quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Senadora Rosalba Ciarlini diz que RN está em festa com eleição de Garibaldi

“Trago esse sentimento do povo do Rio Grande do Norte, que também é o meu sentimento, de orgulho, de satisfação, de alegria. O Estado todo está em festa”. A afirmação foi feita pela senadora Rosalba Cialini no discurso de congratulação ao senador Garibaldi Filho pela Presidência do Senado.

A senadora disse que nas caminhadas que fez em diversos municípios era questionada sobre a candidatura de Garibaldi, principalmente pelo cidadão mais simples. E destacou a aliança das eleições passadas, recordando o bordão “Garibaldi no Governo e Rosalba no Senado”. – Nesse momento, conheci-o melhor e, a cada dia, o admiro mais por sua capacidade de união, de dialogo, de saber ouvir”, considerou.

Rosalba disse reconhecer que Garibaldi terá uma missão árdua, difícil, que é o resgate da credibilidade do Senado, mas confia que o estilo moderado, sereno e de dialogo permitirá um bom trabalho. - -Confiando nas suas características de trabalho, de fazê-lo sem muito alarde, do dialogo, na serenidade e no equilíbrio, dando oportunidade a todos, independente de cores partidárias, temos a certeza de que seu trabalho vai trazer para este Senado e o para o Brasil, uma nova página com o fortalecimento da democracia- , concluiu.

RPC - Rede Potiguar de Comunicação

Marido mata mulher a facadas dentro de igreja da Redinha

Uma mulher de 29 anos foi morta a facadas pelo marido dentro da igreja Nossa Senhora da Apresentação na noite desta terça-feira (11) na Redinha. A policia suspeita de mais um crime passional cometido por ciúme. Maria de Fátima Farias, 29, foi assassinada pelo próprio marido, Raimundo de Aquino Alves, 40.

Por volta das 20h desta terça-feira, Maria de Fátima saía da escola, onde havia realizado uma prova. Quando se dirigia para casa, seu marido estava escondido à sua espera. Assim que a encontrou, ele aplicou a primeira facada em sua mulher, que conseguiu correr e chegou em frente à igreja Nossa Senhora dos Navegantes. No momento em que a vítima entrou na igreja estava acontecendo uma reunião de renovação carismática. Enquanto a vítima procurava refúgio no local, Raimundo Alves seguiu com uma sequência de golpes, totalizando oito perfurações de faca. As duas últimas foram aplicadas quando Maria de Fátima, bastante ferida, alcançou o altar da igreja.

Logo após cometer o crime, Raimundo Alves deixou a arma no local e fugiu para se esconder, mas foi encontrado por populares, que o espancaram. Segundo informações de populares, Raimundo só escapou de sofrer ferimentos mais graves devido à chegada da polícia. Maria de Fátima foi socorrida e levada com vida para o Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos. Ela era casada há 11 anos e deixou dois filhos pequenos, de 8 e 9 anos.

Raimundo Alves teria confessado que matou sua mulher por ciúmes. Ele afirmou ter sido traído e, por isso, cometeu o crime. Testemunhas alegam terem visto o acusado batendo na mulher no último domingo (9), na praia da Redinha, mas ele conseguiu fugir nadando quando a polícia chegou.

Fonte: DN Online

Policiamento do RN ganha 114 novos veículos

A Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte receberam hoje (12) 114 novos veículos, sendo 76 viaturas e 38 motos, a maioria para uso no policiamento da capital e da região metropolitana.

O valor investido nos veículos foi de R$ 7 milhões, proveniente de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, além do repasse de 25 veículos que haviam sido adquiridos para o policiamento dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

A expectativa do Governo do Estado é comprar 150 viaturas e 100 novas motos já no próximo ano. “Estamos nos modernizando para combater a criminalidade com mais eficiência e também chegar a níveis mais elevados de prevenção”, afirmou a governadora Wilma de Faria.

