sábado, 21 de julho de 2007

Pane em Cindacta atrasa vôos em todo o país; situação é pior no Norte e Nordeste

Uma pane no sistema de comunicação do Cindacta-4, de Manaus, na madrugada deste sábado provocou problemas nos pousos e decolagens de vôos internacionais. A pane, já controlada, gerou reflexos, como atrasos e cancelamentos de vôos por todo o país.

O presidente da Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), brigadeiro José Carlos Pereira, disse que a pane durou duas horas e já foi solucionada.

"Eu fui avisado que houve um colapso elétrico e o sistema saiu do ar, com radares e comunicações, por cerca de duas horas. Isso gerou atrasos em vários aeroportos na região controlada pelo Cindacta-4", afirmou.

A pane afetou vários vôos que chegavam ou saíam do país. Dois vôos da American Airlines que saíram de Cumbica (Guarulhos) com destino a Miami (EUA) nesta madrugada tiveram de fazer um pouso técnico (não programado) no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Após a reabilitação do sistema, os vôos seguiram, respectivamente, às 5h40, e 5h52.

O presidente da Infraero disse que nenhum incidente foi registrado diante da pane identificada no controle aéreo. O Cindacta-4 controla o tráfego aéreo nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Efeito cascata

O presidente da Infraero admitiu que além de atrasar todos os vôos que têm ligações com a região Norte do país, a pane provocou reflexos em outros aeroportos do país. "Todo tráfego aéreo que tem alguma conexão com a Amazônia foi afetado", disse.

Balanço registrado pela Infraero neste sábado mostra que 38% dos 763 vôos programados entre 0h e 12h estavam com atrasos de mais de uma hora. Outros 10,6% tinham sido cancelados.

A situação é pior nos aeroportos das regiões Norte e Nordeste do país. No aeroporto de Belém (PA), 82,3% dos vôos programados para ocorrerem até as 12h tinham atrasos de mais de uma hora. Outros 5,8% foram cancelados. Em Recife (PE), os atrasos atingiam 59,2% dos vôos. Em Guarulhos, 32,8% dos vôos estavam atrasados.

Neblina

No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), 67,8% dos vôos programados para ocorrerem até as 12h estavam atrasados e 3,7% foram cancelados.

O aeroporto foi fechado por conta de uma neblina, que interrompeu as partidas e descidas das 6h39 às 7h41. As operações de decolagem foram retomadas a partir das 7h41 e o mau tempo interrompeu novamente as operações a partir das 8h40. Às operações de pouso e decolagem retomadas com o auxílio de equipamentos às 10h55.

Congonhas

Em Congonhas, palco do maior acidente da história da aviação do país, 17,2% dos vôos programados para o período da 0h às 12h estavam com atrasos com mais de uma hora. Outros 24,6% dos vôos foram cancelados.

Na última terça-feira um acidente com o Airbus-A320 da TAM que fazia o vôo 3054 matou cerca de 200 pessoas. A aeronave havia decolado de Porto Alegre com 187 ocupantes e, sem controle, atravessou a pista de pouso, a avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM Express. Equipes de resgate permanecem no local em busca das vítimas. Foi o maior acidente da aviação brasileira.

A partir de hoje, o Corpo de Bombeiros passa a contar com a ajuda de cães farejadores na busca das vítimas.

Segundo o capitão Mauro Lopes, os cães serão utilizados no prédio da esquerda do complexo, onde estão concentrados os trabalhos de busca. A utilização dos animais, segundo o capitão, é necessária pois os homens não conseguem acessar partes das lajes. 'No entanto, elas só irão entrar caso a estrutura propicie isso', afirmou Lopes.

Luta de Nélio Dias é lembrada no último adeus

O velório do deputado federal Nélio Dias, presidente regional e nacional do Partido Progressista (PP), ocorreu neste sábado (21/07) no Palácio da Cultura e a emoção era visível no rosto de parentes, amigos e lideranças políticas. Os comentários mais comuns entre os presentes destacavam o quanto o deputado era ligado ao campo e que a sua maior marca como político foi a luta em favor da agricultura e pecuária.

De acordo com o sobrinho Eduardo Dias de Oliveira, o deputado era um grande pai, avô, tio, mas acima de tudo, um amigo por quem ele tinha enorme estima. Para ele, o Rio Grande do Norte perdeu uma das pessoas mais puras e corretas que já passaram pela política.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, afirmou lamentar profundamente a perda de um importante político, sempre disposto a ajudar a quem o procurava, além de um grande amigo.

A prefeita de Ceará-Mirim disse ter decretado luto oficial por três dias na cidade e definiu o amigo como valente e lutador. ‘‘Nélio vai fazer muita falta para mim, para Geraldo (Melo) e para todos que conviveram com ele’’, lamentou Edinólia Melo.

Já para o senador Garibaldi Alves Filho, uma das características mais marcantes do presidente do PP era a determinação. O ex-governador do estado destacou que Nélio Dias demonstrou a vocação para a política em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, ao conseguir resolver um disputa interna do PP. ‘‘Mesmo ingressando tarde na vida política, Nélio foi indicado para a presidência do seu partido, que tem nomes de destaque nacional’’, afirmou.

Rogério Marinho disse ter duas dimensões da ausência que sentirá, sendo uma do político e uma do homem. Fica um sentimento de perda muito grande, por ele ser uma pessoa acessível, agradável e que sempre auxiliava quem o procurasse. ‘‘O deputado Nélio Dias era uma referência para todos nós, deputados de primeiro mandato’’, lembrou.

Para o também deputado federal João Maia, a morte do presidente do PP foi uma grande perda para o estado, que ficou sem um dos seus grandes carreadores de recursos, que lutava muito pelo Rio Grande do Norte. ‘‘Nunca o vi lutando por causas pessoais. Ele colocava sempre os interesses do estado como prioridade’’, finalizou.

O vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, lembrou que o Programa do Leite, atualmente distribuindo 10 mil litros por dia, foi uma proposta do deputado. ‘‘Eu era secretário de agricultura e ele insistiu para abrir o Programa do Leite, com a distribuição de 200 litros’’, afirmou. O secretário de recursos hídricos disse estar com uma saudade enorme e vai lembrar o amigo como uma pessoa leal, que lutou contra a doença até o fim, não se desligando da política em nenhum momento. ‘‘Ele foi traído pela morte. Quando deu entrada no hospital, Nélio já tinha uma agenda pronta para cumprir após a sua saída’’, finalizou Iberê.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Ministro Walfrido dos Mares Guia representa Lula em funeral de Nélio

Sem querer ausentar-se de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enviar representantes para os velórios do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) e do deputado Nélio Dias (PP-RN). O vice-presidente José Alencar vai representá-lo em Salvador (BA). O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) irá a Natal (RN) representar Lula no enterro de Dias.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o presidente enviou flores para as famílias do senador ACM e do deputado Nélio Dias. Por ordem da Presidência da República, foram colocados à disposição das famílias dos dois parlamentares dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para que os corpos pudessem ser transportados.

Presidente do PP, Nélio Dias, sofreu uma parada cardíaca e teve um aneurisma cerebral durante sessão de radioterapia no Sírio-Libanês, no começo do mês. Ele sofria câncer no pulmão e no rim. Na semana passada, realizava a penúltima sessão de radioterapia quando sofreu o aneurisma.

Velório de Nélio Dias será no final da tarde no Palácio da Cultura



O velório do deputado federal e presidente nacional do PP, Nélio Dias, 62, está marcado para às 17h00 desta sexta-feira (20/07), no Palácio da Cultura, Cidade Alta em Natal, de acordo com informações da assessoria. O começo do velório pode atrasar caso o vôo tenha problemas para sair de Saõ Paulo. Já o sepultamento está marcado para às 16h00 deste sábado (21/07), no Morada da Paz, em Emaús.

Nélio Dias morreu na manhã desta sexta-feira (20). A informação foi passada pela assessoria do deputado em São Paulo. Nélio Dias teve decretado o estado de morte encefálica (cerebral) na tarde de ontem (19). O diagnóstico foi dado pela equipe de neurocirurgia do hospital Sírio- Libanês.


