sexta-feira, 15 de agosto de 2008

STF quer proibir exposição de presos na TV

Depois de limitar o uso de algemas, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem proibir policiais de promover a exposição de presos na imprensa, qualquer que seja o crime. "A algema é apenas uma metáfora", disse ontem o presidente do STF, Gilmar Mendes. No entender do ministro, "a exposição de presos viola a idéia da presunção de inocência, viola a idéia da dignidade da pessoa humana". As críticas de Gilmar Mendes à exposição de presos são antigas, de quando ainda era procurador da República. Ele diz que, na época, tentou coibir judicialmente a exibição de presos em programas sensacionalistas de televisão.

De acordo com o ministro Celso de Mello, do STF, a exposição indevida de presos já levou a Corte Interamericana de Direitos Humanos a responsabilizar autoridades do Peru. "Esse ato da autoridade pública transgride a própria Convenção dos Direitos Humanos", disse Mello, durante o julgamento sobre o uso de algemas, na quarta-feira. Para ele, o governo brasileiro poderá ser alvo de processo semelhante se o Judiciário não reprimir abusos como o uso irregular das algemas.

O caso mais recente de exposição, criticado por juristas e pelo próprio governo, ocorreu na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Uma equipe da TV Globo flagrou o momento em que agentes prendiam o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Ele foi filmado de pijamas, ao abrir a porta de casa. A veiculação das imagens levou o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Correa, a determinar a instauração de uma sindicância para investigar se houve violação do Manual de Procedimentos Operacionais da instituição pelos agentes que permitiram as filmagens.

Entre as regras previstas no manual está a determinação para que as operações sejam discretas. O descumprimento desses ditames resulta em punições que vão de advertência a abertura de processo administrativo para demissão. Assim como no caso das algemas, os ministros do Supremo podem regulamentar o assunto em súmula, mas isso dependerá de caso concreto que seja levado a julgamento no plenário da Corte.

Fonte: O Estadão

Lula espera que Lugo trate bem os 'brasiguaios'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que o presidente paraguaio, Fernando Lugo, trate bem os brasileiros que vivem no Paraguai, os chamados brasiguaios, cujas terras estão sendo invadidas pelo MST local. Segundo Lula, cada país tem a sua reforma agrária, o seu marco regulatório, com uma legislação específica que diz que tipo de terra deve ser desapropriada.

"Se as invasões não cumprirem isso é uma violência contra o princípio da legalidade", afirmou o presidente, pouco antes de deixar Assunção, onde participou da posse de Lugo. Lula disse que tem certeza que o presidente Lugo vai tratar os brasileiros como os paraguaios são tratados no Brasil. Ele disse que não tratou do assunto com Lugo.

Fonte: Agência Estado

Juíza manda retirar algemas de Beira-Mar no julgamento

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, conseguiu o direito de não usar algemas durante seu julgamento, hoje, por associação ao tráfico no 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. A juíza Maria Angélica Guerra Guedes aceitou o pedido da defesa do traficante, que pediu para ele receber os mesmos direitos concedidos ao banqueiro Salvatore Cacciola. "A única diferença é que ele nasceu em berço de ouro, mora em mansão e é rico. Fernandinho Beira-Mar é negro, nasceu na favela e mora na cadeia. Mas o direito é o mesmo", disse o advogado do traficante, Francisco Santanna. Beira-Mar chegou algemado ao tribunal.

Fonte: Agência Estado

Justiça do Rio condena Beira-Mar a seis anos de prisão por associação ao tráfico

O traficante Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado na tarde desta sexta-feira pelo 4º Tribunal do Júri do Rio a seis anos de prisão em regime fechado por associação ao tráfico de drogas. O advogado de Beira-Mar disse que irá recorrer da decisão.

Ele é acusado pelo Ministério Público do Rio de ter ligação com um grupo de supostos traficantes que atirou contra policiais que o perseguia em Duque de Caxias (Baixada Fluminense) em 1996. Para a Promotoria, o bando tentava evitar a prisão de Charles Silva Batista, o Charles do Lixão, líder do tráfico de drogas na região ligado a Beira-Mar.

O traficante chegou ao Rio no início da manhã de hoje. O advogado do traficante, Francisco Santana, protestou contra o uso de algemas e afirmou que elas estavam sendo utilizadas porque Beira-Mar era de origem pobre (a favela Beira-Mar em Duque de Caxias, na Grande Rio).

Antes da decisão, o promotor Luciano Lessa dos Santos, autor da denúncia, disse que ia pedir o cancelamento do julgamento, pois era inapropriado que Beira-Mar fosse julgado por um tribunal do júri por um crime que não atenta contra a vida. Ele chegou a pedir um habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que foi negado.

O advogado Francisco Santana afirmou que achava correto o julgamento no tribunal do júri e disse que o promotor "não sabe o que quer". Santana afirmou, porém, ter considerado a sentença alta.

Fonte: Folha Online

Promotor recomenda adoção de medidas para integridade de apenados

O Promotor de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania, Eudo Rodrigues Leite, encaminhou hoje (15/08) Recomendação aos secretários estaduais de Segurança Publica e Defesa Social (SESED), de Justiça e Cidadania (SEJUC), ao Delegado Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), aos secretários municipal e estadual de Saúde, ao Comandante Geral da PM e a Diretoria-Geral do ITEP visando a implantação de uma série de medidas que visam assegurar a defesa da vida e da integridade física dos cidadãos reclusos em unidades prisionais e delegacias do Estado.

O representante do Ministério Público marcou audiência com todas as autoridades as quais encaminhou Recomendação para a próxima quinta-feira, dia 21/08, às 10 horas, na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, na avenida Floriano Peixoto, 550, Tirol.

Fonte: MP/RN

Ex-detento é executado em casa de pastor em Assu

O ex-detento Erasmo Carlos Marques, de 34 anos, que esteve preso, em Natal e Assu, município a 207 km da capital, por tráfico de drogas, furto e porte ilegal de arma foi executado, na noite desta quinta-feira, em Assu. O crime aconteceu por volta das 19h, no Bairro Vertente.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava na casa de um pastor evangélico da cidade e, quando saiu, sozinho, para ir ao culto religioso, foi abordado, na calçada, por dois homens ainda não identificados em bicicletas. Os acusados, segundo testemunhas, começaram a atirar em Erasmo.

O ex-detento, então, correu em direção ao interior da casa e, ao chegar no banheiro, foi novamente alvejado com vários tiros, de acordo com a polícia. A dupla fugiu sem deixar pistas e Erasmo foi socorrido e levado ao Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, mas não resistiu às lesões e morreu.

Segundo a Delegacia de Polícia Civil de Assu, que está investigando o caso, ainda não há informações sobre os acusados, mas há a possibilidade de se tratar de acerto de contas. "Erasmo Carlos já foi preso e, além disso, é viciado. Ele usava adolescentes para roubar e vendia os objetos furtados", disse o escrivão da DP.

Fonte: DN Online

Operação policial termina com dois presos e um morto em Campo Grande

Uma ação envolvendo a Polícia Militar e Civil, com o Gruto Tático de Combate (GTC) de Mossoró e Apodi, resultou, na madrugada desta sexta-feira, no cumprimento de mandados de prisão e na morte de um acusado, no município de Campo Grande, a 265 km de Natal.

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, a operação começou por volta da 0h30. A equipe, comandada pelo tenente Brilhante, foi ao Sítio Salgado, entre os municípios de Campo Grande e Caraúbas, para cumprir os mandados envolvendo homens acusados de praticar assaltos na região.

Ao chegarem no local, deram voz de prisão a Abinadávio Nunes Pereira da Silva, conhecido como "Maleta", e Francisco Vandemberg de Freitas Rebouças, que reagiu à ação e disparou contra a polícia, segundo a DP de Caraúbas. Na troca de tiros, o acusado foi baleado e ferido.

Francisco Vandemberg foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Caraúbas, mas não resistiu às lesões e morreu. "Maleta" foi preso, juntamente com um outro envolvido no mandado de prisão, localizado nas proximidades do Sítio Salgado, identificado como José Ubiratan de Sales.

Durante a operação, a polícia apreendeu o revólver calibre 38 utilizado pelo acusado e morto na troca de tiros, com cartuchos deflagrados e intactos. "Essa arma pertence à Polícia Civil.

Suspeitamos que foi roubada em uma fuga que houve no Presídio de Caraúbas, onde um cabo da PM foi morto", disse um agente da DP.

Além do revólver, a polícia apreendeu uma espingarda e uma motocicleta Titan de placas MXO-5109/Mossoró. Os dois acusados estão detidos na Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que investigará o caso, por meio da delegada titular Sheila Maria de Freitas.

Fonte: DN Online

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Professores da rede estadual vão parar atividades nos dias 26 e 27

Os professores da rede estadual paralisam as atividades nos dias 26 e 27 de agosto. Através da pequena greve, a categoria tem a intenção de pressionar o governo para conseguir reajuste salarial de 39%. Segundo Fátima Cardoso, coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), o índice foi calculado com base no piso salarial previsto pelo governo federal.

De acordo com a lei sancionada pelo presidente Lula, o menor salário pago aos professores não poderá ser inferior a R$ 950 a partir de 2009. “Se o gestor considerar que pode oferecer remuneração mais alta aos servidores, não precisa esperar até o ano que vem. O aumento pode ser concedido antes”, explica Fátima. Ela informou que o secretário Rui Pereira receberá a comissão de negociação no dia 25 de agosto.

“O secretário afirmou que trará respostas para a categoria. Quanto ao problema dos estagiários, ele disse que falou com a governadora sobre quantos professores concursados pode chamar, dependendo dos limites da lei de responsabilidade fiscal”, declarou. A pauta de reivindicações inclui o pedido para a secretaria avançar com o encaminhamento dos processos de promoção dos professores, que se acumulam em 45 mil documentos.

“Nós queremos que os processos sejam resolvidos. A maioria é relativa às promoções de letras. Cada letra significa aumento de 5% sobre o salário. Tem professores que têm até seis letras, ou seja, acumulam perdas de 30% nos rendimentos”, explica Fátima. Dentre os processos, existem outros pedidos que estão arquivados desde 1995.

O sindicato aproveita as reuniões da campanha salarial para reivindicar que os funcionários sejam reconhecidos como profissionais da educação, possibilitando a criação do plano de cargos e salários específico para os servidores. “Existe um projeto de lei no senado com essa proposta e nós acreditamos na possibilidade de ser colocada em prática aqui no Estado”. Na opinião da sindicalista, as autoridades têm que se sensibilizar porque os funcionários também se qualificam e precisam ser reconhecidos. “Muitos trabalhadores da educação continuam como auxiliar de serviços gerais quando já têm formação em nível superior. Os profissionais devem ser valorizados”.

Fonte: Tribuna do Norte

UFRN inscreve 4 mil nos primeiros dias de inscrição para Vestibular

Os primeiros dados da Comperve mostram que a procura pelo Vestibular da UFRN dentro das expectativas da Instituição, neste ano, aumentou em mais de mil o número de vagas. Nos três primeiros dias a Comperve recebeu cerca de 4 mil inscrições, com aumento médio de 25% nos dois primeiros dias, em relação ao ano passado. O bom resultado está sendo creditado ao trabalho de divulgação dos novos Cursos criados na Universidade, e que passarão a funcionar a partir do próximo ano.

No total são 16 novos cursos que foram criados a partir da implementação do REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Os Cursos estão distribuídos no Campus Central, em Natal, Campi do interior e no Colégio Agrícola de Jundiaí. São Cursos nas três grandes áreas – biomédica, ciências humanas e exatas – um deles oferecendo 500 vagas para o segundo semestre de 2009, o Bacharelado de Ciências e Tecnologia. Na área biomédica temos Fonoaudiologia e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e na área tecnológica, sete novos Cursos de Engenharia.

Além da divulgação na mídia a UFRN montou uma estratégia alternativa que inclui visitas às unidades de ensino médio, com ênfase na rede pública, fazendo um trabalho de conscientização que envolve os vestibulandos, pré-vestibulandos e os professores e diretores de escolas. Já há alguns anos a Universidade vem realizando um trabalho de inclusão social, com ações como a realização de cursinhos preparatórios e a adoção do Argumento de Inclusão. Uma comissão está trabalhando junto às Diretorias de Ensino (Direds), inclusive nos eventos promovidos pela Secretaria de Educação do Estado.

Fonte: DN Online

Governo vai investir R$ 4 milhões na ampliação de gasoduto de Mossoró

O gás residencial e comercial é foco da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) em Mossoró, durante a 21ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), que acontece nos dias 21 a 24 de agosto, no Expocenter. O diretor presidente, Nelson Freire, confirma que para ampliar a rede de gasodutos na capital do Oeste o investimento será R$ 4 milhões até 2009, com objetivo de levar gás natural para residências e estabelecimentos comerciais.

Até o fim deste ano, a Potigás espera atender cerca de 200 unidades habitacionais mossoroenses com a oferta de gás. A maior novidade no ramo do Gás Natural é o emprego desse recurso energético limpo em residências. Esta proposta, já presente em algumas regiões da capital potiguar, chega ao Oeste prometendo excelentes resultados. Ainda em 2008, o abastecimento para Mossoró também será ampliado com o oferecimento de gás natural para mais um posto de GNV, um hotel, uma padaria e três restaurantes.

A Potigás estará recebendo clientes na sala vip do estande de 24 metros quadrados da empresa na Ficro, ao lado do espaço da SECD (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado). Haverá distribuição de brindes, além de jornal institucional e novo material promocional do mercado de gás natural de Mossoró e região.“A Ficro é um evento importante por movimentar todo o setor econômico da região Oeste.

A Potigás participa do evento, divulgando os inúmeros benefícios trazidos pelo Gás Natural. A Potigás investirá em Mossoró, somente este ano, R$ 1 milhão na extensão da malha de gasodutos de Mossoró. Para 2009, serão aplicados R$ 3 milhões”, destacou Nelson Freire.

Fonte: DN Online

Promotor é torturado por traficantes em morro do Rio, diz polícia

Um promotor de Justiça do Rio foi seqüestrado e torturado por supostos traficantes em um morro de Niterói, município da região metropolitana do Rio. O promotor, que não teve o nome revelado, foi libertado pelos próprios traficantes após eles constatarem que não se tratava de um policial, de acordo com informações da 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí, Niterói), que registrou o caso.

Segundo a polícia, ele foi abordado ao sair de um bar no centro de Niterói por homens armados há cerca de dez dias. Ao encontrar uma arma com o homem, os criminosos o levaram para o morro do Cavalão, que fica na zona sul de Niterói, em meio a uma área nobre do município.

O promotor relatou, segundo a delegacia, que, após ser torturado, foi libertado pelos traficantes, que acreditaram se tratar de um policial. O Ministério Público do Estado do Rio confirmou o episódio mas informou que as torturas a que o promotor foi submetido não têm qualquer relação com o trabalho que ele exerce.

A delegada titular da 77ª DP, Janaína Pelegrino, disse que a chefia da Polícia Civil determinou sigilo no caso, mas investigadores da delegacia informaram que o promotor foi registrar a ocorrência logo após ser liberado do morro. A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que só vai divulgar informações sobre o caso quando o inquérito for concluído.

Fonte: Folha Online

Homem faz masturbação de alto risco e pede socorro à polícia

Um cidadão de Hong Kong, descrito como "solitário e perturbado", precisou chamar a polícia para soltar seu pênis preso no banco de uma praça pública, informou a imprensa local nesta quinta-feira.

Os serviços de socorro levaram quatro horas para conseguir resgatar Le Xing, de 42 anos, que resolveu usar o buraco num banco de uma praça para se masturbar.

Depois de várias tentativas, os serviços tiveram que levar o homem e o banco, de 2,5 metros, para o hospital.

Os médicos disseram a Le Xing que ele teve sorte de conseguir conservar seu órgão sexual depois do incidente.

Fonte: G1

Dupla furta moto no Beto Carrero, troca tiros com a polícia e é presa

O furto de uma motocicleta Honda Biz de placas MZK-5518/RN, em pleno estacionamento do Circo Beto Carrero, em Mossoró, a 285 km de Natal, terminou em tiroteio, um acusado baleado e dois presos, na noite desta quarta-feira. O veículo, de acordo com a polícia, pertence a um funcionário do Jornal De Fato, identificado como Francisco das Chagas Cabral da Silva.

Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 22h, a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) recebeu a ocorrência do furto e foi ao local, no Bairro de Santo Antônio, Avenida Rio Branco. Os policiais, entretanto, não conseguiram encontrar nenhuma pista.

Uma hora e meia depois, o Grupo Especial Tático com Apoio Motorizado (Getam) encontrou a moto, durante um patrulhamento, com dois homens. Foram até eles e fizeram uma abordagem. De acordo com a PM, os policiais foram recebidos com tiros e revidaram. Na troca de disparos, um dos acusados foi baleado.

Pablo Sérgio de Andrade foi encaminhado ao Hospital Tarcísio Maia, socorrido e, posteriormente, levado à Delegacia de Plantão de Mossoró, juntamente com o comparsa, cujo nome não foi informado. A moto foi apreendida e devolvida ao funcionário do Jornal De Fato.

Fonte: DN Online

RN se destaca na execução do Bolsa-família

Além de se destacar como primeiro lugar no Brasil no cumprimento das metas de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa-família (PBF), o Rio Grande do Norte está em evidência também na área de educação. O Estado alcançou índices maiores que as médias do Nordeste e do Brasil na freqüência escolar das crianças e adolescentes que participam do PBF.

