terça-feira, 9 de setembro de 2008

TRE inicia treinamento dos mesários da 33ª e 34ª zonas

A Justiça Eleitoral iniciou ontem o treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano, no dia 05 de outubro. Cerca de 260 pessoas convocadas pela 33ª Zona Eleitoral compareceram ao auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) para se informarem sobre as funções de presidente da seção, 1° e 2° mesário e secretário.

Hoje é a vez dos convocados da 34° Zona eleitoral irem ao Sesi, nos turnos manhã e tarde para mais um treinamento. Os faltosos serão reconvocados pelos cartórios eleitorais para se submeterem ao mesmo procedimento.

O presidente é a maior autoridade de seção, responsável por manter a ordem no recinto, inicia e encerra a votação, habilita o eleitor a votar, providencia a entrega de documentos à Justiça Eleitoral, como: disquete, zerésima, ata receptora de votos, boletins de justificativa, caderno de votação e demais documentos.

Os mesários substituem o presidente na sua ausência, além de auxiliar nos demais processos de votação. A principal função do secretário é preencher a ata da mesa receptora de votos, relacionando as ocorrências registradas no campo de anotações. O secretário também orienta a fila, controla a entrada das pessoas e distribui aos eleitores que ainda estiverem na fila às 17 horas, as senhas para a entrada.

Durante o treinamento eles puderam aprender sobre instalação da mesa receptora de votos, emissão da zerésima, orientações aos eleitores, além de ficarem inteirados sobre o fluxo da votação, e informações importantes como suspensão de voto e justificativa eleitoral. "Ainda tem gente que vai aos correios para fazer sua justificativa, mas ela é feita em qualquer seção", esclareceu o chefe da 33ª Zona eleitoral, Luiz Sérgio Gomes.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: