sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Brasil tem maior desigualdade da América Latina

A diretora regional para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a costarriquenha Rebeca Grynspan, afirmou que a desigualdade social diminuiu no Brasil. Contudo, apesar da queda, o País ainda é o que apresenta as taxas mais altas da América Latina segundo o coeficiente Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda.

Rebeca fez o anúncio em Bruxelas por ocasião da apresentação de um estudo sobre coesão social na América Latina desenvolvido pelo Pnud e a Comissão Européia (órgão executivo da União Européia).

A costarriquenha afirmou ainda que a pobreza na América Latina como um todo atingiu seu nível mais baixo desde 1980, e que "estão sendo mantidos os equilíbrios macroeconômicos regionais".

"Até 2005, a América Latina teve um nível de pobreza mais alto que o do período pré-crise da dívida da década de 1980. A partir de 2005, a pobreza caiu", ressaltou.

As pesquisas do estudo foram feitas entre 2006 e 2007, em um momento de "expansão econômica" para a América Latina, embora Rebeca tenha lembrado que o recente aumento dos preços dos alimentos e do petróleo já foi sentido sobretudo nos países importadores líquidos.

Fonte: Redação Terra

Bancários do RN anunciam greve a partir do dia 30

Os bancários do RN decidiram em assembléia realizada nesta quinta-feira iniciar a greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro (próxima terça-feira). Essa foi a resposta dada pela categoria à proposta considerada irrisória apresentada, quarta-feira passada, pela Fenaban, na mesa de negociação (7,5% contra 31%). Os bancários voltam a se reunir para avaliar o movimento de mobilização nacional e local no início da noite do dia 30, às 18h30, no auditório do SINTE/RN.

Num auditório totalmente tomado por bancários do BB, CAIXA, BNB e Bancos Privados, a diretoria do Sindicato dos Bancários ressaltou que apesar da assembléia passada ter aprovado um indicativo de greve para o dia 26/9, o quadro nacional de mobilizações indicava que a paralisação deveria começar dia 30. “A Contraf/CUT não criou, em todo esse tempo, nenhum calendário de mobilização. Mas o nosso indicativo forçou as outras bases a se mexer. Mas temos a clareza de que sozinhos essa greve não teria força”, afirmou o Coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho.

Até o início da assembléia, dois grandes sindicatos do país já haviam acenado com a paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 30, sendo Rio Grande do Sul e Curitiba. Além da paralisação por tempo indeterminado, a assembléia deliberou os seguintes pontos: rejeição à proposta de 7,5% da Fenaban, convocação das gerências médias para aderirem à greve, slogan “Banco do Brasil: 200 anos de exploração” para uma campanha de protesto à comemoração pelos 200 anos do BB e um chamado a todas as outras bases sindicais do país a aprovarem, em suas assembléias, greve por tempo indeterminado a partir do dia 30.

Fonte: DN Online

Só 10% dos órgãos que poderiam ser transplantados são aproveitados no país

Apenas 10% dos órgãos que poderiam ser transplantados e salvar vidas são aproveitados no país. A informação foi dada por Alberto Beltrame, diretor de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, que participou ontem (25), em Brasília, do lançamento de um pacote de medidas para ampliar a doação de órgãos e melhorar a gestão do sistema brasileiro de transplantes e da Campanha de Doação de Órgãos 2008.
De acordo com ele, os dois principais fatores que dificultam a captação de órgãos são a subnotificação de mortes encefálicas e a negativa das famílias em autorizar retirada dos órgãos do possível doador.

Segundo Beltrame, só 50% dos pacientes com morte encefálica são notificados nos hospitais brasileiros, gerando a possibilidade de consultar à família sobre a doação e nessa metade dos casos, em que a abordagem é realizada, apenas 20% dos familiares concordam com o transplante.

Em entrevista a Agência Brasil, o diretor explicou que as medidas e a campanha lançadas hoje visam justamente mudar esse quadro e como exemplo apontou a criação da bonificação de 100% na remuneração de procedimentos realizados pelas equipes hospitalares de captação de órgãos que resultarem efetivamente em transplante.

“Queremos estimular os hospitais a estruturar e qualificar o seu serviço de captação de órgãos. O processo de abordagem é difícil, requer treinamento e preparo tendo em vista que se dá em um momento de dor das famílias e da adequação desse procedimento depende a possibilidade ou não de realizar o transplante” disse Beltrame, lembrando que a lei determina que todos os hospitais credenciados pelo SUS com mais de 80 leitos tenham uma comissão de doação de órgãos.

Outra medida que entra em vigor e que, segundo Beltrame, pode contribuir para ampliar a captação de órgãos é a autorização e custeio pelo SUS para que os cerca de mil hospitais particulares que não tem convênio com o sistema passem a fazer a retirada de órgãos para doação. Até agora, quando ocorria uma morte encefálica em um desses estabelecimentos, o paciente tinha de ser removido para um hospital credenciado pelo SUS para que lá fosse realizada a retirada dos órgãos e esse processo acabava dificultando ainda mais a doação.

No primeiro semestre de 2008, as doações de órgãos cresceram 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de transplantes passou de 7 mil para 8,3 mil procedimentos, aumentando 15,68% no período. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento maior no número de transplantes do que nas doações aponta um avanço no aproveitamento dos órgãos.

Fonte: ABr

Estado participa de reunião com a CBF sobre Copa 2014

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal irão participar na próxima segunda-feira (29) de mais uma reunião com dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, cumprindo nova etapa das exigências necessárias para consolidar Natal como uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014. Durante o encontro, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, e o arquiteto Moacyr Gomes irão apresentar, entre outros dados, os estudos preliminares do projeto de reconstrução do Estádio Machadão como alternativa para viabilizar a captação do evento para o Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário do Gabinete Civil, Gustavo Carvalho, que coordena o trabalho entre os órgãos do Estado e do Município, o projeto de reconstrução do Machadão tem se revelado mais próximo da realidade econômica do Rio Grande do Norte, em relação à construção de um novo estádio. O projeto básico que está sendo elaborado pelo arquiteto Moacyr Gomes deverá ser concluído em janeiro próximo e deixará o Machadão com capacidade para receber um público de 48 mil espectadores. Além disso, o projeto prevê a urbanização completa da área e a construção de dois edifícios garagens. Com isso, a área total de estacionamento seria ampliada para 6.500 vagas.

A secretária estadual de Esporte e Lazer, Magnólia Figueiredo, que também acompanha a delegação potiguar na reunião com a CBF, adiantou que o projeto de reconstrução do Machadão pode ficar em 25% dos valores estimados para a construção de um novo estádio. Segundo disse, a expectativa é de que a decisão final da CBF sobre as cidades que irão sediar a Copa do Mundo aconteça entre os meses de janeiro e março de 2009. Dezoito cidades estão inscritas, mas apenas dez ou doze serão escolhidas. Na opinião dela, Natal segue com boas chances, principalmente pelo seu potencial turístico e pela capacidade da rede hoteleira.

Governo do Estado e Prefeitura do Natal agora uniram esforços em torno de um mesmo projeto para garantir a realização da Copa do Mundo de 2014 na capital potiguar, quando no primeiro momento cada um tinha o seu próprio projeto. Para a governadora Wilma de Faria, a escolha de Natal para sediar os jogos da Copa é importante porque vai divulgar ainda mais o destino do Rio Grande do Norte, que já recebe 2,2 milhões de visitantes por ano, sendo 20% de turistas estrangeiros.

Fonte: Assecom/RN

PM apreende drogas e detém seis pessoas em menos de 12h em Mossoró

Em menos de 12h, as equipes do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró detiveram seis pessoas durante o patrulhamento ostensivo que é realizado no Centro e bairros periféricos da cidade. Em uma das operações, a PM prendeu dois homens com cerca de 15 gramas de crack e algumas trouxinhas de maconha. Noutra, uma escopeta calibre 12 foi apreendida em poder de três adolescentes com menos de 18 anos.

Por volta das 10h45 de ontem, a viatura 210 prendeu o desempregado Silas Emanuel da Silva, 20 anos, residente na Rua Raimundo Pereira, 40, bairro Aeroporto II. Ele é suspeito de ter invadido uma residência localizada na Rua Antônio Bandeira, s/n, Aeroporto II, e furtar vários objetos. Com ele, foram apreendidos vários objetos que haviam sido subtraídos da residência. O jovem foi levado para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos.

No mesmo horário, os policiais militares da viatura 202 atenderam um outro chamado de arrombamento de residência. Desta vez, era numa rua projetada, s/n, bairro Bom Pastor. Próximo ao local do crime, os PMs apreenderam três adolescentes em atitude suspeita. Com um deles, foi encontrada uma escopeta calibre 12 de fabricação caseira municiada. Os três têm 16 anos e foram conduzidos para a Delegacia do Adolescente.

Já por volta das 22h50 de ontem, as viaturas 219, 210 e o Grupo Especializado em Táticas de Abordagem contra Motocicletas (GETAM) prenderam Angeovane Fernandes de Oliveira, 39 anos, morador do bairro Santo Antônio, e Francinaldo Cortez da Silva, 21, morador bairro Alto de São Manoel. Com o primeiro, os PMs encontraram 10 gramas de crack. Já o outro, portava cinco gramas de crack e cinco trouxinhas de maconha.

As seis prisões, realizadas em menos de 12 horas, fazem parte do trabalho de patrulhamento ostensivo que é intensificado no período que antecede os fins de semana. A intenção é retirar os criminosos de circulação e reduzir os índices de crimes como furtos e roubos neste período, que têm maior incidência. As ações, segundo o comando da PM em Mossoró, continuarão com uma maior intensidade durante a sexta-feira, sábado e domingo.

Fonte: Assessoria do 2º Batalhão de Polícia de Mossoró

Vilolência em Mãe Luiza cancela caminhada da coligação do PV

A deputada estadual Micarla de Sousa, candidata a prefeita de Natal pelo PV, estava a caminho de Mãe Luíza quando soube do tiroteio no bairro. A caminhada foi cancelada.

Micarla de Sousa disse que foi a própria polícia que recomendou a não realização do evento previsto pela coligação "Natal Melhor".

Fonte: Panorama Político/TN Online

Prefeitura afirma que não tem como cumprir o prazo

A Prefeitura de Mossoró que recebeu determinação da Justiça Federal do Rio Grande do Norte para instalar dentro do prazo de 20 dias 12 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade afirma que vai recorrer da decisão. É o que afirma o procurador-geral do município, José Anselmo de Carvalho Júnior.

"Vamos recorrer da determinação pelo prazo e porque para se instituir estes leitos na cidade é necessária realização de processo licitatório, contratação e outros processos burocráticos. Não é algo que se resolva em 20 dias. A idéia é que daqui para a próxima segunda ou terça-feira, a Prefeitura entre com recurso no Tribunal Regional Federal, em Recife pedindo a suspensão da liminar em razão do prazo. Além disso, cabe ao Estado e a União financiarem a instalação e contratação dos leitos. Observação esta feita também de acordo com o processo judicial", explicou o procurador, acrescentando que segundo estimativas realizadas pela Secretaria de Saúde, para contratação de cada leito, diariamente, seria necessário hum mil reais por dia.

De acordo com o procurador, este serviço de leitos de UTI é de interesse público e da Prefeitura. "Temos interesse em ofertar os leitos, no entanto, pelas normas de organização do Sistema Único de Saúde (SUS), temos que fazer diversos passos para ofertar o serviço na cidade e então tomar as providências para gerenciar o serviço. Porém, não é função do poder municipal custeá-los, até por que na decisão fala-se em atendimento para pacientes de Mossoró e outras cidades e por isso mesmo, obrigação de custeio pelo Estado e União. Porém, independente disso, a Gerência de Saúde está estudando as medidas locais para atender a população e está fazendo o que for possível para ampliar o atendimento e o número de leitos. A Prefeitura está realizando levantamento de disponibilidade de leitos na cidade. Estamos adotando processos para implantação dos leitos", contou o procurador.

A DETERMINAÇÃO — A Justiça Federal do Rio Grande do Norte através do juiz Federal Antônio José de Carvalho Araújo, da 8ª Vara Federal (Mossoró) atendendo a pedido feito pelo Ministério Público Federal que denunciou a insuficiência de leitos de UTI credenciados pelo SUS em Mossoró determinou que a Prefeitura Municipal de Mossoró deverá instalar 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo seis para adulto e seis para pediatria dentro de um prazo de 20 dias.

Fonte: Gazeta do Oeste

Comércio informa os horários de abertura durante feriados

Não haverá funcionamento no comércio e supermercados no dia 30 de setembro, terça-feira, Dia da Abolição da Escravatura do município de Mossoró e festa de comemoração do Dia do Comerciário. Durante o feriado, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró (SECOM) fará uma confraternização no Serviço Social do Comércio (SESC).

Na programação haverá campeonato de futebol para as empresas, além de feijoada dançante com a banda Flor Mania, bingo de um computador e sorteio de brindes para os empregados do comércio. Segundo a presidente do Secom, Raimunda Soares, no dia 30 haverá uma equipe fiscalizando principalmente supermercados. "O feriado do dia 30 é obrigatório, por isso, todo o comércio da cidade deverá fechar", explica Raimunda.

Já o Mossoró West Shopping que funcionará em horário normal de feriado, que é das 14h às 22h. Os restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação estarão abertos das 10h às 22h.

No dia 3 de outubro dia destinado a feriado estadual Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú o funcionamento do comércio, supermercado e West shopping será facultativo. "As empresa que abrirem nessa data tem que pagar uma quantia de 30,00 reais a cada funcionário que trabalhar, mas caso a empresa quiser não quiser abrir, também é permitido", explica Raimunda Soares.

No dia 05 de outubro, dia das eleições, o comércio não funcionará e os supermercados funcionarão das 8h às 12h. O Mossoró West shopping das 14h às 22h. "Os supermercados que quiserem fechar, deverão aguardar um acordo entre o Secom e o Sindvarejo", afirma a presidente do Secom.

Fonte: Gazeta do Oeste

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Projeto quer antecipar primeira parcela do 13º salário

A antecipação de parte da gratificação natalina, mais conhecida como décimo terceiro salário, poderá passar a ser paga anualmente entre os meses de janeiro a junho. Projeto de lei nesse sentido (PLS 246/06), de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em julho de 2007, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Pela lei que institui a gratificação de Natal (Lei 4.090/62), o abono é pago em duas etapas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. O projeto propõe que o empregador antecipe o pagamento da primeira parcela para o período entre janeiro e junho, pagando de uma só vez metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior. Essa antecipação não precisará ser feita a todos os empregados no mesmo mês. Já a segunda parcela do 13º salário continuará obedecendo ao prazo estabelecido pela lei - até 20 de dezembro.

Na justificação do projeto, o autor lembrou que o adiantamento natalino, hoje, é considerado de "extrema relevância" para o trabalhador, pois são recursos destinados a pagamento de débitos diversos. A justificação acrescenta ainda que a medida poderá evitar que muitos trabalhadores precisem recorrer ao sistema financeiro em busca de empréstimos.

O relator da matéria na CAS é o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que apresentou voto favorável à proposição.

Fonte: Agência Senado

Formulário de justificativa eleitoral já está disponível no site do TSE

Os eleitores que estiverem fora da cidade onde votam no dia 5 outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições municipais, têm que justificar a sua ausência no pleito. O formulário da justificativa já está disponível na página principal do Tribunal Superior Eleitoral na internet e também será distribuído nos locais de votação no dia da eleição.

A justificativa é gratuita e o formulário deve ser entregue, no dia da eleição, no mesmo horário da votação, ou seja, das 8h às 17h, em qualquer seção eleitoral ou em postos de justificativa montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. O eleitor deve apresentar o título de eleitor ou documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista). Nesse caso é necessário que o eleitor tenha o número de seu título para preenchimento do formulário. Quem não tem o número deve procurar o seu cartório eleitoral. A justificativa pode ser preenchida antes da entrega, mas o TSE orienta os eleitores a assiná-la apenas na presença do mesário.

Segundo turno

Caso a eleição para prefeito das 77 cidades brasileiras onde há mais de 200 mil eleitores não seja decidida no primeiro turno, os eleitores desses municípios que estiverem fora de seu local de votação no segundo turno, dia 26 de outubro, também têm que justificar a ausência. O eleitor que se justificar no primeiro turno pode votar no segundo e quem votou no primeiro e estiver fora de seu domicílio no segundo tem de justificar no dia 26.

Cancelamento

Não há limites para o número de justificativas eleitorais; porém, o eleitor que deixar de votar e não justificar a sua ausência em três eleições consecutivas (considerando cada turno uma eleição) pode ter o seu título cancelado.

Eleitores no exterior

Os eleitores brasileiros que residem no exterior e são alistados no país onde vivem não votam nesta eleição, apenas votam para presidente da República. O brasileiro que estiver fora do País no dia da votação e não for alistado no exterior têm que justificar a ausência. Nesse caso, o eleitor têm até sessenta dias após o retorno ao Brasil para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar a situação.

Fonte: TSE

2ª Zona Eleitoral recebe solicitação de registro de pesquisa

A 2ª Zona Eleitoral recebeu o pedido de registro de pesquisa eleitoral sobre aspectos políticos referentes às eleições 2008 realizada pela empresa Consult-Pesquisa (Consultoria e Pesquisa Técnica Ltda) a pedido da empresa jornalística Tribuna do Norte Ltda.

Os dados se encontram à disposição dos partidos políticos ou coligações com candidatos ao pleito até o dia 22 de outubro de 2008.

Fonte: TRE/RN

Justiça Eleitoral nega direito de resposta a coligação de Fafá Rosado

Os juízes da Corte Eleitoral afastaram a concessão de direito de resposta em favor da coligação Força do Povo e da candidata à reeleição para a prefeitura de Mossoró, Fafá Rosado. A coligação , no Recurso Eleitoral 8506/2008, acusou a coligação adversária, a Mossoró pra Você, e a candidata da oposição, Larissa Rosado, de falsearem a situação da saúde pública em Mossoró, ao mostrar imagens de um ponto de atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) na zona rural do município.

A Força do Povo alegou que a unidade não consistia em posto de saúde como foi apresentado no programa da Mossoró pra Você e sim apenas um ponto de atendimento do PSF.

O Pleno do TRE/RN não acatou os argumentos da Força do Povo e negou o direito de resposta. A decisão, acompanhando voto do juiz Fernando Pimenta, relator do processo, foi proferida à unanimidade.

Fonte: TRE/RN

Delegados presos recebiam propina em esquema de combustível adulterado

Os delegados federais presos nesta quinta-feira por agentes da própria PF (Polícia Federal) recebiam até R$ 40 mil por mês para deixar que caminhões com combustíveis originários de São Paulo entrassem no Rio com notas fiscais frias ou sem documentação, de acordo com o superintendente da PF no Rio, delegado Valdinho Caetano.

A PF executa a operação Resplendor desde a madrugada desta quinta-feira para cumprir 39 mandados de prisão de supostos envolvidos no esquema. Até as 15h, 21 pessoas haviam sido presas, entre elas os delegados Cesar Augusto Gomes Gaspar e Gustavo Sppeelo --chefe e subchefe da PF em Volta Redonda (sul fluminense), respectivamente--, outros quatro policiais federais, um policial civil, 13 empresários e um despachante.

A polícia procura ainda cinco policiais civis e nove policiais militares do Rio, além de empresários e policiais de São Paulo.

Segundo Caetano, os delegados presos recebiam uma mensalidade de três grupos de empresários do ramo de combustíveis para fazer "vista grossa" a caminhões que transportavam combustíveis ilegalmente. A carga tinha origem em usinas de São Paulo e seguia para o Rio de Janeiro, de acordo com a investigação da PF.

"Eles utilizavam notas fiscais frias e reutilizadas, e alguns caminhões passavam de forma clandestina até sem nota nenhuma", disse o superintendente da PF no Rio. Os nomes dos empresários envolvidos no esquema não foram revelados.

A quadrilha agia há cerca de um ano, segundo o delegado, e passou por duas "fases". Na primeira delas, policiais federais, civis e militares, sabendo que caminhões circulavam com a documentação irregular, começaram a montar blitze falsas para extorquir dinheiro dos caminhoneiros. Depois, os chefes dos policiais e os empresários entraram no esquema e organizaram uma espécie de mensalidades, pagas pelos empresários e divididas entre os policiais, para que os caminhões circulassem livremente.

"Alguns policiais militares faziam inclusive a escolta desses caminhões", afirmou Valdinho Caetano. "O chefe da delegacia [de Volta Redonda] era uma parte importante porque nada disso poderia acontecer sem o seu conhecimento e autorização."

Ao investigar a fraude, os agentes da PF descobriram ainda que os empresários também adulteravam o combustível originário de usinas paulistas em galpões de Volta Redonda. A acusação, contudo, ainda não faz parte da denúncia.

A PF apreendeu nesta madrugada carretas que pertencem aos empresários suspeitos de integrar o esquema e informou que peritos vão analisar o material para saber se houve adulteração.

Denúncia

Após analisar as investigações, o Ministério Público Federal denunciou à Justiça 58 pessoas supostamente envolvidas no esquema. Do total, 39 tiveram a prisão pedida pela 4ª Vara Federal de Volta Redonda.

A promotoria afirma, na denúncia, que os 58 supostos envolvidos cometeram crimes como corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional.

Além dos crimes citados, o Ministério Público entendeu que o grupo cometeu ainda abusos na compra, distribuição e revenda de combustíveis, provocando concorrência desleal.

Nenhum dos 21 presos havia prestado depoimento formal até as 15h desta quinta-feira, segundo a PF no Rio.

Fonte: Folha Online

Com salários de R$ 4 mil, IBGE prorroga inscrições

O IBGE prorrogou até o dia 6 de outubro as inscrições para o processo seletivo simplificado para Analista Censitário, que oferece 332 vagas que exigem nível superior em 18 áreas de conhecimento. Para quatro destas áreas haverá vagas em todas as capitais do País. As inscrições podem ser feitas apenas pela Internet (www.consulplan.net) e custam R$ 33,00. Não houve alteração nas outras etapas do processo e as provas estão previstas para o dia 9 de novembro. Ao se inscrever, o candidato terá que optar por uma das 18 áreas de conhecimento e pelo município onde pretende trabalhar, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O processo seletivo simplificado para Analista Censitário do IBGE oferece 332 vagas (314 de ampla concorrência e 18 destinadas a portadores de necessidades especiais). Para concorrer é necessário ter o curso superior completo em uma das 18 áreas de conhecimento exigidas, que estão detalhadas no edital do concurso, disponível no site da organizadora.

As principais formações exigidas serão: Administração, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo e Produção Editorial), Geografia, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Estatística, Letras (Espanhol e Inglês), Pedagogia e Programação Visual. Além disso, candidatos com qualquer curso superior poderão concorrer às vagas de Análise Sócio-econômica, Geoprocessamento ou Métodos Quantitativos.

Remuneração de R$ 4 mil

Os candidatos selecionados poderão ser contratados pelo IBGE por até dois anos, para atuar na preparação do Censo de 2010. A remuneração mensal será de R$ 4 mil, MAIS auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário, por 40 horas de trabalho semanais.

Temporário pode prestar concurso público

De acordo com o Ministério do Planejamento, o acordo de trabalho com o temporário é feito por meio de um contrato de trabalho, que é assinado pela autoridade competente.

Quando o contrato temporário encerra, a pessoa precisa esperar 24 meses para poder prestar outro processo seletivo para cargo temporário. No entanto, ele pode prestar concurso público para cargo efetivo sem precisar esperar esse prazo. Segundo o Ministério do Planejamento, o temporário pode, se desejar, pedir rescisão do contrato temporário para tomar posse em cargo efetivo.

Fonte: DN Online

TCEs na berlinda

Ao confirmar esta semana o entendimento de que os tribunais de contas estaduais (TCEs) não têm competência para julgar os gastos dos chefes do Executivo municipal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reacendeu o debate sobre o papel e a relevância dessas cortes, vinculadas aos Legislativos estaduais.

Duas correntes opostas monopolizam a discussão. Uma defende que os TCEs prestam um serviço relevante ao país e devem ter um caráter mais educativo do que punitivo, sobretudo no interior do país, onde os gestores públicos enfrentam dificuldade para ter informações. Na outra ponta, prevalece o argumento de que os tribunais não passam de onerosos cabides de emprego e, por isso, devem ter suas atribuições revistas.

Como mostrou o Congresso em Foco (leia mais), os ministros do TSE decidiram, na última segunda-feira (22), por quatro votos a três, que a reprovação das contas pelo TCE não tem poder para impedir que um ex-prefeito tente novo mandato. “O Tribunal de Contas é meramente consultivo, não tem a prerrogativa de aprovar ou reprovar as contas dos prefeitos”, alegou o relator do caso, ministro Marcelo Ribeiro.

A Constituição Federal prevê que os tribunais de contas estaduais auxiliem as câmaras de vereadores e as assembléias legislativas no julgamento dos chefes de Executivo, além de julgar as contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

Fonte: Congressoemfoco

Técnicos do TRE preparam urnas para eleições

Hoje pela manhã técnicos do Tribunal Regional Eleitoral começaram a programar o equipamento eletrônico que será usado nas eleições municipais 2008, no dia 5 de outubro. O processo de carga das urnas deve ser finalizado até a próxima sexta-feira, 26.

As urnas eletrônicas que estão sendo programadas serão utilizadas na 33ª e 34ª zonas eleitorais em Mossoró, além dos municípios de Baraúna e Serra do Mel, também lotados nas referidas zonas.

Estão sendo inseridas as informações dos eleitores de acordo com a zonas e seções eleitorais que pertencem. Também estão sendo programados as informações dos candidatos inscritos para o pleito 2008 de cada cidade.

Para atender a demanda de eleitores dos Municípios citados, serão programadas 500 urnas eletrônicas. O Chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Luiz Sérgio Monte, o número de urnas que podem apresentar algum defeito no dia do pleito é mínimo. "Das 500 urnas que estão sendo programadas apenas quatro ou cinco pode apresentar qualquer problema", enfatiza.

Fonte: Correio da Tarde

Agricultor é assassinado com requintes de perversidade

Mais um crime de natureza violenta e com fortes suspeitas de um latrocínio - assalto seguido de morte -, aconteceu nesta cidade no início da manhã de ontem, 24.

O agricultor Raimundo Onofre da Silva, 58 anos, foi agredido até a morte com golpes de enxada e faca. Ele se encontrava no interior de sua residência quando um grupo de pessoas entrou e praticou a ocorrência criminosa. A Polícia Militar local, que tem sob seu comando o cabo 'Lacerda', até o final da tarde de ontem ainda não tinha elementos suficientes que pudessem auxiliar nos trabalhos de investigação que vão ficar sob o comando do bacharel Getúlio José de Medeiros, delegado de Polícia Civil.

Uma pessoa que se encontrava na companhia de Raimundo Onofre na hora em que a casa foi invadida é a peça-chave para o desvendamento do caso e deverá ser intimado a depor nas próximas horas.

O cadáver do agricultor assassinado foi removido ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, onde foi submetido a exame de necropsia e depois liberado para sepultamento.

Em menos de uma semana, este é o segundo caso de latrocínio registrado na região do Médio Oeste potiguar. Na noite de domingo, 21, o comerciante Tarcísio Bandeira, 54 anos, que residia em Janduís, há menos de cinqüenta quilômetros desta cidade, foi assassinado a tiros dentro de sua casa. Ele estava acompanhado da mulher e filhos quando um grupo de pessoas adentrou ao estabelecimento e anunciou tratar-se de um assalto. A vítima teria esboçado reação e foi assassinada. Este crime também vai ser investigado pelo delegado Getúlio José de Medeiros.

Fonte: Gazeta do Oeste

Detran proíbe aulas em local de provas de volante

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) proibiu as auto-escolas de Mossoró de dar aula prática no local de realização das provas de volante para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).Uma das medidas tomadas pelo Detran/RN para coibir essa prática foi mudar o local dos exames.

Agora, as provas estão sendo feitas em local reservado em frente à Rodoviária Diran Ramos do Amaral. Antes, as provas eram aplicadas em local próximo ao Segundo Batalhão de Polícia Militar. De acordo com o Coronel Costa, do departamento de Habilitação do Detran/RN, a mudança foi motivada pelo tumulto que era criado pelas auto-escolas no antigo local. “Esse novo local é mais reservado”, justifica. Coronel Costa lembra que as auto-escolas têm outros locais para dar as aulas. “Estamos reservado esse local para preservar o máximo possível o teste de volante”, ressalta.

A restrição feita pelo Detran/RN foi criticada por alguns instrutores de trânsito, que se encontravam com seus alunos fazendo provas ontem (24). Para eles, os alunos estão sendo prejudicados, já que não podem mais treinar no local da prova. “No dia da prova o aluno já estava adaptado ao local”, disse um instrutor.

Porém, para o gerente de uma auto-escola local, Maikon Christyan, a restrição feita pelo Detran/RN é normal e já foi estabelecida em outras cidades, como Natal, Fortaleza e Brasília. Segundo ele, a diferença é que nessas cidades o Detran tem um local próprio para fazer as provas, “que não são feitas em via pública”. “Eu acho até que o Detran demorou a tomar essa atitude”, opina.

Fonte: De Fato

INSS convocará beneficiários não localizados pelos servidores

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá convocar 1.437 aposentados e pensionistas em todo o País, que fizeram o censo previdenciário por intermédio de procuradores ou representantes legais, mas não foram localizados pelos servidores do órgão nos endereços indicados.

Estes editais de convocação têm a finalidade de comprovar os dados do previdenciário e assegurar se o titular do benefício ainda está vivo. Segundo o órgão no município, ainda não é possível informar a quantidade de mossoroenses que constam nessa lista.

Os beneficiários que constarem no edital de convocação, ou seus procuradores legais, deverão comparecer em 30 dias à Agência da Previdência Social (APS) que mantém seu benefício, levando documento de identidade com fotografia e CPF. Caso não compareçam, o pagamento será suspenso até que o beneficiário compareça pessoalmente a Agência. Após o previdenciário ir ao INSS, a regularização será feita de forma imediata.

No caso de o representante ou procurador comparecer para fornecer o endereço correto, será feita nova visita por um servidor do instituto para a confirmação de vida. Somente depois que o funcionário do INSS conseguir localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade.

Caso o benefício seja suspenso, os segurados ainda terão 90 dias para atualizar as informações. Conforme o INSS após esse prazo, caso o previdenciário não compareça à Agência para regularizar a situação, o benefício será cessado.

Fonte: O Mossoroense

Sesutra garante adotar medida emergencial para sanar deficiência de ônibus

Durante a manhã de ontem, em uma reunião na Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (SESUTRA), representantes desta secretaria e representantes do Mossoró West Shopping debateram medidas para que seja adotado um meio para sanar a deficiência do sistema de transporte coletivo para a região.

Mensalmente, cerca de 300 mil pessoas passam pelo Mossoró West Shopping, que atualmente é atendido por apenas três linhas de transporte coletivo: Circular A e B, além do Boa Vista. "Isso tudo precisa ser levado em consideração. Se melhora para a população, certamente melhora para as empresas", enfatiza o gerente comercial do West Shopping, Paulo Ribeiro.

No momento, o secretário de Serviços Urbanos, Ossivaldo Júnior, garantiu a adoção de uma medida emergencial para o problema. Ele informou que irá se reunir com os diretores das três empresas que prestam serviço no setor em Mossoró - a Cidade do Sol, Sideral e Ouro Branco.

Durante esta nova reunião, será discutida a implantação de um número maior de veículos que atenda a região. De acordo com levantamento feito pela Gerência de Marketing do Mossoró West Shopping, o problema da falta de ônibus atinge principalmente os bairros Abolição, Belo Horizonte e Alto da Conceição.

Além da implantação de novas linhas de cobertura do transporte coletivo, foi sugerida ainda a divisão das rotas executadas pelas linhas Circular A e B. Devido à extensa abrangência de bairros, as rotas não realizam o percurso em menos de duas horas.

"Nós temos demanda, e sabemos que a partir do momento que mais ônibus passarem a fazer a linha para o shopping as pessoas optarão por esse meio de transporte. Até porque é mais barato que um mototáxi, por exemplo", complementa o gerente.

Segundo o secretário Ossivaldo, já existe em andamento um estudo para que seja realizado um redimensionamento das linhas de transporte coletivo na cidade. Mas a data para que o projeto seja efetivado ainda não é concreta.

Fonte: O Mossoroense

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tribunal Regional Eleitoral reforma sentença de primeira instância para conceder registro de candidatura à prefeita de Mossoró

Por maioria de votos, 6 a 1, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) deu provimento ao Recurso Eleitoral 8284/2008 – interposto pelas candidatas a prefeitura de Mossoró, Fafá Rosado e Ruth Ciarlini- para reformar a sentença da 34a Zona Eleitoral, que havia cassado o registro das duas candidatas da coligação “Força do Povo”. Fafá foi acusada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE)e pela coligação adversária, “Mossoró pra Você”, de ter participado de inauguração no prédio do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que celebrava convênio com a Petrobras, para utilização de sonda de perfuração de poços, em 23 de julho.

O relator do processo, juiz Fábio Hollanda, voto em dissonância com o parecer do procurador regional eleitoral, Fábio Venzon, que sinalizava para a manutenção da cassação do registro da prefeita candidata à reeleição. Segundo Hollanda não houve prática de conduta vedada pela lei, por parte de Fafá Rosado. “Ela fez o uso da palavra na solenidade, mas não fez exaltação, teve uma postura passiva no evento”, destacou o juiz. Para o relator não houve inauguração, tampouco potencialidade para influir no resultado do pleito municipal em 5 de outubro.

“Numa cidade de mais de 150 mil eleitores, um evento com pouco mais de 400 pessoas e tendo como protagonista a Petrobras, não tem o condão de quebrar a isonomia do pleito”, observou o juiz Fábio Hollanda. Ele lembrou que a solenidade foi de caráter burocrático e que o Município de Mossoró não é parte no convênio, que visa proporcionar o acesso de estudantes do Cefet a cursos de perfuração de postos, em um convênio que não é prorrogável.

O voto dissonante ao apresentado pelo relator, foi do corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio Santos. Na tese que defendeu, a primeira recorrente (Fafá) teve participação ativa, inclusive, participando do descerramento da placa, em um ato de campanha patrocinado pelos cofres públicos. O desembargador chamou a atenção para o fato de que os sites da Petrobras e da prefeitura de Mossoró deram destaque ao ato, mencionando o evento como “inauguração”.

ANTES DA VOTAÇÃO

Antes do início da exposição dos votos, o advogado das recorrentes, Paulo de Tarso Fernandes, ressaltou que a suposta “obra pública” não é permanente nem houve ato festivo na ocasião. “O fato não teve nenhuma repercussão na disputa travada em Mossoró”.

Erick Pereira, advogado da coligação “Mossoró pra Você”, argumentou, por sua vez, que o convite para o evento foi em termos de inauguração. “A prefeita discursou, teve lugar de destaque, recebeu vários elogios e beneficiou-se de folhetos, sites e notícias na imprensa escrita e na mídia televisiva”.

O procurador regional eleitoral, Fábio Venzon, citou a divulgação da inauguração, que recebeu grande destaque na mídia, e que a única sanção prevista é a cassação do registro. Venzon destacou como base de sua fundamentação, o caput do artigo 77 da Lei das Eleições (9.504/97) : “É proibido aos candidatos a cargos do Poder Executivo participar, nos três meses que precedem o pleito, de inaugurações de obras públicas”. O procurador disse ainda que não era o caso de se falar em potencialidade, pois a questão não trata de abuso de poder político ou econômico.

DEMAIS VOTOS

O juiz Magnus Delgado votou, acompanhando o entendimento do relator. Para o magistrado não houve inauguração e sim a instalação de um serviço público que é diferente de uma obra pública. “Trata-se de um equipamento que foi cedido da Petrobras para o Cefet”.

Soledade Fernandes, juíza da Corte, lembrou que o ato consistiu em mera montagem de equipamento móvel da Petrobras. “O convite foi para celebração de convênio e a Prefeitura não era partícipe, além disso não houve qualquer ato de promoção pessoal”.

Também em dissonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral e com a divergência aberta pelo corregedor, o juiz Roberto Guedes, salientou que a “instalação de um Centro Móvel de Treinamento não contou com a participação sequer de 0,5% do eleitorado mossoroense e muitos entre o público, possivelmente nem moram em Mossoró”.

O quinto voto a favor da reforma da sentença foi proferido pelo juiz Fernando Pimenta. “O judiciário deve preservar o direito de escolha do povo”, frisou.

O presidente do TRE/RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, emitiu o sexto voto em favor da concessão do registro de candidatura às requerentes, mencionando decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 11 de setembro, com relatoria do ministro Joaquim Barbosa, que ressalta que para configuração da conduta vedada é essencial a existência da potencialidade (RESP - 27.197/TSE).

Fonte: TRE/RN

Lula: 'Acho que todo mundo queria falar o que eu falei'

"Eu acho que todo mundo queria falar o que eu falei. Eu só tive a sorte de falar primeiro", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Agência Estado, ao comentar reportagem publicada hoje no jornal The New York Times.

Na edição de hoje, o jornal nova-iorquino cita que os líderes que discursaram na ONU ontem destacaram que "o tremor nos Estados Unidos ameaçava a economia global". O The New York Times continua com a frase de Lula proferida no discurso: "O ônus da cobiça desenfreada não pode cair impunemente sobre todos".

Ao sair do almoço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Nova York, Lula acrescentou para a reportagem que não havia tido chance de ler o jornal norte-americano. "O Celso (Amorim, ministro das Relações Exteriores) marcou muita reunião para mim de manhã", comentou.

Fonte: Agência Estado

Bancários rejeitam proposta de 7,5% de reajuste e podem parar no dia 30

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou nesta quarta-feira uma proposta de 7,5% de reajuste salarial feita pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). De acordo com os sindicalistas, a categoria pede 7,15% de reposição da inflação mais 5% de aumento real. Os representantes dos bancários querem que os sindicatos realizem assembléia até a próxima segunda-feira para no dia 30 fazer uma greve de 24 horas.

Outro ponto de controvérsia entre as partes trata do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Os sindicalistas querem três salários mais valor fixo de R$ 3.500, mas os bancos aceitam, por enquanto, pagar 80% do salário, acrescido de valor fixo de R$ 943,85, e valor adicional de acordo com a variação do crescimento do lucro líquido de cada instituição.

"Não abrimos mão de aumento real de salários e não aceitaremos PLR inferior a do ano passado. Mantendo o mesmo formato de PLR, grande parte dos bancários não receberá o valor adicional já que os bancos mantiveram lucros elevados no mesmo patamar do ano passado", disse o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino.

Para o presidente da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e coordenador do comando nacional, Vagner Freitas, a proposta dos bancos é inaceitável visto os "resultados extraordinários" anunciados pelas instituições financeiras no país.

"Os bancos estão apostando no confronto. Está claro que para fazer os banqueiros avançarem nas negociações só com greve. E é isso que temos de preparar", afirma Freitas.

Aumento real

Em nota, a Fenaban afirma que a proposta de 7,5% de reajuste de salários e benefícios é superior à inflação, "visando preservar a política de valorização dos salários adotada nos últimos anos e de participação nos lucros e resultados".

Fonte: Folha Online

Fátima lidera rejeição com 27,5% na pesquisa realizada antes do comício de Lula

No item Rejeição, como em todas as outras pesquisas, o índice da deputada-candidata Fátima Bezerra continua alto.

Pela pesquisa publicada na Foco, a candidata do PT lidera.

Quando os entrevistadores do Instituto Índice perguntaram oas eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum, o resultado foi o seguinte:

Fátima – 27,5%
Mossoró – 22,4%
Micarla – 11,9%
Quithé – 2,1%
Wober – 1,5%
Sandro – 1,4%
Dario – 1%
Joanilson – 0,8%

*
Pelos números do Instituto Índice, a rejeição da candidata Fátima Bezerra acompanha um ritmo crescente.

Acompanhe:

Na pesquisa publicada em 15 de julho, a rejeição de Fátima Bezerra era de 21,1%. Passou para 22,7% em 27 de julho, para 24,5% em 10 de agosto...subiu para 26,3% em 29 de agosto e agora, no dia 15 de setembro – antes da vinda de Lula – alcançou 27,5%.

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Pela soma dos votos válidos, Micarla vence com 54,6%

O Instituto Índice fez uma simulação contando somente os votos válidos.

O resultado foi o seguinte:

Micarla – 54,6%
Fátima – 32,4%
Mossoró – 5,7%
Wober – 3,5%
Joanilson – 2,7%
Sandro – 0,5%
Dario – 0,4%
Quithé – 0,3%

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Na maior pesquisa feita em Natal, Micarla tem 38% e Fátima 22,6%

A revista Foco já está nas bancas com a maior pesquisa já realizada nesta campanha.

Foram 2.402 entrevistados em natal pelo Instituto Índice.

Vamos aos números da pesquisa estimulada:

Micarla de Sousa – 38%
Fátima Bezerra – 22,6%
Miguel Mossoró – 4%
Wober Júnior – 2,4%
Joanilson Rego – 1,9%
Sandro Pimentel – 0,3%
Dario Barbosa – 0,3%
Pedro Quite – 0,2%
Indecisos – 21,7%
Nulos e Brancos – 2,8%
Não votam – 5,9%

*
Somando os números dos 7 candidatos, o total (31,7) ainda é inferior ao índice da candidata Micarla de Sousa.

Para chegar ao segundo turno, de acordo com esta pesquisa, Fátima ainda teria que conquistar 6,3 pontos percentuais.

Como as entrevistas foram realizadas antes do comício do presidente Lula em Natal, está aí a chance.

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Mulheres nordestinas colocam sexo "em segundo plano", diz estudo

Quando o assunto é qualidade de vida, as mulheres de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) colocam o sexo em nono lugar em uma lista com dez itens. Em Manaus (AM), o sexo é o último quesito apontado.

É o que mostra a pesquisa organizada por Carmita Abdo, coordenadora do ProSex (Projeto Sexualidade), da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com apoio da Pfizer.

Segundo dados da pesquisa divulgada ontem, as mulheres de Fortaleza consideram alimentação saudável, convivência com a família, trabalhar no que gosta, cuidados com a saúde, convivência social, qualidade do sono, atividades culturais/hobbies e tirar férias regularmente mais importantes do que o sexo para melhorar a qualidade de vida.

As mulheres de Salvador preferem tudo o que as de Fortaleza apontam antes de sexo com a exceção de tirar férias, mas acrescentam a prática de exercícios também na frente.
Já as mulheres de Manaus colocam todos os itens apontados pelas de Salvador e Fortaleza como melhores que sexo para qualidade de vida.

De acordo com a pesquisa, 48,9% dos homens de Fortaleza, 44,3% dos baianos e 42,5% dos manauenses têm algum grau de dificuldade de ereção (leve, moderada ou completa).

"Um fato interessante observado é que as mulheres percebem mais a falha dos homens na relação sexual do que eles relatam", diz Carmita Abdo.

Outro dado da pesquisa é que menos de 40% dos homens das três capitais usam preservativos em suas relações sexuais --34,5% (Salvador), 37,2% (Manaus) e 29,6% (Fortaleza).

Participaram da pesquisa 966 homens e 959 mulheres de Manaus, Fortaleza e Salvador, todos acima de 18 anos.

Fonte: Folha Online

Pai encontra filho de dois meses morto em casa em São Gonçalo

Uma criança de apenas dois meses de idade foi encontrada morta, no início da manhã desta quarta-feira, pelo próprio pai, um funcionário público identificado como Gilson Marques Ribeiro, de 45 anos. A morte, que aconteceu na Rua João Evangelista, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, ainda está envolta em mistério.

O pai do menino afirmou que, ao acordar nesta manhã, por volta das 5h, foi ao local onde o bebê dormia e constatou que ele estava morto. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para ser periciado. Ainda não se sabe a causa da morte.

"Estamos aguardando os pais do bebê, que ainda foram registrá-lo, já que nem identidade a criança tinha. Até o final da tarde teremos o resultado acerca do que aconteceu e causou a morte do menino", afirmou uma funcionária do Itep.

Fonte: DN Online

Nordeste tem mais da metade dos analfabetos, diz IBGE

Em 2007, o Brasil tinha 14,1 milhões de analfabetos, de 15 anos ou mais de idade, o que corresponde a uma taxa de 10% da população. A distribuição é desigual no país e a região Nordeste concentra 52% desse grupo. Os números fazem parte da pesquisa "Síntese dos Indicadores Sociais", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (24).

O estudo indica que a Região Nordeste conseguiu avanços no ensino nos últimos dez anos, mas a taxa de analfabetismo (20,0%) ainda é o dobro da média do Brasil, significando que mais de 7,4 milhões de nordestinos viviam sem saber ler e escrever. Na mesma região, 1,3 milhões de crianças de 7 a 14 anos não são letradas. No Sudeste, nessa faixa etária, são 460 mil pessoas nessa situação.

Em todo o país, por grupos etários, 40,1% dos analfabetos têm mais de 60 anos de idade; e 36,5% têm de 20 a 59 anos. Desde 1997, a taxa de analfabetismo caiu 4,7 pontos percentuais. O rendimento familiar também é importante na questão do analfabetismo. No conjunto da população que vive com até meio salário mínimo de rendimento familiar per capita, cerca de 18% eram analfabetos em 2007, enquanto nas classes de rendimentos superiores a dois salários mínimos, encontravam-se apenas 1,4% de analfabetos.

Além disso, o analfabetismo está relacionado às áreas rurais. A taxa de iletrados no campo é três vezes maior que a taxa das cidades (23,3% e 7,6%, respectivamente). A pesquisadora Ana Lúcia Sabóia, gerente de Indicadores Sociais do IBGE, diz que a educação vem avançando no país, mas ainda há muito o que fazer.

Comparação com países em desenvolvimento

Segundo o relatório, avaliações internacionais indicam que o nível médio do desempenho escolar de alunos brasileiros está próximo ao de vários países latino-americanos, mas bem abaixo dos observados em países desenvolvidos.

Na comparação com países emergentes, que fazem parte do grupo Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul (Brics), a taxa de analfabetismo brasileira é semelhante à registrada na África do Sul. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), os dois países apresentam taxa de analfabetismo, para pessoas de 15 anos ou mais, de 10% e 12%, respectivamente.

Fonte: G1

Candidatos do RN e outros estados nordestinos usam Bolsa Família na campanha, diz Folha

Principal programa social do país, o Bolsa Família tem sido utilizado nesta campanha municipal como uma nova modalidade de cabresto eleitoral.

Candidatos a prefeito e a vereador usam o programa federal de transferência de renda tanto para agradar o eleitor, oferecendo a ele um cartão de beneficiário em troca do voto, como para ameaçá-lo caso vote em algum candidato da oposição.

Nas últimas três semanas, a Folha encontrou casos de uso eleitoral do programa no interior de Ceará e Piauí e ouviu denúncias informais em Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Promotores dizem que o principal obstáculo à fiscalização é o medo dos eleitores de serem perseguidos após a denúncia.

As eleições deste ano são, na prática, a primeira grande experiência municipal do uso do Bolsa Família para arregimentar votos. Neste ano, o governo reajustou em 8% o valor do benefício, anunciou um programa de qualificação de profissionais específico aos beneficiários e estendeu o benefício a jovens de 16 e 17 anos, iniciativas tidas como eleitoreiras pela oposição.

Fonte: Folha Online

Bancários de Mossoró vão se reunir para decidir sobre greve

O Sindicato dos Bancários de Mossoró vai realizar uma assembléia na próxima quinta-feira, 25, para decidir sobre a paralisação ou não das atividades na cidade já a partir de sexta-feira, 26. A decisão relacionada à greve em Mossoró vai ocorrer de acordo com o que for decidido hoje, na assembléia nacional da categoria, que vai ser realizada em São Paulo.

De acordo com Anchieta Medeiros, presidente do Sindicato dos Bancários de Mossoró, a categoria está reivindicando quatro pontos considerados fundamentais e prioritários para esse momento: um aumento salarial de 16%; o fim do assédio moral; a contratação de mais profissionais, através de concurso público; e o fim da cobrança das metas abusivas.

Ainda segundo o presidente do sindicato, alguns outros temas serão discutidos pela classe, com o objetivo de buscar melhorias para os trabalhadores. "Nós vamos debater sobre muitos outros temas, como a questão da valorização da saúde e da segurança do trabalhador, dentre outros de grande importância", confirmou.

Anchieta Medeiros mencionou também a respeito da luta por uma maior participação da classe nos lucros dos bancos. Segundo ele, "já que são os bancários que produzem os bons resultados que estão sendo alcançados por todos os bancos atualmente no país, nada mais justo do que a valorização maior dos profissionais, como seria no caso da participação nos lucros".

Atualmente, existem cerca de 300 bancários em Mossoró, distribuídos em 14 agências.

Fonte: De Fato

Cortejo encerrará a Festa da Liberdade 2008 no dia 30

O Cortejo da Liberdade que este ano tem como temática "Mossoró Terra da Cultura, da Liberdade e da Resistência" também acontece em ritmo acelerado. A contagem é regressiva para o evento, dia 30, data em que a cidade celebra o feito heróico da libertação dos negros, antes da Lei Áurea. O Cortejo terá sete carros alegóricos e cerca de quatro mil pessoas, distribuídos em 59 alas.

O desfile vai percorrer 1.600 metros da Avenida Alberto Maranhão, compreendendo o trecho entre a Praça Alípio Bandeira, Alto da Conceição (concentração) e a Avenida Dix-neuf Rosado, imediações do Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, local da dispersão.

O trecho vai ser sonorizado, receber reforço de iluminação e grades de proteção para o público. "Para que as pessoas possam acompanhar o que acontece no encerramento da Festa da Liberdade", diz o presidente da Fundação de Cultura, Gonzaga Chimbinho, acrescentando que, a exemplo de anos anteriores, o Cortejo da Liberdade em 2008 se divide em três etapas: desfile militar, desfile cívico - 100 escolas e instituições - e cortejo cultural.

Agenda Cultural

Dia 25 - Noite da Cultura - Loja Maçônica Jerônimo Rosado
Dia 26 - Assembléia Universitária (UERN) - Teatro Dix-huit Rosado
Dia 27 - Musical "Drama das Águas" - Teatro Dix-huitRosadoDias
27, 28 e 29 - Auto da Liberdade - Estação das Artes
Dia 30 - Cortejo Cultural - Avenida Alberto Maranhão

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 23 de setembro de 2008

CDL, Funger e Sebrae divulgam curso de capacitação para 400 trabalhadores

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), em parceria com a Fundação Municipal de Geração de Emprego e Renda (Funger) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), confirmou a realização de curso de aperfeiçoamento para quatrocentos jovens candidatos a trabalhos temporários de fim de ano.

De acordo com o presidente da CDL, Alexandrino Lima, o curso "Vendas e Motivação" será oferecido às pessoas que deixaram currículos nas empresas associadas à CDL e também as pessoas que estão cadastradas nos bancos de dados das outras empresas associadas ao projeto.

O curso será realizado de 13 a 16 de outubro, dividido em oito turmas com cinqüenta alunos cada. Os horários são: das 8h às 11h, uma turma na CDL, uma no Sebrae, uma na Funger e outra no Centro Administrativo da Prefeitura; das 14h às 17h, uma turma na Funger e a outra no Centro Administrativo da Prefeitura; e das 18h às 21h30, uma turma na CDL e outra no Sebrae.

As empresas mossoroenses estão se unindo para capacitar os trabalhadores para as vendas de fim de ano. Um outro curso, também com a participação da CDL, foi divulgado na semana passada para a capacitação de mais sessenta pessoas em "Vendas e Motivação", que devem ser iniciadas em outubro.

Este último faz parte de uma parceria firmada entre a CDL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo).

Fonte: O Mossoroense

Eleitor pode solicitar segunda via do título eleitoral até o dia 25 de setembro

O eleitor poderá solicitar a segunda via do título nos cartórios eleitorais até a próxima quinta-feira, 25 de setembro. Portando um documento oficial de identificação, que pode ser Carteira de Identidade, de Trabalho ou de Motorista, o eleitor que for ao cartório solicitar a segunda via sai com o novo título na mesma hora. Na maioria dos estados os cartórios eleitorais funcionam com plantões durante o final de semana.

Mas o eleitor que não solicitar a segunda via até o dia 25 de setembro pode votar normalmente nas eleições municipais do dia 05 de outubro. Para isso, deve ir até a seção eleitoral em que estiver inscrito e apresentar aos mesários qualquer documento oficial com foto.

Fonte: TRE/RN

Secom divulga programação da Festa do Comerciário

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio em Mossoró (Secom) divulga programação da Festa do Comerciário, marcada para o dia 30 de setembro, terça-feira, no serviço Social do Comércio (Sesc). Para participar o comerciário apresenta a carteira do sindicato, a cartela do bingo ou a senha convite. Quem não for sócio pode pegar a senha na sede do Secom no dia 29 no horário das 8 às 17h.

De acordo com Raimunda Soares, presidente do Secom, a data é alternativa. "Para a comemoração desse ano foi escolhido o dia 30 por ser uma data em que todo o comércio estará fechado em virtude do feriado municipal", disse.

O dia do comerciário não tem uma data específica, pois não foi acordado junto ao Sindvarejo. No entanto, todo ano o Sindicato escolhe a data que seja mais conveniente para que os trabalhadores do comércio possam participar da tradicional confraternização.

Na programação consta torneio de futebol de campo (supermercados); recreação para as crianças, com a animação do palhaço Lamparina, brincadeiras, brindes, banho de piscina, entre outras atividades; a realização de um bingo; feijoada, entrega de troféu e a festa dançante com Banda Flor Mania, que marcará o encerramento. Raimunda destaca que o sorteio das bicicletas será pelo número da cartela no decorrer da festa, e só poderão receber os brindes os associados presentes.

No dia 30, mesmo com as atividades, o Sindicato vai realizar a fiscalização de rotina para evitar que os empresários desobedeçam ao acordo coletivo. Raimunda afirma que o comércio geralmente fecha, enquanto que os supermercados, em especial dos bairros, funcionam normalmente.

Fonte: Correio da Tarde

524 PMs são absolvidos em processos de deserção

O juiz Jarbas Bezerra, da 11ª Vara Criminal, e o Conselho Permanente de Justiça Militar, absolveram 524 PMs que respondiam a processos de deserção decorrentes do movimento paredista ocorrido em 2007. A advogada dos PMs, Kátia Nunes, explica que a decisão foi por unanimidade: cinco votos a zero. A defesa, agora, busca absolver cerca de 20 policiais – entre eles os líderes das associações que comandaram o movimento – expulsos acusados de motim, crime mais grave que a deserção.

O juiz, na decisão, acompanhou os votos do Conselho Permanente de Justiça Militar, formado por um tenente, um capitão, um major e um tenente-coronel, todos da PM do RN. Eles entenderam que os PMs não cometeram crime militar, mas infração de natureza disciplinar, cuja pena já foi cumprida, ainda em 2007, com as prisões administrativas.

Com a absolvição, os PMs terão as fichas funcionais limpas e, com isso, retomam a possibilidade de crescer dentro da corporação com as promoções de patentes.

Fonte: TN Online

Brasil piora em ranking sobre corrupção

A percepção dos brasileiros sobre a corrupção no país permaneceu estável no último ano, revela o Índice de Percepção da Corrupção, divulgado hoje (23) pela organização não-governamental Transparência Internacional.

O Brasil aparece na 80º posição, em um total de 180 países avaliados, e recebeu nota 3,5, a mesma obtida no ano passado, quando ocupou o 72ª lugar.

Na classificação da Transparência Internacional, os primeiros países da lista são aqueles em que há menor percepção de corrupção pela população. As notas variam entre dez, para as nações consideradas menos corruptas, e zero, para as mais corruptas.

Na América Latina, o Chile ficou na melhor colocação e a Venezuela obteve o pior índice. Os países em que a percepção de corrupção é menor são Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia. Entres os considerados mais corruptos estão Haiti, Somália, Iraque e Afeganistão.

O relatório da organização destaca a estreita ligação entre a pobreza, instituições falidas e corrupção, e afirma que o fenômeno põe em risco “o combate global contra a pobreza, ameaçando arruinar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio traçados pela Organização das Nações Unidas”.

O índice não mede objetivamente a corrupção, mas sim como o conjunto da sociedade percebe subjetivamente o problema em cada país. Para formar o índice, empresários e analistas de diversas nações são convidados a dar sua opinião sobre o assunto.

Fonte: Agência Brasil

Trabalhador nascido em dezembro já pode sacar abono do PIS

Começa nesta terça-feira (23) o pagamento do abono salarial do PIS-Pasep para os trabalhadores nascidos em dezembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 15,5 milhões de trabalhadores terão direito ao benefício até o final dos pagamentos.

Os saques de R$ 415 do abono salarial podem ser feitos em qualquer agência da Caixa ou nas casas lotéricas, desde que o trabalhador tenha o Cartão Cidadão com senha cadastrada. O calendário de pagamento prossegue até 18 de novembro, conforme o mês de nascimento do trabalhador.

A solicitação do cartão é gratuita e pode ser feita pelo serviço 0800-726-0101 ou em qualquer agência da Caixa.

Quem tem direito

Para receber o abono salarial, que é o pagamento de um salário-mínimo anual a partir da data do primeiro pagamento (veja calendário acima), o trabalhador ou servidor deve estar cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos (desde 2003), ter trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base (2007) e ter recebido em média até dois salários-mínimos mensais no período.

O dinheiro não sacado pelos trabalhadores retorna ao FAT. Os beneficiários são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada todos os anos pelas empresas ao Ministério do Trabalho; por isso, é fundamental que o trabalhador tenha tido seus dados corretamente informados por sua empresa na Rais para receber o abono.

Fonte: G1

Médicos do Estado paralisam atividades por dois dias

Os médicos do Estado decidiram em assembléia, na noite desta segunda-feira (22), no Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, realizar paralisação de advertência nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25).

Os profissionais reivindicam um reajuste salarial de 23%, que corresponde à defasagem acumulada desde que foi feito o cálculo para implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração em 2006; melhoria das condições de trabalho e aumento do número de profissionais, já que as escalas desfalcadas causam transtornos ao serviço e acúmulo de atividades para os médicos; resgate da dignidade do trabalho do médico, que vem sofrendo acusações sistemáticas dos gestores que não conseguem resolver o problema da saúde; e o pagamento dos atrasados do PCCR dos meses de junho, julho e agosto.

Durante a paralisação de dois dias irá trabalhar apenas 30% do efetivo, os atendimentos ambulatoriais e eletivos serão suspensos e serão mantidas apenas as urgências e emergências.

Nos dois dias ainda serão realizadas manifestações em conjunto com os demais profissionais da saúde. Na quarta-feira (24), os médicos passarão o dia em frente ao Palácio da Cultura, onde está funcionando a Governadoria; e na quinta-feira (25), o protesto será na porta do hospital Walfredo Gurgel.

Fonte: Assessoria de comunicação

Bandidos levam R$ 1 mil e celulares de loja da Tim em Assu

A loja MC Importações Ltda., que revende celulares da operadora Tim em Assu, município a 207 km de Natal, foi assaltada, na tarde desta segunda-feira, por dois homens ainda não identificados pela polícia. Segundo Normando Feitosa, titular da Delegacia de Polícia Civil de Assu, os bandidos levaram cerca de R$ 1 mil em dinheiro e uma média de 50 celulares.

De acordo com o relato da gerente, Gerliane Luzia Vieira Rabelo, que estava no estabelecimento com mais um funcionário e quatro clientes, adolescentes, um dos homens, armado com uma espécie de espingarda, entrou na loja, enquanto o outro, desarmado, ficou do lado de fora, dando cobertura ao comparsa.

O acusado rendeu todos que estavam lá dentro e, com uma sacola, pediu para que recolhessem os aparelhos que estavam disponíveis na loja para venda. Depois, roubou o dinheiro que estava no caixa. A ação foi gravada pelo circuito interno de TV do estabelecimento, mas a polícia ainda não tem pistas da dupla.

O assaltante ainda chegou a mandar que as vítimas entrassem em um depósito que há dentro da loja, enquanto ele e o comparsa fugiam. Cerca de cinco minutos depois, segundo o delegado Normando Feitosa, os funcionários e clientes reabriram a porta, mas nada encontraram.

"Estamos investigando. Aqui na cidade tem um pessoal de fora, mas achamos muito pouco provável que sejam eles. Entramos em contato com as delegacias vizinhas e passamos as características dos acusados, relatadas pelas vítimas", afirmou o delegado.

Fonte: DN Online

Bancos abrirão mais cedo no RN

As agências bancárias localizadas no Rio Grande do Norte abrirão uma hora mais cedo durante o período do horário de verão.

De acordo com informações divulgadas pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as agências bancárias localizadas em estados onde não há o horário de verão terão de antecipar em uma hora o atendimento ao público.

Segundo a entidade, a medida se faz necessária para assegurar o serviço de compensação. Entretanto, em alguns municípios, onde os relógios não serão adiantados, o atendimento bancário deverá permanecer com horário inalterado. São eles: Manaus (AM), Belém (PA) e região metropolitana, Fortaleza (CE) e região metropolitana e Salvador (BA) e região metropolitana.

Fonte: DN Online

Galho de árvore com formato de órgão sexual atrai curiosos para a cidade do RN

Um dos destaques da região da Costa Branca, o município de Areia Branca possui numerosos atrativos. Mas, curiosamente o que vem atraindo os visitantes nos últimos dias é algo tão inusitado que os próprios moradores da cidade estão surpresos com a sua repercussão.

Desde a semana passada, todas as atenções estão voltadas para uma pequena praça construída recentemente nas proximidades da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), na extensão do cais Tertuliano Fernandes.

Lá, existem vários pés de castanhola (árvore alta, de tronco áspero, com os galhos dispostos horizontalmente, a lembrar gigantesco chapéu-de-sol), e num deles se desenvolveu um galho em formato de um órgão sexual masculino.

De tão perfeito, o "pênis vegetal" chama a atenção das pessoas que passam pelo local, e logo a notícia se espalhou, chegando às cidades vizinhas, de onde diariamente chegam caravanas de curiosos para observar o fenômeno.

Segundo informações, as pessoas que fazem caminhadas na praça foram as primeiras a notar a anomalia na árvore. Com o passar do tempo, o galho foi assumindo a forma do sistema genital masculino. Surpresos, os freqüentadores do local trataram de informar outras pessoas a respeito do fato. Logo, o que a maioria chama de um capricho da natureza se tornou um atrativo. "A todo instante chega gente para ver de perto o que só contando muitos não acreditam", comenta um dos vigilantes da Codern que presta serviços na área, acrescentando que desde a semana passada um número incalculável de pessoas já esteve no local, fotografando e filmando o "objeto".

"No decorrer da semana pararam vários ônibus aqui, trazendo gente de todo canto para ver o ‘negócio’. A maioria se surpreende com a sua perfeição e chega a pegar para ter certeza de que não foi feito por algum artesão e pregado lá na árvore", conta um dos curiosos.

Numa das caravanas que visitaram a árvore no domingo havia uma freira, que estava acompanhada de um grupo de educadoras, algumas da zona rural do município. Aproveitando a presença da religiosa, a reportagem procurou saber se ela associava o fenômeno a algo extraordinário. "Prefiro não comentar, mas vejo isso como um capricho da natureza", disse.

Fonte: O Mossoroense

Irmão mata outro a facadas após bebedeira em São Gonçalo

Um crime chocou a população de São Gonçalo do Amarante, região da Grande Natal, na tarde de ontem (22). Após uma discussão durante uma bebedeira, um irmão matou o outro com vários golpes de faca em plena rua. A vítima, Joel Souza de Oliveira, de 21 anos, morreu no local, enquanto o acusado, o carregador de caminhão Rafael Luís de Souza Oliveira, de 22 anos, foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Norte. Ele confessou o crime e está preso.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 17h, na rua Amilton Santiago Júnior, no bairro de Coqueiros. Os dois irmãos bebiam na casa do acusado quando iniciaram uma discussão devido o volume do som. A partir disso, segundo testemunhas, Joel deu uma tapa no rosto do irmão e eles entraram em luta corporal. Ao se separarem, Rafael se armou com um pedaço de pau e Joel com uma faca.

Rafael deu uma paulada na cabeça de Joel que desmaiou. O acusado pegou a faca que estava em poder de Joel e desferiu várias cutiladas. Joel foi socorrido pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A polícia foi acionada e prendeu Rafael ainda no local do crime com a faca na cintura. No momento da prisão, ele confessou que matou o irmão para não morrer. Ele também disse friamente, que se era para ele morrer, que morresse o irmão.

Fonte: Degepol

Cirurgias oncológicas são suspensas

O Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) suspendeu as cirurgias de alta complexidade que eram realizadas há três anos pelo centro, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a suspensão dos serviços, os pacientes que estavam com as cirurgias marcadas terão de procurar vagas nos hospitais de Natal ou Fortaleza/CE. Cerca de 70 cirurgias deixarão de ser feitas por mês, em Mossoró. Somente ontem, 11 pacientes foram encaminhadas para Natal, para tentar uma vaga nos hospitais especializados.

De acordo com o diretor clínico do COHM, a decisão de suspender os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade foi tomada depois que duas auditoras do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) fizeram uma inspeção no Cohm, na semana passada, e apontaram motivos que impossibilitaria o centro de ser credenciado junto ao Ministério para receber as verbas destinadas ao custeio das cirurgias de alta complexidade.

"Já estávamos fazendo essas cirurgias há três anos, sem receber nada do Governo Federal. Recebíamos apenas uma quantia da Secretaria Municipal de Saúde, mas nenhum médico tinha lucro algum no trabalho. Mas tínhamos decidido não deixar os pacientes desassistidos até que conseguíssemos o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, mas as auditoras vieram aqui e mal olharam as instalações, apontando coisas pequenas que, segundo elas, impossibilitariam o credenciamento", disse.

A assessoria de comunicação do Inca informou que o resultado da inspeção será dado apenas depois da elaboração de um relatório que será feito pelas auditoras Cláudia Brito e Nádia da Cunha Fernandes.

De acordo com o médico Francisco Cure, a inspeção não foi justa, já que muitos dos serviços feitos pelo centro não foram levados em conta. "Isso causa um problema muito grande aos pacientes e suas famílias. Sem o credenciamento, o centro fica impossibilitado de realizar estas cirurgias", disse o médico.

As secretarias estadual e municipal de saúde já haviam emitido parecer técnico favorável ao credenciamento do Cohm como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

Fonte: De Fato

Calor, poeira e ventania tendem a aumentar ainda mais nos próximos dias em Mossoró

Começou ontem a estação do ano considerada a mais bonita. A Primavera, ou estação das flores, vai mudar pouco o clima de Mossoró. Apesar de nesta época a flora ficar mais vibrante e novas espécies começarem a desabrochar, na capital do Oeste o clima vai ficar ainda mais quente. O alerta é feito pelo professor de Meteorologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) José Espínola.

Segundo ele, por Mossoró estar localizada próximo à linha do Equador, que divide a Terra em dois hemisférios, a incidência solar é praticamente a mesma durante o ano inteiro, e por esse motivo não há uma definição precisa entre as quatro estações. "Aqui temos somente duas estações – a seca e a chuvosa. Mas, com a Primavera agora, o que tende a acontecer na cidade são ventos mais intensos e muita poeira, além de mais calor", destaca.

José Espínola também informou que a temperatura da cidade está atualmente em torno de 32ºC e 33ºC. A estação da Primavera vai terminar no dia 21 de dezembro, quanto terá início a estação do Verão.

Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Faltam 15 dias para o primeiro turno das eleições municipais

No dia 5 de outubro, mais de 128 milhões de eleitores vão às urnas para escolher os novos 5.563 prefeitos e mais de 52 mil vereadores dos municípios brasileiros. A votação é das 8h às 17h, e o eleitor deve levar o seu título ou um documento oficial com foto, como a carteira identidade ou de trabalho. Só não haverá eleição no Distrito Federal e em Fernando de Noronha, que é distrito estadual de Pernambuco.

Fonte: TSE

Reunião nesta terça (23) define trabalho de segurança pública para Dia da Eleição

A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Andréa Campos e o secretário judiciário, Alexandre Albuquerque, participam nesta terça-feira (23), às 10h, no Quartel da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Av. Hermes da Fonseca, 1415 – Tirol, de uma reunião sobre o trabalho de segurança pública que será implementado para garantir a tranqüilidade das eleições de 5 de outubro em todo o Rio Grande do Norte. Representantes das forças estaduais de segurança como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e as federais, como as polícias Federal e a Rodoviária Federal, estarão presentes ao encontro.

Em recentes reuniões com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), o comandante geral da PM, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, já adiantou que todo o efetivo da corporação estará em operação no dia da votação. As cidades do interior terão patrulhamento reforçado.

Quarenta Zonas Eleitorais tiveram suas solicitações de presença de tropas federais deferidas pelo Tribunal. Entre as circunscrições eleitorais que solicitaram forças militares da União estão as de Canguaretama, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Mossoró, Alexandria, Nova Cruz, Macau e Currais Novos.

A Polícia Federal elaborou esquema de instalação de estruturas operacionais em cidades pólos do Estado, uma semana antes do pleito. As providências da Superintendência Regional da PF foram repassadas ao conhecimento do presidente do TRE/RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, no dia 15.

Fonte: TRE/RN

Sem Lula no páreo, Serra venceria eleição presidencial de 2010, diz pesquisa

O governador José Serra (PSDB-SP) venceria a disputa pela Presidência da República em 2010 sem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, segundo revela pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Serra venceria com 38,1% dos votos na disputa com Ciro Gomes (PSB), que foi lembrado por 17,4% dos entrevistados.

Em terceiro lugar aparece a ex-senadora Heloísa Helena com 9,9% dos votos, seguida pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), com 8,4%.

Na série da pesquisa em que Serra foi substituído pelo governador Aécio Neves (PSDB-MG), Ciro Gomes venceria a disputa com 24,9% dos votos, contra 18,2% recebidos pelo governador tucano. Heloísa Helena ainda aparece em terceiro lugar com 13,4% dos votos, seguida por Dilma, com 8,6%.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, avalia que Serra se mantém estável, com índice de crescimento na pesquisa se comparado com Aécio --mesmo com a inserção do governador de Minas no cenário nacional em conseqüência das eleições municipais.

"O Aécio tem aparecido bastante na mídia em razão da coligação informal com o PT na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte", afirmou Guedes.

Fonte: Folha Online

Governo do presidente Lula atinge melhor avaliação desde 1998, diz CNT/Sensus

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou em setembro deste ano a melhor avaliação positiva na história da pesquisa CNT/Sensus, realizada desde 1998. Segundo a pesquisa divulgada hoje, o governo Lula recebeu avaliação positiva de 68,8% dos entrevistados, contra 6,8% que o avaliaram negativamente. Entre os entrevistados, 23,2% avaliaram o governo Lula como regular.

Na última edição da pesquisa CNT/Sensus, em abril deste ano, a avaliação positiva do governo era de 57,5% --um crescimento de mais de dez pontos percentuais. A avaliação negativa foi de 11,3% em abril, enquanto a regular chegou a 29,6%. Em janeiro de 2003, a avaliação do governo chegou a 56,6%, depois registrou queda. Mas voltou a crescer desde o início deste ano, já em seu segundo mandato.

A avaliação pessoal do presidente Lula também subiu de 69,3% para 77,7% entre abril e setembro deste ano. Somente 16,6% desaprovaram o presidente, enquanto 5,7% não responderam. Os índices de popularidade de Lula só perderam, em setembro de 2008, para as avaliações de sua popularidade registradas em 2003 --o ano em que foi empossado no cargo-- quando obteve 83,6% de aprovação.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que a popularidade recorde do governo Lula é conseqüência de políticas adotadas nas áreas econômica e social. "Isso repousa na economia e na redução dos problemas sociais, estabilidade econômica, poder de compra e salário mínimo. Se criou uma estabilidade no campo econômico validada com a presença do vice-presidente José Alencar no governo, que é empresário", afirmou Guedes.

Na avaliação do diretor do Sensus, a popularidade do presidente Lula mostra que ele se tornou o maior cabo eleitoral do país. "Ele é o grande cabo eleitoral, tem força de transferência de voto, mas o candidato tem que ser palatável politicamente", afirmou.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Fonte: Folha Online

Pesquisa mostra que 44,1% votam em candidatos apoiados ou indicados por Lula

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que 44,1% dos brasileiros estão dispostos a votar em candidatos apoiados ou indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais de outubro.

Segundo a pesquisa, 15,5% dos entrevistados votariam apenas no candidato indicado por Lula, enquanto 28,6% querem votar em nomes apoiados pelo petista.

Outros 19,9% afirmaram que não pretendem votar em candidatos ligados ao presidente, enquanto 30,9% afirmaram que só escolheriam candidatos apoiados pelo presidente se os conhecessem.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, considerou elevado o potencial de transferência de Lula para os candidatos a prefeito. "É uma taxa alta de transferência. Em geral, os presidentes da República transferem, em média, 10% dos votos. A transferência efetiva está entre aqueles que responderam que o candidato apoiado por Lula é o único em que votariam, mas há potencial de voto quando 28,6% respondem que poderiam votar em nomes indicados pelo presidente", afirmou o diretor.

A pesquisa mostra que a influência dos governadores é menor que a de Lula entre os eleitores. No total, 37,4% dos entrevistados mostraram disposição em votar aos candidatos apoiados pelos governadores, contra 22,3% que não votariam. Há ainda 34,1% que manifestaram disposição em votar nos candidatos apoiados pelo governadores somente se conhecerem os nomes na disputa.

Fonte: Folha Online

Mais de 13 milhões de brasileiros subiram de faixa social na década, diz Ipea

Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta segunda-feira indica que 13,8 milhões de brasileiros subiram de faixa social entre 2001 e 2007. Os dados foram definidos a partir dos números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2007, divulgada na semana passada.

Desse total, 74%, ou 10,2 milhões, saíram da classe de renda baixa (até R$ 545,66 de renda familiar), e 3,6 milhões de pessoas passaram da classe intermediária (de R$ 545,66 a R$ 1.350,82) para a classe de renda mais alta (renda familiar superior a R$ 1.350.82).

Pesquisador do Ipea, Ricardo Amorim considera que a população emergente que estava na classe mais baixa tem baixa escolaridade --57,1% têm até a 4ª série do ensino fundamental e 1% têm nível superior-- e está concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste. Moram em centros urbanos 82% dessa população, sendo que 62,5% dos emergentes da classe mais baixa para a intermediária são considerados não brancos (pretos, pardos, indígenas e amarelos).

"O que mais chamou a atenção foi a movimentação de pessoas do nível mais baixo para estratos mais elevados. A movimentação deles superou o crescimento da economia e passou a ter mobilidade social ascendente que não se via desde os anos 80", afirmou.

Amorim explicou que o crescimento da economia e os programas de transferência de renda fomentaram a emergência das pessoas das classes mais baixas, Ele ressaltou, no entanto, que isso indica uma "qualidade mais baixa" no crescimento de nível econômico dessa parcela da população.

Já entre os emergentes da classe intermediária, a escolaridade foi um pouco superior --39% têm até a 4ª série do ensino fundamental e 4% têm nível superior. Quase a totalidade -- 90% -- dos brasileiros que passaram para a classe considerada mais alta moram em centros urbanos, e 56% dessa população é branca.

"Para o bloco mais alto, a qualidade é melhor. O crescimento econômico do mercado de trabalho os alcançou e eles estão conseguindo se inserir de maneira produtiva e duradoura. Ou seja, se esse crescimento econômico for mantido, esse pessoal não volta mais para a situação anterior", observou.
A classe mais baixa passou a representar 27,4% da população, ou 49,7 milhões de brasileiros. No chamado grupo intermediário, estão 66,5 milhões, e a chamada classe de renda mais alta soma 64,9 milhões de pessoas.

No Nordeste, as pessoas com renda familiar de até R$ 545,66 representam 49,2% da população. Em 2001, significavam 57,3% dos habitantes.

No Sul e no Sudeste, a parcela com renda mais baixa representava 21,4% da população em 2001. Seis anos depois, significavam 15% no Sul e 16,9% no Sudeste.

Ainda no Sudeste, a população com renda familiar superior a R$ 1.350,82 era correspondente a 43,8% do total em 2001, e pelos dados atuais, já chegam a 45,5%. Já no Nordeste, os que estão enquadrados na classe mais alta representam 16,7% do total. Em 2001, respondiam por 14,5%.

Fonte: Folha Online

Nova rodada Certus/Diário aponta Micarla com 40% e Fátima com 31%

A candidata da coligação Natal Melhor, Micarla de Sousa (PV) permanece na liderança na disputa pela prefeitura de Natal, com 40% das intenções de voto, segundo aponta a terceira rodada da pesquisa Certus/Diário de Natal, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro. A diferença para a segunda colocada, Fátima Bezerra (PT) passou de 11,85 pontos, em agosto, para 8,86 pontos percentuais agora. Fátima aparece com 31,14% das intenções de voto. Se a eleição para escolha do prefeito de Natal fosse hoje, as candidatas Micarla de Sousa (PV) e Fátima Bezerra (PT) disputariam o segundo turno. A soma dos outros candidatos alcança 42,28%. O percentual está dentro da margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE sob o nº 1485/2008.

O deputado Wober Júnior (PPS) também cresceu na pesquisas e permanece na terceira colocação, agora com 5,57%. O candidato Miguel Mossoró (PTC), antes isolado na quarta posição, agora divide o lugar com o advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC), com 2%. Dário Barbosa, do PSTU, somou 0,71%. Os últimos colocados da pesquisa Certus/Diário de Natal são Sandro Pimentel (PSOL), com 0,57% e Pedro Quithé (PSL), com 0,29% das intenções de voto. O número de indecisos diminuiu de 11,86% para 11%. O índice de entrevistados que afirmaram não votar em nenhum caiu de 10,57% para 6,71%. A Certus ouviu 700 pessoas nas quatro zonas de Natal. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

A Certus também realizou uma pesquisa espontânea, quando o eleitor é perguntado sobre qual candidato pretende votar para ocupar a prefeitura de Natal sem que lhe sejam apresentados os nomes. As três primeiras colocações permanecem inalteradas. Micarla de Sousa lidera com 35,43%. Fátima aparece com 25,71% e Wober Júnior, com 3,71%. Miguel Mossoró tem 1,71% das intenções de voto, e Joanilson de Paula Rego segue de perto com 1,29%. Sandro Pimentel sobe para a sexta posição com 0,57%. Pedro Quithé tem 0,43%, e Dário Barbosa, 0,14%. Na espontânea, os indecisos somaram 21,57%. Os entrevistados que disseram não votar em nenhum foram 8,71%. Preferiram não responder, 0,29%. Afirmaram que irão votar em outros candidatos, 0,43%.

A pesquisa realizada esta semana mostra um quadro com tendência contínua de equiparação de números entre as duas primeiras colocadas, se comparado às duas primeiras rodada da Certus/Diário de Natal, realizadas no dia 20 de julho, e 27 e 28 de agosto. Na primeira rodada, a candidata do PV liderava a disputa com 48,71% e caiu nove pontos percentuais na segunda pesquisa, ficando com 39,71%. Enquanto a candidata do PT apareceu com 17,14% na primeira pesquisa e subiu 10,72 pontos na segunda e somou 27,86%. Agora, a diferença entre as duas é de 8,86 pontos. Se na segunda rodada o número de indecisos curiosamente havia subido de 9,14% para 11,86%, agora desceu para 11%.

Fonte: O Potí

Com 68,8%, governo Lula tem melhor avaliação histórica

A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje mostra que a avaliação positiva ao governo Lula subiu de 57,5% em abril, quando foi divulgada a última pesquisa, para 68,8% em setembro. Esse é o melhor resultado da série histórica da Sensus, iniciada em julho de 1998. A avaliação regular do governo caiu de 29,6% para 23,2%, enquanto a avaliação negativa teve uma redução de 11,3% para 6,8%. O levantamento mostra também que a avaliação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao patamar do primeiro ano de governo, em 2003. Entre os entrevistados, 77,7% aprovam o presidente, contra 69,3% em abril de 2008. A desaprovação do presidente Lula caiu de 26,1% em abril para 16,6% em setembro.

A pesquisa revela ainda que 61,5% dos entrevistados acham que a qualidade de vida melhorou nos últimos quatro anos, enquanto 11,6% consideram que houve uma piora, e 25,8% acham que está igual. Segundo o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, a avaliação sobre a qualidade de vida é um bom referencial sobre a possibilidade de o presidente Lula fazer seu sucessor. Segundo ele, esse indicador é utilizado nas eleições dos Estados Unidos e mostra que candidatos com índice acima de 50% tendem a fazer seu sucessor.

Fonte: Agência Estado

Agricultor é assaltado e morto dentro de casa em Janduís

O agricultor Tarcísio Bandeira, de 54 anos, foi assaltado e morto dentro da própria residência, no município de Janduís, a 286 km de Natal. O crime aconteceu neste domingo, por volta das 20h20, na Rua Lourival Gurgel, Centro.

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Janduís, dois homens ainda não identificados entraram na casa, pelos fundos, e anunciaram o assalto. "Acreditamos que os acusados foram reconhecidos pela vítima, o que motivou o homicídio", disse um policial.

Os acusados, armados, dispararam três tiros dentro da residência. Um deles atingiu fatalmente as costas do agricultor. Na casa, estavam, ainda, a esposa da vítima, identificada como Dalvaci, e dois filhos do casal, que nada sofreram.

"A dupla chegou na casa pedindo jóias, e a esposa do agricultor trabalha com isso. Ou seja, eles já sondavam antes do crime", comentou o policial da DP de Janduís, que está investigando o caso. A equipe ainda não sabe o que foi subtraído da residência, devendo começar a apuração ainda nesta manhã.

Fonte: DN Online

Briga política termina com um morto e três feridos em Tibau do Sul

Uma briga motivada por diferentes opiniões políticas terminou com uma morte e três pessoas feridas no município de Tibau do Sul, a 72 km de Natal. O acusado, identificado como Antônio Magno Joaquim Bezerra, de 30 anos, está foragido.

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul, por volta das 15h30 deste domingo, cinco homens, entre eles o acusado, iniciaram uma discussão política. Eles estavam bebendo em um bar na Comunidade Bela Vista. Minutos após começarem a briga, começaram a se agredirem com pauladas, já fora do estabelecimento.

Antônio Magno, segundo a polícia, teria desferido golpes de faca peixeira em Cristiano Damião Delvito, de 20 anos, Carlos Alberto Teixeira da Silva, de 34 anos, Severino Anastácio, de 22 anos, e outro homem ainda não identificado. Cristiano foi socorrido e levado à Unidade Mista de Tibau do Sul, mas não resistiu a uma lesão no tórax e morreu.

A vítima ainda não identificada foi socorrida e encaminhada para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde está sob cuidados médicos. Antônio Magno, segundo populares, fugiu em um Palio Branco. Ainda não há pistas do paradeiro dele, que reside na própria comunidade. A Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul está investigando o caso.

Fonte: DN Online

Rejeição de Fátima é próxima ao índice de aceitação

No item rejeição da perquisa Certus, o candidato Miguel Mossoró é o mais rejeitado.

Mas a rejeição da candidata Fátima Bezerra ainda continua muito alta, para quem tem o apoio do presidente da República, da governadora do Estado e do prefeito da cidade.

Fátima tem uma rejeição pouco mais de 10 pontos a menos do que o índice de aceitação.

Se a eleição fosse hoje, Fátima teria o voto de 31,14% dos natalenses, mas teria rejeitada por 22,57% deles.

Veja os números da rejeição:

Miguel Mossoró – 29,71%
Fátima Bezerra – 22,57%
Micarla 8,43%
Pedro Quithé – 5,43%
Sandro Pimentel – 3,71%
Wober Júnior – 3,43%
Dario – 1,57%
Joaanilson – 1,29%

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Certus: primeira pesquisa que aponta segundo turno em Natal

O Instituto que foi o primeiro a apontar a realização de um segundo turno em Natal. A pesquisa publicada na tarde deste sábado, no Poti de domingo, trouxe os seguintes números:

Micarla – 40%
Fátima – 31,14%
Wober Júnior – 5,57%
Miguel Mossoró – 2%
Joanilson Rego – 2%
Dario Barbosa – 0,71%
Sandro Pimentel – 0,57%
Pedro Quithé – 0,29%
Nenhum – 6,71%
Não sabem – 11%

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Lula diz que gostaria de mudanças mais rápidas na distribuição de renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (22) que ficou “feliz” com os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), divulgada na última semana, que apontou a redução da desigualdade entre ricos e pobres, mas defendeu ritmo mais acelerado para a distribuição de renda.

“Gostaria de estar mais feliz se as coisas estivessem andando mais rápido. Gostaria de ter ficado muito mais feliz porque eu sempre quero mais crescimento, sempre quero mais distribuição de renda”, comentou em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Na avaliação de Lula, a redução de 0,563 para 0,528 (entre 2002 e 2007) do Índice de Gini, indicador utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir a desigualdade entre os países, foi um resultado “satisfatório”. De acordo com o índice, quanto mais próximo de zero, menor a desigualdade na distribuição de renda.

“Isso significa ter mais emprego, significa mais renda, significa que o povo está tendo mais acesso a produtos que antes eram difíceis de ter acesso”, argumentou ao citar a queda do desemprego e o aumento do número de trabalhadores com carteira assinada. "Pela primeira vez, desde a década de 90, a porcentagem dos trabalhadores que contribuem para a Previdência ultrapassa os 50%", acrescentou.

Para Lula, o acesso de mais brasileiros a produtos como fogão, geladeira, televisão, computador e a alimentação com mais qualidade mostram que o país “está no caminho certo”.

O presidente voltou a defender a aplicação de recursos da exploração do petróleo da camada pré-sal em políticas sociais.

“O Brasil precisa de muita política social. Por isso é que eu tenho dito que, com a descoberta do petróleo na área do pré-sal, uma parte desses recursos do petróleo precisa ser canalizada prioritariamente para a gente resolver o problema da pobreza no Brasil, das desigualdades e o problema da educação”, apontou.

Fonte: ABr