segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Presidente do TSE diz que resultado da apuração em SP será mais rápido que no 1º turno

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse nesta segunda-feira que a apuração dos votos no Estado de São Paulo no segundo turno das eleições municipais será rápida, sem os atrasos registrados no primeiro turno. Como apenas sete cidades paulistas vão realizar novas eleições, Britto disse que as falhas não voltarão a ocorrer no Estado.

"Houve um momento [no primeiro turno] em que o fluxo das informações, a velocidade da entrada dos boletins de urnas não era compatível com a nossa capacidade. Isso foi corrigido, mas isso não deve ocorrer no segundo turno", afirmou.

O presidente do TRE (Tribunal Superior Eleitoral) de São Paulo, Marco César Miller Valente, também assegurou que a apuração será rápida em todo o Estado. "O número é muito pequeno de candidatos, teremos o total de 14. Isso certamente não vai acontecer", afirmou.

No primeiro turno, o TSE reconheceu que houve falhas no sistema de totalização dos votos do Estado de São Paulo, o que provou demora para o início da apuração na capital paulista.

O diretor de tecnologia do TSE, Giuseppe Janino, atribuiu as falhas na totalização dos votos ao excesso de eleitores no Estado de São Paulo.

No dia 5 de outubro, enquanto a maioria das capitais brasileiras já conhecia os seus novos prefeitos, o Estado de São Paulo havia apurado apenas 17% dos votos --o que gerou uma série de especulações entre os candidatos sobre as causas da demora na apuração.

Além de São Paulo, Rio Branco (RO) e Belém (PA) foram as únicas capitais que registraram demora na totalização dos votos em conseqüência de municípios isolados.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: