terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cirurgias oncológicas são suspensas

O Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) suspendeu as cirurgias de alta complexidade que eram realizadas há três anos pelo centro, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a suspensão dos serviços, os pacientes que estavam com as cirurgias marcadas terão de procurar vagas nos hospitais de Natal ou Fortaleza/CE. Cerca de 70 cirurgias deixarão de ser feitas por mês, em Mossoró. Somente ontem, 11 pacientes foram encaminhadas para Natal, para tentar uma vaga nos hospitais especializados.

De acordo com o diretor clínico do COHM, a decisão de suspender os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade foi tomada depois que duas auditoras do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) fizeram uma inspeção no Cohm, na semana passada, e apontaram motivos que impossibilitaria o centro de ser credenciado junto ao Ministério para receber as verbas destinadas ao custeio das cirurgias de alta complexidade.

"Já estávamos fazendo essas cirurgias há três anos, sem receber nada do Governo Federal. Recebíamos apenas uma quantia da Secretaria Municipal de Saúde, mas nenhum médico tinha lucro algum no trabalho. Mas tínhamos decidido não deixar os pacientes desassistidos até que conseguíssemos o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, mas as auditoras vieram aqui e mal olharam as instalações, apontando coisas pequenas que, segundo elas, impossibilitariam o credenciamento", disse.

A assessoria de comunicação do Inca informou que o resultado da inspeção será dado apenas depois da elaboração de um relatório que será feito pelas auditoras Cláudia Brito e Nádia da Cunha Fernandes.

De acordo com o médico Francisco Cure, a inspeção não foi justa, já que muitos dos serviços feitos pelo centro não foram levados em conta. "Isso causa um problema muito grande aos pacientes e suas famílias. Sem o credenciamento, o centro fica impossibilitado de realizar estas cirurgias", disse o médico.

As secretarias estadual e municipal de saúde já haviam emitido parecer técnico favorável ao credenciamento do Cohm como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: