sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Coronel é exonerado e PMs envolvidos na morte de estudante em Pium afastados

O Coronel Paulo Roberto de Albuquerque Costa foi exonerado do cargo de comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Parnamirim. A confirmação foi dada pelo Comandante do Policiamento do Interior, Coronel Freitas, na manhã desta sexta. O motivo alegado foi a entrevista concedida pelo coronel a um jornal local, referente ao caso que acabou na morte do estudante de direito da Universidade Potiguar Diego Coelho de Oliveira, de 21 anos, morto numa ação policial em Pium na última terça.

"Ele está sendo exonerado não pelo caso, mas pela intempestividade que ele demonstrou em uma entrevista concedida a um jornal da cidade. Nessa entrevista, ele demonstrou uma postura que não condiz com a do Comandante Geral do Policiamento do estado, Coronel Marcondes Pinheiro, nem com a do Comando do Policiamento do Interior. A função da polícia é servir e proteger. É melhor deixar um bandido fugir e pegá-lo depois do que acertar e ferir física e psicologicamente um cidadão de bem", afirmou Freitas, salientando que na próxima terça o futuro do coronel exonerado deve ser decidido. "Ele poderá assumir outra função ou entrar de férias", disse.

Os três policiais militares envolvidos na operação já estão afastados de suas funcões. Segundo informações colhidas pelo DN Online, trata-se do Cabo João Maria Alves, o soldado Welinton Wanderley de Carvalho e o também soldado Fernando Felipe. "Eles estão afastados e à disposição da polícia. Dentre outras coisas, eles terão que responder como aquela arma que alegaram ser do estudante foi parar próximo ao local", disse o coronel, avisando que todas as armas utilizadas na ação já estão de posse do delegado responsável pelo caso.

Ontem, o resultado do laudo expedido pelos peritos do Itep mostraram que nas mãos do estudante Diego Coelho não havia resíduos de pólvora, contestando a versão dos PMs, de que o estudante teria furado o bloqueio e atirado na viatura policial. "O Comandante Geral quer total transparência nesse caso", encerrou o coronel Freitas.

DN Online

BNDES avalia ajudar empresas que perderam com derivativos cambiais

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou nesta sexta-feira, em palestra no Rio, que a instituição pretende ajudar empresas exportadoras que tiveram perdas com derivativos cambiais. Sem dar muitos detalhes, Coutinho explicou que o processo está em discussão e será feito em conjunto com outros bancos.

10 questões para entender o tremor na economia
Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA

"É uma parte de empresas exportadoras, que tinham gestão financeira mais sofisticada que entraram nesse tipo de derivativo. É um conjunto limitado e é um processo que está em curso. A grande maioria está renegociando com a própria rede bancária condições para solucionar isso", afirmou.

O executivo destacou que o BNDES vai avaliar caso a caso. Ele acrescentou que o setor bancário privado está disposto a refinanciar as perdas dessas empresas e "diluir isso na frente". O BNDES, segundo ele, atuaria de forma complementar.

"Uma vez que isso seja solucionado vai desaparecer um elemento de incerteza que tem travado um pouco o processo de concessão de crédito dentro do sistema bancário. E nós estamos trabalhando intensamente para acelerar a solução desses casos. E conseguiremos fazer isso de maneira muito bem sucedida", completou.

Por enquanto, Sadia, Aracruz e Votorantim anunciaram perdas na casa dos R$ 5 bilhões com as chamadas operações de "hedge" (proteção) cambial. O governo, porém, já estimou em torno de 200 as empresas que podem estar expostas a este tipo de ativo.

São operações escoradas em papéis classificados como derivativos cambiais, em contratos com vencimentos futuros. Apesar do vencimento ocorrer de um a dois anos, em média, o preço do dólar do contrato é fixado no momento da assinatura.

Assim, se o dólar cai, os bancos cobrem o prejuízo e as empresas lucram, mas se a cotação sobe, ganham os bancos. Só que a disparada da moeda americana é tão forte no último mês, que teme-se que as empresas não tenham dinheiro para quitar suas dívidas.

Coutinho afirmou ainda que os efeitos da crise no Brasil serão limitados pelos bons fundamentos da economia brasileira. "Precisamos baixar a bola e olhar para os fatos inegáveis que são os fundamentos da economia brasileira."

Mudança

A postura anunciada hoje pelo BNDES contraria o que tem dito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, ao mencionar a possibilidade de o Banco do Brasil ajudar o setor automotivo, que sofre com a falta de crédito, Lula negou que o governo daria dinheiro às empresas que "apostaram errado com o câmbio".

No início do mês, Lula já tinha adotado discurso semelhante. "É importante lembrar que essas empresas, no fundo no fundo, estavam especulando contra a moeda brasileira. Portanto, elas praticaram por conta própria, por ganância, este prejuízo. É um problemas delas, porque especularam de forma pouco recomendável", afirmou.

Fonte: Folha Online

Dieese prevê diminuição de contratações em 2009

O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Sérgio Mendonça previu nesta sexta-feira que o ritmo de contratações e a abertura de novos postos de trabalho não se manterá no próximo ano por causa da crise econômica mundial. Segundo ele, a previsão "mais ou menos" segura é de que a economia brasileira vai crescer menos em 2009, "com diversos efeitos que devem culminar em um crescimento de 3,5%".


"Esse ano é possível que nós tenhamos dois milhões de novos empregos formais, pelos dados do Ministério do Trabalho, mas dificilmente nós vamos repetir isso. Como se tem anualmente um grupo grande de pessoas que entra no mercado de trabalho, pode ser que o desemprego se estabilize e não continue caindo ou tenha até um ligeiro crescimento na hipótese de um cenário de crescimento de 3,5%", disse ao participar da palestra "Crise Econômica e as Perspectivas para os Trabalhadores", organizada pela Força Sindical.

O economista destacou os setores automobilístico, da construção civil e de exportação como os principais afetados pelo desemprego em função da crise mundial. "São setores que dependem do crédito e não vai haver ritmo (de empréstimos), até porque uma parte da população já comprou e está endividada por um período longo", disse.

O professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) Francisco Fonseca avaliou que em um primeiro momento da crise os trabalhadores sairão perdendo, porque há tendência de diminuição das contratações e aumento de demissões em todos os setores.

"Toda vez em que há uma crise no capitalismo, o primeiro que paga essa conta é o trabalhador. Isso é histórico", afirmou.

O presidente da Força Sindical no estado, Danilo Pereira da Silva, considerou que o momento é de diagnosticar o processo e fazer um trabalho articulado entre as centrais sindicais e levantar propostas para enfrentar a crise. "Mas não no sentido de que o trabalhador venha pagar mais uma vez e sim para que possa melhorar para que o emprego seja garantido e o país continue desenvolvendo como era a meta desse governo", disse.

Fonte: Agência Brasil

STF mantém decisão e PM do RN está livre de processo por deserção

O Supremo Tribunal Federal concedeu mais uma vitória aos policiais militares do Rio Grande do Norte ao decidir pelo habeas corpus e trancamento da ação penal do processo de deserção que existia contra o policial militar, Francisco Xavier Brito do Nascimento. O processo se referia as faltas ao serviço durante o movimento de reivindicatório realizado em 2007.

A decisão, tomada no dia 2 de outubro, teve três votos a favor e dois contra. Ela mantém a decisão do conselho da auditoria militar, presidido pelo juiz Jarbas Bezerra, que sentenciou em favor dos militares que promveram o momenvimento em prol de melhorias prometidas e não estabelecidas pelo governo do Estado. Na época, o juiz Jarbas Bezerra demonstra em sua sentença que não houve a intenção de deserção. Crime que não ficou caracterizado nos autos do processo.

O ministro que presidiu o julgamento, Nilson Naves, entendeu que o acusado jamais teve o animus de desertar, pois se encontrava em lugar público e notório, com os demais membros de sua classe, em assembléia permanente, cujo objetivo era reivindicar o cumprimento de acordo, firmado pela categoria com diversas autoridades estatais, para a melhoria das condições salariais e de trabalho.

O ministro também entende que o crime é de ausentar-se da instituição militar. ‘‘O estado de greve não traduz intenção de ausência. Até pelo contrário, reafirma-se o propósito de permanecer na instituição militar, na luta pela melhoria de condições de todos aqueles que a integram’’.

A decisão do STF reafirma mais uma vez que o movimento reivindicatório foi legal e que o governo estava errado pelo descumprimento do acordo. ‘‘Após toda história de perseguições, prisões, expulsões e depois de reiteradas decisões favoráveis ao movimento reivindicatório de 2007. Agora mais uma instância judicial afirma através da decisão que tínhamos direito a reivindicar o cumprimento do acordo. Sabemos que o direito a greve ainda é uma realidade distante e entendemos também que as decisões não abrem precedentes para o direito de greve aos militares. Mas passa uma página da história na qual os militares podem hoje reivindicar seus direitos assim como qualquer cidadão!’’, declara o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACS PM/RN).

Fonte: DN Online

Estado fará repasse mensal para garantir atendimento de oncologia em Mossoró

A governadora Wilma de Faria autorizou, na tarde desta sexta-feira (24), o repasse mensal de R$ 90 mil para a manutenção dos serviços realizados pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM). A medida pretende viabilizar o atendimento oferecido pela unidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto o Ministério de Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) definem a mudança de status da clínica para Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacom).

"Hoje, o convênio com o Centro de Oncologia de Mossoró considera a unidade um centro isolado, cuja tabela tem valores inferiores àqueles considerados Unacom. Mas essa mudança de status não depende do Governo do Estado, o que cabe especificamente ao Ministério e ao INCA", explica George Antunes, secretário estadual de Saúde, que participou da reunião com a governadora. Segundo o secretário, a auditoria realizada pelos dois órgãos confirmou a necessidade de ajustes físicos e de procedimentos no COHM.

O compromisso da governadora Wilma de Faria é manter a complementação financeira até que todo o processo seja concluído. Além do secretário George Antunes, participaram da reunião o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Gustavo Carvalo, o deputado estadual Leonardo Nogueira e o diretor do COHM, Cury Medeiros.

Fonte: DN Online

Laíre Rosado se complica ainda mais no caso das sanguessugas

O Ministério Público Federal em Mato Grosso aditou a denúncia contra o ex-deputado federal Laire Rosado (RN), oferecida em 2006, para incluir mais 18 repasses de valores indevidos decorrentes da corrupção na "máfia dos sanguessugas". Também foram denunciados o ex-senador Ney Suassuna (PB) e os ex-deputados federais Isaias Silvestre (MG), Nilton Balbino (RO), Robério Cássio Ribeiro Nunes (BA), José Cleonâncio da Fonseca (SE) e José Heleno da Silva (SE) por envolvimento com o esquema.

De acordo com as denúncias, o ex-senador e os cinco ex-deputados federais integraram o 'braço político' da organização que ficou nacionalmente conhecida como máfia dos sanguessugas que atuou com o desvio de recursos de emendas parlamentares direcionadas à área de saúde, destinadas para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares.

Segundo a procuradora da República Léa Batista de Oliveira, "conforme apurado no Inquérito Policial, a organização criminosa contou com um núcleo parlamentar indispensável para a consecução de verbas destinadas às prefeituras e às OSCIP s envolvidas, possibilitando, assim, a tais entes, adquirirem de forma superfaturada as ambulâncias da Planan (empresa pertencente aos Vedoin) e outras empresas de fachada. Exatamente neste núcleo parlamentar que figurou o ex-senador da República Ney Suassuna e os outros seis ex-parlamentares. As investigações demonstraram que os denunciados associaram-se de forma estável e permanente à organização criminosa, cabendo-lhes a apresentação de emendas parlamentares direcionadas a abastecer os cofres da quadrilha.

Na denúncia o MPF afirma que "organização contava com pessoas incumbidas exclusivamente de receber os recursos desviados, depositá-los em suas contas bancárias, sacá-los, reciclá-los e entregá-los aos parlamentares e seus assessores, de forma a dificultar a identificação da origem espúria da riqueza".

As denúncias foram encaminhadas para a Justiça Federal de Mato Grosso no mês de outubro.

Veja os crimes:

Laire Rosado Filho (aditamento da denúncia)
Formação de quadrilha - artigo 288 do Código Penal
Pena: reclusão de um a três anos

Corrupção passiva- artigo 317, § 1º do Código Penal
Pena: reclusão, de 2 a 12 anos, e multa

Lavagem de dinheiro - artigo 1º, incisos V e VII, da Lei 9.613/98
Pena: reclusão de três a dez anos e multa

Fonte: DN Online

Comércio inicia preparação para vendas de fim de ano

O comércio inicia os preparativos para o período natalino. O colorido e o brilho tradicionais da época já enfeitam vitrines e prateleiras de algumas lojas da cidade. O investimento na visibilidade das lojas deve servir de convite aos consumidores, conforme informou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Alexandrino Lima.

Segundo ele, a expectativa é de que haja um incremento superior a 20% nas vendas do fim de ano. "É o melhor período", diz o presidente da CDL, referindo-se ao rendimento do comércio.

De acordo com o gerente de um armarinho da cidade que já está preparado para o período, Dinarte Filho, a estimativa é de que as vendas sejam boas. "A expectativa é sempre positiva", diz. O gerente menciona que a tendência é que as lojas se preparem mais cedo, o que deve levar o cliente a iniciar suas compras mais cedo.

O presidente da CDL informa que, para o período natalino, a entidade concluiu a qualificação de 400 jovens para vagas de empregos temporários. A capacitação foi feita através de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda (FUNGER). Já em relação às promoções, Alexandrino Lima afirma que as mesmas devem ficar por conta de cada lojista.

Fonte: Gazeta do Oeste

Funcionários da Caixa Econômica Federal acatam proposta e decidem acabar a greve

Em mais uma reunião realizada ontem à noite pelo Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram pôr fim ao movimento grevista, aceitando a mesma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecida aos servidores do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste que já retornaram aos serviços desde ontem.

De acordo com o presidente da categoria, Anchieta Medeiros, a Fenaban propôs na noite de terça-feira, 21, reajuste salarial que varia de 1% a 2,85%. O índice de aumento para quem ganha até R$ 2.500,00 é de 10%, já para quem ganha acima desse valor é de 8,15%. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aumentou para 90% do salário mais R$ 966,00 fixos, com parcela adicional.

Além de reajuste salarial de 16%, a categoria reivindicava também fim do assédio moral, contratação de mais profissionais através de concurso público, fim da cobrança das metas abusivas, valorização da saúde e segurança do trabalhador e mais participação nos lucros das empresas.

Os serviços estavam paralisados desde o dia 2 deste mês e causou vários transtornos aos mossoroenses.

Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Betinho quer limitar os gastos dos royalties

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei Complementar 406/08, do deputado Betinho Rosado (DEM-RN), que modifica as regras relacionadas ao limite de despesas com pagamento de pessoal nos municípios. O objetivo da proposta é corrigir distorções entre os municípios que recebem royalties do petróleo e os demais municípios, que dependem apenas das receitas de impostos e de transferências governamentais.
Pelo projeto, os recursos da exploração de petróleo não poderão integrar a receita corrente líquida dos municípios. No caso das cidades que recebem royalties, essa regra vai reduzir a base que determina o percentual máximo de despesas com pessoal.

Betinho Rosado lembra que, segundo informações divulgadas pela imprensa, os 30 municípios brasileiros que mais recebem royalties gastam com pessoal três vezes mais que a média nacional. O parlamentar cita o exemplo de Campos (RJ), maior recebedor individual de royalties do Brasil, que aumentou em 207% o número de empregados na prefeitura (de 7.495 para 22.979) entre 2002 e 2006. Esse número não inclui as contratações terceirizadas.

Para o deputado mossoroense, essas despesas são como uma bomba-relógio nas contas públicas dessas cidades, pois os recursos do petróleo podem diminuir ou acabar no futuro. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), a despesa total dos municípios com pessoal não pode exceder 60% de sua receita corrente líquida (total arrecadado pelos municípios, deduzidas receitas como a contribuição previdenciária dos servidores). O deputado federal Betinho Rosado acrescenta que a Lei 7.990/89 já proíbe a aplicação de recursos dos royalties em pagamento de despesas com pessoal. Ele acredita, no entanto, que essa proibição não é suficiente, pois os municípios recebedores de royalties têm uma "folga financeira" que possibilita o crescimento exagerado das despesas com servidores públicos. A proposição tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, o projeto de Lei de Betinho Rosado será apreciada pelo plenário da Câmara.


O projeto retira os seguintes itens do cálculo
da receita corrente líquida dos municípios:
Royalties (percentual sobre o montante da exploração, recebido mensalmente);
Bônus de assinatura (pagamento realizado por ocasião da assinatura da concessão);
Participação especial (pagamento quando ocorre um grande volume de produção de petróleo ou grande rentabilidade);
Pagamento pela ocupação ou retenção de área (feito anualmente e fixado por km² ou fração da superfície do bloco).

Fonte: Gazeta do Oeste

Seis novos leitos de UTIs são instalados na cidade pela Prefeitura e pelo Estado

Prefeitura e Governo do Estado estão custeando o funcionamento de seis novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) para adulto que já começaram a funcionar na cidade. A parceria foi firmada durante reunião em Natal entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Dorinha Burlamaqui, gerente municipal de Saúde.

Segundo Dorinha, a Prefeitura irá arcar com 50% dos recursos financeiros necessários para o funcionamento e o Governo, a outra metade. "O município e o Estado irão custear e estamos pleiteando ajuda do Governo Federal", contou, acrescentando que o investimento mensal para funcionamento dos seis leitos é no valor de R$ 150 mil e que a diária de cada leito custa em média 700 reais. Nestes valores estão inclusos os recursos para pagamento dos profissionais capacitados para trabalhar na Unidade, que são médicos intensivistas.

Os novos leitos estão localizados no Hospital Wilson Rosado e no Hospital da Unimed. "Serão três em cada hospital. Os locais foram escolhidos de acordo com a disponibilidade de ampliação do número de leitos", explicou a gerente.

Como no município, já funcionam 17 leitos para adultos, três localizados no Hospital Wilson Rosado, cinco na Casa de Saúde Dix-sept Rosado e nove no Hospital Regional Tarcísio Maia, com a instalação dos novos leitos, a cidade passa a dispor de 23 leitos de UTIs. Os seis novos leitos são regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dorinha, os três primeiros, localizados no Hospital Wilson Rosado, são custeados pela Prefeitura e os outros 14, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda são disponibilizados três leitos de UTI Neonatal. Eles funcionam na Maternidade Almeida Castro.

A gerente de Saúde ressalta a importância da parceira para disponibilidade dos leitos. "É de uma importância muito grande, pois evita que as pessoas fiquem nos corredores dos hospitais precisando de atendimento", enfatizou, acrescentando que a cidade ainda não dispõe de leitos pediátricos de UTI. "Esta é uma necessidade verificada em todo o Brasil, porque não é só dispor de leitos, mas ter profissionais médicos intensivistas para trabalharem neles. Também estamos trabalhando para ampliar e reformar os leitos neonatal disponíveis na cidade", finalizou.

Fonte: Gazeta do Oeste

Vigésima Semana Espírita acontecerá a partir de segunda

A 20ª Semana Espírita de Mossoró será realizada no período de 27 de outubro a 1º de novembro, no auditório do Hotel VillaOeste, às 19h30. O evento, que é aberto ao público e tem entrada franca, conta com palestrantes vindos de diversos lugares do País. Na abertura, Luiz Cláudio (MG) apresentará o tema "Planeta Terra: Da Gênese à Regeneração". Na terça-feira 28, o referido palestrante fará abordagem acerca dos "Conflitos Existenciais".

A noite da quarta-feira está reservada para o jornalista Jomar Morais (RN), que apresentará "Ética e Espiritualidade". Na quinta-feira, dia 30, o tema "Educação para o Século 21" ficará a cargo da doutoranda em educação Sandra Borba , presidenta da Federação Espírita do RN. No dia 31, Liszt Rangel (PE) falará sobre "Encontro com a Paz e a Saúde". Para a noite de encerramento, o tema central do evento "Espiritismo e Atualidade", será apresentado por Adenáuer Novaes (BA).

A Semana Espírita deste ano acrescenta em sua programação o seminário "Felicidade Sem Culpa", que será conduzido pelo psicólogo e palestrante espírita Adenáuer Novaes, a partir das 14h30 do dia 1º de novembro, no mesmo local. Simultaneamente é realizada também a Semaninha Espírita, direcionada ao público infanto-juvenil.

FEIRA

No mesmo período haverá a Feira do Livro Espírita, trazendo os conteúdos da Doutrina Espírita em livros, CDs e DVDs com preços populares. A feira acontecerá na praça Bento Praxedes, centro da cidade, das 8h às 17h e à noite, no Hotel VillaOeste.

RELIGIÃO

O Espiritismo ou Doutrina Espírita consiste em um conjunto de princípios e leis reveladas pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras publicadas por Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Trata da natureza, origem e destino dos Espíritos e suas relações com o mundo material. Ao trazer conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, a Doutrina Espírita toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano, com o propósito de abrir uma nova era para a regeneração da humanidade. A doutrina pode e deve ser estudada, analisada e praticada em todos os aspectos fundamentais da vida, como científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social, entre outros.

Fonte: O Mossoroense

Banco do Brasil e BNB saem da greve, mas a Caixa permanece

Em mais uma assembléia realizada pelo Sindicato dos Bancários, os servidores do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste (BNB) decidiram acatar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e acabar a greve. Já, os funcionários da Caixa Econômica Federal continuam com os serviços paralisados.

Segundo o presidente do sindicato, Anchieta Medeiros, a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) propôs na noite de terça-feira, 21, reajuste salarial que varia de 1% a 2,85%. O índice de aumento para quem ganha até R$ 2.500,00 é de 10%, já para quem ganha acima desse valor é de 8,15%. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aumentou para 90% do salário mais R$ 966,00 fixos, com parcela adicional. Porém, os funcionários da Caixa Econômica consideraram que a proposta não atinge sua expectativa.

A categoria reivindica aumento salarial de 16%, fim do assédio moral, contratação de mais profissionais através de concurso público, fim da cobrança das metas abusivas, valorização da saúde e segurança do trabalhador e mais participação nos lucros das empresas.

A paralisação dos serviços bancários iniciou no dia 2 deste mês e já causou vários transtornos aos clientes de bancos públicos e privados, já que estes últimos também aderiram ao movimento durante alguns dias, mas voltaram a funcionar.

Muitos problemas foram gerados para os usuários em conseqüência da paralisação dos serviços bancários. Principalmente para quem precisava pagar suas contas, como a dona-de-casa Luzeni Lima. Ela esperou a conta do cartão de crédito chegar pelos Correios, porém, como isso não aconteceu e as faturas não estão sendo mais entregues na agência da empresa, a usuária também não teve como pagar no banco, que estava em greve.

Além disso, a parada fez os mossoroenses perderem tempo em filas enormes e também faltaram dinheiro e papel para extrato nos caixas eletrônicos. O presidente do sindicato, porém, afirma que a intenção é lutar pelos direitos dos servidores e não prejudicar a população.

Fonte: O Mossoroense

Tabela do estadual está pronta

Com o regulamento do campeonato estadual pronto em suas normas gerais, a Federação Norteriograndese de Futebol está analisando situações localizadas para a divulgação definitiva da tabela da competição.

São conflitos que envolvem, Baraúnas e Potiguar de Mossoró que não podem jogar no mesmo dia no estádio Leonardo Nogueira, além deo Corinthians de Caicó e Independente - vai mandar seus jogos no Marizão - enfrentam a mesma situação.

Em Natal, são quatro clubes com mando de campo nos dois estádios da capital. ABC no Frasqueirão, e América, Alecrim e São Gonçalo -até agora o Touro está na competição - com mando no Machadão. Outro ponto que está sendo considerado pelo presidente José Vanildo, é a determinação da Policia Militar, proibindo jogos de ABC e América no mesmo dia em Natal.

O presidente da FNF disse ao blog que: "a tabela tem situações pontuais que estão sendo avaliadas com responsabilidade e os ajustes estão sendo feitos, até por que são situações localizadas. A tabela como um todo está pronta e nós já definimos os jogos, quem joga contra quem. Estamos apenas tendo a responsabilidade de divulgar a tabela com tudo fechado, respeitando as datas da Copa do Brasil e do inicio do Brasileiro. O prrazo legal para a divulgação da tabela e do regulamento é 21 de novembro, mas antes desta data, com certeza vamos apresentar a tabela da competição".

Fonte: Marcos Lopes/Tribuna do Norte

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crise mundial: Empresas

Ontem à noite, o portal Yahoo! revelou um lucro líquido de US$ 54,34 milhões no terceiro trimestre, número 64% abaixo dos ganhos registrados no mesmo período em 2007.

E hoje, o banco Wachovia anunciou um prejuízo de US$ 23,9 bilhões no terceiro trimestre. Segundo agências internacionais, trata-se da maior perda já registrada por uma instituição financeira desde o início da crise dos créditos "subprime".

A brasileira Suzano Papel e Celulose informou hoje prejuízo líquido de R$ 293,07 milhões no terceiro trimestre, ante um lucro de R$ 168,34 milhões em idêntico período em 2007. No terceiro trimestre do ano passado, as receitas financeiras haviam superado as despesas em R$ 84,06 milhões. Neste ano, no entanto, o chamado "resultado financeiro líquido" (receitas menos despesas) ficou negativo em R$ 653,51 milhões.

No front doméstico, o governo lançou mais uma medida para enfrentar os possíveis desdobramentos da crise global sobre a economia brasileira: a autorização para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal adquirirem participações em instituições financeiras no país sem passar por um processo de licitação.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou que muitas instituições financeiras estão com problemas de caixa no país. "Não tem banco quebrando no Brasil. Isso não isenta o sistema financeiro de problema de liquidez. Se não tivesse, o BC não estaria devolvendo o compulsório, não haveria compra de carteira", afirmou ele.

Fonte: Folha Online

Na TV, Gabeira mostra pagodeiros e se compara a Obama; Paes se associa a Lula

O programa eleitoral de Fernando Gabeira (PV) da tarde desta quarta-feira teve uma versão do jingle do candidato em ritmo de pagode, seguido pela declaração de apoio dos músicos Gustavo Lins e Liomar --do grupo Pique Novo. O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro foi chamado de preconceituoso pelo adversário Eduardo Paes (PMDB) ao falar que ao contrário dele, popular entre os artistas, Paes só conseguia reunir sambistas em torno de uma feijoada.

No programa, Gabeira também falou dos voluntários que aderiram à sua campanha e fez uma comparação indireta com o candidato a presidente dos Estados Unidos Barack Obama. "Nos último anos, o trabalho político foi profissionalizado. Trabalhava-se [em campanha eleitoral] por dinheiro. Esta novidade [voluntariado] é uma espécie de ressurreição da política. Está acontecendo também nos Estados Unidos", disse o candidato do PV.

O programa eleitoral de Eduardo Paes (PMDB) reprisou uma fala do peemedebista gravada dentro de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Estado do Rio. As UPAs são o carro-chefe da política sanitária do governo do Estado e foram apresentadas como "solução para o problema da saúde" no programa. O horário eleitoral também mostrou depoimentos de usuários gravados dentro destas unidades.

O peemedebista apresentou outras propostas para a área da saúde e defendeu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Desde o início do governo do presidente Lula muita gente neste país que não tinha nada hoje vive com dignidade. Muitas famílias, com trabalho e educação, começaram a prosperar", disse Paes, que fez oposição a Lula até 2006, quando foi deputado federal pelo PSDB.

Fonte: Folha Online

Militantes de Kassab e de Marta trocam provocações em "cadeiraço"

Pela segunda vez nesta campanha, o candidato do DEM à Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), acompanhou cadeirantes em passeio pelas calçadas da avenida Paulista. O passeio, como da primeira vez, foi feito para testar as obras de adaptação pelas quais a via passou para torná-la mais acessível a deficientes físicos.

Desta vez, no entanto, o prefeito teve que enfrentar protestos de um grupo de militantes da candidata Marta Suplicy (PT), que interceptou a comitiva kassabista durante o passeio.

Com bandeiras vermelhas, o grupo --cerca de 20 pessoas-- provocava Kassab com gritos de guerra. "Kassab, já deu para ver, é a viúva do FHC", dizia o grupo. A reportagem procurou a assessoria da Marta para saber se a campanha iria comentar as provocações.

Para conter o avanço dos petistas, a campanha de Kassab postou seus militantes --em maior número-- logo à frente dos petistas, causando mais confusão. Segundo relatos, houve troca de empurrões entre os militantes adversários, apartada pela turma do "deixa disso".

Questionado sobre o confronto de militantes nas ruas da cidade, Kassab minimizou. "Desde que haja respeito é saudável. Vou continuar cumprindo minha agenda de prefeito e candidato", afirmou.

Ao lado da vereadora reeleita Mara Gabrilli (PSDB)-- que também participou da primeira vistoria--, Kassab interrompeu a caminhada logo em seguida. Ao todo, o grupo caminhou três quarteirões da via.

Fonte: Folha Online

Mulheres passam mais tempo no PC do que com namorado, diz estudo

Uma pesquisa realizada em escritórios nos Estados Unidos mostrou que 96% das mulheres entrevistadas afirmaram "gostam" ou "amam" os seus computadores. De acordo com o levantamento realizado pela Harris Interactiv, as mulheres que trabalham em escritórios passam em média 9,3 horas por dia com o seu computador, enquanto seu namorado recebe sua atenção por 3,6 horas diárias.

"Computadores contribuem de forma importante para as nossas vidas, no entanto, eles também podem interferir na vida real dos relacionamentos", afirma a psiquiatra Arlene Kalman.

Segundo ela, os casais precisam trabalhar, mas devem gastar mais tempo uns com os outros do que com seus monitores.

Segundo o estudo, 79% das mulheres entrevistadas passam mais tempo com seu computador do que fazendo exercícios. Além disso, 58% disseram que ficam mais com suas máquinas do que seus amigos e 41% responderam que passam menos tempo com sua família.

Fonte: Folha Online

Governo autoriza concurso com 250 vagas para penitenciária de Mossoró

As penitenciárias federais de Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) vão entrar em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2009. Prontas desde maio deste ano, as unidades aguardavam a autorização de concurso público pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para receber os primeiros detentos. A ordem do MPOG para a realização do concurso foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (21).

Serão selecionados 600 agentes penitenciários federais, 44 especialistas em assistência penitenciária (médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos) e 12 técnicos de apoio à assistência penitenciária (auxiliar de enfermagem), em um total de 656 vagas.

Além de Porto Velho e Mossoró, os agentes contratados também serão lotados nas unidades de Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR), já em funcionamento. Hoje, os dois presídios abrigam cerca de 250 detentos.

São 70 vagas de agente para Catanduvas, 30 para Campo Grande, 250 para Mossoró e 250 para Porto Velho. Cada um terá 11 postos para especialistas e três para técnico.

“Vamos realizar o concurso público o mais rápido possível. O edital será publicado nos próximos dias e as provas realizadas até o final do ano”, avisou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Os aprovados passam por um curso de formação de dois meses e meio. Os salários iniciais são: agente R$ 4 mil, especialista em assistência penitenciária R$ 4,2 mil e técnico, R$ 2,8 mil.

Mais vagas

Além do concurso deste ano, o Ministério do Planejamento autorizou mais duas seleções para as penitenciárias federais. Serão mais 569 vagas para serem preenchidas em 2010 e 2011. Até lá, a unidade de Brasília, que será a 5ª do sistema, já deve estar em funcionamento.

Fonte: DN Online

'Era para ter atirado nele', diz pai de Lindemberg ao DN

O nome do paraibano Lindemberg Fernandes Alves, de 22 anos, protagonista do sequestro da jovem Eloá, em Santo André/São Paulo, continua repercutindo em todo o Brasil por causa do desfecho trágico da semana passada. No sertão da Paraíba, a 140km de Caicó, o agricultor José Luciano, de 64 anos, pai de Lindemberg, leva uma vida simples como trabalhador de roçado. Luciano mora sozinho, na zona rural de Teixeira, na Paraíba, e foi entrevistado e fotografado pelo DN Seridó na terça-feira passada.

Luciano mora no Sítio Guarita, em cima da Serra de Teixeira. O local é de difícil acesso. Natural de Santa Terezinha/PB, ele não tem sobrenome e trabalha "alugado" para proprietários rurais, tratando o roçado de milho, feijão, caju e outras atividades agrícolas. Zé Viola, como é mais conhecido o agricultor, mora sozinho no Sítio Guarita, a 12 quilômetros da cidade de Teixeira, e conta que foi pai de oito filhos. Um deles morreu. Uma de suas mulheres foi Maria das Dores Alves, que conheceu em Patos, na Paraíba, após ela se separar de outro casamento. Com ela, Zé Viola conviveu oito meses e dessa relação nasceu Lindemberg Fernandes Alves. "Quando o menino tinha dois anos, ela disse que ia embora para Cuiabá, onde mora um irmão dela. Eu disse que não ia. Ela pediu dinheiro para registrar o menino e depois foi embora, nunca mais soube notícias", narrou o agricultor.

José Luciano acompanhou diariamente pela televisão os acontecimentos em São Paulo, mas só soube que Lindemberg era seu filho após o desfecho trágico da morte de Eloá. "Nunca me passou pela cabeça que era um filho meu, porque eu nunca tinha mantido contato com ele. Aí, ontem (segunda-feira), uma madrinha me ligou de Patos e me disse que era meu filho. Foi então que relembrei. Acho que é um problema de loucura, um cara novo que deveria ter procurado um outro meio de vida... agora deu fim a uma vida e terminou a dele praticamente. Vamos dizer que ele pegue 30 anos de cadeia, vai sair da cadeia com 52 anos, é uma vida perdida, eu acho que a polícia deveria ter agido mais rápido no momento que ele liberou a primeira refém. Eu acho que tinha dado para eles invadirem naquela hora, mas quem está fazendo o trabalho é que sabe", disse.

Lindemberg saiu de Patos/PB com dois anos de idade, ao lado da mãe, Maria das Dores. "Maria das Dores era casada com um "redeiro", se separou, teve uma filha com outro homem lá de Patos, depois teve esse filho meu e foi embora", comentou. José Luciano diz que não foi sequer ao cartório para registrar o filho Lindemberg e não deu sugestão sobre o nome a ser escolhido. "Eu não fiz o registro. Ela mandou pedir meus documentos e o dinheiro, parece que foi 17 cruzeiros na época, eu mandei. Depois, quando saiu do fórum, só foi pegar um carro e viajar para Cuiabá", citou.

Agricultor avalia ação da polícia

O agricultor deu sua opinião a respeito do que deveria ter ocorrido com Lindemberg Fernandes Alves. "Eu achava que deveriam ter atirado nele porque o cara quando chega naquele ponto, a polícia tem que agir... ou de uma forma ou de outra, tem que reagir". José Luciano diz que não mudou seu pensamento quando soube que Lindemberg é seu filho. "Não mudei de opinião porque eu acho que você deve assumir pelo que faz e pagar pela culpa que você deve. A verdade tem que ser dita. O que eu não quero pra mim não desejo pra você. Eu acredito que uma pessoa quando faz uma coisa daquelas não está normal. Agora eu acho que ele está mais aperreado do que a mãe que perdeu a filha, porque um cara jovem que podia ter estudado, poderia até ser um homem importante, está com a vida perdida entre quatro paredes. Eu acho que ele tinha um amor louco pela moça. Porque quem gosta de uma coisa não da fim a ela", analisou.

Luciano avalia que a polícia agiu de forma errada em não evitar a morte de Eloá Cristina. "Poderiam ter procurado um negócio mais rápido, poderiam ter botado um negócio na comida para ele ficar dopado, isso tudo poderia acontecer".

Fonte: DN Online

Governo atende reivindicação; Detran e Emater decidem não mais entrar em greve

Diante da promessa de greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Governo do Estado resolveu confirmar o pagamento do reajuste salarial neste mês. A afirmação é do secretário regional do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta (Sinai), Hermes Oliveira. O fato despensa a necessidade de paralisação dos serviços dessas duas empresas.

Hermes Oliveira destaca que o pagamento será feito através do Fundo Suplementar e que os servidores públicos estão na expectativa de que o acordo seja cumprido sem que haja a necessidade de outra ameaça.

Na semana passada, o Governo do Estado havia confirmado o pagamento somente para janeiro de 2009, o que motivou os trabalhadores a retomarem as negociações sobre uma parada nos serviços. Como o Poder Público decidiu pagar o reajuste, a reunião da Emater, que estava prevista para hoje em Natal, foi desmarcada.

Os servidores dessas empresas exigem aumento salarial de 13% para o Detran e 11% para a Emater. No caso do Detran, além de reajuste salarial, a categoria reivindica também a realização de concurso público para contratação de mais profissionais, que de acordo com Hermes Oliveira deveria ter sido realizado desde 2006, e o reparo do plano de cargos e carreira. "Quanto às exigências da Emater, são praticamente as mesmas", explica.

Fonte: O Mossoroense

Sindicalistas dizem que diretor do Hospital Tarcísio Maia mandou tirar faixas de greve

A greve dos servidores estaduais da saúde chegou ao terceiro dia e até agora nenhuma negociação foi feita pelo governo com os profissionais.

O novo local a aderir à greve foi o Laboratório Regional de Mossoró (LAREM), que segunda-feira ainda apresentava resistência ao movimento.

Ontem, em entrevista á imprensa, o secretário de Saúde do Estado, George Antunes de Oliveira, afirmou que não havia nenhuma reuni-ão marcada com servidores ou médicos, desmentindo a informação dada pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDISAÚDE-RN), João Morais, na segunda-feira.

Além disso, ainda na segunda, segundo João Moraes, o diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, Marcelo Duarte, haveria mandado retirar todos os cartazes e faixas que estavam em frente ao hospital indicando os protestos e a greve. "Isso foi um desrespeito com o servidor e com nossos direitos constitucionais. Mas hoje fizemos novas faixas e repomos em frente ao hospital", reclamou o coordenador do Sinte.

Procurado para esclarecer a situação, o diretor do Tarcísio Maia não foi encontrado. Segundo informações colhidas no local, ele teria ido a Natal para uma audiência com o secretário de Saúde, a fim de definir futuras medidas. No hospital ontem pela manhã não havia nenhum funcionário que pudesse informar sobre a triagem de quantos pacientes deixaram de ser atendidos no primeiro dia da greve.

O Hospital Rafael Fernandes continua atendendo somente os exames laboratoriais de pacientes já internados, a clínica de Citopatologia e a Unidade de Agentes Terapêuticos (UNICAT) estão executando apenas 30% dos atendimentos. Faixas indicando greve também podem ser vistas em frente ao Banco de Leite e à II Unidade Regional de Saúde (II UR-SAP).

Fonte: Gazeta do Oeste

Edis formam bloco político para disputar presidência

Os vereadores Daniel Gomes (PMDB), Francisco Dantas da Rocha, o Chico da Prefeitura (DEM), e Francisco José Júnior (PMN) decidiram formar um bloco político para disputar a presidência da Câmara Municipal de Mossoró. De acordo com informações repassadas para a editoria de Política da GAZETA DO OESTE, eles resolveram se unir em um agrupamento após reunião ocorrida no fim de semana passada. Até meados de dezembro, os três parlamentares pretendem agregar outras forças políticas ao grupo para, em seguida, escolher internamente qual o candidato potencialmente mais forte.

A decisão dos três vereadores divide ainda mais a sucessão na Mesa Diretora do Poder Legislativo mossoroense. No caso do vereador Chico da Prefeitura, o seu partido, o Democratas (DEM), conta com duas pré-candidaturas, no caso, as vereadoras Niná Rebouças e Cláudia Regina. Nos bastidores, acreditava-se que o voto do parlamentar seria para uma das suas duas colegas de partido.

No que se refere ao vereador Francisco José Júnior, até mesmo os seus aliados políticos acreditavam que o parlamentar acompanharia uma candidatura que representasse o bloco oposicionista no Palácio Rodolfo Fernandes. Logo após as eleições chegou a se especular que ele formaria uma frente com o vereador Lahyre Rosado Neto (PSB) com vistas a sucessão interna na Câmara Municipal de Mossoró, que acontecerá logo após a posse dos eleitos, no dia 1º de janeiro de 2009.
O vereador Daniel Gomes é o único dos três a assumir efetivamente a candidatura, inclusive se articulando com os demais vereadores. Chico da Prefeitura tem reafirmado a sua postulação, mas até o presente momento ainda não se articulou com os outros colegas, limitando-se a dialogar apenas com Daniel Gomes e o próprio Francisco José Júnior.

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lula: crise não afetou produção e varejo brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a crise no sistema financeiro não afetou a produção e o varejo brasileiros. Sobre a contração do crédito, que já chegou ao País, Lula questionou para onde foram os recursos que estavam no mercado.

"Essa crise já resultou num buraco de mais de US$ 3 trilhões (no mundo) e até agora o Brasil não quebrou, e até agora não estamos sentindo o efeito dessa crise na produção e nem no varejo. Nós estamos sentindo no crédito. Nós temos um problema de crédito porque eu não sei onde estão tantos trilhões de dólares que estavam voando de banco para banco, de papel para papel", afirmou, na comemoração dos 60 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na capital paulista.

Lula comparou a situação a uma dança de cadeiras entre os banqueiros. "De repente, sabe aquela brincadeira em que colocamos cinco cadeiras e seis pessoas? E todo mundo senta nas cadeiras e um fica de pé? Eu acho que os banqueiros fizeram isso. De repente, o dinheiro desapareceu. Não tem crédito na Alemanha, na França, Inglaterra, Brasil. Onde foi esse dinheiro?", ironizou.

Lula disse que a crise é uma oportunidade para que o Estado passe a ter influência no sistema financeiro internacional e aproveitou para ironizar os críticos da participação do Estado na economia. "O mercado, que poderia resolver tudo, e que ditou regras nos últimos 30 anos à sociedade, no primeiro fracasso recorre ao paizão, que é o Estado", alfinetou.

O presidente afirmou que os países periféricos não estão envolvidos na crise financeira e estão dando solidez para a economia mundial. Ele reafirmou que o governo não lançará mão de um pacote, mas enfrentará os problemas de forma pontual, na esperança de que as ações anunciadas pelos bancos centrais norte-americano e europeus surtam efeito.

