sábado, 31 de maio de 2008

ROSALBA VIAJA EM MISSÃO OFICIAL Á ANTÁRTICA


( Rosalba e o Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves )

ROSALBA VIAJA EM MISSÃO OFICIAL Á ANTÁRTICA

A senadora Rosalba Ciarlini viaja neste domingo (01/06) à Antártica a convite da Marinha do Brasil. Como única representante do Senado da República, ela integra uma comitiva de dois deputados federais e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e de outras instituições que visitará a Estação Antártica Comandante Ferraz.
A missão oficial ao programa Antártico Brasileiro cumpre programação que prevê lançamentos de cargas por pára-quedas; treinamento de pousos e decolagens para a tripulação da Força Aérea Brasileira e visita ao Museu Oceanográfico e à Estação de Apoio Antártico (ESANTAR).
Na quinta-feira, a senadora recebeu a visita do Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves e do capitão- de- Mar-e-Guerra, Geraldo Gondim, em seu gabinete em Brasília. Na companhia de outros representantes da Marinha do Brasil, eles repassaram informações sobre o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros na Estação Comandante Ferraz, uma das 16 instaladas no pólo antártico.
Antes de viajar, a senadora também teve a oportunidade de conhecer o pólo Antártico, através de uma exposição do navegador Amir Link, na abertura da Convenção Lojista que está sendo realizada em Mossoró. .O embarque para Punta Arenas, Chile, acontecerá às 08h30, de segunda-feira. A missão brasileira retorna na sexta-feira, dia 06.

Conhecendo a Estação Antártica Comandante Ferraz:

A estação foi inaugurada no dia 06 de fevereiro de 1984, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Tefé e abriga 60 pessoas entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis. É uma base localizada na Ilha do Rei George, a 130 Km da península Antártica, na baia do Almirantado, administrada pela Marinha do Brasil.
O nome da estação homenageia Luís Antonio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos.
Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico. A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.Os programas executados por pesquisadores brasileiros permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas conseqüências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além da retirada de elementos provenientes da poluição causad em sua maioria pelos países do hemisfério norte, conforme informações da Marinha do Brasil.












Nenhum comentário: