A investigação durou cerca de nove meses. A PF afirma que a quadrilha, baseada em São Paulo, é formada por pelo menos 20 integrantes, entre negociadores, distribuidores, fornecedores e fabricantes. A polícia aponta que o grupo produz cédulas falsas para grandes distribuidores, que as repassam para pequenos distribuidores, responsáveis por colocar o dinheiro em circulação.

Segundo a PF, a maior parte dos integrantes do grupo possui extensa ficha criminal, que envolve estelionato, tráfico de entorpecentes, associação ao tráfico e receptação, entre outros crimes.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal informou que as buscas realizadas no Rio Grande do Norte não obtiveram muito êxito. A PF não informou o local da diligência.

Fonte: G1

AGU impetra ação judicial na 3ª Vara contra indiciados na Hígia

A Advocacia Geral da União (AGU) impetrou ontem, na 3ªVara de Justiça Federal, uma ação para confirmar o bloqueio de bens de acusados de fraudar licitações de fornecimento de mão-de-obra e realização de serviços de higienização hospitalar para a Secretaria Estadual de Saúde. Os acusados, que foram indiciados pela Polícia Federal no inquérito da Operação Hígia, já tiveram seus bens bloqueados depois que a Justiça Federal acolheu uma ação cautelar elaborada pela AGU. No entanto, a advocacia optou por uma nova ação porque a decisão sobre a cautelar pode ser revertida a qualquer momento pelo Judiciário, sem pedido externo, se o juiz responsável decidir que há novos elementos capazes de justificar a mudança.

A ação foi elaborada pelo procurador-chefe da União no estado, Niomar Nogueira e vai ser julgada pelo juiz José Carlos Teixeira de Souza, que em 5 de agosto último tomou decisão favorável à cautelar da AGU.

Ontem, Nogueira dedicou o dia aos últimos detalhes da formulação da ação, e preferiu não falar com a imprensa. O procurador Cássio Rego de Castro explicou que a AGU ainda não foi notificada sobre possíveis recursos impetrados contra o bloqueio, por parte de advogados dos indiciados.

A ordem judicial resultante da ação cautelar já foi executada. Os nomes dos acusados que tiveram seus bens bloqueados e que podem ser atingidos por essa nova ação não podem ser divulgados porque o processo corre em segredo de Justiça. Sobre esse aspecto, Cássio explicou que a AGU considera a possibilidade de pedir a derrubada do segredo na Justiça, mas que isso não deve ser feito nos próximos dias. ‘‘A advocacia considera que ainda é prematuro, porque deve-se evitar a exposição dos réus nesse momento’’, opinou.

A lista dos indiciados pela Polícia Federal é composta pelo advogado Lauro Maia e os empresários Anderson Miguel da Silva, Jane Alves, Francenildo Rodrigues de Castro, Francisco de Alves Souza Filho, Herbert Florentino Gabriel, Luciano de Souza, Marco Antônio França de Oliveira, Mauro Bezerra da Silva e Ulisses Fernandes de Barros. Também foram indiciados o ex-secretário adjunto estadual de esporte, João Henrique Lins Bahia Neto, a ex-coordenadora de orçamento e finanças da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Eleonora Castim, e a procuradora estadual Rosa Maria de Apresentação Figueiredo.

Fonte: DN Online

Senado estuda prazo para demitir parentes

A Mesa do Senado analisa hoje (9), a partir do meio-dia, uma proposta para que os parentes dos parlamentares sejam demitidos em até 90 dias, mesmo depois da súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou o nepotismo ilegal em toda a administração pública.

Segundo o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), os senadores vão estudar uma sugestão de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que abriga três parentes em seu gabinete.

O parlamentar de Roraima argumenta que uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu prazo de três meses para que o Judiciário se adaptasse às novas regras. O mesmo deveria acontecer no Legislativo.

“A súmula é uma coisa, mas tem que executar”, disse Garibaldi, na manhã desta terça-feira. “Vamos ver o que fazer com o nepotismo. Eu vou escutar a Mesa.”

Senador cassado

Garibaldi avisou que a Mesa não vai analisar se cassa ou não o diploma do senador Expedito Júnior (PR-RO) hoje e empossa, em seu lugar, Acir Gurgacz (PDT-RO). Expedito foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de seu estado por compra de votos e seu recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi negado no último dia 2.

“Vamos aguardar a publicação do acórdão do TSE e a certidão de trânsito em julgado [documento que atesta que o processo judicial terminou]”, disse Garibaldi. Ele afirmou que apenas informará à Mesa a situação jurídica de Expedito.

Fonte: Congressoemfoco

Concorrência no vestibular da UFRN é de 4,50 por vaga

Com 25.398 inscritos para a disputa de 5.648 vagas, a concorrência do vestibular de 2009 para os cursos superiores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será de 4,50 candidatos por uma vaga.

Os dados parciais divulgados pela Comissão Permanente do Vestigular (Comperve) apontam que os cursos tradicionalmente mais concorridos, continuam com a demanda mais alta no número de candidatos por uma vaga, como Medicina: o curso oferece 90 vagas e tem 1.591 candidatos, com 17,60 concorrentes por vaga. No ano passado, essa relação foi de 19,89.

A surpresa deste ano é o curso de Design, que por ser um dos 16 cursos novos da UFRN, aparece em segundo lugar com 14,0 candidatos por uma vaga. O número de candidatos inscritos foi de 560 para 40 vagas.

Já o curso de Psicologia caiu do segundo para o terceiro lugar entre os mais concorridos, com 13,53 candidatos por vaga. Ao todo são 609 candidatos para 45 vagas. Em 2008 a concorrência foi de 14,58.

Entre os cursos menos concorridos estão alguns novos, que já vão começar com déficit na relação de oferta e procura, como é o caso de Ciências Atuariais, que tem a menor demanda de candidatos por vaga – 0,80, tendo 32 candidatos para 40 vagas.

Outro curso novo, Língua Espanhola, oferece 50, mas só 48 candidatos por vaga, portanto, apresentando uma demanda de 0,96. Cursos mais tradicionais estão entre os dez menos concorridos, como Estatística, Matemática, Física e Química.

Tão logo saiu o anúncio da Comperve sobre a demanda de candidatos por curso para o vestibular 2008, alguns estudantes apareciam para ver a listagem, colocada no saguão de entrada do órgão, na avenida Salgado Filho.

Fonte: Tribuna do Norte

Em tentativa de assalto, bando atira em van no interior

Um grupo de quatro homens armados e encapuzados montou uma armadilha, na estrada que dá acesso ao município de Olho D'Água do Borges, a 321 km da capital potiguar, e tentou assaltar uma van, segundo a polícia.

De acordo com a Delegacia de Polícia Civil de Olho D'Água do Borges, a ação começou por volta das 20h20 desta segunda-feira. Uma van que fazia a linha Natal-Patu passava pelo local da armadilha, quando o motorista percebeu que se tratava de assalto. "O condutor do veículo disse que os quatro estavam em um Fiat Uno escuro", disse um agente.

O motorista da van resolveu não parar e aumentou a velocidade do veículo, arrancando-o. O grupo chegou a atirar na traseira do carro, mas ninguém foi ferido.

"As vítimas da tentativa de assalto nos avisaram da armadilha. Quando chegamos lá, não tinha mais nada nem ninguém. Mas temos certeza que eles iam tentar assaltar outros carros que estavam para passar", afirmou o agente. Depois disso, segundo ele, outra van - com destino não identificado - passou pelo local, mas não houve tentativa de abordagem.

Fonte: DN Online

Pacientes já estão sendo transferidos

Os hospitais públicos de Natal já estão recebendo os pacientes que necessitam se submeter a um tratamento no setor de neurocirurgia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.

O deslocamento até a capital do Estado está ocorrendo devido à paralisação dos neurocirurgiões, iniciada na segunda-feira da última semana. Segundo informações da Sociedade Norte-Rio-Grandense de Neurocirurgia (SENE-RN), diariamente chegam várias pessoas em estado grave vindas do interior do Estado. "Hoje mesmo de madrugada eu atendi um senhor que veio de Mossoró e chegou aqui muito ruim. O fato dele não ter sido atendido no Tarcísio Maia contribuiu muito para chegar em Natal num estado bem pior", disse Luciano Araújo, presidente da Sene-RN.

Os neurocirurgiões paralisaram os atendimentos em Mossoró devido ao atraso de três meses em seus salários. Eles ainda reivindicam a assinatura de um novo contrato para voltarem ao trabalho.

A Clínica de Neurocirurgiões do RN (CLINEURO), afirma que o problema está acontecendo unicamente pela falta de compromisso da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (SESAP). Kurt Mendonça, diretor da Clineuro, menciona que "o Governo do Estado se comprometeu a pagar junho e julho na última sexta-feira, dia 5, e depois pagaria agosto. Eles garantiram também continuar dando encaminhamento a questão do novo contrato. Porém, já iniciamos a semana e nada do dinheiro. Agora estão dizendo que vão pagar dia 10, mas eu repito que a gente só retorna ao trabalho quando o pagamento for concretizado".

O diretor ainda ressaltou sobre os riscos que os pacientes da região Oeste estão passando. "É uma média de 10 atendimentos por dia que não estão sendo feitos no hospital de Mossoró. Isso é um grande risco para as pessoas", mencionou.

Marcelo Duarte, diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, revelou que recebeu do secretário estadual de Saúde Pública, George Antunes, a garantia de que o pagamento será efetuado amanhã, dia 10.

Sobre os pacientes que estão sendo transferidos para Natal, o diretor do Tarcísio Maia reconheceu a gravidade do fato, principalmente por Mossoró ser uma cidade pólo. "O problema é que não existe neurocirurgião na região e as pessoas de várias cidades vêm para Mossoró. Mas, estamos solucionando tudo nas próximas horas", concluiu.

Fonte: De Fato

TRE inicia treinamento dos mesários da 33ª e 34ª zonas

A Justiça Eleitoral iniciou ontem o treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano, no dia 05 de outubro. Cerca de 260 pessoas convocadas pela 33ª Zona Eleitoral compareceram ao auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) para se informarem sobre as funções de presidente da seção, 1° e 2° mesário e secretário.

Hoje é a vez dos convocados da 34° Zona eleitoral irem ao Sesi, nos turnos manhã e tarde para mais um treinamento. Os faltosos serão reconvocados pelos cartórios eleitorais para se submeterem ao mesmo procedimento.

O presidente é a maior autoridade de seção, responsável por manter a ordem no recinto, inicia e encerra a votação, habilita o eleitor a votar, providencia a entrega de documentos à Justiça Eleitoral, como: disquete, zerésima, ata receptora de votos, boletins de justificativa, caderno de votação e demais documentos.

Os mesários substituem o presidente na sua ausência, além de auxiliar nos demais processos de votação. A principal função do secretário é preencher a ata da mesa receptora de votos, relacionando as ocorrências registradas no campo de anotações. O secretário também orienta a fila, controla a entrada das pessoas e distribui aos eleitores que ainda estiverem na fila às 17 horas, as senhas para a entrada.

Durante o treinamento eles puderam aprender sobre instalação da mesa receptora de votos, emissão da zerésima, orientações aos eleitores, além de ficarem inteirados sobre o fluxo da votação, e informações importantes como suspensão de voto e justificativa eleitoral. "Ainda tem gente que vai aos correios para fazer sua justificativa, mas ela é feita em qualquer seção", esclareceu o chefe da 33ª Zona eleitoral, Luiz Sérgio Gomes.

Fonte: Gazeta do Oeste

Sindipetro lança campanha reivindicatória de trabalhadores

O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN) lançará amanhã, 10, a campanha reivindicatória dos trabalhadores da Petrobras em Mossoró. Para marcar o lançamento, será realizado no hotel Sabino Palace um café-da-manhã às 8h, destinado à imprensa, e à noite, às 19h, uma reunião com os membros do sindicato.

De acordo com o diretor do Sindipetro, Márcio Dias, o evento será dividido em três partes. Na primeira haverá uma explanação sobre a campanha reivindicatória que foi lançada nacionalmente no dia 5 deste mês, quando houve um ato político nas unidades operacionais e administrativas da Petrobras, com o tema "Soberania e valorização do trabalhador".

Depois, o tema será a exigência de mais ações focadas na saúde e segurança, assim como também a pendência de acordos ainda não solucionados. E logo após, serão expostas questões relativas aos aposentados e pensionistas da empresa.

Márcio Dias disse que estão na pauta de reivindicações do sindicato o reajuste de 7,05% e o aumento real de 5%. "É uma oportunidade para que a categoria construa uma unidade com a luta nacional. Esse evento será para mostrar qual o nosso posicionamento e o que estamos reivindicando com o pré-sal. Ele tem que ficar em poder dos brasileiros, já que dele podem partir soluções para grandes e graves problemas sociais do País. O Brasil tem tecnologia suficiente para administrá-lo", afirma.

A categoria petroleira entregou à Petrobras no último dia 29 a pauta de exigências aprovadas no congresso nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e indicou os dias 16 e 17 de setembro para serem realizadas as primeiras rodadas de negociação.

Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Presidente Lula grava inserção para programa de Fátima Bezerra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou inserções para o programa da candidata a prefeita Fátima Bezerra.

O vídeo deve ir ao ar na próxima quarta-feira. A vinda do presidente Lula a capital potiguar é tida como certa pelos integrantes da coligação "União por Natal".

Fonte: Panorama Político/TN Online

Lula: Argentina "pode e deve" participar do pré-sal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, em discurso no Palácio do Itamaraty, que "a Argentina pode e deve participar da construção da grande infra-estrutura, necessária à exploração do petróleo brasileiro, na camada do pré-sal". Ele discursou em almoço oferecido pelo governo brasileiro à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em visita oficial ao País.

Lula anunciou que vai acelerar a construção da hidrelétrica de Garabi, de interesse dos argentinos "para garantir nossa segurança energética", e intensificar a "cooperação ambiciosa", em matéria nuclear. O presidente disse que além dos 30 projetos conjuntos com a Argentina para uso pacífico de energia nuclear, decidiu avançar nas discussões para a constituição da empresa binacional de enriquecimento de urânio.

No campo da defesa, Lula disse que espera iniciar em 2009 a produção do veículo militar "Gaúcho" e que estão igualmente avançados os entendimentos para que a fábrica militar de Córdoba forme parceria com a fabricante brasileira Embraer na produção de aviões. "O nosso intercâmbio comercial no ano é de US$ 30 bilhões, 10 vezes mais do que uma década atrás. Estamos nos libertando da pesada herança de estagnação econômica, desigualdade social, ceticismo político e renúncia de soberania, com a consolidação de democracias comprometidas com o desenvolvimento e Justiça para todos em um continente de paz e prosperidade", concluiu.

Fonte: Agência Estado

Garibaldi: relatório sobre varredura não tem 'nada grave'

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que a Polícia do Senado deve lhe entregar hoje um relatório sobre a varredura nos gabinetes para investigar a existência ou não de grampo telefônico na Casa. Garibaldi disse que não tem detalhes técnicos, mas assegurou que não foi encontrado "nada grave, que possa preocupar".

Garibaldi, que participou do almoço com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no Palácio do Itamaraty, admitiu que, se ficar comprovada a participação de agentes da Polícia Federal no episódio do grampo telefônico, envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a PF ficará numa "posição delicada". "Até que se prove o contrário, a própria Policia Federal é isenta. Mas não deixa de criar uma situação delicada como eu já disse".

Fonte: Agência Estado

Lula defende a permanência de Dunga na seleção

Dias depois de criticar os jogadores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira a continuidade do técnico Dunga no comando da seleção brasileira.

"Da mesma foram que um governo tem que ser avaliado no final de seu mandato, um treinador não pode ser avaliado ante de terminar seu trabalho", disse Lula.

Na semana passada, o presidente havia criticado os jogadores da seleção, elogiando a garra do atacante argentino Lionel Messi. Os comentários de Lula acabaram gerando críticas dos jogadores brasileiros, em especial do goleiro Júlio César, que chegou a falar para Lula ir "morar na Argentina".

Agora, depois da vitória, por 3 a 0, do Brasil sobre o Chile, Lula passou a defender o técnico Dunga à frente da seleção.

"Tem que deixar [Dunga] concluir o trabalho. O problema é que no Brasil quando o time ganha é porque o time é bom, quando perde é porque o técnico é ruim. Imaginem se quisessem trocar eu e o José de Alencar [vice-presidente] toda hora", concluiu Lula.

Fonte: Agência Estado

UFRN divulga demanda parcial de candidatos no vestibular

A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) divulgou nesta segunda-feira (08) a lista com o número de inscritos no vestibular 2009 e a respectiva demanda. Ao todo, 25.398 candidatos concorrem por 5.648 vagas.

Veja também:- Confira aqui a concorrência de cada curso

A exemplo dos anos anteriores o Curso de Medicina continua sendo o mais concorrido, com uma concorrência de 17,68 candidatos para cada vaga. O curso de Medicina é seguido na concorrência por Design (14,00); Psicologia (13,53); Direito/Campus Central (9,93 para a noite e 9,49 para o turno da manhã); Nutrição (9,41); Publicidade e Propaganda (8,98); Direito/Ceres (8,71); Enfermagem (8,63) e Fisioterapia (8,20).

Fonte: Agecom

Lula diz que uma mulher pode sucedê-lo

Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o presidente Lula disse ser possível que uma mulher suceda-o na presidência da República em 2010. “Eu digo que vou eleger meu sucessor. Não posso decidir quem é, mas posso assegurar que há muitas possibilidades de que seja uma mulher”, afirmou ele, na reportagem publicada hoje (8).

O petista não confirma o nome. “Será sua chefe de gabinete [sic], Dilma Rousseff?”, pergunta o Clarín. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma, é uma das cotadas para suceder o petista, mas a candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, corre por fora.

O jornal insistiu se o próximo presidente não poderia ser um homem, mas Lula disse que isso será discutido pelo PT só a partir do próximo ano.

Independentemente disso, ele assegura que um aliado vai continuar no Planalto graças às melhores condições econômicas do Brasil. A situação vai gerar certo conforto para a base aliada, no entender de Lula. “Vamos estar com economia em crescimento, uma renda per capita em ascensão, os trabalhadores melhorarão, os pobres serão menos pobres. Isso é o que garante uma eleição.”

Lula disse que seu sucessor vai enfrentar um problema “sério”. “Terá que fazer mais que um metalúrgico”, provocou. “Não pode passar à história como alguém que fez menos que um torneiro mecânico.”

Fonte: Congressoemfoco

MEC quer alfabetizar 1,3 milhão de pessoas em 2009

A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação de alfabetizar ao ano 1,3 milhão de pessoas deve ser atingida em 2009. A previsão é do diretor de Políticas da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC), Jorge Teles. Segundo ele, o programa Brasil Alfabetizado tem formado por ano de 1 milhão.