Lula citou que o Banco Central e a equipe econômica estão trabalhando com muito esforço para evitar que a crise afete o desenvolvimento do País. Ele ressaltou a importância da manutenção do crédito para a população, uma vez que o mercado interno é um instrumento fundamental para manter a economia aquecida.

"Tem gente que acha que sou muito otimista, que eu deveria falar com menos otimismo. Eu não posso. Imagine você visitar um companheiro no hospital que está em fase terminal, você sentar na beira da cama e dizer: ontem morreu um cara assim igual a você", comparou. "Ou o médico que está tratando o cidadão: olha, companheiro, eu acho que de amanhã você não passa. Desse seu negócio aí já morreram 20 nesse leito", acrescentou.

Lula citou que o governo já reforçou o crédito para a agricultura e que instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão fortalecidas e já adquiriram carteiras de crédito de bancos de investimento em dificuldades. "E vamos comprar mais", garantiu.

Fonte: Agência Estado

Eleitores de 31 cidades não podem ser presos a partir de hoje, diz TSE

Os eleitores das 30 cidades onde haverá segundo turno não podem ser presos ou detidos a partir desta terça-feira, conforme informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A determinação, prevista no artigo 236 do Código Eleitoral, é válida por até 48 horas após a realização da votação do pleito, que acontece no próximo domingo (26).

De acordo com a Corte, no entanto, os eleitores ainda podem ser presos nos casos de "flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto".

A decisão também é válida para os eleitores de cidade de Benedito Leite (MA), que teve o pleito do dia 5 cancelado pela Justiça Eleitoral, depois que alguns eleitores queimaram diversas urnas, e realiza votação no dia 26.

De acordo com o TSE, exatos 27.166.643 eleitores podem votar nos 30 municípios brasileiros --sendo 11 capitais e 19 cidades com mais de 200 mil eleitores-- em que ocorre segundo turno nestas eleições municipais. O número equivale a 21,09% do eleitorado nacional apto a votar no primeiro turno das eleições de 2008.

Fonte: Folha Online

Sebrae lança concurso com salários que chegam a R$ 10.270

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu processo seletivo para seleção de quatro profissionais para cargos de nível superior, com formação de cadastro de reserva, e três profissionais para cargos de nível médio. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de outubro e 6 de novembro, pelo site Www.cespe.unb.br/concursos/sebrae032008.

As taxas de inscrição são de R$ 100 para os cargos de nível superior, e de R$ 50 para os de nível médio. Os salários para os aprovados e convocados para as vagas de Analista Técnico variam de R$ 3.566,81 a R$ 10.270,81, de acordo com o cargo. Já para o cargo de Assistente, a remuneração é de R$ 2.001,73.

Além do salário, o Sebrae oferece assistência médico-hospitalar e odontológica, plano de previdência privada, vale-transporte, auxílio-educação para filhos, seguro de vida em grupo e auxílio alimentação ou refeição.

Todas as vagas oferecidas são para Brasília (DF), na sede do Sebrae Nacional. A seleção será composta por duas fases: análise curricular e aplicação de provas de conhecimentos específicos e estudo de caso. O resultado definitivo da fase de análise de currículos está prevista para o dia 9 de dezembro. As provas referentes à segunda fase da seleção estão marcadas para o dia 14 de dezembro.

Fonte: DN Online

Homem sai do coma, acusa sobrinho de assassino e morre

Um siciliano baleado com quatro tiros na cabeça e que estava em coma conseguiu acordar por algumas horas, o tempo necessário para apontar o sobrinho como assassino, antes de morrer, informa o jornal "La Stampa".

No dia 4 outubro, Antonino Tripoli, 66, foi atingido por quatro tiros quando andava por uma rua de Bagheria, perto de Palermo (Sicília, sul da Itália). Ele foi hospitalizado já em estado grave.

Depois de passar dez dias em coma, Tripoli acordou de modo repentino. A polícia fez várias perguntas, que o paciente, totalmente consciente mas incapaz de falar, respondeu movendo a cabeça.

Durante o interrogatório e guiados por suas indicações, os policiais terminaram mostrando uma fotografia de seu sobrinho Domenico Gargano, 32, que a vítima apontou com o dedo para confirmar que havia sido o autor dos disparos. Antonino Tripoli morreu poucas horas depois do interrogatório, segundo o jornal.

Fonte: Folha Online

Emissora de TV atrasa salários até de apresentadores

O clima é tenso na Rede TV!, em Alphaville, São Paulo. Apresentadores como Marcelo Rezende, por exemplo, estão sem salário desde o dia 14.

Diretores (até da cúpula) e produtores, também. Há quem diga que Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque, mulheres dos donos da Rede TV!, também sofrem com atrasos de salários na emissora. A assessoria da Rede TV! não comentou o assunto.

Fonte: Folha Online

Governo antecipa para segunda-feira feriado do Dia do Servidor

A governadora Wilma de Faria decidiu acompanhar a decisão do governo federal e vai antecipar para a segunda-feira (27), o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado oficialmente na terça-feira (28).

O ponto facultativo serve para todos os órgãos públicos do Estado, exceto aqueles que prestam os serviços considerados essenciais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e hospitais.

O decreto que autoriza a mudança será publicado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial do Estado.

Fonte: DN Online

Corpo é encontrado crivado de balas em Jenipabu

O corpo de um homem aparentemente jovem foi encontrado amarrado em uma cerca e crivado de balas, na manhã desta terça-feira (21), próximo a um lixão localizado na estrada de Jenipabu, no litoral norte potiguar.

De acordo com a Delegacia de Extremoz, o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) recebeu um chamado por volta das 9h30. Quando chegou ao local, a polícia encontrou o corpo em meio a um matagal. Ainda segundo a delegacia, o homem tinha marcas de disparos de revólver calibre 38, pistola 380, além de um tiro de calibre 12.

A vítima estava sem documentos. A única identificação são duas tatuagens, uma no braço esquerdo com o nome Lucineide, e um dragão no braço direito. O Instituto Técnico-Científico da Polícia (Itep)esteve no local e recolheu o corpo para a necropsia.

O crime com características de execução segue envolto de mistério. O caso será investigado pela Delegacia de Extremoz.

Fonte: TN Online

Prédio da Promotoria terá que passar por adaptações

O prédio localizado na Rua Coronel Gurgel, Centro, onde funciona atualmente 18 promotorias do Ministério Público, passará por reformas. A obra, que segundo Romero Marinho, promotor regional, consiste na adaptação do prédio às normas de acessibilidade, será executada pela Construtora Araújo e está orçada em R$ 140 mil. Com os recursos alocados, conforme Romero, a obra deverá ser iniciada tão logo a empresa vencedora do processo de licitação faça emendas da documentação apresentada para assinatura do contrato.

"Apesar do prédio onde estamos funcionando não pertencer ao Ministério Público e sim, ao Estado, vamos fazer esta reforma para dar acessibilidade e segurança às pessoas que trabalham e são atendidas nas promotorias. Já temos um terreno para construirmos a nossa sede própria, ao lado do Itep e também temos um anexo onde funcionam há um ano as promotorias do Consumidor, do Idoso, dos Portadores de Necessidades Especiais e da Família que oferece todas as condições de acessibilidade, mas como a necessidade é para hoje, realizaremos a reforma no prédio", afirmou.

A reforma, de acordo com o promotor regional, deverá ter duração de dois meses e constará de serviços para dotar de condições de acessibilidade salas, banheiros e toda a estrutura. Serão colocadas rampas de acesso e ainda será criada sala de atendimento na qual o juiz fará atendimento a população. "Como a atual estrutura do prédio não permite a colocação de rampas e elevador na área que dá acesso ao primeiro andar, para possibilitar a acessibilidade, esta sala já solucionará o problema e proporcionará que pessoas que não podem se deslocar ao andar superior possam ser atendidas", disse, complementando que outra modificação na estrutura é a mudança da entrada que não se dará mais pela Rua Coronel Gurgel.

Romero Marinho ressalta a importância da obra. "Ela demonstra que o Ministério Público se preocupa em proporcionar acessibilidade a população, visto que também cobra estas condições. Damos total apoio a obra, mas esbarramos em prazo e tramites, pois não podemos contratar diretamente. Sem falar que a vinda para este prédio no Centro já demonstra uma evolução, pois conseguimos juntar 15 promotorias e já estamos em 18. E nossa expectativa é unir 25 promotorias no prédio próprio do Ministério Público que será construído, para dar suporte maior", enfatiza.

Conforme promotor, o início da construção da nova sede própria das promotorias ainda não está previsto. "Deverá demorar mais um pouco, pois os projetos estão sendo aprovados paulatinamente e é uma grande obra que constará de prédio de três andares, elevadores", finalizou.

Fonte: Gazeta do Oeste

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Marta nega envolvimento com mensalão e ataca Kassab

Acusada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), de se manter ao lado da "turma do mensalão", a candidata do PT à Prefeitura, Marta Suplicy, negou hoje qualquer relação com o escândalo de pagamento de propina que atingiu a cúpula petista e integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva e revidou os ataques do rival. "Não tenho nada a ver com o mensalão. Nunca tive. Usar isso para tentar me contaminar é jogar uma pedra na água", defendeu-se. "Agora ele (Kassab) foi braço direito do Pitta (ex-prefeito Celso Pitta, do PTB)."

A petista subiu as críticas ao candidato do DEM, tentando colar a imagem de Kassab na de Pitta. "Quem deu vida à cidade depois do bando de gafanhotos que passou, do qual ele (Kassab) fazia parte, foi a minha gestão", afirmou Marta, depois de uma caminhada no Campo Limpo, zona sul da capital paulista. A petista acusou o prefeito de ser "uma pessoa que se esconde", ter uma "história muito comprometida" e pertencer ao "partido mais atrasado do País". "As pessoas tem contato com a minha realidade. Com a dele, é uma enganação só."

A candidata da coligação "Uma Nova Atitude para São Paulo" (PT-PCdoB-PDT-PTN-PRB-PSB) voltou a insistir na tese de que Kassab criará um pedágio urbano. Marta se apóia em dois projetos de lei para afirmar que o prefeito é favorável à cobrança. Kassab nega a intenção. "Pode escrever: se esse homem ganha (a eleição), ele faz o pedágio urbano."

A candidata criticou ainda o prefeito, da coligação "São Paulo no Rumo Certo" (DEM-PR-PMDB-PRP-PV-PSC), por visitar hoje de manhã o Expresso Tiradentes e, ao mesmo tempo, reduzir as verbas para a conclusão do corredor de ônibus. De acordo com reportagem da edição de hoje do Jornal da Tarde, a Prefeitura reduziu em 36% o orçamento para as obras em relação ao ano passado. "Ir no Expresso Tiradentes na hora em que o jornal publica que ele retirou recursos da obra mostra a pessoa que ele é."

Fonte: Agência Estado

Velório de Eloá começa em Santo André; PM organiza fila com 2.000 pessoas

O velório da adolescente Eloá Cristina Pimentel começou no cemitério Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), por volta das 16h50. Aproximadamente 2.000 pessoas fazem fila no local para ver o caixão da garota, segundo estimativa da Guarda Municipal. A Polícia Militar organiza a fila.

Cemitério doa jazigo para família de Eloá; ouça repórter

A mãe de Eloá, Cristina, está no velório amparada por parentes. Amigos e um grupo de adolescentes levaram cartazes e faixas com mensagens sobre a garota, que foi baleada na cabeça após passar cem horas refém do ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22, no apartamento onde morava.

Robson Ventura/Folha Imagem
Pessoas formam fila no cemitério Jardim Santo André, onde ocorre o velório do corpo da menina Eloá, 15, na Grade São Paulo
Pessoas formam fila no cemitério Jardim Santo André, onde ocorre o velório do corpo da menina Eloá, 15, na Grade São Paulo

Eloá foi baleada sexta-feira (17), após passar cem horas refém do ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22, no apartamento onde morava. A família autorizou a doação de órgãos da adolescente.

Uma jovem de 18 anos recebeu nesta segunda-feira os pulmões. A cirurgia durou 11 horas e terminou por volta das 13h, de acordo com o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).

De acordo com o hospital, a garota estava na fila do transplantes havia dois anos, vítima de fibrose cística --uma doença congênita que compromete progressivamente a função respiratória.

Após o transplante, a jovem foi levada para recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem quadro clínico estável.

O coração da estudante foi levado por volta das 4h desta segunda de carro para o hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Em seguida, os médicos retiraram os pulmões, que foram levados para o Incor (Instituto do Coração), também na capital.

O fígado, os rins e o pâncreas da adolescente foram levados para o Instituto Dante Pazzanese, no Ibirapuera, zona sul. As córneas também foram retirados para doação e poderão beneficiar duas pessoas.

Fonte: Folha Online

Presidente do TSE diz que resultado da apuração em SP será mais rápido que no 1º turno

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse nesta segunda-feira que a apuração dos votos no Estado de São Paulo no segundo turno das eleições municipais será rápida, sem os atrasos registrados no primeiro turno. Como apenas sete cidades paulistas vão realizar novas eleições, Britto disse que as falhas não voltarão a ocorrer no Estado.

"Houve um momento [no primeiro turno] em que o fluxo das informações, a velocidade da entrada dos boletins de urnas não era compatível com a nossa capacidade. Isso foi corrigido, mas isso não deve ocorrer no segundo turno", afirmou.

O presidente do TRE (Tribunal Superior Eleitoral) de São Paulo, Marco César Miller Valente, também assegurou que a apuração será rápida em todo o Estado. "O número é muito pequeno de candidatos, teremos o total de 14. Isso certamente não vai acontecer", afirmou.

No primeiro turno, o TSE reconheceu que houve falhas no sistema de totalização dos votos do Estado de São Paulo, o que provou demora para o início da apuração na capital paulista.

O diretor de tecnologia do TSE, Giuseppe Janino, atribuiu as falhas na totalização dos votos ao excesso de eleitores no Estado de São Paulo.

No dia 5 de outubro, enquanto a maioria das capitais brasileiras já conhecia os seus novos prefeitos, o Estado de São Paulo havia apurado apenas 17% dos votos --o que gerou uma série de especulações entre os candidatos sobre as causas da demora na apuração.

Além de São Paulo, Rio Branco (RO) e Belém (PA) foram as únicas capitais que registraram demora na totalização dos votos em conseqüência de municípios isolados.

Fonte: Folha Online

Dólar fecha a R$ 2,12; Bovespa valoriza 6,50%

O mercado de câmbio negociou o dólar comercial a R$ 2,125, em alta de 0,23%, nas últimas operações registradas nesta segunda-feira. A taxa se manteve em baixa durante boa parte do dia mas teve um repique perto do encerramento dos negócios. Nas casas de câmbio paulistas, o dólar turismo foi cotado a R$ 2,240, com avanço de 0,90%.

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com forte alta de 6,50% (pelo índice Ibovespa). O giro financeiro é de R$ 4,10 bilhões. No epicentro da crise, a Bolsa de Nova York valoriza 2,51%.

O Banco Central realizou um leilão de "swap" cambial, o equivalente a uma operação de venda de moeda, mas no mercado futuro, às 12h45, e um leilão de venda de moeda, com queima de reservas, às 15h43. No primeiro leilão, os bancos aceitaram todos os contratos (16 mil, com vencimento em janeiro de 2009) oferecidos pela autoridade monetária. O BC não informa imediatamente o volume movimentado nos leilões de venda de moeda, mas somente a taxa de corte (R$ 2,1210).

Segundo operadores do mercado de câmbio, a melhora de humor no mercado mundial, com Bolsas de Valores registrando forte altas, ajudou a tirar pressão sobre os preços da moeda americana. Os dois leilões do BC também ajudaram a fornecer liquidez para o mercado e contribuíram para que as cotações caíssem na maior parte do dia.

Profissionais nas mesas de operações, no entanto, relataram que o volume financeiro foi reduzido, o que pode explicar o ajuste dos preços próximo ao encerramento do expediente.

Entre outras notícias, o governo brasileiro informou que a balança comercial teve superávit de US$ 334 milhões na terceira semana de outubro. No acumulado deste mês, o saldo comercial está positivo em US$ 874 milhões.

No ano, o superávit comercial acumula um resultado de US$ 20,530 bilhões (média diária de US$ 101,6 milhões), resultado 37,7% menor que o saldo médio diário apresentado no mesmo período do ano passado.

Fonte: Folha Online

Estado é obrigado a fornecer transporte escolar em Campo Grande

De acordo com a decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, o Estado do RN está obrigado a fornecer transporte escolar para os alunos matriculados na rede estadual de ensino no Município de Campo Grande-RN. A decisão manteve sentença proferida pelo juízo daquela Comarca em favor do Ministério Público Estadual, autor da ação.

O Estado relatou que não podia ser obrigado a prestar serviço anteriormente imposto a outro ente público (o Município), cobrado em outra ação civil pública, cujo objeto e causa de pedir são idênticos, modificando-se, unicamente, as partes, sobretudo quando se verifica que a razão da nova decisão proferida na ação é o descumprimento da decisão judicial concedida na ação anterior.

Afirmou que "a decisão, não obstante garantir o transporte escolar a todos os alunos, sem discriminação, vem sendo descumprida (pelo Município), consoante informa no início do processo, o que motivou o ajuizamento de uma ação, desta vez contra novo ente público, no caso, o Estado do Rio Grande do Norte".

Alegou que, "ao tomar ciência do descumprimento da medida, o Julgador preferiu direcionar a determinação para outro ente público, ao invés de adotar as medidas legais cabíveis para o cumprimento da decisão judicial, garantindo, inclusive, a lealdade às instituições públicas, contra acintosa atitude contrária à lei, que prevê sanções , inclusive crime de responsabilidade. Sustentou que está demonstrado o acintoso descumprimento de ordem judicial pelo Município.

Em decisão nos autos, o então relator, desembargador Cláudio Santos, ao analisar pedido urgente no processo, determinou que o Estado do Rio Grande do Norte repassasse ao Município de Campo Grande/RN, no prazo de 30 dias, mediante convênio, o valor equivalente a 50% do custo do transporte escolar dos alunos matriculados na rede estadual de ensino daquela cidade, tomando-se como base os gastos mensais realizados no ano anterior, mantida a sanção cominatória determinada na decisão recorrida.

Analisando os autos, o relator, o juiz convocado Nilson Cavalcanti entende que merece ser mantida a decisão de primeiro grau, pois de acordo com o art. 227 da Constituição Federal é dever do Estado, assim como da sociedade, e da própria família, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à educação. Já o art. 208 assegura que a educação constitui direito fundamental e imprescindível ao adequado desenvolvimento da criança e do adolescente.

Para o relator, esse direito só será plenamente exercido acaso seja garantido aos estudantes o acesso aos estabelecimentos de ensino. Nesse contexto, o transporte escolar, a ser promovido pelo Poder Público, deve ser compreendido não como um direito em si, mas como forma de efetivação do direito à educação constitucionalmente garantido. E constitui obrigação solidária da União, Estados e Municípios promover a educação das crianças e adolescentes, garantido o seu acesso, por intermédio de transporte escolar gratuito, aos estabelecimentos de ensino.

Segundo o relator, o descumprimento da decisão judicial por parte do Município não impede o ajuizamento de Ação Civil Pública contra o Estado do Rio Grande do Norte, pois a obrigação de fornecer o transporte escolar tanto pode ser exigida do Município de Campo Grande quanto do Estado do RN.

Fonte: TJ/RN

Criança feita refém em Santo Antônio é libertada após 13h

Atualizada às 13h40

A criança de três anos mantida refém por assaltantes desde a noite de ontem após um assalto em Santo Antônio foi liberada na manhã de hoje em São José de Mipibu. Na ocasião, três pessoas da mesma família, dentre elas esta criança, foram sequestradas e assaltadas ao sair de uma vaquejada no município de Santo Antônio, a 70 Km da capital Natal. Uma equipe de Natal, comandada pelo delegado Ronaldo Gomes, foi designada para o caso.

A criança, que passou 13 horas em poder dos bandidos, foi libertada na manhã de hoje, por volta das 11h. Chorando, ela foi encontrada por populares, que acionaram a polícia. Depois de confirmada ser mesmo a criança sequestrada, ele foi levada para o Fórum da cidade, para aguardar a chegada dos pais.

O caso

Segundo a polícia de Santo Antônio, o assalto seguido de sequestro começou na noite de ontem, por volta das 22h. O Casal Tarcísio Torres e Maria dos Anjos Basílio da Silva e seu filho, uma criança de apenas 3 anos, foram abordados por assaltantes que estavam num táxi de Extremoz quando deixavam uma vaquejada no Parque Fazendo Xodó. Armados de pistolas, dois homens desceram e anunciaram o assalto, levando a caminhonete Hilux de placas MTM 6308 com o casal dentro, enquanto o táxi seguiu com a criança.

Ainda de acordo com a polícia da cidade, os bandidos obrigaram o casal a levá-los até sua residência, situada na cidade de Nova Cruz, a 93 Km da capital Natal. "Eles estavam em busca de dinheiro. Chegando lá, Tarcísio conseguiu fugir. Há informações de que ele teria sido bastante agredido pelos acusados. Estamos esperando a vítima aqui para que seja feito exame de corpo delito", disse um agente da delegacia. Os sequestradores então com Maria dos Anjos, seguiram com a esposa da vítima até um determinado ponto, quando a abandonaram e seguiram em frente com a Hilux.

"Pelas informações que temos, eles ainda praticaram um assalto na cidade de Tangará utilizando a caminhonete", afirmou o mesmo agente, que não quis se identificar. O Monza utilizado pelo bando ainda está em destino ignorado.

Fonte: DN Online

Greve dos servidores da Saúde começa hoje

Os servidores estaduais da saúde entram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (20/10). De acordo com o Sindsaúde, os servidores tentaram evitar a paralisação, mas o Governo do Estado fechou todos os canais de diálogo com a categoria. A concentração dos servidores, neste primeiro dia de greve, foi em frente ao hospital Walfredo Gurgel, a partir das 9h.

Os servidores da saúde reivindicam reajuste de 23%, pagamento dos atrasados, mudança de nível; a não redução do salário dos aposentados e melhorias no atendimento à população. À tarde, o Sindsaúde esperou ser recebido pelo Governo no Palácio da Cultura, onde está funcionando a governadoria. Se não houver avanço nas negociações, os médicos deverão aderir à greve a partir de terça-feira.

Atualizada ás 17:01

Fonte: DN Online

Saúde lança campanha para prevenir surto de dengue no verão

Com o objetivo de mobilizar gestores, profissionais de saúde e toda a sociedade para prevenir um novo surto no verão, será lançada hoje (20) no Rio, pelo Ministério da Saúde, a edição 2008 da Campanha Nacional de Combate à Dengue.

De acordo com o ministério, o foco das ações será reforçar a necessidade de eliminação de criadouros de mosquitos no período pré-chuvoso e reduzir o impacto da dengue, na fase de alta infestação. Além disso, haverá atividades específicas para esclarecer a população sobre o que fazer em caso de suspeita da doença.

As peças publicitárias, que têm como slogan Brasil Unido contra a Dengue, começam a ser veiculadas nesta segunda-feira nas emissoras de rádio e televisão, em revistas, mobiliário urbano, internet e jornais. Foram investidos R$ 40,3 milhões, dos quais R$ 4,2 milhões para produção e R$ 36,1 milhões para veiculação da campanha.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, serão investidos até o fim do ano em toda a estratégia de combate à dengue R$ 1,08 bilhão. Esse volume de recursos representa um aumento de 23% em relação a 2007. Os recursos adicionais são destinados aos municípios prioritários, como áreas de fronteira, de turismo, regiões metropolitanas e com mais de 50 mil habitantes.

O ministério informou que entre as ações que vem implementando ao longo do ano como parte dos esforços de prevenção da doença, firmou acordo com as Forças Armadas para que seus integrantes atuem como agentes de combate ao mosquito e no atendimento aos pacientes em áreas de risco. Além disso, a partir de novembro, mais de 300 professores de medicina e enfermagem serão capacitados para agir como multiplicadores, estendendo os conhecimentos para 31,6 mil pessoas que atuam diretamente em saúde.

No próximo dia 27, também começa a ser realizado o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que vai verificar a infestação do mosquito transmissor em 169 municípios prioritários, permitindo atuar com medidas preventivas.

Fonte: ABr

Mototaxista espanca e arrasta esposa após ela querer ir em festa em S.J. de Mipibu

Um caso de espancamento foi registrado neste domingo, sendo que no início da noite, por volta das 18h, no bairro Tancredo Neves, em São José de Mipibu. A polícia havia recebido várias ligações de populares informando que um homem estaria espancando sua mulher.

Os policiais foram até local e viram o mototaxista Anderson Franklin Rodrigues, de 22 anos, arrastando sua esposa pelos cabelos para dentro de casa. A polícia ouviu ainda a mulher pedindo ajuda. Com isso, os policiais tiveram que arrombar o portão da casa e adentrar no local.

A vítima apresentava espancamento no rosto, inchamento nos lábios e hematomas no corpo, além das roupas rasgadas. Anderson Franklin foi detido e encaminhado a delegacia. Em seguida, a vítima foi levada ao Instituto Técnico-Científico de Polícia para realizar exame de corpo delito.

Anderson confirmou em depoimento que agrediu sua companheira e que são "normais" as brigas em sua residência. Ele afirmou ainda que deseja voltar a conviver com a vítima e que as agressões só começaram porque sua esposa queria ir para uma festa em um clube.

Fonte: Degepol