quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Setrans terá que oferecer um novo local para os idosos

O Setrans terá que se adaptar e oferecer uma melhor estrutura para o atendimento dos idosos. A recomendação é do Ministério Público e foi acordada ontem, durante audiência pública entre o promotor de Justiça Antônio Cláudio Linhares e a diretoria do Setrans. As partes chegaram a um acordo após os tumultos gerados durante o recadastramento dos cartões de passe.

Entre as obrigações foi determinado que o Setrans terá que prorrogar o prazo de validade dos antigos cartões, que seria até o dia 30 deste mês. Agora esse prazo vai até 12 de setembro. "Que fique claro para a população que o que acaba no próximo dia 12 é a validade da antiga carteira, e não o prazo de recadastramento, que pode ser feito até dezembro", esclareceu o gerente de tecnologia da informação do Setrans, João Helder.

Outra obrigação é providenciar um novo local, amplo que deixe o idoso confortável enquanto espera. "Daqui até o dia 12 será suficiente para que os idosos recadastrem suas carteiras sem que eles fiquem ansiosos e apressados. E que fique claro que essa medida é somente para idosos e deficientes", disse o promotor.

Até amanhã, o cadastramento continuará sendo feito na sede da Central do Estudante, ao lado do Setrans, mas com um número reduzido de atendimentos que antes estava sendo de 200 pessoas, passará a ser de 100 recadastramentos diários.

Foi esclarecido que o tempo máximo de espera na fila não deverá passar de 40 minutos, contados a partir do momento em que as senhas forem entregues, desde as 8h. A lei municipal que defende que o idoso não passe de 30 minutos na fila é somente para estabelecimentos financeiros. O Estatuto garante prioridade no atendimento para as pessoas que têm mais de 60 anos.

O gerente do Setrans afirmou que está em negociação com o Serviço Social da Indústria (SESI), para que o recadastramento dos idosos e deficientes seja feito no local a partir da próxima segunda-feira. "Nós reconhecemos que o local não é adequado, devido à demanda de pessoas que estamos recebendo diariamente", afirmou.

Os atendimentos vão continuar até amanhã normalmente. "O Ministério Público entendeu que não podemos paralisar as atividades até a próxima segunda", explicou João Helder.

Até o final do prazo de validade das antigas carteiras, o Setrans espera receber cerca de seis mil idosos e dois mil deficientes. Para esse atendimento, além das medidas já citadas também serão contratados mais dois atendentes.

O novo cartão possibilita que o passageiro utilize um serviço mais sofisticado e rápido, onde a leitura eletrônica é feita visualmente pelas novas máquinas que já foram instaladas nos ônibus.

Fonte: Gazeta do Oeste

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