Fonte: TN Online

CNBB: não há consenso na Igreja sobre greve de bispo

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Geraldo Lyrio Rocha, admitiu hoje que não há consenso dentro da Igreja em relação à greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio contra a transposição do Rio São Francisco. "Em torno dessa questão não tem muita unanimidade", disse. Após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Planalto, d. Lyrio Rocha disse que uma parte dos bispos avalia que d. Cappio põe em risco a própria vida, o que afronta as pregações da Igreja. Já outra parte argumenta que o religioso não busca a morte.

O presidente da CNBB evitou comentar a conversa que teve com o presidente Lula. "É claro que todos nós tememos a morte do bispo, por isso a CNBB desejou conversar com o presidente Lula", afirmou. "Queremos d. Luiz vivo", afirmou. Em diversas ocasiões, Lula reclamou da postura do bispo Cappio. O presidente disse que optará pela vida de milhões de nordestinos que, segundo ele, dependem das obras de transposição. Na avaliação do presidente, a greve de fome do religioso é um problema da Igreja.

Em carta entregue ao presidente Lula, a CNBB ressalta estar à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o governo e d. Cappio. A entidade argumenta que a comissão mista com representantes do governo e da sociedade para discutir a questão das obras no São Francisco, criada em 2005, após a primeira greve de fome de d. Cappio, não atendeu "plenamente" os objetivos propostos.

Fonte: Agência Estado

Blog do Josias: Lula diz a tucanos que aceita CPMF só por um ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua empenhado em atrair o apoio do PSDB na votação que prorroga a cobrança da CPMF. O presidente estaria disposto até a assinar um documento comprometendo-se a aceitar um prazo de vigência de apenas mais um ano para a CPMF, informa o blog do Josias.

Nesse período, de acordo com o blog, governo e Congresso negociariam a aprovação de uma ampla reforma tributária --que passaria inclusive pela rediscussão da própria CPMF.

Na carta Lula, reafirmaria a proposta de destinar 100% dos recursos arrecadados com a CPMF para a saúde.

Fonte: Folha Online

Governadora do RN pede a Garibaldi Filho que seja colaborador da sua administração

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), disse que espera do novo presidente do Senado, senador Garibaldi Filho, que seja um colaborador dos projetos do Governo dela.

Através do secretário de Comunicação, Rubens Lemos Filho, Wilma de Faria afirmou que “está muito safisfeita, feliz com a vitória do senador e me congratulo desejando êxito”.

A governadora telefonará ainda hoje ao senador Garibaldi Filho para parabenizar pela vitória.

Fonte: Panorama Político/TN Online

Garibaldi diz que assume com missão de reerguer imagem do Senado

No primeiro discurso após ser eleito o novo presidente do Senado, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse nesta quarta-feira que assume o cargo com a missão de reerguer a imagem da Casa após a crise política que a atingiu neste ano. O peemedebista disse que vai tirar do episódio que "aproximou o Senado de limites que jamais poderiam ser ultrapassados" lições que serão aplicadas no comando da Casa --mesmo admitindo que assume o cargo em um momento "traumático" para o Senado.

"Convoco a todos os senadores a partilhar comigo a agoniação de devolver ao Senado perante o país toda a credibilidade que conquistou em sua quase bicentenária trajetória histórica", afirmou. No final do discurso, disse que o Senado "vai escrever uma nova página na história brasileira".

Garibaldi garantiu aos líderes partidários que, no comando da Casa, vai respeitar as legendas governistas e de oposição com o cumprimento restrito da Constituição Federal e do regimento interno do Senado.

"Eu quero assegurar as bancadas do governo e da oposição a minha lealdade ao regimento. A presidência não será partícipe da disputa partidária, mas ferramenta para que das discussões surjam idéias e caminhos para levar o Senado sempre atuante. O instante é de arrostar desafios, enfrentar sem dúvida com árdua luta esse momento de trauma, mas também de renovação de fé na força democrática de nossa instituição."

Garibaldi fez um agradecimento ao senador José Sarney (PMDB-AP) por ter desistido de concorrer à presidência pelo PMDB --uma vez que seria eleito pela maioria da bancada como o candidato do partido. O senador também se dirigiu a Pedro Simon (PMDB-RS), que disputou com ele o comando do Senado dentro do PMDB.

"O senador Simon vai me perdoar por ter sido seu competidor, enquanto eu agradeço a Deus ter tido um competidor como Vossa Excelência, um homem tão respeitado por todos nós", disse.

Fonte: Folha Online

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Tasso: ou governo faz proposta, ou adia CPMF para 2008

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), pouco antes do início da convocação dos senadores aliados pelo Palácio do Planalto para possível votação da emenda da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ainda hoje, afirmou que o governo tem duas alternativas: ou apresenta uma proposta com grande apelo público - como a destinação de todos os recursos da contribuição à saúde - ou deixa a votação da emenda para o próximo ano. Neste último caso, seria necessário o cumprimento da chamada noventena, ou seja, a União só poderia reiniciar a cobrança da CPMF 90 dias após a aprovação da emenda que renova sua vigência.

Jereissati lembrou que, no caso de adiamento da votação para 2008, a emenda continuará em pauta no Senado, sem necessidade de o governo enviar nova proposta. Tanto Jereissati quanto o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disseram que o governo só colocará a emenda em votação hoje se tiver certeza de que dispõe dos 49 votos necessários para aprová-la.

Na tarde de hoje, senadores governistas informaram ter recebido telefonemas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro de Relações Institucionais, José Múcio, e do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), pedindo-lhes que permaneçam no Senado porque a emenda da CPMF poderá ser votada ainda hoje. Jereissati e Guerra disseram também que, até o momento, o governo não apresentou uma proposta concreta no sentido de destinar os recursos da contribuição ao setor de saúde.

Fonte: Agência Estado

Governadora afirma que torce pela eleição de Garibaldi Filho

Através do secretário de Comunicação, jornalista Rubens Lemos Filho, a governadora Wilma de Faria (PSB) declarou ao PANORAMA POLÍTICO que torce pela eleição do senador Garibaldi Filho a presidência do Senado Federal.

Para Wilma de Faria, a chegada do senador potiguar ao cargo de presidente do Congresso será importante para o Rio Grande do Norte e ela disse acreditar que Garibaldi Filho, já integrante da base de apoio ao presidente Lula, irá melhorar a relação entre o Congresso e o Executivo.

A governadora do Rio Grande do Norte afirmou ainda que espera contar com o apoio do senador Garibaldi Filho, independente de questões partidárias, para os projetos em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Fonte: Panorama Político/TN Online

Sejuc faz licitação para compra de veículos para transporte de presos

A Secretaria de Estado Justiça e da Cidadania, torna público a abertura da licitação na modalidade pregão presencial, menor preço por item, para contratação de empresa fornecedora de veículos, tipo furgão, para transportes de presos, para atender as necessidades da Secretaria.

A sessão pública, para recebimento dos envelopes de preços e de documentação de habilitação, será realizada às 9h do dia 24 de dezembro. O Edital pode ser adquirido na sede da Sejuc, no Centro Administrativo do Estado, Bloco 10, BR-101, KM-0 – Lagoa Nova – Natal/RN, no horário de 8h às 14h, em dias úteis, no site www.rn.gov.br ou através do e-mail cpl-sejuc@rn.gov.br.

Fonte: DN Online

Procissão de Santa Luzia deve reunir cerca de 150 mil devotos neste ano

A Festa de Santa Luzia se aproxima do final, e a paróquia se prepara para a procissão com a imagem da padroeira, que marcará o término dos festejos, quinta-feira, 13.

A expectativa é de que reúna cerca de 150 mil fiéis, entre mossoroenses e romeiros de municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

A procissão é o ponto alto da parte religiosa da festa; arrasta multidão em ruas do Centro e bairros vizinhos e deve repetir o sucesso de edições anteriores.

O itinerário será o mesmo do ano passado: começará na Avenida Dix-sept Rosado (rua da catedral) e seguirá pelas ruas Rodrigues Alves, Melo Franco, avenida Augusto Severo, Santos Dumont, Idalino de Oliveira até voltar à catedral, onde haverá missa.

A expectativa de participantes é melhor do que do ano passado devido ao aumento do interesse pelo novenário da festa deste ano.

Fonte: De Fato

Universidade entrega cartões de inscrição

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está fazendo a entrega dos cartões de inscrição dos candidatos ao Processo Seletivo 2008.1. Os cartões já estão disponíveis pelo site da instituição, www.ufersa.edu.br. Para retirar o documento, o candidato deve saber o número da inscrição e o do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As provas do vestibular serão aplicadas nos próximos dias 16, 17 e 18 de dezembro, das 8h às 12h, em Mossoró e em Natal.

A Ufersa está oferecendo o total de 230 vagas no turno diurno, sendo 80 vagas para o curso de Agronomia, 25 para Engenharia Agrícola e Ambiental, 25 para Engenharia Mecânica, 25 para Engenharia de Energia, 25 para Engenharia de Pesca, 25 para Medicina Veterinária e 25 para Zootecnia, e 100 vagas no turno noturno, sendo 50 para o curso de Administração, 25 para Ciência da Computação e 25 para Engenharia da Produção. Os aprovados iniciarão suas aulas no primeiro semestre de 2008.

Para mais informações sobre o vestibular 2008.1 da Ufersa o contato pode ser feito com o professor Marlon Feijó, membro da Comissão de Admissão de Discentes (CAD) através do telefone (84) 3315-1769 ou na Comissão de Admissão de Discentes no campus central da universidade.

Fonte: Gazeta do Oeste

Indicação de Garibaldi é bem recebida por senadores

O anúncio da indicação de Garibaldi Alves (PMDB-RN) como candidato do PMDB à presidência do Senado foi bem recebido pelos demais partidos. O líder do DEM na Casa, José Agripino (RN), disse que defenderá o consenso em torno da candidatura de seu conterrâneo tanto em sua bancada como no PSDB.

"Respeitarei a vontade do PSDB, mas vou trabalhar pelo consenso. Por mim, nem precisaria de votação, Garibaldi seria eleito por aclamação", afirmou o líder do DEM.

Os tucanos farão almoço agora, às 13h, para discutir a estratégia do partido tanto quanto à sucessão como quanto à votação da prorrogação da CPMF.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), no entanto, já avisou que o apoio do partido em torno do candidato peemedebista não será de graça. "Vamos fazer uma proposta para melhorar a imagem da Casa e apresentar para Garibaldi. Só depois poderemos decidir se o partido vai apoiá-lo", garantiu ela.

Para o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), Garibaldi não terá dificuldades em conquistar o apoio dos senadores. "Ele tem boa articulaçao com a oposição. Não acredito que eles lançarão outro candidato", disse o senador alagoano ao Congresso em Foco.

Nova imagem

O nome de Garibaldi pode até não ser unânime ainda, mas o discurso dos parlamentares sobre o que o novo presidente da Casa deve priorizar tem sido igual em todos os partidos: "Temos que melhorar a imagem do Senado".

O próprio candidato peemedebista já avisou que tão logo eleito irá se reunir com os líderes para buscar alternativas de como fazer a Casa "funcionar melhor".

"Acho que Garibaldi pode unificar o Senado. E essa é uma das prioridades que o novo presidente deve ter: melhorar o ambiente interno", defendeu o líder do PSB, Renato Casagrande (ES).
Para Casagrande, o presidente que for eleito terá de elaborar uma pauta em conjunto com os líderes para que o cenário de crises seja abandonado em 2008. "Tem muitas matérias que já foram aprovadas nas comissões, como as mudanças no regimento interno, a regulamentação da emenda da saúde e os precatórios", exemplificou o senador.

A eleição do novo presidente do Senado foi marcada para amanhã (12), às 12h. A votação será secreta e, em seguida, o plenário deverá deliberar sobre a CPMF.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Senado escolhe novo presidente e vota CPMF nesta quarta-feira

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), decidiu manter nesta quarta-feira as eleições para a escolha do novo presidente da Casa. Em reunião com os líderes partidários, Viana também decidiu que a votação da proposta de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) também ocorrerá amanhã --logo após a escolha do novo presidente do Senado.

Viana explicou que, na sessão desta tarde, a base aliada do governo já vai dar início ao processo de votação da CPMF, com o encaminhamento da matéria e as discussões sobre o "imposto do cheque" --para que na quarta-feira ocorra somente a votação da proposta.

"Se depender de mim, a CPMF vai ser encaminhada e votada hoje, mas o governo tem o recurso de reduzir o quórum, o que pode adiar para amanhã", disse o petista.

Após o encaminhamento da votação, a base aliada do governo vai esvaziar o plenário do Senado com o objetivo de empurrar a votação da CPMF para amanhã. O Palácio do Planalto ainda não conseguiu reunir os 49 votos necessários para garantir a prorrogação do "imposto do cheque", por isso vai aproveitar mais 24 horas nas articulações em busca de votos.

Os governistas também querem assegurar as presenças dos senadores Roseana Sarney (PMDB-MA) e Flavio Arns (PT-PR) no plenário, já que os dois pretendem retornar à Casa Legislativa após tratamento de saúde. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reconheceu que não pode abrir mão de dois votos favoráveis ao "imposto do cheque" porque avalia que terá o apoio de 50 parlamentares à prorrogação da CPMF --um voto a mais que o mínimo necessário.
Viana disse que o regimento interno do Senado assegura a redução de quórum (número de senadores presentes) como forma de obstruir a votação da CPMF. "É claro que o recurso da obstrução está assegurado pelo regimento. A oposição avisou que fará a defesa da votação esta tarde, mas o governo tem todas as condições de reunir 49 votos e votá-la hoje e amanhã", disse o petista.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) admitiu que o prazo mais largo de negociações será fundamental para que o governo reúna votos pró-CPMF. "Acho importante que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] possa dialogar com os senadores da base. Falta tempo para votar e estão faltando votos", afirmou.

Fonte: Folha Online

Concurso ocorrerá somente em 2008

A Prefeitura de Mossoró não realizará mais neste ano o concurso público para contratação de servidores para estrutura municipal de trânsito, como estava previsto. Atraso na apreciação do projeto na Câmara Municipal de Mossoró, em conseqüência da Operação Sal Grosso, adiou o cronograma. O concurso ficará para 2008.

A tramitação do projeto na Câmara parou porque a Operação Sal Grosso, a pedido do Ministério Público, apreendeu, dia 14 de novembro, computadores e documentos da Casa, entre eles as propostas que criam cargos e estrutura do sistema municipal de trânsito.

O projeto está em poder da Promotoria do Patrimônio. A Câmara pedirá a devolução da matéria em caráter de urgência para tentar votá-la antes do término do ano legislativo, no final de dezembro.

A Prefeitura aguarda a aprovação do projeto para realização de licitação para escolha da empresa que realizará o concurso público, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos, Alex Moacir Pinheiro. A proposta cria cerca de 70 vagas para agentes de trânsito e outras dez para engenheiro de tráfego e educadores.

Fonte: De Fato

Administração de Tibau anuncia pagamentos e benefícios concluídos em nova gestão

A nova administração municipal, à frente o prefeito Francisco de Assis Diniz (PSB) e equipe, está promovendo um verdadeiro mutirão para recuperar a imagem deste local aprazível e turístico que estava abandonado e arrasado, fruto da desastrosa administração anterior.

Neste dia 12, segundo informações prestadas à imprensa através da sua assessoria, será efetuado o pagamento aos funcionários públicos municiais referente ao mês de novembro. Já para o dia 21 de dezembro Assis Diniz anuncia o pagamento relativo ao 13º salário dos funcionários. "Estou cumprindo com minha obrigação enquanto prefeito constitucional deste município", afirma Assis Diniz.

O prefeito revela que no dia 4 de outubro, quando por determinação da Justiça assumiu o comando administrativo do município-praia, os funcionários estavam com os meses de agosto e setembro sem receber e mais seis meses de pagamento em atraso àqueles que trabalham na Prefeitura através de prestação de serviços e outros instrumentos legais. "Logo tratei, juntamente com minha equipe de trabalho, de normalizar a situação, afinal os funcionários são a base da administração", argumenta o prefeito de Tibau.

Realizados os pagamentos previstos pelo prefeito Diniz, novembro e 13º salário, haverá uma injeção na economia de Tibau e Mossoró de R$300 mil. Paralelamente a estes pagamentos as ações da Prefeitura objetivam preparar toda uma infra-estrutura, pelo menos básica, para receber veranistas e turistas que começam a chegar a Tibau.

Fonte: Gazeta do Oeste

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Povo 'vai pagar o pato' pela rejeição da CPMF, diz Cabral

O governador Sérgio Cabral (PMDB) disse hoje que se a continuidade da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) for rejeitada no Senado, o Brasil poderá ter problemas de financiamento no exterior. Admitindo que "não é nada agradável defender pagamento de imposto", o governador afirmou que "quem vai pagar o pato não será o presidente Lula, mas o povo brasileiro".

"As pessoas sabem fazer conta. O que está em jogo é como o mercado internacional vai ver o Brasil a partir de uma decisão do Senado Federal. Além dos programas sociais e do financiamento da saúde, vão olhar o que este corte de arrecadação significa do ponto de vista da contabilidade geral do Tesouro Nacional", disse. Cabral participou hoje de um evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O governador disse que os "homens e mulheres comprometidos com o Brasil" que compõem o Senado Federal, não permitirão que ocorra a rejeição do tributo.

Fonte: Agência Estado

Agripino diz que não faz acordo para adiar CPMF

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), afirmou hoje que não faz acordo com o governo para adiar a votação da emenda que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A votação está marcada para amanhã. "Se adiar, mostra que o governo está quebrando o compromisso. Qual autoridade moral para não votar amanhã, se o governo paralisou os trabalhos da Câmara?", questionou.

Agripino referia-se à obstrução que é feita pelos governistas na Casa para evitar a votação de medidas provisórias (MPs), que, se aprovadas, serão encaminhadas ao Senado e trancarão a pauta. Ele disse que haverá punição caso algum senador do DEM vote com a administração federal, uma vez que a executiva nacional do partido fechou questão contra a CPMF. "Punição haverá, com absoluta certeza", advertiu. Agripino disse que só aceitaria um entendimento com o Poder Executivo se fosse para instituir uma alíquota simbólica de 0,01%, que teria o sentido apenas fiscalizador.

Fonte: Agência Estado

Tião Viana descarta adiamento da votação da CPMF no Senado

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), descartou nesta segunda-feira o adiamento da votação da proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011. Segundo o petista, houve um acordo entre os líderes partidários para que a votação ocorra nesta terça-feira --o que impede seu adiamento.

"Não serei eu que irei facilitar a vida tanto do governo quanto da oposição. Para mim, foi uma decisão tomada e não se pode tratar uma questão desta natureza como se fosse brincadeira de crianças", afirmou.

Governistas cogitam adiar a votação da CPMF se a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) não tiver retornado às suas atividades na Casa Legislativa após cirurgia no punho esquerdo. Como o governo ainda não reúne os 49 votos necessários para aprovar a prorrogação da CPMF, a base aliada não está disposta a abrir mão de um voto favorável à aprovação da matéria.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), condicionou hoje a votação da CPMF ao retorno de Roseana Sarney à Casa. "Estou fechando os números, mas temos agora um problema, a senadora Roseana Sarney, que está internada no hospital Sara Kubitschek e foi operada. Eu preciso saber se ela vai poder votar aqui amanhã. Nós temos de votar com quórum máximo", disse.

Fonte: Folha Online

Acordo para adiar votação da CPMF está em curso, diz Sarney

O senador José Sarney (PMDB-MA) afirmou nesta segunda-feira, 10, que está em curso um acordo entre os partidos para adiar a votação da CPMF, prevista para esta terça, e um entendimento para avançar nas negociações que possibilite a aprovação da emenda.

"Sem (o governo) ceder, não dá", disse ao chegar ao Senado. Sarney acrescentou que as propostas de negociação estariam sendo discutidas com o governo. "Acho que vai ter um acordo", afirmou, otimista. Em sentido oposto, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), afirmou nesta segunda-feira que a CPMF será votada "impreterivelmente" nesta terça e que o governo tem os 49 votos necessários para aprovação.

Se a base (governista) quiser adiar, vai ter de obstruir (a votação): é só não colocar 41 senadores no plenário. Mas não sairá de mim esse adiamento, até porque quem não conseguir votos até amanhã mostra sua fragilidade e seus limites", afirmou o senador governista. "Acho que se o governo não tiver os votos para ganhar ou a oposição não tiver para derrotar o governo, não será num ou dois dias que isso vai mudar. Porque ou foi incompetência ou foi negligência".

Após afirmar que o governo já conta com os 49 votos necessários para aprovar a emenda da CPMF, o presidente interino do Senado não quis entrar em detalhes sobre as negociações que levaram a esse total e se recusou a mencionar nomes de senadores, principalmente da base aliada, que vinham resistindo a apoiar a emenda e teriam agora cedido às pressões do Palácio do Planalto.

Fonte: O Estadão

Dia de tristeza para amigos e familiares da banda Vestido de Seda

A segunda-feira é de tristeza e apreensão para amigos e familiares dos integrantes da banda de forró Vestido de Seda, após o acidente que matou cinco pessoas e feriu dezessete neste domingo (09/12). Na madrugada do domingo, o ônibus que trazia cerca de 20 pessoas envolvidas com a banda de forró perdeu o controle e resultou em um grave acidente na RN-042, que liga Cerro Corá a Currais Novos.

As vítimas fatais foram o guitarrista Luiz Xixiu Gomes, o tecladista Alex da Silva Oliveira, o motorista do ônibus Ary Bege da Silva, o contrabaixista Francisco Alves da Silva e Ivonete Lima Xixiu, mãe do guitarrista.

Na manhã desta segunda durante o velório de Ary Bege da Silva, 57, que era motorista da banda, todos ainda estavam inconformados com a morte dele. Maria de Lourdes Oliveira, que era casada com o motorista, disse que Ary estava há apenas seis meses trabalhando com a banda. ``Ele estava muito feliz com o novo emprego'', revelou.

Durante o velório do marido, com quem conviveu durante 19 anos, ela contou que soube da notícia às 10h do domingo, mas fez uma revelação: ``Tive pesadelos durante a noite e liguei para o celular dele, que estava desligado e isso me preocupou. Pouco tempo depois, senti o cheiro do perfume dele pela casa e pensei que ele tinha chegado. Foi aí que tive a notícia quando liguei novamente e disseram que ele tinha sofrido um grave acidente''.

De acordo com Ariana Cristina, que é sobrinha do proprietário da banda, José Miguel Borges, todos estavam dormindo dentro do ônibus quando o motorista acordou todos gritando que o veículo estava sem freio. "Foi aí que o ônibus desceu o desfiladeiro. Isso foi umas 3h40 e eles só foram socorridos às 5h'', declarou. Ela lembrou que a banda existe há 12 anos, mas o nome de Vestido de Seda foi colocado ano passado.

Fonte: DN Online

Senador do DEM admite estar indeciso sobre CPMF

O senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) afirmou hoje que está indeciso na votação da emenda que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "Estou na coluna do meio", disse Pinheiro. Ele contou que está sendo pressionado pelo governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, e prefeitos para votar pela prorrogação.

Jonas Pinheiro contou que seu voto será determinante para que Maggi tenha êxito na reestruturação da dívida de R$ 4,5 bilhões que o Estado tem com a União. Mato Grosso quer pagar à vista a dívida com o governo federal usando um empréstimo mais barato, a ser contraído junto a bancos privados. "O governo vai ter maior carinho com o Estado", admitiu.

Jonas Pinheiro disse que conversou sobre a votação da CPMF com o líder do DEM, senador José Agripino (RN). "Se o DEM mantiver o fechamento de questão, fico com o DEM", afirmou, acrescentando que nunca trocou de partido e que não pretende deixar o DEM. "Nunca troquei de time de futebol, nem de mulher e nem de partido", disse ele.

Fonte: Agência Estado

Criminosos espancam e matam lavrador por dívida de R$ 10 em MG

Um homem foi espancado até a morte por três pessoas em Lagoa da Prata (sudoeste de Minas), por uma dívida de R$ 10, segundo a PM (Polícia Militar).

Rubens Modesto, 31, estava em um bar na avenida Brasil, no centro da cidade, quando três homens, entre eles um adolescente de 17 anos, o abordaram, no domingo (9).

De acordo com a PM, o adolescente alegou ter vendido uma bicicleta para Modesto e lhe cobrava a quantia de R$ 10. Testemunhas afirmaram à PM que o lavrador negou a dívida, e que, em seguida, os homens começaram a agredi-lo com socos e pontapés.

Modesto foi atingido em diversas partes do corpo, principalmente na cabeça. Ele morreu no local, segundo a PM.

Dos três apontados como autores do espancamento, apenas um foi identificado e preso. Paulo Henrique dos Santos, 20, está preso na Delegacia de Polícia de Lagoa da Prata. Os outros permanecem foragidos.

Fonte: Folha Online

Baraúnas é campeão e Moroni entrega o cargo

Festa mossoroense no Machadão. Num jogou movimentado, com cinco gols e três expulsões, que esteve por não acontecer por falta de iluminação no estádio Machadão, o Baraúnas bateu o América por 3 a 2 e sagrou-se bicampeão da Copa RN, ficando com a segunda vaga do estado na Copa do Brasil de 2008. O jogo também entrou para história do futebol do Rio Grande Norte, como o último do craque Souza como profissional, como ele mesmo anunciou antes do início da partida. Os gols do América foram marcados por Berg e Washington, enquanto o zagueiro Índio (2) e Josicley marcaram os do título do Baraúnas. O resultado faz o América terminar o ano de forma melancólica, sem nenhum título, rebaixado no Nacional e fora da Copa do Brasil de 2008.

Vale lembrar que a partida começou com duas horas de atraso por falta de iluminação. Segundo o vice-presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo, o problema foi ocasionado pela falta de pagamento da Secretaria de Esporte e Lazer a Cosern. No final, muitos protestos da torcida rubra, que teve que ser contida pela polícia e o técnico Paulo Moroni entregando o cargo.

Fonte: DN Online

Vigilância contratará 20 novos agentes para combater mosquito

A Coordenadoria de Vigilância à Saúde anunciou que nos próximos dias deverá estar contratando cerca de 20 novos agentes de endemias que se juntarão à equipe já existente para fazer o combate residencial do mosquito transmissor da dengue.

O órgão mantém vinculados 138 agentes de endemias, por meio da Gerência Executiva de Saúde que executam rotineiramente este trabalho de casa em casa.

"Esse número de agentes que tencionamos contratar será suficiente para reforçar o trabalho nas casas fechadas", acrescentou o sanitarista Sodré Rocha, coordenador da Vigilância à Saúde.

Segundo ele, atualmente este serviço de porta em porta é realizado por cerca de 98 agentes, sendo que os demais dão cobertura aos outros trabalhos de saúde referentes a endemias.

O município tem apresentado todos os anos elevados índices de infestação predial. Um levantamento recente do Ministério da Saúde apontou que o percentual médio de ocorrências está em 5,6%.

Em alguns bairros em Mossoró tem sido registrado até 8% de infestação, sendo que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que sejam mantidos níveis inferiores a 1%.

A expectativa da Vigilância à Saúde é que os trabalhos conjuntos de esclarecimento à população, pulverização e visitas domiciliares reduzam os índices de infestação.

Fonte: O Mossoroense