“Em cinco anos de programa, as pessoas mais sensíveis à alfabetização já aderiram. Agora você precisar atrair as pessoas analfabetas que têm menos disposição a estudar, é mais difícil captar esse público para o processo educativo”, analisa o diretor.

Para 2009, além da ampliação do número de atendidos pelo Brasil Alfabetizado, outras novidades são a distribuição de livros didáticos específicos para esse público e o desenvolvimento de projetos de leitura para consolidar as ferramentas de uso da língua escrita e falada.

“A gente considera importante a possibilidade de continuidade formal [ensino fundamental e médio], mas agora estamos lançando uma política de fomento à leitura para que o alfabetizado use no dia-a-dia o que ele aprendeu no curso. Você só se apropria do conteúdo se você usar na vida”, defende.

Para a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em educação de jovens e adultos, Cláudia Vóvio, o Brasil Alfabetizado atinge um número pequeno de pessoas em relação à demanda potencial da alfabetização: 14,3 milhões de brasileiros.

"Faltam programas para muitas pessoas, o Brasil Alfabetizado é uma das iniciativas. É preciso pensar as orientações em cada esfera de governo, muitas vezes os alunos não conseguem continuar os estudos porque no município não há oferta de ensino fundamental. A aprendizagem precisa ser consolidada e acaba se perdendo", alerta.

O curso do Brasil Alfabetizado tem duração de seis meses e, segundo Jorge Teles, a meta é chegar a 4 mil municípios em 2008. A verba para o programa, que este ano foi de R$ 200 milhões, é repassada a estados e municípios, responsáveis por coordenar as turmas. Os alfabetizadores recebem uma bolsa de R$ 250, repassados diretamente pelo MEC.

“Com um programa nacional, a gente consegue organizar a política de forma que a alfabetização seja uma porta de entrada para a educação e não uma campanha em si”, acredita o diretor.

Fonte: Agência Brasil

TSE revela que nove municípios do RN têm mais eleitores que habitantes

O município de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, a 380 quilômetros de Natal, deve viver um pequeno fenômeno migratório no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais. É que a cidade de 5.728 habitantes tem 7.162 eleitores aptos a votar em 2008. O eleitorado do município, medido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é 25% maior que a estimativa populacional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana.

Com 1.434 eleitores a mais que a população, Severiano Melo é o primeiro da lista de 90 municípios revelada em levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que aponta as cidades com divergência entre os números de eleitorado e estimativa populacional. Os números do TSE são do balanço mais recente do tribunal, de julho, após o cancelamento de mais de 1,8 milhão de títulos.

“A última contagem do IBGE feita aqui contabilizou vários sítios que ficam ao redor da cidade como se fizessem parte do município vizinho, por causa da utilização de GPS que mostrava essas áreas fora dos nossos limites. Mas mantemos escolas e postos com dinheiro da prefeitura lá; é população do município de Severiano Melo”, justificou um assessor financeiro da prefeitura Neusion Holanda.

Segundo Holanda, a prefeitura perdeu inclusive recursos do Fundo de Participação dos Municípios por causa da exclusão desses territórios na contagem populacional do município. “Estamos tentando a reeleição e depois vamos até tentar recorrer, pedir uma revisão, porque saímos prejudicados”, acrescentou.

Minas Gerais é o estado que concentra o maior número de municípios com mais eleitorado que população, 21 dos 90 identificados no cruzamento de informações do TSE e do IBGE. Há municípios no estado em que o eleitorado corresponde a 137% dos habitantes, caso de Tapiraí, a 250 quilômetros de Belo Horizonte.

Fonte: Agência Brasil

Briga entre pai e filho termina em morte em São Rafael

Uma discussão entre pai e filho terminou em morte na noite de ontem (07) no Sítio Bujio, na zona rural de São Rafael, município distante 216 Km de Natal.