fonte: DN Online

Senador Antonio Carlos Magalhães morre aos 79 anos em São Paulo


O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) morreu às 11h40 de hoje, aos 79 anos, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. ACM estava internado no InCor-SP (Instituto do Coração), do Hospital das Clínicas, desde o dia 13 de junho, quando deu entrada para tratar de complicações renais e cardíacas.
O corpo do senador será velado no Palácio da Aclamação, em Salvador (BA). Tradicionalmente, o Senado oferece o Salão Negro do Congresso para o velório dos senadores. Mas a família prefere que ele seja velado junto ao seu reduto político, na Bahia. O enterro será feito amanhã, às 15h, no cemitério Campo Santo, também em Salvador.
No começo deste mês, ACM apresentou complicações gástricas. No seu período de internação, ele apresentou oscilações entre melhoras e agravamento do estado de saúde.
Ele teria tido uma parada cardíaca na madrugada desta sexta-feira. A informação foi transmitida aos parentes e amigos próximos de ACM. A pedido da família do senador não foi autorizada divulgação de informações sobre seu estado de saúde.
O senador, que completaria 80 anos em 4 de setembro, deixa a mulher, Arlete, e os filhos Antonio Carlos Magalhães Júnior e Teresa Helena Magalhães Mata Pires. Outros dois filhos de ACM já morreram: Luís Eduardo Maron de Magalhães e Ana Lúcia Maron de Magalhães.
fonte: folha online

Betinho Rosado assumirá vaga de Nélio Dias na Câmara



A Câmara Federal divulgou há pouco a nota oficial sobre o falecimento do deputado federal Nélio Dias (PP). De acordo com informações da agência Câmara a vaga de Nélio Dias será ocupada pelo primeiro suplente da coligação PP-PMDB-DEM-PTN, Carlos Alberto Sousa Rosado (Betinho Rosado), do DEM, que já exerceu três mandatos de deputado federal, nas legislaturas de 1995-99, 1999-2003 e 2003-07.

Nélio Dias


Nélio Dias (PP-RN) era presidente nacional do Partido Progressista e vice-líder da legenda na Câmara dos Deputados. O velório e o enterro serão em Natal, em local ainda a ser definido pela família. Ontem, às 16h30, havia sido decretado o estado de morte encefálica do deputado pela equipe de neurocirurgia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital desde 10 de julho.

O deputado tinha câncer no pulmão havia seis anos e se submetia a tratamento radioterápico. Na manhã do dia 10, sofreu ruptura de aneurisma e parada cardíaca durante a penúltima sessão de radioterapia, realizada no mesmo hospital.

Nélio Dias era agropecuarista, tinha 62 anos e estava em seu segundo mandato como deputado federal.


Fonte: Agência Câmara

Morre o deputado Nélio Dias



O deputado federal e presidente nacional do PP, Nélio Dias, 62, morreu na manhã desta sexta-feira (20). A informação foi passada pela assessoria do deputado em São Paulo. Nélio Dias teve decretado o estado de morte encefálica (cerebral) na tarde de ontem (19). O diagnóstico foi dado pela equipe de neurocirurgia do hospital Sírio- Libanês.

O corpo de Nélio Dias será sepultado em Natal, no cemitério Morada da Paz, no bairro de Emaús, por volta das 16 horas deste sábado. O velório ainda não tem local confirmado e pode ocorrer no Palácio da Cultura, no Centro ou na capela do próprio cemitério.

O estado de saúde do parlamentar começou a se agravar na quarta-feira passada, quando sofreu mais um sangramento - com localização indeterminada. Na ocasião, a assessoria de imprensa do deputado afirmou que seu quadro clínico havia ``se complicado bastante'' e que o quadro apresentado pelos médicos era quase irreversível.

Antes disso, a família do parlamentar chegou a comemorar uma leve melhora em seu estado de saúde, depois do resultado de uma bateria de exames que identificou o perfeito funcionamento dos órgãos vitais e não detectou pontos de infecção. O aneurisma cerebral foi identificado em uma área de difícil acesso.

Nélio Dias estava em coma induzido desde a terça-feira, 10, quando sofreu um aneurisma cerebral enquanto se submetia a uma sessão de radioterapia. O deputado continua internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nélio Dias tinha câncer no rim e pulmão há seis anos. A sessão de radioterapia que se submetia no momento que sofreu o aneurisma seria a penúltima de uma série de 12.

fonte: Dn online

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Controladores de vôo alertaram sobre riscos de Congonhas, diz deputada

Integrante da CPI do Apagão na Câmara, a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) afirmou que os controladores de vôo haviam condenado a pista principal do aeroporto de Congonhas. Segundo a deputada, os controladores disseram que a pista estava inadequada porque não tinha grooving --ranhuras no asfalto. As observações teriam sido relatadas à Infraero e à Aeronáutica.

"As queixas sobre a pista já estavam acontecendo e ninguém deu atenção. Eles [os controladores] já teriam recebido mais dez reclamações de que a pista estava escorregadia, sem que providência alguma fosse tomada", afirmou a deputada.

Luciana Genro conversou ontem com o presidente da Febracta (Federação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo), Carlos Trifilio, e esteve no local do acidente. Ela contou também que assistiu várias vezes o filme mostrando o momento do acidente do Airbus-A320 da TAM.

Segundo a deputada, a Infraero e a Aeronáutica ignoraram o alerta feito pelos controladores, desde sexta-feira passada, quando supostamente a pista principal do aeroporto de Congonhas estaria derrapando.

De acordo com Luciana Genro, a pista "jamais" poderia ter sido liberada para uso sem o grooving.

A parlamentar criticou o governo federal e cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma resposta à sociedade. "O presidente precisa se colocar publicamente sobre o acidente, pedir perdão às famílias das vítimas e ao povo brasileiro pela negligência do governo", disse ela.

Em seguida, a parlamentar elogiou a decisão de Lula de determinar que a PF (Polícia Federal) investigue o acidente.

O presidente Lula decidiu hoje que fará um pronunciamento à nação, em cadeira de rádio e televisão, amanhã à noite.

Deputado Nélio Dias tem morte cerebral




O deputado federal Nélio Dias(PP/RN), internado desde do dia 10 de julho no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, teve morte cerebral nesta quinta-feira. O diagnóstico foi dado pela equipe de neurocirurgia do hospital S¡rio-Libanês às 16h30 desta quinta.


O estado de saúde do deputado federal Nélio Dias piorou consideravelmente na madrugada da última quarta-feira. Depois de um sangramento - que ainda não foi identificado se ocorreu na região afetada pelo aneurisma ou em uma nova região, o que configuraria um novo aneurisma -, o quadro clínico do parlamentar ‘‘se complicou bastante’’, destacou o assessor de imprensa do deputado, Ricardo Rosado. O quadro apresentado para a família era de quase irreversível.

Nélio Dias está em coma induzido desde a terça-feira, 10, quando sofreu um aneurisma cerebral enquanto se submetia a uma sessão de radioterapia. Até a segunda-feira passada (16), o quadro de saúde do parlamentar era considerado estável e chegou a ser comemorado pela família quando o resultado de uma bateria de exames avaliou positivamente as situações neurológica e cardíaca e não detectou presença de foco de infecção.

Nélio Dias, 62, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. É presidente nacional e regional do Partido Progressista e já foi secretário de Agricultura no governo de Garibaldi Alves Filho. O deputado ingressou na política depois de se aposentar do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

BOLETIM MÉDICO

19/07/07

17h50

O Deputado Federal Nélio Dias, 62 anos, teve decretado o estado de morte encefálica às 16h30 do 19 de julho de 2007, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde 10 de julho.

O diagnóstico foi dado pela equipe de Neurocirurgia do Hospital Sírio-Libanês.

Dr. Riad Younes

Dr. Antonio Lira

Diretor Clínico Diretor Técnico Hospitalar

Blog em construção....




Em breve ... Voltaremos!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Liberado o edital do concurso público para saúde e educação

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos liberou, nesta terça-feira, 17, o edital do primeiro concurso público da Prefeitura de Mossoró a ser realizado na gestão Fafá Rosado, para suprir 765 vagas, de nível médio e superior, nos setores de saúde e educação.

O setor de saúde concentra o maior número de vagas, ao todo 717, com destaque para técnico de enfermagem (80 vagas) e assistente social (30 vagas), informa o secretário de Administração, Manoel Bizerra. No setor de educação, são 48 vagas, para professores de nível superior.

A inscrição vai 8 a 29 de agosto, das 9h às 17h, no Ginásio de Esporte Engenheiro Pedro Ciarlini Neto, mediante pagamento da taxa de R$ 25,00, para cargos de nível médio, e de R$ 50,00 para os candidatos a vaga de nível superior.

As provas serão realizadas dia 7 de outubro, sob a responsabilidade da empresa Consulplan, organizadora do concurso. Concluída a inscrição, os locais das provas serão escolhidos. “Um concurso público com mais de 700 vagas é uma demonstração de quanto a prefeita Fafá Rosado tem valorizado o serviço público com investimento na melhoria dos serviços prestados à população”, disse Manoel Bizerra, lembrando que o último concurso da Prefeitura de Mossoró, para a saúde, foi em 1992.