Dos beneficiários que têm entre 6 e 15 anos, 86,3% foram regularmente à escola entre no bimestre de abril/maio. Já em relação aos adolescentes com idades de 16 e 17 anos, 84,7% cumpriram a exigência de assistir a pelo menos 75% das aulas. Essas estatísticas colocam o Rio Grande do Norte em segundo lugar em nível de Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará, e em terceiro lugar em todo o país (no caso do acompanhamento dos beneficiários de 16 e 17 anos).

O crescimento do acompanhamento da condicionalidade desde outubro e novembro de 2004 mostra que o Programa Bolsa-família, coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), está cumprindo um dos seus objetivos, que é contribuir para aumentar o nível educacional dos filhos dos beneficiários.

"A nossa principal meta é que as crianças e adolescentes tenham maiores oportunidades no futuro e, assim, quebrem o ciclo de pobreza entre as gerações", ressalta o titular da Sethas, Fabian Saraiva. "O Governo do Estado vai continuar trabalhando em parceria com os municípios para ampliar ainda mais o número de crianças e adolescentes com informação de freqüência no próximo período de acompanhamento".

O programa Bolsa-família alia transferência de renda às famílias pobres às contrapartidas nas áreas de educação e de saúde. Além da freqüência à escola, os beneficiários precisam manter em dia a agenda de saúde de crianças de até seis anos, como também a realização do pré-natal. "As condicionalidades são um reforço do direito de acesso da população pobre aos serviços de educação e saúde e são responsabilidade das famílias beneficiárias e do Poder Público", afirma a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Rosani Cunha. O descumprimento das contrapartidas por cinco períodos consecutivos leva ao cancelamento do benefício. Para evitar que isso ocorra, o município precisa ficar atento às famílias que não cumprem as condicionalidades. O programa beneficia no Estado cerca de 310 mil famílias.

Fonte: DN Online

Comerciante tenta subornar delegado e acaba preso em Mossoró

O comerciante Tércio Duarte Silva, que tem 28 anos e mora na Rua Felipe Camarão, 854, bairro Doze Anos, foi preso ontem à tarde acusado de tentar subornar o delegado Luís Fernando Sávio, que responde pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró. Segundo o bacharel, ele ofereceu R$ 3.900 para tentar se livrar de uma investigação e recebeu voz de prisão imediatamente. Tércio era alvo de uma investigação onde ele é apontado como receptador de carros roubados, crime pelo que foi indiciado há poucos anos em Mossoró.

Segundo o delegado Rubério Pinto, titular da Segunda Delegacia de Polícia Civil, o jovem foi intimado para depor sobre sua ligação com carros roubados e ofereceu dinheiro ao delegado dentro da Defur. “Ele estava sendo interrogado e quando viu que a coisa ia ficar feia pro seu lado, ofereceu dinheiro para o delegado não continuar a investigação”, explica a autoridade policial, que autuou o comerciante em flagrante pelo crime de corrupção ativa, previsto no artigo 333 do Código Penal Brasileiro (CPB). A pena para este tipo de crime é de um a oito anos de reclusão e multa.

Segundo o delegado Claiton Pinho, que está à frente da Delegacia Regional de Macau, mas trabalhou durante vários anos na Defur de Mossoró, Tércio foi investigado sob suspeita de integrar uma quadrilha especializada em roubo, adulteração e vendas de veículos que agia em toda a região Nordeste do Brasil. De acordo com Claiton, a função do jovem era falsificar toda a documentação dos veículos, para que eles fossem vendidos sem nenhum problema. “Ele, na verdade, é um cara articulador que fazia a adulteração dos veículos pra quadrilha”, explica o delegado.

Além desta investigação, o jovem ainda foi autuado em flagrante pelo delegado Claiton acusado de adulterar sinais identificadores de veículos, que está relacionado à compra e venda de carros roubados. De acordo com o bacharel, além destes procedimentos, o jovem ainda chegou a responder por outros crimes em Mossoró. “Depois disso, teve outros procedimentos contra ele, mas eu não sei quem presidiu”, diz Claiton, que participou das investigações que culminaram com a prisão de 21 pessoas no Rio Grande do Norte e Ceará. A operação 4 x 4 teve uma grande repercussão na região.

Fonte: Jornal De Fato

Educação abre 74 vagas para docentes na UFERSA

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação de 74 vagas para cargos de docentes na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As vagas liberadas são provenientes do Reuni (16) e do Plano de Expansão preconizado pela própria UFERSA (58) em função do aumento do número de cursos. Dessas, 20 serão destinadas ao campus da UFERSA em Angicos e 54 irão suprir a necessidade do campus de Mossoró.

Até o final do ano a UFERSA deverá abrir o concurso para contratação desses novos docentes, que deverão iniciar suas atividades já no primeiro semestre de 2009 (2009.1). Além disso, o MEC já garantiu a liberação de mais 50 vagas para o semestre 2009.2, oriundas também do plano de Expansão da UFERSA. Essas 50 vagas serão destinadas também aos dois Campi, sendo 30 para Mossoró e 20 para Angicos.

Fonte: TN Online

Rosalba recebe título de cidadã areia-branquense

A senadora Rosalba Ciarlini vai ser agraciada nesta sexta-feira, 15, com o título de cidadã areia-branquense. A homenagem proposta pelo vereador Manoel Joaquim dos Santos, Manoelzinho do Mel, foi aprovada por unanimidade.

Esse título significa reconhecimento pela identidade que tenho com Areia Branca-, adiantou a senadora, lembrando o relacionamento de amizade que construiu na cidade bem antes de entrar na vida pública e os parceiros que encontrou na sua trajetória política. Rosalba obteve 60,07% dos votos válidos do município, representando mais de oito mil votos.

A sessão solene de entrega de títulos honoríficos que marca os festejos em honra a padroeira dos marítimos, Nossa Senhora dos Navegantes, acontecerá às 9h, no Ivipanim Clube. Depois da solenidade, a senadora participa da procissão e missa da padroeira.

Fonte: Assecom

Prefeito de Tibau tem candidatura indeferida

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu ontem o registro do candidato a prefeito de Tibau Lair Solano Vale e de dois candidatos a vereador. Em julgamento realizado na semana passada, Lair havia tido seu registro como candidato a Prefeitura de Tibau indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral. O motivo havia sido a desaprovação de suas contas como prefeito de Patu, em 2000, e a conseqüente pena de inelegibilidade imposta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2006.

Ontem, foi julgado o Embargo de Declaração interposto por Lair Solano, relatado pelo juiz Fábio Hollanda. Em seu recurso, Lair Solano alegou que o TRE havia desconsiderado o fato de que a desaprovação de suas contas quando era prefeito de Patu, em votação da Câmara Municipal, aconteceu no ano 2000. E por isso, argumentava, já teria sido encerrado o prazo de cumprimento da pena de inelegibilidade de cinco anos.

O juiz Fábio Hollanda lembrou que a matéria sobre a decisão da Câmara dos Vereadores de Patu não foi trazida no recurso julgado e que manteve o indeferimento. ‘‘O juízo definitivo para a apreciação de contas é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a decisão daquela Corte somente ocorreu em 2006, e é de então que se conta o prazo de inelegibilidade’’, explicou o relator.

Também foram indeferidos os registro do candidato a vereador em Nísia Floresta Hudison Gonçalo do Nascimento Leite. A Corte Eleitoral considerou que Hudison não estava filiado a nenhum partido quando pediu o registro de candidatura. Em relação a candidatos as Câmaras Municipais de Parelhas e Nísia Floresta, o TRE indeferiu os registros de Manoel Francisco da Silva e Fabiana Januário de Oliveira, respectivamente.

O TRE também indeferiu, ontem, o recurso da coligação União por Natal que pedia aplicação de multa à TV Tropical por favorecimento ao Democratas em sua programação. O tribunal manteve a decisão de primeira instância, negando provimento ao recurso.

Fonte: Diário de Natal

Justiça bloqueia bens de acusados na Operação Hígia

A Justiça Federal bloqueou bens de acusados de participação no esquema de desvios de verbas e fraudes em licitações no estado, investigado pela Operação Hígia. O juiz substituto da 3ª Vara Federal, José Carlos Dantas Teixeira de Souza, deferiu um pedido de liminar impetrado pela Advocacia Geral da União (AGU). Esse pedido visa garantir que o erário será ressarcido, caso os acusados venham a ser condenados. A decisão tem caráter provisório, pelo fato de atender a uma liminar. Para tentar garantir que os bens sigam bloqueados, a AGU terá de impetrar uma ação civil na mesma vara federal. A decisão favorável à liminar foi expedida na última quinta-feira e divulgada nesta quarta.

Ao todo, 13 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal, como resultado das investigações, mas o número de acusados que tiveram seus bens bloqueados e os nomes deles não podem ser divulgados, porque o processo corre em segredo de justiça.

Fonte: DN Online

Tribunal defere os 'fichas sujas' do estado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou ontem, pela primeira vez, processos de registro de candidatura que tratam de vida pregressa, também chamados de ‘‘ficha-suja’’. O tribunal deferiu todos os registros cujos processos de impugnação se referiam ao assunto, observando o efeito vinculante da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 5 de agosto. O entendimento do STF é de que é necessária uma lei complementar para regulamentar o disposto no artigo 14, parágrafo 9º da Constituição Federal que prevê o exame rigoroso dos antecedentes dos candidatos a cargos eletivos. Na oportunidade, o Supremo negou por 9 votos a 2, o provimento à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), interposta pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), sobre a questão da vida pregressa.

Os três primeiros processos ficaram sob a relatoria do juiz Magnus Delgado. No Recurso Eleitoral 8083/2008 foi deferido o registro de João de Freitas Costa Neto, candidato a vereador em Governador Dix-sept Rosado, que havia sido negado em primeiro grau. Contra Costa Neto existem sentenças condenatórias não transitadas em julgado.

A candidata a vereadora em Mossoró Maria Izabel Araújo Montenegro teve o registro deferido pelo TRE. Ela responde a processo na Justiça Federal sob a acusação de desvio de verbas na Caixa Econômica Federal. Também foram deferidos os registros de Lanice Ferreira de Macedo e Espedito Paulo Pereira Filho, candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Governador Dix-sept Rosado. Lanice foi eleita em 2004 para a prefeitura e, posteriormente, cassada pelo TRE. A motivação foi a prática de abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

O juiz Fábio Hollanda fez questão de ressaltar que a sociedade precisa ter conhecimento do fato de que estes registros estão sendo deferidos por força de decisão do Supremo.

Fonte: Diário de Natal

Bandidos fazem arrastão em ônibus da Jardinense na BR-226

Três homens armados de revolver calibre 38 fizeram um arrastão na noite de ontem em um ônibus da empresa Jardinense de prefixo 1075 que fazia a linha Natal/Caicó, entre a cidade de Santa Cruz e Tangará, no Km 103 da BR-226. De acordo com a delegacia de polícia de Santa Cruz, os bandidos levaram dinheiro, celulares e outros pertences dos cerca de 27 passageiros que estavam dentro do veículo no momento da ação. Os assaltantes deixaram o ônibus logo depois. A polícia foi acionada e fez diligências pelo local, mas não conseguiu capturar nenhum dos suspeitos.

De acordo com a polícia, os três homens entraram no veículo na cidade de Macaíba e se passaram por passageiros. Apoiado por um carro de passeio que seguia o ônibus, eles seguiram viagem até Santa Cruz, quando então anunciaram o assalto. "Não houve agressão física, nada desse tipo. Eles se levantaram, sacaram o revólver e iniciaram o arrastão, levando celulares, joiás e dinheiro dos passageiros, além do apurado pela empresa com a venda de passagens", disse o plantonista da delegacia de Santa Cruz, Leonaldo Teixeira.

Logo após o assalto, a polícia foi acionada e iniciou diligência tanto por Santa Cruz quanto por Tangará, mas não obteve êxito. "Segundo as vítimas, os homens estavam todos de boné e dois deles de bermudas. Após praticarem o assalto, mandaram o motorista parar e seguir viagem, abandonando o veículo", disse um agente da Polícia Militar de Santa Cruz que participou das diligências.

Fonte: DN Online

Bancários reivindicam reajuste de 13,23% e atendimento das 9h às 17h

O Sindicato dos Bancários iniciou anteontem, 12, em todo o País, a campanha salarial 2008 da categoria. Em Mossoró, os bancários não fizeram mobilização e advertência nas agências, até que seja dado o resultado das reivindicações pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria reivindica reajuste salarial de 13,23%.

"Pretendemos percorrer todas as agências, distribuindo panfletos e conclamando os trabalhadores a participar da campanha, porque somente com a participação de todo mundo vamos conseguir vencer essa luta", disse um representante do Sindicato dos Bancários de Mossoró, que preferiu não ser identificado.

Além do reajuste salarial, os bancários reivindicam também vale-alimentação, aumento da participação nos lucros e resultados (PLR), fim das metas abusivas, auxílio-educação, fim do assédio moral, pagamento de adicional de risco, ratificação da convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante a estabilidade no trabalho, contratação de mais funcionários, mais segurança para as agências e ampliação do atendimento bancário, que passaria a ser das 9h às 17h – o atendimento hoje é das 10h às 16h. A pauta de reivindicações foi enviada ontem à Federação Nacional dos Bancos.

"Esperamos, com isso, tirar um calendário de negociação o mais rápido possível para que possamos chegar ao dia 1.º de setembro, data-base da categoria, com um acordo sinalizado", disse o representante.

Fonte: O Mossoroense

Diocese de Mossoró realiza em todas as paróquias ‘Semana Nacional da Família’

Para chamar a atenção sobre a importância da família como célula básica e fundamental da vida e da sociedade, a Diocese de Mossoró está realizando em todas as suas paróquias a “Semana Nacional da Família”. A programação segue durante toda a semana, com novenas nas casas dos fiéis e nas igrejas. De acordo com a Diocese de Mossoró, o encerramento acontecerá no domingo, 17, com uma programação diversificada, que contará com missas e louvor.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Família da Diocese de Mossoró, Benedita Mesquita, todas as famílias estão convidadas a participar da programação. "A família é a esperança da comunidade e tudo o que podemos fazer para a promoção dessa instituição é fundamental para a vida das pessoas e da sociedade. Por isso, estamos realizando nesta semana e convidamos todas as famílias para que venham refletir conosco", destacou.

Ainda conforme a coordenadora, nos últimos anos a Igreja vem dando muita atenção à Família. "A Semana Nacional da Família teve início no ano de 1992, e acontece sempre no mês de agosto, considerado pela Igreja Católica mês das vocações. No Brasil, cada diocese constrói sua programação", destacou. De acordo com Benedita, são propostos aos católicos temas para serem debatidos nos encontros. "Nós temos subsídios, com temas relevantes para a Família, que são debatidos no livro ‘Hora da Família’ e debatidos nas casas dos fiéis", apontou.

De acordo com o breve histórico da "Semana Nacional da Família", divulgado pela Comissão Diocesana de Pastoral Familiar, a "Hora da Família" é um dos pontos altos desse projeto. "Em 1996, nasceu a necessidade de preparar as comunidades para o 2.º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, que aconteceu em outubro de 1997, no Rio de Janeiro (RJ). Durante os 12 meses que antecederam a visita do papa João Paulo II ao Brasil, milhares de famílias se reuniram em seus lares e nas suas comunidades para realizar a novena com base no ‘Hora da Família’".

Conforme a coordenadora da Pastoral da Família, o livro se propagou pelo País. "Foi uma experiência tão bem-sucedida que o Setor Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pensou em divulgá-la por todo o País, a fim de que mais e mais famílias pudessem se beneficiar desses momentos de meditação e convívio. Isso aconteceu e se propaga por várias dioceses no Brasil", ressaltou.

Fonte: O Mossoroense

GAZETA publicará rodada de pesquisas em Mossoró

O jornal GAZETA DO OESTE publicará uma série com três pesquisas abordando a corrida sucessória em Mossoró, tanto no que se refere à disputa majoritária quanto à disputa pela Câmara Municipal de Mossoró. As pesquisas também apresentarão números referentes à avaliação da administração municipal, governo estadual e também Governo Federal. As definições quanto ao instituto que realizará as sondagens e também as datas de publicação serão anunciadas dentro dos próximos dias pela direção e editoria deste jornal.

Fonte: Gazeta do Oeste

Setrans terá que oferecer um novo local para os idosos

O Setrans terá que se adaptar e oferecer uma melhor estrutura para o atendimento dos idosos. A recomendação é do Ministério Público e foi acordada ontem, durante audiência pública entre o promotor de Justiça Antônio Cláudio Linhares e a diretoria do Setrans. As partes chegaram a um acordo após os tumultos gerados durante o recadastramento dos cartões de passe.

Entre as obrigações foi determinado que o Setrans terá que prorrogar o prazo de validade dos antigos cartões, que seria até o dia 30 deste mês. Agora esse prazo vai até 12 de setembro. "Que fique claro para a população que o que acaba no próximo dia 12 é a validade da antiga carteira, e não o prazo de recadastramento, que pode ser feito até dezembro", esclareceu o gerente de tecnologia da informação do Setrans, João Helder.

Outra obrigação é providenciar um novo local, amplo que deixe o idoso confortável enquanto espera. "Daqui até o dia 12 será suficiente para que os idosos recadastrem suas carteiras sem que eles fiquem ansiosos e apressados. E que fique claro que essa medida é somente para idosos e deficientes", disse o promotor.

Até amanhã, o cadastramento continuará sendo feito na sede da Central do Estudante, ao lado do Setrans, mas com um número reduzido de atendimentos que antes estava sendo de 200 pessoas, passará a ser de 100 recadastramentos diários.

Foi esclarecido que o tempo máximo de espera na fila não deverá passar de 40 minutos, contados a partir do momento em que as senhas forem entregues, desde as 8h. A lei municipal que defende que o idoso não passe de 30 minutos na fila é somente para estabelecimentos financeiros. O Estatuto garante prioridade no atendimento para as pessoas que têm mais de 60 anos.

O gerente do Setrans afirmou que está em negociação com o Serviço Social da Indústria (SESI), para que o recadastramento dos idosos e deficientes seja feito no local a partir da próxima segunda-feira. "Nós reconhecemos que o local não é adequado, devido à demanda de pessoas que estamos recebendo diariamente", afirmou.

Os atendimentos vão continuar até amanhã normalmente. "O Ministério Público entendeu que não podemos paralisar as atividades até a próxima segunda", explicou João Helder.

Até o final do prazo de validade das antigas carteiras, o Setrans espera receber cerca de seis mil idosos e dois mil deficientes. Para esse atendimento, além das medidas já citadas também serão contratados mais dois atendentes.

O novo cartão possibilita que o passageiro utilize um serviço mais sofisticado e rápido, onde a leitura eletrônica é feita visualmente pelas novas máquinas que já foram instaladas nos ônibus.

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Maioria dos eleitores não acredita em eleições limpas no Brasil, diz Vox Populi

A maioria dos eleitores considera que os políticos não cumprem as promessas que fazem, usam a política em benefício próprio e também afirmam que as eleições no Brasil não são feitas de maneira limpa. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto Vox Populi a pedido da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Para 82% dos eleitores, a maioria dos políticos eleitos não cumpre promessas feitas durante a campanha. Além disso, 85% consideram a política como uma atividade que só beneficia os próprios políticos, e não o povo.

Ainda segundo a pesquisa, 52% dizem que os resultados das eleições não são alcançados de "maneira limpa, sem fraudes" e com resultados confiáveis. Apenas 30% avaliam que as eleições são limpas e outros 18% não manifestaram opinião.

O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, disse acreditar que a questão das fraudes está relacionada a casos de uso da máquina administrativa para beneficiar candidatos e não a fraudes na votação, embora esse entendimento não esteja explicitado na pesquisa, feita por meio de questionários.

"Quando ele falou de fraude, falou no uso da máquina administrativa e do poder econômico durante o período eleitoral. São atos ilícitos para beneficiar determinados candidatos", afirmou.

Pires destaca que, apesar desse descrédito, 51% disseram que iriam votar e 11% afirmaram que provavelmente votariam mesmo que o voto não fosse obrigatório. Outros 30% afirmavam que não votariam se não fossem obrigados.

Corrupção

Apesar de considerar que o resultado das eleições não é muito confiável, a maioria dos eleitores afirmou desconhecer casos de corrupção.

A maioria dos entrevistados (69%) afirmou não conhecer casos de compras de votos. Se soubessem, 44% denunciariam com certeza e 16% "provavelmente denunciariam" o candidato.

Outros 22% disseram que não fariam a denúncia, enquanto 13% provavelmente não denunciariam.

Não houve perguntas sobre a questão da ficha suja de candidatos que respondem a processos, porque a pesquisa também foi feita em parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na semana passada, uma pesquisa apenas da AMB mostrou que 88% não votariam em candidatos que respondem a processos na Justiça.

Partido x pessoa

A pesquisa também mostra que o partido político tem pouco peso na escolha do eleitor. Apenas 10% dos eleitores afirmaram que escolherão os candidatos nas próximas eleições mais pelo partido, enquanto 76% levarão em conta "mais a pessoa".

Na escolha do candidato, o critério considerado mais importante foi a proposta de trabalho, seguido pelos benefícios para a sua comunidade e a experiência do político. Esses três critérios são considerados importantes ou muito importantes para cerca de 90% dos entrevistados.

Já o partido político tem importância apenas para 54% dos eleitores.

Responsabilidades

Em relação às obrigações dos políticos, um dado mostra uma tendência dos eleitores de quererem obter benefícios pessoais junto aos políticos eleitos.

Cerca de 95% dos entrevistados disseram considerar como obrigações dos vereadores discutir e aprovar leis e fiscalizar as contas das prefeituras.

Mais de 80% também listaram como obrigações, no entanto, ajudar a resolver problemas com órgão públicos e pagar despesas de hospital e enterro para pessoas necessitadas.

Em relação aos prefeitos, essas questões sobre assistencialismo são destacadas por cerca de 85% dos entrevistados.

O levantamento foi realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho, com 1.502 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Fonte: Folha Online

Feira de Livro de Mossoró contabiliza R$ 500 mil em venda de títulos

"Superamos as melhores das expectativas nesta quarta edição da Feira do Livro de Mossoró", comemora o organizador do evento, Rilder Medeiros. Segundo ele, cerca de 40 mil pessoas visitaram a Feira neste ano, durante os seis dias de programação.

Rilder Madeiros informa que a venda de livros durante o evento contabilizou R$ 500 mil, incluindo o valor do cheque-livro. O organizador acredita que a climatização do espaço e a ampliação dos 40 estandes foram fatores que contribuíram para o sucesso do evento.

Ele informa que o ápice da programação da Feira do Livro de Mossoró foi a palestra de encerramento, com Gabriel O Pensador. "Com essa exposição conseguimos levar para o Circo da Luz um número significativo de jovens, um público que geralmente não gosta desse tipo de evento, e isso é um fator muito positivo", frisa.

O organizador ressalta que a programação da Feira neste ano conseguiu alcançar o objetivo desejado desde a primeira edição do evento – atingir pessoas de diferentes faixas etárias no município. "Conseguimos trazer para a Estação das Artes Elizeu Ventania um público bastante variado, desde pessoal que gosta de algo mais intelectual, como Fernando Morais, até pessoas que gostam mesmo de ver celebridades, como Gabriel O Pensador", diz.

Rilder Medeiros afirma que para a próxima edição da Feira do Livro de Mossoró será seguida a mesma linha deste ano – trazer uma programação variada, de modo a atingir diferentes públicos.

Ele acrescenta que a 5.ª Feira do Livro também será realizada em agosto. "Já vamos iniciar os preparativos para a próxima edição do evento. Desde já, vamos buscar renovar os patrocínios, pois são eles que fazem uma idéia virar realidade", diz.

Fonte: O Mossoroense

Após batida, motoqueiro mata ciclista com um tiro

O agricultor Aluísio Rodrigues da Silva, de 46 anos, morreu vítima de um disparo por arma de fogo, na noite desta segunda-feira, por volta das 22h15, no município de Assu, a 207 km de Natal. Segundo as primeiras informações da polícia, o homicídio foi motivado por uma briga de trânsito.

De acordo com a Delegacia de Polícia Civil de Assu, a vítima estava conduzindo sua bicicleta quando colidiu com uma moto-táxi, de placas MYE-8936/RN. O condutor da motocicleta, segundo um irmão do agricultor, teria trocado de três a quatro palavras com a vítima e atirado contra ele em seguida.

O acusado abandonou a moto-táxi e fugiu do local. Populares chegaram a socorrer Aluísio Rodrigues e levá-lo ao Hospital Regional de Assu, mas o agricultor não resistiu ao ferimento, causado pelo tiro que atingiu a região do peito esquerdo, segundo a polícia.

O crime aconteceu na Avenida Doutor Luiz Carlos. A moto encontrada já foi apreendida e deve facilitar o trabalho da Polícia Civil. "Já temos umas suspeitas e já começamos a investigar", afirmou um dos agentes da DP de Assu, cujo titular é o delegado Normando Feitosa.

Segundo a polícia, o agricultor não parece ter envolvimento com rixas ou tráfico de drogas. Aluísio Rodrigues era casado, residia no próprio município de Assu e deixou cinco filhos. O corpo da vítima deve ser sepultado ainda nesta terça-feira, na cidade.

Fonte: DN Online

TSE: Candidatos de Natal gastaram R$ 180.174,49 em campanha

Segundo dados parciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados no início desta tarde, os candidatos à prefeitura de Natal gastaram, até o momento, com suas campanhas um total de R$ 180.174,49 mil. A candidata do PT, Fátima Bezerra, foi quem mais gastou, declarando quase R$ 71.651 mil em despesas. Do outro lado, Miguel Mossoró (PTC) informou gasto de R$ 400.

Já Dário Barbosa (PSTU) aparece com 0 de receita e 0 de despesa, mas o TSE informou que ainda existem dados em processamento e alguns candidatos poderão não ter seus números informados junto com os demais.

Fonte: DN Online

MP recomenda que a polícia cancele contrato de R$ 2,8 mi

O contrato com uma empresa privada para o fornecimento de quentinhas para presos em delegacias e policiais que cumprem função nas carceragens, com valor de R$ 2,8 milhões pelo período de um ano, deve ser cancelado.

De acordo com informações do promotor Wendell Beetoven, uma decisão judicial em vigor proíbe a utilização de recursos da polícia para essa finalidade.

Ainda segundo o promotor, os recursos destinados a alimentação dos presos deveriam ser empregados na melhoria da Polícia Civil. “Faltam algemas, os policiais não tem coletes, a frota sucateada e muitos policiais trabalhando em carros alugados”, disse.

Wendell Beetoven ressaltou que não quer o preso passando fome, mas que o custeio seja pago pela pasta responsável. A medida daria novo fôlego para a Polícia Civil fazer investimento em outras áreas.

Fonte: TN Online

Setrans desrespeita direito dos idosos

As longas filas registradas ontem, 11, nas calçadas localizadas ao lado da sede do Sindicato das Empresas de Transportes Públicos em Mossoró (SETRANS), durante a troca de cartões para o novo sistema de bilhetagem eletrônica que está sendo implantado na cidade deixaram idosos e demais beneficiados com gratuidade revoltados com a falta de respeito do órgão responsável pela troca.

O descaso poderia ser facilmente comprovado nos depoimentos e no semblante de cansaço dos beneficiários, que, em sua grande maioria, afirmava já estar na fila por um período superior a quatro horas.

Confessando ser diabética e sofrer de hipertensão, a aposentada Dalila Isaura, 68 anos, disse que considerava como vergonhoso o fato de estar passando por uma situação tão ruim, principalmente por conviver constantemente com problemas de saúde. "O que era para ser uma coisa boa, que é pegar um cartão para andar de ônibus de graça, virou um pesadelo para a gente. Estou vendo a hora acontecer uma coisa pior nessa fila", desabafou a Dalila.

Já a aposentada Antonieta Alves, 69 anos, revelou ter perdido todos os compromissos médicos que deveria cumprir durante o período da manhã, justamente devido ao tempo que teve que permanecer na fila de espera do Setrans. Antonieta mencionou ainda que "medidas devem ser tomadas pelas autoridades competentes o mais rápido possível".

O gerente de tecnologia da informação do Setrans, João Hélder, reconhece o problema, mas assegura que a questão não está apenas no órgão. "São distribuídas diariamente 150 fichas para que todos os que têm direito ao transporte público gratuito possam efetuar a troca de seus cartões. No entanto, alguns deles chegam aqui ainda de madrugada e por isso passam muito tempo na fila de espera, pois só atendemos a partir das 8 da manhã", declarou o gerente.

João Hélder ainda destacou que medidas estão sendo tomadas para que esse tipo de situação não volte a se repetir. "Estamos providenciando uma seleção de novos funcionários para melhorar o atendimento, na expectativa de que em breve a situação esteja resolvida e solucionada", garantiu João.

Em Mossoró, 10 mil beneficiados irão trocar seus antigos cartões para usarem no atual sistema de bilhetagem eletrônica.

Fonte: De Fato

Campanha Mesário Voluntário continua devido ao baixo número de cadastrados

Continua a Campanha Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). O prazo de inscrição seria até o dia 5 deste mês, mas o TRE continua cadastrando eleitores para preencher as vagas dos possíveis desistentes.

De acordo com Luís Sérgio, do Cartório Eleitoral de Mossoró, o objetivo da campanha é reunir o maior número possível de voluntários para as próximas eleições e, assim, diminuir o número de convocação de eleitores que não desejam participar como mesários. "A cada um voluntário é menos uma pessoa que precisa ser convocada", explica.

Ainda de acordo com Luís Sérgio, somente na 33.ª Zona Eleitoral são necessários 1.100 mesários, e apenas 265 pessoas se inscreveram espontaneamente. Para ele, o número é considerado bom, mesmo sendo insuficiente para que não haja a necessidade de convocação de outros eleitores.

"Na eleição deste ano, 25% dos que farão parte das mesas das secções eleitorais serão voluntários", afirma.

O edital com o nome dos mesários da 33.ª Zona que se inscreveram espontaneamente foi divulgado na quarta-feira, 6, e está disponível no Cartório Eleitoral.

O programa Mesário Voluntário é uma iniciativa do TRE-RN, mas também está sendo empregado em outros Estados, como Ceará, São Paulo e Santa Catarina.

Existem algumas vantagens para os eleitores que compuserem as mesas receptoras. São elas: dois dias de folga por dia dedicado aos trabalhos da Justiça Eleitoral; certificado de participação; além de a prestação de serviços servir como critério de desempate em concursos públicos (desde que haja previsão no edital).

O trabalho do mesário é permanecer na secção eleitoral do início ao fim da votação, receber o eleitor, colher e conferir sua assinatura no caderno de votação e, logo após, liberar a urna eletrônica para o voto, além de garantir, também, o sigilo do voto, a tranqüilidade no ambiente de votação e zelar pela segurança da urna durante todo o processo de votação. No dia da eleição, o mesário é a autoridade máxima dentro do setor em que é realizada a votação.

Quem desejar participar como voluntário poderá fazer o cadastro através da Internet, no endereço eletrônico www.tre-rn.gov.br.

Fonte: O Mossoroense

Mobilizações na Presidente Dutra ainda são permitidas

Partidos e coligações poderão utilizar a Avenida Presidente Dutra para realizar carreatas e passeatas. Porém, há algumas restrições. É o que afirma Luiz Sérgio, chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral. "Durante a reunião realizada entre o juiz eleitoral e a Polícia Rodoviária Federal ficou decidido que estão liberadas movimentações na Presidente Dutra, porém, com início após o trevo para Areia Branca. Elas não podem ser iniciadas da churrascaria O Laçador até o Trevo. Com essa proibição, o tráfego pode escoar normalmente na Leste Oeste", explicou Luiz Sérgio.

O chefe do Cartório ainda afirmou que também está permitida a realização de manifestações dos partidos e coligações aos sábados no centro da cidade. "De acordo com Termo de Ajustamento de Conduta, apenas duas coligações podem realizar atividades por cada sábado, das 8h às 13h, na área que compreende a Avenida Alberto Maranhão, Rua Felipe Camarão, Cunha da Mota e Almino Afonso. Eles devem ainda seguir cronograma estabelecido pela Justiça Eleitoral", esclareceu.

Conforme Luiz Sérgio, já as mobilizações e concentrações políticas na Avenida Francisco Mota, na BR-110 que liga Mossoró a Areia Branca estão proibidas. "A Polícia Rodoviária solicitou a não-utilização deste espaço para evitar a paralisação e congestionamento do trânsito", enfatizou, complementando que a partir de hoje, os carros de som que estão sendo e serão utilizados nesta campanha eleitoral devem ser cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e serão inspecionados. "Durante o cadastro devem ser fornecidos dados como o número da placa do automóvel, tipo e motorista", finalizou.

Fonte: Gazeta do Oeste

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ano 2008 pode ser o mais chuvoso da última década

Este ano foi registrado o segundo maior maior volume de chuvas dos últimos dez anos na capital, 2.314 mm, perdendo apenas para 2004 quando a Emparn registrou 2.446 mm. “Se tivermos alguma chuva um pouco mais forte, com certeza 2008 vai ser o ano mais chuvoso dos últimos dez anos em Natal”, disse o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

No entanto, essa semana deve ser de poucas chuvas em Natal, a maioria durante a madrugada e de pouca intensidade. Essa é a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) para os próximos dias. Um alívio para os natalenses que sofreram as conseqüências de 48 horas de chuva intensa, onde foram registrados 233 milímetros, ultrapassando a média para todo o mês de agosto, 111 mm.

“Até a quarta-feira devemos ter chuvas fracas e moderadas, durante a madrugada e início da manhã. A tendência é de que a partir de quinta-feira haja uma diminuição das chuvas porque como a gente tinha previsto seriam mais intensas só até a primeira quinzena de agosto. Do início do mês, até as nove horas da manhã de ontem foram registrados 313,2 mm”, disse o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Fonte: TN Online

Corpo de jovem morto pernoita em posto de saúde de Felipe Camarão

O estudante Jeyne Alexandre da Silva, 15, morreu após ter recebido um tiro nas costas por volta das 17h do domingo, na Rua São Matias, em Felipe Camarão. A Assistente Social Francisca Uchoa, que trabalha na Maternidade e Unidade Mista de Saúde do bairro, conta que a vítima foi trazida por populares ao local, mas não resistiu aos ferimentos. Ela diz ainda que foi solicitado ao Instituto Técnico-Científico da Polícia (Itep) para recolher o corpo, mas não foi enviada qualquer equipe no domingo.

A assistente social afirma que teria ligado para o Itep e foi informada por uma funcionária órgão que existia uma norma em que não se recolhia corpo em pronto-socorro após as 18h. Essa funcionária teria se prontificado a falar com um responsável para resolver o problema e numa nova ligação feita por Francisa Uchoa, ela informou que uma equipe seria enviada. ``Meu plantão é até as 19h. Quando cheguei aqui de manhã o corpo ainda estava aqui'', reclama a assistente social.

Segundo Francisca Uchoa, a situação prejudicava o antendimento na Unidade Mista, pois o cadáver ocupava uma sala para pequenas cirurgias, pois no local não há necrotério. Somente na manhã desta segunda, por volta das 10h, é que o corpo foi retirado.

A diretora do Itep, Cristiane Bezerra, assegura que essa norma não existe. ``Estamos apurando oque aconteceu, mas, a princípio, o problema é que há dias em existem bastante necropsias para serem feitas e a equipe pode deixar para recolher os corpos no outro dia, nos casos de pronto-socorros como o Walfredo Gurgel, onde há necrotério'', explica.

Segundo o servente de pedreiro Francisco Barbosa de Carvalho, 33, padrasto da vítima, o crime pode ter sido motivado por rixa entre gangues no bairro. ``Ele estava bebendo com amigos quando levou um tiro nas costas''. Francisco Barbosa revela que o enteado convivia com pessoas que tinham envolvimento com drogas. ``Mas nunca pegamos ele fumando'', alega.

Fonte: DN Online

TSE descarta, por enquanto, Força Nacional no Rio

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, dispensou, por enquanto, a Força Nacional de Segurança para acompanhar as eleições no Rio de Janeiro. Contudo, o ministro não descartou que o cenário poderá sofrer alterações. “Todas as possibilidades estão em aberto. Tudo vai depender da evolução do processo eleitoral. Não está nada definido.”

No mês passado surgiu a denúncia na Justiça Eleitoral de que milicianos e traficantes de drogas estariam influenciando o processo eleitoral em comunidades carentes da capital fluminense. Além disso, determinados candidatos e até mesmo jornalistas estariam sendo proibidos de entrar em comunidades do Rio de Janeiro.Ayres Brito também anunciou três medidas para garantir a seguranças nas eleições estaduais do Rio de Janeiro.

A primeira medida anunciada é a prioridade que a corte eleitoral dará a inquéritos da Polícia Federal contra candidatos acusados de envolvimento com criminosos.

O presidente do TSE reuniu-se nesta segunda-feira (11) com o ministro Tarso Genro (Justiça), e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Roberto Wider.

No encontro também foi discutida a possibilidade de fiscais do Tribunal Regional averiguarem a quantidade de cartazes e faixas de um candidato em um mesmo local. Além disso, o TRE deve realizar uma campanha no Rio de Janeiro para conscientizar os eleitores sobre a inviolabilidade da urna eletrônica e do sigilo do voto.

Wider afirmou que um relatório preliminar sobre quais são os candidatos apoiados por criminosos deve ser entregue em 10 dias à Justiça Eleitoral em 10 dias.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Daniel Dantas recorre ao STF para não falar em CPI

O dono do grupo Opportunity, Daniel Dantas, entrou na última sexta-feira (8) com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é não ser obrigado a responder a todos os questionamentos na CPI dos Grampos na Câmara. O depoimento está previsto para esta quarta-feira (13).

Amanhã, a comissão ouve o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin de Sanctis, que decretou a prisão de Dantas, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

A CPI convocou Daniel Dantas com o argumento de ouvir explicações do banqueiro sobre as acusações de que contratou a multinacional Kroll, para monitorar autoridades brasileiras. Além disso, os deputados devem questionar Dantas sobre as acusações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Outros integrantes de bando morto em Lajes planejam matar policiais, diz PM

Policiais do GTC de Caicó estão dando segurança na cidade de Lajes para tentar evitar a ação do restante da quadrilha que foi desbaratada no dia 1º de agosto pela polícia federal e PMs do BOPE. Uma equipe estará se deslocando hoje, para se juntar a outro grupo de uma outra região do estado.

A polícia descobriu que além dos oito bandidos mortos e do que foi preso, outros assaltantes da quadrilha estão soltos e planejando invadir a delegacia de polícia para matar o delegado e outros policiais. Segundo o tenente-coronel Antônio Cipriano, comandante do 6º BPM, o grupo ficará em Lajes, durante dez dias. Posteriormente será feito revezamento com outros grupos.

A determinação é do comando-geral da polícia militar do Rio Grande do Norte. A operação em Lajes, não tem data marcada para terminar.

Fonte: DN Online

Xuxa vendeu alma a Satanás, diz pastor

O pastor Josue Yrion, que mora nos EUA e já acusou o boneco Barney de "comer cadáveres humanos", agora mira na apresentadora Xuxa.

Circula na internet um vídeo em que o pastor diz que a apresentadora vendeu a alma a Satanás por US$ 100 milhões. "Xuxa é satanista. Xu-Xa: é o nome de dois demônios brasileiros, O-xu e Ori-xá."

A assessoria de Xuxa diz que não vai comentar essas barbaridades.

Fonte: Folha Online

Transposição já muda vida e economia de cidades no NE

A transposição do Rio São Francisco está afetando fortemente a vida econômica e social das pequenas cidades que ficam próximas às obras. A especulação imobiliária é uma realidade enfrentada por todos aqueles que, por causa do trabalho, foram obrigados a se mudar para a região.

"Uma casa de quatro quartos aqui em Cabrobó está sendo alugada por R$ 1.500", informa a engenheira Márcia Gondim, da empresa Sondotécnica. "Antes das obras, ela era alugada por R$ 500." Cabrobó tem cerca de 29 mil habitantes e está a 535 quilômetros do Recife. "Aqui, os aluguéis foram muito inflacionados", confirma o secretário de Infra-Estrutura Urbana e Habitação, Paulo Teógens de Oliveira. Por causa desse fluxo contínuo de "estrangeiros", os três hotéis de Cabrobó vivem lotados.

Conforme mostrou o Estado no domingo, na região não há mais manifestações contrárias à transposição e as máquinas do Exército trabalham em ritmo acelerado, para abrir os dois canais que vão levar água do São Francisco para as bacias hidrográficas do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do agreste de Pernambuco. Depois de nove meses de trabalho, os dois batalhões de engenharia e construção que estão na área já concluíram cerca de um terço das obras a cargo do Exército.

Como Cabrobó, Salgueiro também vive um boom no mercado imobiliário. "Aqui, o aluguel de uma casa de três quartos está na faixa de R$ 700", conta a coordenadora do Programa Básico Ambiental (PBA), Elianeiva Odísio. Salgueiro fica a 64 quilômetros de Cabrobó e abriga o escritório do Ministério da Integração Nacional que coordena o projeto de transposição.

O que impulsiona a especulação é a chegada de engenheiros, técnicos e demais trabalhadores especializados para trabalhar no projeto. Muitos chegam com suas famílias para residir em Cabrobó, Salgueiro ou Floresta, onde ficarão por até três anos. Outros moram nessas cidades durante os dias úteis e passam o fim de semana no Recife, em Petrolina ou Juazeiro.

A especulação imobiliária será intensificada nos próximos meses com a chegada dos funcionários das empresas privadas que ganharam os lotes para a construção de canais, estações de bombeamento, aquedutos, túneis e outras obras da transposição.

Não é só o mercado imobiliário que sente os reflexos das obras de transposição. As pessoas que alugam as casas também contratam trabalhadores que passam a ter carteira assinada, uma realidade que não era comum na região antes da chegada dos "estrangeiros". Quem está chegando às cidades não contrata trabalhadores por menos de um salário mínimo, o que também ajuda a elevar os salários locais.

A oferta de emprego não pára de crescer em Cabrobó, segundo Teógens. "Antes das obras, a falta de emprego era o nosso grande problema", recorda. "O problema, agora, passou a ser encontrar mão-de-obra qualificada."

Fonte: Estadão

Inscrições para o Vestibular 2009 da UFRN começam hoje

Começam nesta segunda-feira (11), as inscrições para o Vestibular 2009, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Todos os candidatos, isentos e não isentos da taxa, têm até o dia 31 para se inscrever. Serão oferecidas um total de 5.648 vagas, nas mais diferentes áreas, das quais 1.643 são de novos cursos e ampliação de outros.

Os novos cursos são: Bacharelado em Ciências e Tecnologia, Ciências Atuariais, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Petróleo, Engenharia Mecatrônica, Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) Licenciatura em Dança, Engenharia Florestal, Letras com habilitação em Língua Espanhola e Literaturas e Bacharelado em Design.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 31 de agosto. Os candidatos deverão preencher, integralmente, o formulário disponível no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) e enviar eletronicamente. Os não isentos devem imprimir o GRU (Guia de Recolhimento da União), para o pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00, que deverá ser feito, com exclusividade, nas agências do Banco do Brasil, até 1º de setembro de 2008.

A validação da inscrição será disponibilizada no site da Comperve a partir do dia oito de setembro. Caso a inscrição não seja validada, o candidato deverá entregar na sede da Comperve ou enviar via fax (84) 3211-9202 ou via correio (BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, CEP 59072-970, Natal/RN) a cópia do comprovante do pagamento (pagante) ou da inscrição (para os isentos).

Este ano, dos 15 mil inscritos para a isenção, 7.043 conseguiram ser dispensados do pagamento. A lista completa de isentos está no site da Comperve. Além de conceder isenção a mais de sete mil candidatos, a UFRN oferece ao aluno da rede Pública de Ensino a possibilidade de ser beneficiado pelo Argumento de Inclusão. Para isso, os candidatos devem entregar a documentação comprobatória no período de oito a 26 de setembro.

Os candidatos portadores de necessidades especiais devem enviar um requerimento, acompanhado de atestado médico com descrição da necessidade e tratamento necessário para a Comperve, no mesmo período de inscrição (11 a 31 e agosto). As provas do Processo Seletivo Vestibular serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2008.

Fonte: DN Online

Juíza decreta prisão de ator global por falta de pagamento de pensão

A juiz Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família do Rio, decretou a prisão do ator Mário Gomes por falta de pagamento da pensão alimentícia de duas de suas filhas. Segundo a decisão, publicada nesta segunda-feira (11), a prisão tem o prazo de 60 dias e o débito já chega a R$ 93.687.

Os advogados do ator, no entanto, disseram que ainda nesta segunda vão dar entrada com um recurso pedindo o recolhimento do mandado de prisão e um novo cálculo.

“Existe uma distorção em relação aos números. Com o número exato, ele paga e não haverá mais ação”, afirmou o advogado Marco Motta.

De acordo com a também advogada Simone Delmonte, Mário Gomes vinha pagando não só a escola das meninas, como as despesas da casa, mas na tinha recibos ou comprovantes. Ele está no ar como o marqueteiro Gurgel, na novela “A Favorita”.

O G1 entrou em contato com o advogado de Márcia Patrícia Mendes, ex-mulher do ator, mas não obteve resposta.

Fonte: G1

Dupla mata pai e fere filho e vizinha em bar

Um homem identificado como Raimundo Lourenço da Silva, de 55 anos, foi morto com um tiro na barriga, neste domingo, em Mossoró, município a 285 km de Natal, quando bebia em um bar com o filho e uma vizinha. Segundo a Polícia Militar, os acusados, ainda não identificados, são dois homens que agiram em uma moto Titan vermelha.

De acordo com testemunhas, Raimundo estava no Bar da Cajarana, no Bairro Santo Antônio, com o filho José Maria Lourenço da Silva e uma colega deles, identificada como Sártila Freitas Saraiva. Por volta das 18h15, os acusados chegaram no local e dispararam vários tiros contra eles.

Além do pai, José Maria e a vizinha também foram atingidos, na região do braço. Os três foram socorridos e levados ao Hospital Tarcísio Maia, segundo a polícia, mas Raimundo não resistiu às graves lesões. O filho e a vizinha passam bem e não correm risco de morrer.

Segundo a Polícia Militar, populares afirmaram que Raimundo e José Maria tinham antigas rixas e acreditam que o homicídio aconteceu motivado por acerto de contas. "Eles eram conhecidos, onde residiam, como 'Irmãos Coragem'. Eram valentes", disse um PM. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Fonte: DN Online

Congresso dos Deputados pode acabar com o inquérito policial

Em meio à crise das algemas, os delegados da Polícia Federal estão assombrados com outro embate: o futuro do inquérito policial, seu principal meio de investigação. Agora, se revelam preocupados com movimentações no Congresso que, segundo sua avaliação, têm a finalidade de acabar com o instrumento de que dispõem para intimar e indiciar suspeitos. O que mais os incomoda é o voto em separado do deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) ao projeto de lei 4209/01, que altera dispositivos do Código do Processo Penal.

Em seu parecer, Biscaia é categórico: “O PT defende a extinção do inquérito policial e outras modificações que se opõem ao projeto de lei em comento, como, por exemplo, o fim do indiciamento.” “Os delegados da PF querem saber dos dirigentes do PT se esse é realmente o pensamento do partido”, indaga o presidente da Associação Nacional dos Delegados da PF, Sandro Torres Avelar.

Ele alertou o ministro Tarso Genro, da Justiça, sobre a insatisfação da categoria. “Os delegados são surpreendidos com uma agenda legislativa equivocada. Precisamos criar meios para que as investigações sejam feitas corretamente e que os processos possam ser julgados antes da prescrição e, nos casos devidos, dar ensejo à condenação.”

O texto de Biscaia foi apresentado na reunião na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. “As alterações que fiz tiram a exclusividade de investigação dos policiais. Não concordo com essa exclusividade. Defendo a investigação pelo Ministério Público e a investigação parlamentar.”

Sobre a informação de que o PT quer acabar com o inquérito, Biscaia disse: “Isso foi defendido em 2002, antes da eleição do presidente Lula, mas já está superado. Não há intenção de tirar o inquérito deles.”

Fonte: Tribuna do Norte

PF vê tentativa de abafar operações

“Logo quem vai ser algemado é o policial”, reagiu o presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio de Sousa Ribeiro, ante a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restringiu o uso do equipamento a casos excepcionais.

A ordem da corte virou assunto maldito nas delegacias. Os policiais avaliam que muitos deles ficarão intimidados na hora de aprisionar um suspeito. “Blindaram os escritórios de advocacia, eu não posso mais algemar, eu não posso fazer nada e ainda posso tomar um processo por abuso de autoridade”, prevê Leôncio.

Os policiais suspeitam que está em curso uma estratégia para sufocar a ação contra o crime organizado. “Se o indivíduo algemado entender que houve abuso ele vai processar o policial”, supõe Leôncio. “Vai chegar a hora em que o Supremo terá que disciplinar o uso do camburão. Nenhum policial, em sã consciência, vai levar o preso ao seu lado de mãos livres. Vai ter que levar na gaiola. Mas vão argumentar que a gaiola não é adequada ao ser humano, então vai ter poltrona, cerveja gelada e TV.”

Na prática, alegam os delegados, o que o STF decidiu não é bem novidade - porque o emprego das algemas já é disciplinado até mesmo em manuais das corporações, como ocorre na PF. “O Supremo se manifestou sobre critérios já existentes e que são obedecidos. O xis agora é que o STF diz que tem que motivar, o policial tem que dizer por que algemou.”

“Algema vale para todos, do bandido comum ao colarinho branco”, decreta Amaury Portugal, presidente do Sindicato dos Delegados da PF em São Paulo. “A quem interessa esse tipo de coisa? Aos banqueiros que estão sob investigação, aos criminosos de alta patente que têm o poder do capital e que plantam notícias para conturbar as instituições. O Supremo decidiu sobre norma que já existe. Um ministro (Marco Aurélio Mello) alegou que a algema constrange o algemado. Ora, constrangedor é roubar dinheiro público.”

Sandro Torres Avelar, presidente da Associação dos Delegados da PF, vê uma trama em curso. “O problema não são apenas as algemas, é a quantidade de medidas quase simultâneas que vêm sendo tomadas no momento em que o aparelho estatal trabalha para alcançar criminosos até recentemente inatingíveis.”

Para o advogado criminal Alberto Zacharias Toron, a medida “acentua o fato de que o Supremo também quando se trata de pobre tem feito valer o princípio da dignidade humana”. “O Supremo reafirma que as algemas só devem ser utilizadas em caso de real necessidade e não para desmoralizar as pessoas. A Ordem dos Advogados do Brasil, em outubro de 2006, em parecer do qual fui relator, condenou veementemente o emprego abusivo de algemas. Elas só devem ser usadas quando houver perigo para os agentes ou risco de fuga.”

Fonte: Tribuna do Norte

RN será destaque no programa Globo Esporte e em TV italiana

O potencial do Estado para a prática de esportes de aventura será explorado pelo programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, e pelo programa Donaventura, da TV italiana Rede 4.

A equipe do Globo Esporte chegou na manhã desta segunda-feira (11) a Natal,incluindo a apresentadora Dani Monteiro, que estará no Rio Grande do Norte até 15 de agosto. A partir do dia 16 quem chega é a equipe do programa Donaventura que ficará até o dia 21 de agosto, percorrendo todo o litoral potiguar, para fazer imagens das principais atrações turísticas do Estado.

Segundo o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Armando José e Silva, a vinda das equipes de TV estão entre as ações de divulgação do turismo que o Governo do Estado está desenvolvendo este semestre.

Destaques

A Rede Globo fará gravações para o quadro Caminhos da Aventura, do Esporte Espetacular. A apresentadora Dani Monteiro vai gravar no litoral Norte, nos municípios de Galinhos, Guamaré e Macau. Serão mostrados locais inusitados com potencial para a prática do kitesurf, snowdboard e quadriciclo, entre outros esportes, divulgando o novo produto turístico do Rio Grande do Norte: a região da Costa Branca.

Já a equipe do programa Donaventura, da TV italiana Rede 4, fará passeios por todo o litoral potiguar. “O programa tem seis mulheres como personagens que trarão dicas de turismo e aventura, garantindo um excelente retorno de mídia na Itália. Elas percorrerão roteiros de aventura, mostrando o nosso litoral para o mundo”, explica Armando.

Fonte: Assecom/RN