De acordo com a polícia, após uma discussão - o motivo da briga não foi revelado - o filho identificado como Carlos Antônio Dantas de Souza, de 27 anos, matou o pai, o aposentado Expedito Furtuoso de Souza, de 60 anos, com um disparo de espingarda na nuca.

A polícia foi acionada mas não conseguiu deter o acusado, que fugiu logo em seguida. De acordo com a polícia, Carlos Antônio está foragido. O caso ficará sob responsabilidade da delegacia de São Rafael.

Fonte: DN Online

Entre o público-alvo, 81% dos potiguares já se vacinaram contra rubéola

Até sexta-feira (5), mais de 47,5 milhões de pessoas já se vacinaram contra a rubéola, o que significa que desde 9 de agosto 67,73% do total da população-alvo (20 a 39 anos) foi imunizada. O balanço parcial foi divulgado pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 70 milhões até o fim da campanha, na sexta-feira da próxima semana, dia 12 de setembro.

- Estamos na reta final. Já vacinamos quase 50 milhões de pessoas, mas ainda falta uma parcela da população para vacinar, especialmente do sexo masculino - observou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

No novo levantamento, a cobertura para o sexo feminino é de 72,27%, com mais de 25,5 milhões de vacinadas. Os homens estão quase dez pontos percentuais atrás - 63,11% de cobertura ou 21,9 milhões de imunizados. Ainda faltam 9,8 milhões de mulheres e 12,8 milhões homens para alcançar 100% do público-alvo.

No ano passado, 70% dos 8.684 casos de rubéola registrados no país ocorreram entre pessoas do sexo masculino, apontando a necessidade de imunizar essa população e garantir a eliminação do vírus do meio ambiente.

Os menores percentuais de cobertura estão nos estados Goiás (52,86%), Amapá (53,27%), Roraima (55,17%), Amazonas (57,88%), Acre (58,48%) e Rio de Janeiro (59,56%). As maiores coberturas foram registradas nos estados de Santa Catarina (83,17%) e Rio Grande do Norte (81,87%).
A avaliação por região mostra percentuais de cobertura de 72,38% no Nordeste; 68,84% no Sul; 66,53% no Sudeste; 62,89% no Centro-Oeste e de 61,01% no Norte. As informações do balanço parcial foram enviadas pelos estados e municípios até 14h10 de sexta-feira (5).

Fonte: O Globo

Lula critica julgamentos do STF ao vivo na TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está incomodado com a transmissão ao vivo das sessões de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele sugeriu ao presidente do STF, Gilmar Mendes, que os julgamentos sejam editados e veiculados apenas os trechos considerados mais importantes. No ar desde 11 de agosto de 2002, a TV Justiça transmite às quartas e quintas-feiras, ao vivo, a íntegra dos julgamentos realizados no plenário do Supremo.

No início da TV, havia uma certa resistência de alguns ministros às transmissões. Mas esses ministros já se aposentaram. A atual composição do STF não levanta obstáculos à veiculação dos julgamentos, nem mesmo quando são flagrados bate-bocas entre ministros, o que vem se tornando freqüente no tribunal. Para Lula, o fato de os julgamentos serem televisionados estimula os ministros do Supremo a falar mais sobre os processos e a fazer mais críticas ao governo. O presidente acha que os ministros aproveitam a transmissão ao vivo para fazer "discursos inflamados".

Na conversa com interlocutores do Planalto, Lula avalia que a TV virou "um elemento a mais" nos julgamentos do Supremo. Na visão dele, o julgamento se transforma em um espetáculo, influenciando o comportamento dos ministros. O presidente observa com freqüência que em nenhum outro País há esse tipo de transmissão de julgamento ao vivo. "Nem nos Estados Unidos", costuma destacar. Apesar das críticas de Lula, não há sinais de que o Supremo modificará a grade de programação da TV Justiça. Gilmar Mendes é a favor da transmissão dos julgamentos ao vivo e sem edições.

Fonte: Estadão