EDITAL – A distribuição completa das vagas, as exigências para inscrição, prazos e o conteúdo das provas constam do edital, e será publicado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira, 18.

Falta d'água causa transtornos aos moradores da Rua Artur Bernardes



Escassez de água não é problema exclusivo dos que residem na zona rural. A falta d'água tem sido um problema constante para os moradores do bairro Bom Jardim, em Mossoró. A rua Artur Bernardes é uma das áreas mais atingidas e que a falta de abastecimento é mais freqüente, fato que tem causado sérios transtornos. Carregar água em baldes para suprir as necessidades principais tem sido ação comum dos que moram na rua.

As ligações feitas pelos moradores para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informando sobre o problema não tem resolvido a situação. Segundo informações dos que residem na rua além da demora o fornecimento da água, quando a companhia resolve liberar a água, não vem com força suficiente para encher as caixas. "A gente fica aparando em baldes", disse a dona de casa Maria das Graças Souza. Para água subir para caixa ela tem que utilizar um motor, o que segundo ela é outro gasto a mais já que aumenta o fluxo de energia. Além disso, Maria das Graças informa que quando em uma casa está sendo utilizado o motor o fluxo de água da residência vizinha tende diminuir. Ou seja, são vários os transtornos em conseqüência da falta d'água. "Problemas dessa natureza já são antigos aqui na rua Artur Bernardes, nunca é resolvido de forma definitiva", lamenta.

Para os que possuem grandes reservatórios a situação não é tão grave. Mas para os que só possuem apenas a caixa d'água, tem que contar com ajuda dos vizinhos.

Falta de diálogo marca a paralisação dos professores

Depois de oito dias de paralisação, 400 mil alunos prejudicados, a situação da greve toma a seguinte forma: pouca conversa e muitos impasses. A Secretaria de Educação e Cultura (Seec) afirma estar tomando todas as medidas para a melhoria das reivindicações dos profissionais, porém o sindicato afirma não ver nenhuma das suas solicitações atendidas.

Apesar de sempre gerar conflitos, quase todas as greves são feitas com propósito de abrir-se um diálogo. No caso da educação, o jogo de empurra não permite que se entenda a posição da secretaria frente a solicitações do sindicato. Os dois lados se dizem atacados.

Na semana passada a assessoria da Seec informou que muitos dos vários pedidos feitos pelos grevistas estavam sendo atendidos, até porque existiram inúmeras reuniões entre as partes antes da greve. De acordo com a secretária da educação, Ana Cristina de Medeiros, uma das principais pautas dos professores era a convocação de novos profissionais, então 400 docentes estão sendo encaminhados imediatamente às salas de aula. Com esses novos profissionais, já chega a 2.640 o número de concursados de 2005 nomeados pelo Governo, quase 70% do total de aprovados.

O estado também autorizou a promoção de 652 docentes, que passaram de nível médio para nível superior, com salário base de R$ 868,00 para 30 horas semanais de trabalho e as demais vantagens. Todos os processos até 2006 foram zerados, o que representou um impacto de R$ 110 mil por mês à folha de pagamento da Educação.

Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte, afirma não ter conseguido nenhum diálogo com a Secretaria de Educação. Ela acredita que o quadro de solicitações ainda não foi devidamente atendido pelo Estado. Fátima está tentando uma audiência diretamente com a governadora Wilma de Faria.

Em relação aos convocados do concurso de 2005, o sindicato disse não estar conformado com a convocação, porque muitos concursados ainda não foram chamados, dos 1.698, apenas uma parte já está no quadro de funcionários e não se pode esquecer o restante. No caso do reajuste salarial, que passava o docente para receber salário como nível superior, foi apenas para quem entrou pelo concurso de 2000. Existe atualmente um quadro de 12 mil educadores, que não recebem de acordo com sua graduação por serem servidores antigos.

A agenda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) está lotada para hoje. Durante a manhã uma panfletagem, na Zona Norte, foi feita para apresentar a população às reivindicações feitas ao governo. Às 14h os grevistas se reuniram em assembléia, na Escola Estadual Winston Churchill, para avaliar a situação da greve, após a reunião o sindicato deve sair em caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Veja como foi o acidente com vôo 3054 da TAM em São Paulo

O vôo 3054 da TAM com passageiros a bordo derrapou na noite de terça-feira (17), quando pousava no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) e bateu contra um depósito da empresa que fica do lado oposto da avenida Washington Luís (zona sul de São Paulo). O choque provocou um incêndio de grandes proporções.


Veja abaixo como foi o acidente.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Avião bate em depósito da TAM em Congonhas


Um avião da TAM que transportava 170 passageiros sofreu um acidente quando pousava em Congonhas na noite desta terça. A aeronave, um airbus A320, derrapou na pista, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da própria TAM. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o depósito, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto. O prédio corre risco de desabamento.
O vôo JJ 3054 vinha de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16. Ainda não há um balanço oficial sobre o número de vítimas. Segundo os bombeiros, pelo menos seis feridos já foram resgatados. Há duas vítimas identificadas, ambas atendidas no Hospital Alvorada, em Moema: Eduardo Silva Teixeira, de 35 anos, é funcionário da TAM, estava no prédio atingido e foi atendido com abalo emocional. A segunda vítima atendida pelo hospital é Lilian Souza, de 22 anos, com escoriações leves. De acordo com a assessoria de imprensa, o hospital reforçou sua equipe de plantão para atender novos feridos.
A TAM não consegue ainda determinar a extensão dos danos, nem a existência de vítimas. Mas informa que disponibilizou um número de chamadas gratuitas para atender aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900. O número, no entanto, não dá conta da demanda.
O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para Cumbica.
Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio, e dezesseis ambulâncias estão no local. Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.
De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza. A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento no local.
O presidente Lula convocou uma reunião com os ministros Franklin Martins, Walfrido Mares Guia e Dilma Roussef para discutir o assunto.
Ontem, outro avião derrapou após pousar na recém reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. O avião parou de bico na área de grama.
Comunicado da TAM:
A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), sofreu acidente no pouso no aeroporto em São Paulo.
Neste momento não podemos determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes. Uma equipe da TAM já está no local e outros técnicos da companhia estão a caminho. A assistência de emergência também está sendo prestada pelo Corpo de Bombeiros, Infraero e outras autoridades aeronáuticas.
A TAM já ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.
Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.

Agricultura divulga cursos que serão promovidos durante a Festa do Bode

A Gerência de Agricultura e Recursos Hídricos divulgou, a relação de cursos para criadores, durante a Festa do Bode 2007. São sete treinamentos, sem nenhum custo para os participantes. O gerente de Agricultura, Gilberto Jales, informa que os criadores podem realizar sua inscrição no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, conhecido como Mercado do Bode, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Os cursos, além da caprinocultura, englobam a bovinocultura, turismo, corte de carnes e o manejo de animais. “É uma contribuição que está sendo dada aos criadores, para melhorar as condições dos rebanhos de bovinos e caprinos na região”, explica Gilberto Jales.

CURSOS PRÉ-EVENTO
Curso: Bovinocultura
Instrutor: CanindéPeríodo:
De 23 a 27 de julho
Local: Sala de aula do prédio central da UFERSA.

Curso: Caprinocultura
Instrutor: Carlos Henrique
Período: De 24 a 27 de julho
Local: Sala de aula do prédio central da UFERSA.

Curso: Turismo Rural
Instrutor: Maria de Fátima Resende
Período: De 23 a 27 de julho
Local: Sala de aula do prédio central da UFERSA.

Curso: Alimentação Alternativa
Instrutor: Lucélia Sena
Período: 23 a 27 de julho
Local: Agência do Trabalho II

Curso: Casqueamento e Apresentação de Animais
Instrutor: Arlindo Dantas
Período: 27 a 28 de julho
Local: Mercado do Bode

Curso: Cortes e Embutidos da Carne Caprina
Instrutor: Lívia Christianne Vasconcelos Macedo
Período: 24 a 26 de julho
Local: Agência do Trabalho I

Curso: Cortes Nobres de Carne
Instrutor: Ronaldo Pontes Dias
Período: 28 de julho
Local: Mercado do Bode

ROSALBA TENTA REATIVAR VÔOS PARA MOSSORÓ


A senadora Rosalba Ciarlini conversou na semana passada como diretor comercial da BRA Linhas Áereas, Walter Foleggati, sobre areativação dos vôos comerciais para o aeroporto Dix-sept Rosado, emMossoró. “A resposta que recebemos foi bastante animadora”, adiantou aparlamentar.
Rosalba afirmou que a BRA reconhece a viabilidade da linha aérea,assegurando que o único empecilho para que os vôos voltem a ocorrer é asegurança. O aeroporto precisa de um muro de proteção e cerca elétrica.Com essas duas exigências, o pouso e decolagem de aeronaves para SãoPaulo e outras capitais acontecerão, sem qualquer dificuldade. Asaeronaves fariam escalas novamente em Natal e Fortaleza, facilitando aviagem para outros centros brasileiros.
O resultado desse novo contato com a BRA já foi comunicado àprefeita Fafá Rosado. “Disse à prefeita que precisamos retomar essaluta e para isso devemos unir forças para assegurar os vôoscomerciais”, reforçou a senadora, para quem que a inauguração doshopping e a consolidação do Distrito Industrial reforçam a necessidadede linhas aéreas, somando-se a potencialidade econômica da região.
Rosalba, que defende a construção do Aeroporto de São Gonçalo eampliação do Augusto Severo, em Parnamirim, considera que ofuncionamento do aeroporto Dix-sept Rosado impulsionará odesenvolvimento do RN, com inclusão de Mossoró na rota do turismo.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Presidente ainda não sabe se participa do encerramento do Pan, diz ministro

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disse hoje que não sabe ainda se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da cerimônia de encerramento do Pan-Americano do Rio, marcada para o próximo dia 29. Lula foi vaiado na abertura do evento, realizada na sexta-feira passada, no Maracanã.

O ministro negou, segundo seus assessores, que a falta de confirmação de Lula nos próximos eventos do Pan tenha relação com as vaias da cerimônia de abertura.

Orlando Silva afirmou, segundo seus assessores, que é difícil montar a agenda do presidente e que por isso Lula ainda não confirmou participação na cerimônia de encerramento.

Lula usou seu programa semanal de rádio para afirmar que ficou muito "triste" com o episódio. "A vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá", desabafou Lula.

Aliados de Lula atribuem as vaias ao que chamam de "orquestração política" articulada pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM). "A vaia não foi algo natural. Foi algo construído. É evidente que alguém armou para o presidente ser vaiado", disse o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).

Sem atribuir diretamente a culpa pelas vaias a Maia, o deputado petista questionou o fato do prefeito do Rio ter sido aplaudido na mesma cerimônia. "É estranho que o prefeito, com todos os problemas da sua administração, tenha sido aplaudido."

Suplente de Roriz, Gim Argello estuda tomar posse amanhã no Senado

O suplente do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), Gim Argello (PTB-DF), estuda tomar posse amanhã no Senado Federal.
o petebista já solicitou a assessores que encaminhem à Mesa Diretora do Senado os documentos necessários para que assuma o cargo na tarde desta terça-feira --último dia de trabalhos do Senado antes do recesso parlamentar de julho.

A demora de Argello em tomar posse foi provocada pelas denúncias de que o suplente estaria envolvido com irregularidades descobertas pela Polícia Civil na Operação Aquarela. Desde que Roriz renunciou ao mandato, há 12 dias, Argello não apareceu publicamente para se explicar sobre as denúncias --e chegou a cancelar entrevista coletiva quando falaria sobre as acusações.

A estratégia do suplente era aguardar o início do recesso parlamentar, com o Congresso esvaziado, para sair do foco das denúncias. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), promete investigar as acusações que envolvem o suplente assim que Argello for empossado no cargo.

O PSOL também já adiantou que vai ingressar com representação por quebra de decoro parlamentar contra o suplente assim que ele assumir o mandato no Senado Federal. Argello também é acusado de desvios da ordem de R$ 1,7 milhão na Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de responder a denúncias de que teria recebido propina.

O advogado de Argello, Maurício Correa, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), prometeu recorrer à Justiça para garantir que seu cliente tome posse. Partidos de oposição no Distrito Federal --liderados pelo PT, PPS, PDT e PCdoB-- pretendem encaminhar um dossiê e quem afirmam haver uma série de denúncias envolvendo o futuro senador.

Renúncia

Roriz renunciou ao cargo depois de ser acusado de negociar dinheiro de origem ilícita com o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) Tarsício Franklin de Moura, preso pela Polícia Civil na Operação Aquarela. O senador nega as acusações, mas acabou desistindo do mandato para evitar a perda de seus direitos políticos até 2022 caso fosse cassado --uma vez que os oito anos de inelegibilidade previstos pela legislação eleitoral passariam a contar somente em 2015, quando terminaria seu mandato no Senado.

