quarta-feira, 18 de julho de 2007

Falta de diálogo marca a paralisação dos professores

Depois de oito dias de paralisação, 400 mil alunos prejudicados, a situação da greve toma a seguinte forma: pouca conversa e muitos impasses. A Secretaria de Educação e Cultura (Seec) afirma estar tomando todas as medidas para a melhoria das reivindicações dos profissionais, porém o sindicato afirma não ver nenhuma das suas solicitações atendidas.

Apesar de sempre gerar conflitos, quase todas as greves são feitas com propósito de abrir-se um diálogo. No caso da educação, o jogo de empurra não permite que se entenda a posição da secretaria frente a solicitações do sindicato. Os dois lados se dizem atacados.

Na semana passada a assessoria da Seec informou que muitos dos vários pedidos feitos pelos grevistas estavam sendo atendidos, até porque existiram inúmeras reuniões entre as partes antes da greve. De acordo com a secretária da educação, Ana Cristina de Medeiros, uma das principais pautas dos professores era a convocação de novos profissionais, então 400 docentes estão sendo encaminhados imediatamente às salas de aula. Com esses novos profissionais, já chega a 2.640 o número de concursados de 2005 nomeados pelo Governo, quase 70% do total de aprovados.

O estado também autorizou a promoção de 652 docentes, que passaram de nível médio para nível superior, com salário base de R$ 868,00 para 30 horas semanais de trabalho e as demais vantagens. Todos os processos até 2006 foram zerados, o que representou um impacto de R$ 110 mil por mês à folha de pagamento da Educação.

Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte, afirma não ter conseguido nenhum diálogo com a Secretaria de Educação. Ela acredita que o quadro de solicitações ainda não foi devidamente atendido pelo Estado. Fátima está tentando uma audiência diretamente com a governadora Wilma de Faria.

Em relação aos convocados do concurso de 2005, o sindicato disse não estar conformado com a convocação, porque muitos concursados ainda não foram chamados, dos 1.698, apenas uma parte já está no quadro de funcionários e não se pode esquecer o restante. No caso do reajuste salarial, que passava o docente para receber salário como nível superior, foi apenas para quem entrou pelo concurso de 2000. Existe atualmente um quadro de 12 mil educadores, que não recebem de acordo com sua graduação por serem servidores antigos.

A agenda do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) está lotada para hoje. Durante a manhã uma panfletagem, na Zona Norte, foi feita para apresentar a população às reivindicações feitas ao governo. Às 14h os grevistas se reuniram em assembléia, na Escola Estadual Winston Churchill, para avaliar a situação da greve, após a reunião o sindicato deve sair em caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Nenhum comentário: