sábado, 31 de maio de 2008

ROSALBA VIAJA EM MISSÃO OFICIAL Á ANTÁRTICA


( Rosalba e o Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves )

ROSALBA VIAJA EM MISSÃO OFICIAL Á ANTÁRTICA

A senadora Rosalba Ciarlini viaja neste domingo (01/06) à Antártica a convite da Marinha do Brasil. Como única representante do Senado da República, ela integra uma comitiva de dois deputados federais e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e de outras instituições que visitará a Estação Antártica Comandante Ferraz.
A missão oficial ao programa Antártico Brasileiro cumpre programação que prevê lançamentos de cargas por pára-quedas; treinamento de pousos e decolagens para a tripulação da Força Aérea Brasileira e visita ao Museu Oceanográfico e à Estação de Apoio Antártico (ESANTAR).
Na quinta-feira, a senadora recebeu a visita do Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves e do capitão- de- Mar-e-Guerra, Geraldo Gondim, em seu gabinete em Brasília. Na companhia de outros representantes da Marinha do Brasil, eles repassaram informações sobre o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros na Estação Comandante Ferraz, uma das 16 instaladas no pólo antártico.
Antes de viajar, a senadora também teve a oportunidade de conhecer o pólo Antártico, através de uma exposição do navegador Amir Link, na abertura da Convenção Lojista que está sendo realizada em Mossoró. .O embarque para Punta Arenas, Chile, acontecerá às 08h30, de segunda-feira. A missão brasileira retorna na sexta-feira, dia 06.

Conhecendo a Estação Antártica Comandante Ferraz:

A estação foi inaugurada no dia 06 de fevereiro de 1984, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Tefé e abriga 60 pessoas entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis. É uma base localizada na Ilha do Rei George, a 130 Km da península Antártica, na baia do Almirantado, administrada pela Marinha do Brasil.
O nome da estação homenageia Luís Antonio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos.
Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico. A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.Os programas executados por pesquisadores brasileiros permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas conseqüências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além da retirada de elementos provenientes da poluição causad em sua maioria pelos países do hemisfério norte, conforme informações da Marinha do Brasil.












sexta-feira, 30 de maio de 2008

Governadora deve substituir oito auxiliares do 1º escalão

A crise interna no PSB, com a disputa entre o grupo da governadora Wilma de Faria e do deputado federal Rogério Marinho, ampliou as mudanças programadas para o primeiro escalão do governo estadual. O anúncio da reforma do secretariado está previsto para o dia 10 de junho, quando será apresentada a primeira grande mudança nesse segundo mandato da governadora Wilma de Faria. No total, serão oito substituições. Duas dessas pastas são ocupadas por indicados do deputado Rogério Marinho, caso da Secretaria de Educação, que tem como titular Ana Cristina Cabral, e da Datanorte, ocupada por João Bastos.

Além deles, serão exonerados os secretários Carlos Castim (Segurança), Adelmaro Cavalcanti (Saúde), Wober Júnior (Gabinete Civil), Larissa Rosado (Agricultura) e Fátima Morais (Articulação com os Municípios) e Genildo Pereira Departamento Estadual de Imprensa).

No caso desse último, ele deverá ser remanejando e, com isso, passaria a ocupar a Secretaria de Articulação com os Municípios. A titular dessa pasta será candidata a prefeita da cidade de Assu e, portanto, sairá o governo. A atual secretária de Agricultura também deixará o cargo para disputar o pleito municipal deste ano, no caso a Prefeitura de Mossoró.

Nas pastas de Agricultura e Articulação com os Municípios, as titulares deixarão o cargo logo na próxima semana para cumprir os prazos de desimcompatibilização da legislação eleitoral. Na Articulação com os Municípios, Genildo Pereira poderá assumir, saindo do Departamento Estadual de Imprensa.

No caso da Agricultura, deverá ficar como interino o hoje secretário adjunto, Pedro Alcântara. A titularidade da pasta ainda não foi confirmada, mas a indicação ficará a cargo do grupo liderado pela deputada federal Sandra Rosado.

O secretário chefe do Gabinete Civil Wober Júnior deixará o cargo e poderá ter como destino o retorno à Assembléia Legislativa ou ser nomeado para as secretarias de Educação ou Saúde. Para o Gabinete Civil, a governadora Wilma de Faria cogita quatro nomes: o deputado estadual Gustavo Carvalho; além dos secretários de Turismo, Fernando Fernandes; do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado; ou de Trabalho e Habitação Social, Fabian Saraiva. Mas o nome mais cotado é do deputado Gustavo Carvalho, que, nomeado, abriria uma vaga para acomodar o suplente Cláudio Porpino na Assembléia, já que Larissa Rosado voltará ao legislativo.

Edilson França está cotado para assumir a Segurança

Uma das mudanças no secretariado que está praticamente confirmada e da Segurança Pública e Defesa Social. Para o lugar do atual secretário de Segurança, Carlos Castim, o nome mais cotado é do procurador da República Edílson França. Com o currículo de quem está no Ministério Público Federal desde 1985, e já foi procurador-chefe no Rio Grande do Norte e procurador regional Eleitoral, Edílson França desponta como o principal nome para a Secretaria de Segurança.

Através da Assessoria de Imprensa, Edílson França disse que não recebeu convite oficial para ser auxiliar de primeiro escalão da governadora. Ele informou ainda que qualquer pleito para ser secretário de Estado deve passar antes por um pedido de autorização ao procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Embora opositor da governadora na eleição de Natal, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Miguel Weber, poderá continuar no cargo. Entre pessoas próximas, a governadora tem comentado que o comportamento do titular, que não assume o palanque da oposição na capital potiguar.

Fonte: Tribuna do Norte

Duas presas são transferidas por ameaçarem Anna Jatobá

Duas presidiárias acusadas de ameaçar de morte Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni, foram transferidas na madrugada de quinta-feira, 29, da Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba, para a Penitenciária Feminina de Campinas, no interior. As detentas estavam na mesma ala de Anna Jatobá, acusada junto com o marido Alexandre Nardoni pela morte da menina.

Segundo fontes do sistema prisional, ambas tentaram agredi-la assim que ela retornou do Fórum de Santana, zona norte da capital. Por causa das ameaças, as presas foram removidas às pressas. Ambas seguiram para o setor de inclusão, onde devem permanecer pelo menos 15 dias. A Penitenciária Feminina de Campinas tem capacidade para 528 detentas, mas abriga 880. O presídio é dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não confirmou nem desmentiu a transferência das presas. A pasta informou que, por razões de segurança, não se manifesta sobre remoções.

Fonte: Estadão

Corpo de deficiente é encontrado em avenida movimentada de Mossoró

O corpo de um homem identificado por José Maria de Lima, conhecido como "Gaguinho", 35 anos, foi encontrado por populares, na madrugada desta sexta-feira, na principal avenida da cidade de Mossoró, a 285 km de Natal. A vítima apresentava lesões na cabeça, mas não foram encontradas marcas de tiro ou facadas.

Por volta das 3h45, O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) foi acionado por algumas pessoas que passavam pela avenida Presidente Dutra e viram o corpo estendido na via, próximo à Churrascaria O Laçador. Quando os policiais chegaram, perceberam que a vítima apresentava uma grande quantidade de sangue na cabeça.

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi acionado e, a princípio, apontou a possibilidade de José Maria ter estado alcoolizado e caído na avenida ou ter sido espancado. A perícia está sendo feita e a previsão é de que o resultado final do laudo possa sair ainda nesta sexta-feira.

Testemunhas que chegaram ao local onde o corpo foi encontrado afirmaram que "Gaguinho" era deficiente físico e morava no bairro Walfredo Gurgel, nas imediações da avenida principal.

Fonte: DN Online

Preso homem de 81 anos suspeito de abusar de neta

Um homem de 81 anos foi preso, após uma operação policial na quarta-feira, suspeito de abusar sexualmente da própria neta, uma menina de 4 anos, em Criciúma (SC), cidade localizada a cerca de 190 km ao sul de Florianópolis (SC).

De acordo com as informações confirmadas pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira, o homem era natural do Recife e vinha sendo procurado pela Justiça desde o dia 21 de setembro do ano passado, quando foi acusado por familiares de molestar uma neta.

Apenas as iniciais do suspeito foram divulgadas, G.S.L. Segundo o delegado André Milanese, ele teria retornado a Criciúma no fim de semana e foi preso em uma pensão.

O homem vai responder pelo crime de atentado violento ao pudor. Ele está detido no presídio Santa Augusta, em Criciúma.

Fonte: Terra

Deus resolveu passar no Brasil e ficar, brinca Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou que a concessão do grau de investimento ao Brasil pela agência de avaliação de risco americana Fitch e a descoberta de mais uma jazida de petróleo nesta quinta-feira são um sinal de que \'\'Deus resolveu passar no Brasil e ficar. Passou e ficou\'\'.

Os comentários do presidente foram feitos em San Salvador, capital de El Salvador, após a participação do líder brasileiro no 2º Encontro Empresarial Brasil-Sica (Sistema de Integração Centro-Americana, grupo formado por El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Belize).

A Fitch passou a avaliação do país de BB+ para BBB-, seguindo movimento que já tinha sido tomado por outras agências, como a canadense DBRS, a também americana Standard & Poor\'s e as japonesas JCR e R&I.

\'\'Fico extramemtne feliz quando recebo a notícia que a segunda agência reconhece o Brasil como investment grade. No fundo, no fundo, no fundo, nós estamos colhendo aquilo que foi plantado pelo povo brasileiro e acho que isso demonstra que quem trabalha com seriedade e muita objetividade termina vencendo, termina conquistando os seus objetivos.\'\'

Fonte: BBC Brasil

Comerciantes vão à Justiça para vender bebidas no Machadão

O consumo e a venda de bebidas alcoólicas no Machadão podem ser liberados para o jogo deste sábado (31). O pedido junto à Justiça foi realizado nesta manhã (30) pelo advogado Adriano Dantas, em nome de 18 proprietários que têm concessão para comercializar o produto no referente estádio. A expectativa é que a liminar saia até amanhã.

No último final de semana, um outro pedido feito pelo mesmo advogado resultou na liberação da venda de bebidas no interior do estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, no jogo contra o Corinthians. A decisão foi do titular da 5ª Vara da Fazendo Pública no RN, Juiz Luiz Alberto Dantas.

Considerando o resultado anterior, Adriano Dantas espera novamente uma resposta positiva para amanhã, e esclarece que o processo tem objetivos maiores. “Na verdade, o pedido é para liberação em definitivo da venda e do consumo, até que seja elaborada uma lei, pois, atualmente, só existe uma resolução da federação. A liminar é apenas uma resposta imediata”.

Fonte: TN Online

Convenção Lojista começa hoje no Dix-huit Rosado

Com uma programação diversificada, a XII edição da do Comércio e Serviços do RN começa hoje à noite, no Teatro Dix-huit Rosado. A palestra de abertura, que tem como tema: "Procuram-se Talentos", será ministrada às 20h pelo economista e administrador Amyr Klink - autor dos livros "Cem Dias entre Céu e Mar", "Paratii entre Dois Polos", "As Janelas do Paratii", "Mar sem Fim" e "Linha D'água".

A Convenção Lojista, uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL RN) e da CDL/Mossoró, prossegue até o dia 1º de junho, no referido teatro. A programação do evento, que ocorrerá nos turnos matutino, vespertino e noturno, consta de palestras. Dentre os ministrantes que proferirão palestras durante os três dias evento, estão: Arnaldo Ferreira dos Santos, Lula Vieira, Celso Amâncio, Raul Candeloro, Caco Barcellos, Antônio Rosa Neto, Gonçalo Borges e Jonati Lentow.

De acordo com Alexandrino Lima, presidente da CDL Mossoró, a procura para o evento foi excelente. Segundo Alexandrino, até a quarta-feira já haviam sido efetuadas mais de 620 inscrições, de um total de 700 vagas disponibilizadas para o evento. "Os palestrantes são muito bons e abordam áreas diversas. Estamos impressionados como a procura foi rápida e em grande quantidade, seja por universitários, comerciários, profissionais liberais. Desta forma, a convenção já está sendo um grande evento", comentou o presidente da CDL/Mossoró.

Fonte: Gazeta do Oeste

Medicina veterinária é o curso mais concorrido da Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) divulgou ontem a concorrência final do Processo Seletivo 2008.2. De acordo com os dados, o curso mais concorrido foi o de Medicina Veterinária com mais de nove pessoas para uma vaga. Em segundo lugar ficou o curso de administração com 7.64. Zootecnia ficou em último lugar na concorrência com pouco mais de três candidatos por vaga.

Nesse semestre a instituição oferece vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia e Bacharelado em Ciência e Tecnologia com áreas de opção para Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Energia, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Ao todo serão 355 vagas no turno diurno e 175 no turno noturno.

Os cartões dos candidatos inscritos estarão disponíveis no site www.ufersa.edu.br/vestibular, a partir do dia 26 de junho. As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho do corrente ano.

Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Lula vai acertar com ministros medidas contra a inflação

Preocupado com a persistente alta da inflação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer que todos os ministros se mobilizem, cada um em sua área, para verificar que itens estão pressionando os preços dos produtos. O objetivo, informou, é dar subsídios para que o governo possa tomar medidas pontuais para garantir o cumprimento da meta inflacionária preestabelecida pelo governo.

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse que Lula manifestou esta preocupação durante o vôo entre Haiti e El Salvador. Segundo ele, na volta de sua viagem à Europa, o presidente Lula pretende se reunir com os ministros para acertar medidas concretas para beneficiar determinadas áreas para ajudar a conter a inflação.

"Este é um problema do governo todo. É um problema de todos os ministérios", comentou o presidente na conversa com os ministros. Na avaliação de Lula, todas as áreas do governo têm de ajudar o Banco Central a controlar a inflação, verificando de onde ela está vindo e que setores estão promovendo as maiores pressões.

Fonte: Agência Estado

PEC é aprovada em segundo turno; câmaras do RN crescem

A aprovação à noite de ontem (quarta, 28) da PEC dos Vereadores, em segundo turno, dá celeridade à oficialização da matéria. Faltam agora as votações (duas) no Senado.

Com a posição adotada pela Câmara dos Deputados, confirmada pelos senadores, o RN terá mudança substancial na maioria de suas câmaras municipais. Pelo menos 138 ficarão com nove parlamentares, em vez de sete da atualidade.

Há também 15 municípios que passam a ter 11 vagas ao contrário do que ocorre no momento, com nove vereadores. Natal salta de 21 para 29 e Mossoró retoma o número de 21 em vez dos 13 atualmente.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Garibaldi diz que nova CPMF vai passar fácil no Senado

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse nesta quinta-feira acreditar que a Casa vai aprovar a nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), batizada de CSS (Contribuição Social da Saúde). Apesar do plenário do Senado ter derrubado a aprovação da CPMF no final do ano passado, Garibaldi disse que desta vez a maioria da Casa deve ser mostrar favorável à criação do tributo.

"Eu acho que tem mais possibilidade de passar a CSS que a CPMF, que foi rejeitada. Ela vem como uma emenda complementar, precisa de um quórum menor de senadores para ser aprovada. E vem carimbada como recursos que serão para a saúde, ao contrário da CPMF", disse Garibaldi.

A oposição, no entanto, aposta na derrota da CSS no plenário do Senado ao contrário do que espera o presidente da Casa Legislativa. "Acho que o presidente Garibaldi precisava se informar melhor. Na base aliada, há senadores que votaram a favor da CPMF mas votam contra a CSS. Os mesmos senadores que votaram contra a CPMF vão se mostrar favoráveis à tese", disse o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).

Apesar de acreditar na aprovação da nova contribuição, Garibaldi disse ser pessoalmente contrário à criação da CSS. "Eu acho que o imposto da saúde não deveria ser cobrado. Se queremos fazer a reforma tributária para reduzir impostos, como criar mais um? Não se deve penalizar o cidadão, mas sim setores que prejudicam a saúde como as bebidas e o fumo", afirmou.

Fonte: Folha Online

Garibaldi considera injusta criação de Contribuição para a Saúde

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, continua considerando injusta com a sociedade brasileira a idéia de criação de uma Contribuição Social para a Saúde (CSS) destinada a substituir a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) encerrada no ano passado.

Ao chegar nesta manhã, ainda há pouco ao Congresso, e ressalvando que não estava sendo irônico, ele disse que o bolso do contribuinte sempre agüentou um novo tributo. - Na verdade, o cidadão lamenta. Ele gostaria de ver outra solução que não fosse a instituição de um novo tributo - disse o presidente.

- O senhor entende que a sociedade não agüentará mais esse tributo? - perguntaram-lhe.

- Agüentar... Parece até ironia. Eu não estou sendo debochado, até porque trato dessas questões com muita seriedade. Eu não estou aqui ironizando. Agüentar o bolso do contribuinte sempre agüentou e não foi só nesse governo. Vem sendo em sucessivos e sucessivos governos.

Fonte: Agência Senado

Comerciante morre de infarto após tentar matar ex-mulher a facadas

Uma tragédia dupla envolvendo marido e mulher chocou os moradores de Caicó, município da região Seridó do estado, a 256 km de Natal, nessa quarta-feira. O saldo do crime, com características passionais, foi de uma vítima gravemente ferida e uma fatal.

Por volta das 22h, policiais militares do 6° BPM e agentes da Delegacia de Polícia Civil de Caicó receberam a informação de que havia acontecido, há poucos instantes, uma tentativa de homicídio na Rua Professor Leônidas Monteiro, bairro João 23.

Ao chegarem no local, constataram que Geraldo Dantas dos Santos, o "Geraldo do Bar", havia tentado matar a esposa, Cleci Soares dos Santos, de 37 anos, a facadas. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional do Seridó.

Como se não bastasse a gravidade da situação, os policiais relataram que encontraram o acusado passando mal, na residência onde o crime aconteceu. Pediram socorro também aos Bombeiros, que o encaminharam ao mesmo hospital, mas ele não resistiu e já chegou ao local sem vida, vítima de enfarte.

A polícia não tem informações sobre o que poderia ter motivado a tentativa de homicídio. Familiares afirmaram que o casal morava na mesma casa, mas já não vivia como marido e mulher.

Fonte: DN Online

Segundo informações do Hospital Regional, Cleci passa bem. "Felizmente, ela levou muitas facadas, mas os ferimentos foram superficiais", afirmou um dos funcionários. Ele disse, também, que não foi necessário passar por procedimentos cirúrgicos e ela está consciente.
"Quando eu tava aqui fora [na delegacia], ouvi um pessoal que estava caminhando dizer que o 'Geraldo do Bar' havia cometido suicídio, mas a polícia não encontrou nenhuma marca de facada nele", disse um dos agentes da DP de Caicó, que prefere não ser identificado. O Hospital Regional confirmou que a morte se deu por enfarte.

Prefeitura e Estado entregam obras na Av. Rio Branco

Fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e o Governo do Estado, as praças da Convivência, Parque da Criança e de Esportes vão ser inauguradas pela prefeita Fafá Rosado e pela governadora Wilma de Faria nesta quinta-feira, 29, às 20h. As praças fazem parte do projeto de urbanização da Avenida Rio Branco, área do corredor cultural.

São três momentos distintos, começando pela inauguração do Parque da Criança, construído no Largo Dr. Lavo, seguida da Praça de Convivência, no Largo Manoel Duarte e, por último, a Praça do Esporte, localizada no Largo Prefeito Jorge Pinto. Nos três atos, a prefeita Fafá Rosado e a governadora Wilma de Faria vão descerrar placas em referência à entrega das obras.

A urbanização da Avenida Rio Branco, ao custo total de R$ 10 milhões, significa o resgate de uma proposta de campanha da prefeita Fafá Rosado, e de uma marca da sua administração: trabalho em parceria. "Assim, procuramos a governadora Wilma de Faria e propomos essa parceria com o Governo do Estado, o que resultou nessa importante obra estruturante que agora vamos inaugurar", diz a prefeita Fafá Rosado.

Durante a solenidade, a prefeita Fafá Rosado e a governadora Wilma de Faria também vão inaugurar a pavimentação e o recapeamento asfáltico no trecho da Rio Branco, entre as ruas Prudente de Morais e Nísia Floresta, contemplando 2,5 quilômetros da avenida, ao custo de R$ 607 mil, como parte do projeto de urbanização dessa via pública. A inauguração vai ser animada pela banda Solteirões do Forró.

Fonte: Gazeta do Oeste

Carteiras de estudante podem ser feitas até sábado

Alunos que desejarem fazer suas carteiras de estudante 2008 têm até o próximo sábado para adquirir o documento. As carteiras podem ser feitas na sede da Associação Mossoroense de Ensino (AME), situada vizinho ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SETRANS), no centro da cidade.

Podem retirar este documento estudantes matriculados em instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Além disso, têm direito à carteira alunos de cursinhos pré-vestibulares, cursos profissionalizantes e estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O coordenador do AME, Adalberto Franklin, informa que para fazer a carteira o estudante fornece declaração escolar, documento de identidade e uma foto 3x4 recente. Caso deseje, o aluno pode tirar a foto no próprio local onde será emitida a carteira, uma vez que o documento será feito na hora.

Para adquirir a carteira é preciso pagar uma taxa de R$ 8,00 para a que vem sem chip, e R$ 12,00 para as carteiras com chip. Vale salientar que para o uso do transporte coletivo é preciso retirar a carteira com o chip.

Adalberto Franklin ressalta que não haverá prorrogação do prazo. "Após esta data poderá fazer a carteira somente os estudantes universitários que ingressarem no segundo semestre, e as pessoas que precisarem retirar uma segunda via do documento", diz.

Fonte: O Mossoroense

Hemocentro precisa repor o estoque de sangue para o período de festas juninas

O Hemocentro de Mossoró está com o número baixo de doadores de sangue. A chegada dos festejos juninos aumenta a quantidade de atendimentos a pessoas vítimas de acidentes e violência, o que causa grande preocupação nos membros da instituição.

Segundo a médica Leila Fernandes, as doações externas em unidades móveis estão razoáveis, mas o órgão está precisando de doadores para estoque no banco. Ela esclarece ainda que o número baixo de pessoas que se dispõem a doar, especificamente o sangue do tipo "O-", acaba colocando em risco a vida dos que necessitam de sangue constantemente e que têm problemas de coagulação.

A assistente social Denise Morais informou que todas as terças, quartas e quintas-feiras a unidade móvel está instalada no centro da cidade, ao lado do mercado público, com exceção de hoje, que se deslocará para a Ufersa devido a uma campanha especial ocorrida naquele local. O ônibus viaja também por várias cidades da região para colher sangue.

O hemocentro está habilitado a receber de 500 a 800 doações mensais, mas está recebendo apenas 400. O principal objetivo é atingir 2 mil, com a pretensão em atender à demanda regional de mais de 50 municípios. "Os pacientes submetidos à quimioterapia e necessitados de transplante de medula óssea têm prioridade em tomar sangue", acrescentou Denise.

Os requisitos para a doação são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos antes da doação, pesar mais de 50kg e apresentar documento de identificação com foto.

As pessoas impedidas de doar sangue são as que tiveram gripe ou febre recente, gravidez ou aborto nos últimos três meses, ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses, doença de Chagas, malária, hepatite, Aids, epilepsia, diabetes e problemas graves no coração.

Fonte: O Mossoroense

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Novo presidente do Conselho de Ética responde a processos no STF

Com 12 votos, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados elegeu hoje Sérgio Moraes (PTB-RS) o novo presidente do órgão. Ele disputou o cargo com Paulo Piau (PMDB-MG). Moraes entra no lugar de Ricardo Izar (PTB-SP), morto no último dia 2.

A escolha de Moraes levou em conta um acordo para manter um parlamentar do PTB na vaga --mesma legenda de Izar.

O substituto de Izar responde a três processos no STF (Supremo Tribunal Federal) referentes ao período em que foi prefeito de Santa Cruz (RS).

Questionado se o fato de ser investigado não iria contra o cargo que iria assumir, Moraes respondeu com um ditado que disse ser da sua cidade: "No Rio Grande do Sul tem um ditado que diz: cachorro que não tem pulga, vai ter ou teve".

Fonte: Folhaonline.com.br

Novas normas de fiscalização dos capacetes entram em vigor a partir de primeiro de Junho

O prazo para cobrança das novas regras relacionadas ao uso do capacete, tanto no que se refere ao condutor quanto ao passageiro, é dia 1º de junho, pois, conforme informou o capitão do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) Alessandro de Oliveira Gomes até o presente momento não houve nenhuma alteração na resolução que determina esse tipo de fiscalização.

Capitão Gomes explica que, de acordo com as normas, os capacetes deverão ter adesivos reflexivos nas partes traseira, lateral e dianteira. Além disso, só serão permitido o uso de viseiras transparentes e fechadas. Elas só poderão ser usadas abertas se o condutor estiver usando os óculos de proteção, que como lembra o capitão do 2º DPRE, não devem ser confundidos com óculos escuros ou de grau. A cinta jugular, alça que seve para prender o capacete à cabeça, também deve permanecer fechada.

Ele também informa que será permitido o uso de capacetes de modelo aberto, contanto que seja de um modelo que feche a calota craniana, ou seja, que proteja toda a lateral da cabeça, a parte do crânio e a parte de cima da cabeça. Além disso, eles só serão permitidos se usados juntamente com os óculos de proteção.

O capitão Gomes acrescenta que a multa para quem desrespeitar as resoluções está prevista no artigo 244, nos incisos 1º e 2º e gira em torno de R$ 191,00. É considera uma infração gravíssima e leva a perda de 7 pontos na Carteira de Nacional Habilitação (CNH).

É importante lembrar que quando o passageiro não respeita as normas, a notificação é atribuída ao condutor e ao proprietário do veículo, uma vez que o Código Nacional de Trânsito não prevê nada em relação ao passageiro.

Quanto ao selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), ele explica que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) entendeu que os capacetes novos, fabricados de outubro de 2007 até agora devem ter o selo do Inmetro, já os mais antigos poderão ter ou não o selo e tem que estar com a etiqueta na parte interna do capacete.

Fonte: Gazeta do Oeste

Três presos fogem da Cadeia Pública de Mossoró

Por volta das quatro horas da madrugada de hoje (28), três presos fugiram da Cadeia Pública de Mossoró, região oeste do Estado. Até o momento, apenas um foi recapturado após ser baleado por um policial. Todos respondiam por assalto à mão armada.

Os presos serraram as grades da cela e um pergolado e, em seguida, escaparam pelo telhado. Os policiais que estavam na guarita chegaram a atirar contra o grupo, mas não evitaram a fuga.

Um dos fugitivos, Jackson Jácome, chegou a ser baleado e foi recapturado em uma comunidade próxima, conhecida como Riachinho. Devido aos ferimentos, o assaltante foi encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Ainda continuam foragidos Francisco Adriano Alves da Silva e Lindomberto Soares da Silva.

Fonte: TN Online

UFRN é a considerado o melhor ensino superior do NE

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é o primeiro lugar do Nordeste e o 18ª do Brasil, com relação à avaliação das condições de ensino, à auto-avaliação institucional e ao ENADE.

Esse resultado é baseado no ranking de excelência nacional das 90 Instituições de Ensino Superior (IES) do País, realizado pelo MEC, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes avalia todos os aspectos em torno do ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos.

Fonte: TN Online

Municípios aumentam gastos em ano eleitoral e afetam superávit

Os municípios aumentaram seus gastos neste ano e reduziram sua contribuição para o superávit primário do setor público (economia para pagar juros e reduzir a dívida). O aumento de gastos das empresas estatais, em especial das federais, também afetou o resultado do superávit primário em abril.

Em abril, o setor público fez uma economia para pagar juros de R$ 18,7 bilhões, abaixo do resultado de R$ 23,46 bilhões no mesmo mês do ano passado. O governo central (Tesouro, Previdência e BC) fez um superávit de R$ 16,9 bilhões, e Estados e municípios, de R$ 2,5 bilhões.

Já as estatais apresentaram déficit de R$ 608 milhões, o pior resultado para meses de abril desde 2003. As federais foram as únicas deficitárias. Em 12 meses, as empresas federais fizeram um superávit de R$ 9,5 bilhões, o pior resultado desde dezembro de 2004.

Segundo o relatório mensal de Política Fiscal, divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Central, o esforço de poupança dos municípios ficou em R$ 3,37 bilhões nos últimos 12 meses. No mesmo período imediatamente anterior, estava em R$ 4,1 bilhões.

"Nos municípios, há uma queda [do superávit] a despeito da elevação de receitas. É muito provável, portanto, que a gente tenha aí uma elevação de despesas", disse o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes.

Em outras ocasiões, Altamir afirmou que não via efeito das eleições nos números divulgados pelo BC. Dessa vez, afirmou que os dados apontam para uma mudança. Segundo ele, todos os número apresentados nesse ano reforçam essa tese.

Mesmo assim, ele preferiu não polemizar sobre a questão. "Eu não posso afirmar que é por causa das eleições, mas também não posso dizer que a eleição não está tendo efeito", disse.

Apesar desse efeito, o governo fechou o período de 12 meses com um superávit primário de R$ 112,6 bilhões, o equivalente a 4,23% do PIB (Produto Interno Bruto). A meta para 2008 é de 3,8%. O resultado vem sendo garantido, principalmente, pelo aumento da arrecadação de impostos.

Fonte: Folhaonline.com.br

Estado convoca para o dia 'D' contra a dengue

Com o intuito de chamar toda a população norte-riograndense para entrar na luta contra a epidemia de dengue pela qual o estado está passando desde o início deste ano, o próximo sábado será marcado por uma ação conjunta dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Batizada ‘‘Dia D de combate à dengue’’, a iniciativa foi a forma encontrada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) de promover um dia inteiro de ações educativas, em todos os municípios do estado.

A subcoordenadora de educação em saúde da Sesap, Alcinda Melo, afirma que a campanha é necessária para incentivar a população a acabar com os focos do vetor da doença, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios. ‘‘Estamos pedindo para que cada um vasculhe os locais onde moram e onde trabalham. Não podemos achar que o problema sempre está no vizinho’’, destaca.

Fonte: DN Online

Presidente do Senado cumpre agenda quinta e sexta no RN

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, chega nesta quinta-feira ao Rio Grande do Norte, onde cumprirá agenda de compromissos no interior do estado.

Nesta quinta o senador participa às 20h de várias solenidades de inauguração de praças na cidade de Mossoró.

Na sexta-feira, Garibaldi Alves marcará presença em jantar no clube de diretores lojistas de Caicó.

Fonte: Assecom/Garibaldi Filho

Para Garibaldi, maior taxação de cigarros e bebidas seria melhor que recriar CPMF

Uma contribuição que ampliasse a taxação de determinados setores da economia, como os de cigarros e bebidas, seria mais adequada para repor a receita perdida com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) do que a Contribuição Social da Saúde (CCS) que a Câmara dos Deputados pretende votar ainda nesta quarta-feira (28). A opinião é do presidente do Senado, Garibaldi Alves, expressa nesta quarta-feira (28) quando chegou ao Congresso.

Ao ser indagado se não considera um absurdo o governo querer criar uma nova contribuição quando registra tantos recordes de arrecadação tributária, Garibaldi reconheceu que impor esse novo tributo à sociedade não é justo. Ele também observou que, se aprovada na Câmara, a iniciativa vai gerar intenso debate no Senado, apesar de ser mais fácil aprovar uma contribuição dessas por meio de projeto de lei complementar.

- Eu acho que a solução poderia vir naturalmente da arrecadação ou de uma contribuição que taxasse determinados setores, como bebidas, cigarros e etc. Mas, no Senado, nós poderemos ter a aprovação sem as dificuldades que se registraram quando da votação da antiga CPMF que, inclusive, foi derrotada - disse.

Fonte: Agência Senado

Agricultores do RN fazem passeata cobrando o governo

Cerca de 1.500 agricultores familiares vindos de 42 municípios do Rio Grande do Norte fizeram uma passeata nesta quarta para cobrar do governo do Estado o cumprimento de acordos já firmados na área de habitação e reivindicar novas ações. A manifestação foi parte da IV Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar.

Os manifestantes saíram às 9h da Rua Piancó, em Cidade da Esperança, e seguiram em direção à Governadoria com faixas, bandeiras e dois carros de som, ocupando toda a via da Avenida Capitão-Mor Gouveia. O trânsito no local foi organizado por dois batedores da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) e por quatro viaturas do Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).

A governadora Wilma de Faria e secretários receberam uma comissão formada por 10 representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf-RN) e da Cooperativa de Habitação para Agricultores Familiares (Cooperhaf-RN).

Na pauta de discussões, os representantes apresentaram 31 pontos de reivindicação, para as áreas de reforma agrária, assistência técnica, habitação, saúde, educação, apoio á produção e comercialização além de questões relacionadas às enchentes. ``Hoje estamos percebendo que somos agricultores, mas também somos gente e queremos viver com dignidade'', disse a coordenadora de mulheres da Fetraf-RN, Maria Cícera Franco.

``Nossa principal reivindicação é o cumprimento por parte do governo estadual do convênio com a Cooperhaf-RN para construção de casas populares que foi firmado em 2007'', informou a secretária da Cooperhaf-RN, Yara Rocha. ``Também queremos que a governadora assine o termo de compromisso para construção de mais casas em 2008'', completou.

No total, 198 famílias deveriam ser beneficiadas pelo convênio firmado com governos Federal e Estadual em 2007. O programa prevê a construção de casas em 19 municípios do Estado, nas regiões do Trairi, Potengi, Alto Oeste, Mato Grande e região canavieira. Cada casa terá 45 metros quadrados e oito compartimentos, incluindo pomar e jardim. De acordo com o convênio, para cada casa o governo federal deveria entrar com a quantia de R$ 5.000, e o governo estadual com R$ 2.500. Mas por enquanto, apenas o governo federal liberou os recursos.

Das 198 casas, 80 já começaram a ser construídas e apenas 20 tiveram as obras concluídas. Para terminar o restante das obras, os agricultores familiares estão aguardando os recursos do governo do estado.

Na pauta de reivindicações, também está o cumprimento do convênio para 2008, que já foi firmado junto ao governo federal. Este ano, mais 516 casas devem ser construídas em 32 municípios. A Fetran também já começou as negociações para firmar o mesmo convênio nos próximos anos, até 2010.

Fonte: DN Online