OAB decide sobre pedido cassação de vereadores

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) se reunirá nesta quinta-feira, às 17h, para decidir se a entidade ingressará junto à Câmara Municipal de Natal com pedido de cassação de vereadores envolvidos no esquema de corrupção na votação dos vetos do prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB) ao Plano Diretor.

De acordo com o presidente da OAB-RN, Paulo Eduardo Teixeira, caso a deliberação seja pela apresentação de processos por quebra de decoro parlamentar, a entidade deve esperar pelo relatório final da Delegacia de Defesa do Patrimônio Público e a denúncia do Ministério Público à Justiça.

Paulo Eduardo Teixeira explicou que a prudência em aguardar o desfecho das investigações é necessária para evitar que qualquer processo de cassação venha a ser arquivado pela Comissão de Ética da Câmara sob a alegação de insuficiência de provas.

RENÚNCIA

Assim como no Congresso Nacional, os vereadores implicados no recebimento de propina podem fugir da cassação através da renúncia do mandato. A renúncia deve acontecer antes da apresentação de pedido de abertura do processo por quebra de decoro parlamentar na Comissão de Ética.

Plano Aquarela é lançado em Natal e prevê investimentos de US$ 64 milhões

Com a presença da ministra do Turismo Marta Suplicy foi lançado nesta segunda-feira o plano Aquarela, que irá contemplar as cidades de todo o nordeste brasileiro. O lançamento em Natal tem o objetivo de integrar os governadores do Nordeste ao plano, potencializando-o. Natal foi escolhida pelo reconhecimento do Governo Federal à importância estratégica e a posição da cidade no ranking das capitais nordestinas no quesito captação de turistas. Nos próximos meses serão investidos R$ 64 milhões.

A segunda fase do Aquarela – a primeira foi implementada no biênio 2005/2006 - está programada para ser executada entre 2007 e 2010, reforçando a imagem do Brasil nos Estados Unidos, Argentina, Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Alemanha, mais quatro países europeus. A titular da Embratur acredita que visitarão o Brasil neste ano mais de cinco milhões de turistas estrangeiros.

Conforme a presidente da Embratur, Janine Pires, o plano define as diretrizes da promoção do Brasil no exterior. Serão investidos nos próximos meses 64 milhões de dólares, divulgando o país no estrangeiro, paralelamente à campanha “Brasil, quem conhece, vira fã”. A iniciativa é do Ministério do Turismo, por intermédio da Embratur.

Segundo Marta Suplicy, o Plano Aquarela tem como metas elevar dos atuais 5,1 milhões para 7,9 milhões, o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil anualmente e ampliar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Após traçarmos o perfil de turistas de 32 países, vamos elaborar estratégias de divulgação do nosso país, de acordo com o perfil de cada um. Hoje, 2,6% do nosso PIB vêm do turismo, mas temos condições de ampliar este percentual”, explicou a ministra. Dos cerca de R$ 128 milhões previstos para as ações de divulgação, R$ 85 milhões já serão aplicados a partir deste ano.

Aproveitando esse gancho, o prefeito Carlos Eduardo destacou a posição privilegiada que a cidade ocupa no âmbito das capitais nordestinas, assinalando que hoje Natal recebe anualmente 2,2 milhões de turistas, sendo 300 mil estrangeiros. Dados do IBGE, de acordo com Carlos Eduardo, apontam que vieram morar em Natal nos últimos anos 110 mil pessoas. Participaram ainda da solenidade a governadora Wilma de Faria, o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; o governador do Piauí, Wellington Dias, secretários estaduais de turismo e empresários do setor.

domingo, 15 de julho de 2007

Estado de saúde de Nélio Dias permanece grave

O estado de saúde do presidente do PP e deputado federal, Nélio Dias (RN), 62, permanece grave, informou nesta segunda-feira a assessoria do parlamentar. Nélio permanece em coma induzido. Ele sofreu um aneurisma cerebral, na última terça-feira, enquanto se submetia à sessão de radioterapia para tratamento de um câncer e, em seguida, uma parada cardio-respiratória que o levou ao coma.

Presidente nacional e regional do Partido Progressista, o parlamentar, que já foi secretário de agricultura no governo de Garibaldi Alves Filho - que aliás o visita nesta segunda-, tem 62 anos e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.