sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Obama promete investir na criação de empregos e redução fiscal para superar a crise

O presidente eleito Barack Obama afirmou nesta sexta-feira, durante a primeira coletiva de imprensa, que pretende investir na criação de empregos e em políticas de redução fiscal para tirar os EUA da pior crise econômica desde a quebra de Bolsa de Nova York em 1929.

O democrata defendeu a criação de um um "conjunto de políticas fortes" para superar a crise. "Vamos desenvolver prioridades, como um plano de resgate da classe média para melhorar a vida das famílias, estender o seguro-desemprego e criar um plano de estímulo fiscal que dê partida ao crescimento econômico", afirmou.

Obama agradeceu ainda a "cooperação" do atual presidente, George W. Bush, pelo "compromisso de assegurar que a equipe econômica dê todas as coordenadas para a transição". "Temos um grande desafio e temos que atuar de forma árida", disse.

O democrata defendeu um corte orçamentário e prometeu o investimento na indústria automotiva. "Vou fazer tudo que for possível para ajudar os trabalhadores a produzirem carros eficientes e que a indústria não perca ainda mais postos de trabalho". Obama disse também que irá focar as primeiras ações do novo governo nas promessas defendidas durante a campanha de melhorias no setor da saúde, educação e um "alívio fiscal" das famílias.

"Não vai ser rápido sair do buraco onde estamos, mas vamos colocar de lado o partidarismo para corresponder as expectativas de depositaram em nós", disse Obama ao afirmar ainda que trabalhará muito ao lado do chefe de gabinete Rahm Emanuel e que já tomou algumas ações prévias para tornar o plano econômico.

Fonte: Folha Online

Bando intercepta ônibus, espanca e rouba estudantes da Uern

Cerca de oito homens encapuzados e armados de pistolas e espingardas calibre 12, assaltaram e espancaram um grupo de estudantes universitários de Apodi na madrugada desta sexta, na RN-117, que liga Apodi a Caraúbas, distante 296 Km da capital. De acordo com a polícia da cidade de Caraúbas, dentre os agredidos estava uma mulher grávida, que foi levada ao hospital. Até o início da tarde desta sexta, os estudantes ainda não tinham ido até a Delegacia prestar queixa.

De acordo com o agente Jercivaldo, da Delegacia de Caraúbas, o assalto aconteceu por volta da meia noite. Os bandidos interceptaram a RN-117, próximo ao distrito do Alto de São Geraldo, utilizando-se de barricadas formadas por troncos e pedras. "O motorista foi obrigado a parar e eles então adentraram o ônibus, anunciando o assalto", informou o agente da delegacia de Caraúbas, Jercivaldo.

Depois de interceptarem o veículo, os oito suspeitos invadiram o veículo e começaram a espnacra as vítimas, tomando seus pertences. Estavam no ônibus em torno de 70 estudantes universitários, dos cursos de pedagogia e letras, que se deslocam de Apodi para o núcleo da UERN em Caraúbas. Os ladrões, segundo testemunhas, espancaram inclusive uma mulher grávida e aparentavam estar drogados e serem jovens. Na saída, eles ainda efetuaram alguns disparos no interior do ônibus e furaram os pneus, para fugir em seguida em veículos não identificados pelas vítimas.

Algumas das vítimas conseguiram jogar os aparelhos de telefone celular pelas janelas do ônibus, depois recuperaram e acionaram os familiares que chamaram a polícia. O arrastão ocorreu quando os estudantes retornavam de Caraúbas para Apodi. Até agora a polícia não tem pistas dos bandidos. O caso será investigado pela delegacia de Caraúbas. No entanto, segundo Jercivaldo, até a manhã de hoje ninguém havia comparecido a delegacia para prestar queixa. "Estamos aguardando aqui a presença deles, o que deverá ser feito a noite, uma vez que eles estudam nesse período e fazem esse trajeto todos os dias", explicou.

Fonte: DN Online

PT marca para novembro de 2009 eleições para decidir novo comando da legenda

O Diretório Nacional do PT aprovou nesta nesta sexta-feira a manutenção da data de 22 de novembro de 2009 para a realização das eleições diretas internas do partido. A aprovação consagra a vitória do grupo do atual presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).

A data de novembro de 2009 já havia sido definida no ano passado durante o 3º Congresso Nacional do PT. No mesmo congresso ficou decidido que os mandatos dos que integram a direção do partido terá dois anos de duração.

A decisão foi definida durante a reunião do Diretório Nacional do PT, integrado por 81 membros, que tem debates marcados para hoje e amanhã em Brasília. Também ficou definido que em fevereiro de 2010 será convocado o 4º Congresso Nacional do PT para discutir as linhas programáticas da legenda.

Às vésperas das eleições de novembro de 2009, as principais correntes do PT deverão lançar nomes para a sucessão de Berzoini.

Os pré-candidatos são o chefe-de-gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, que representa a maior corrente interna, que é a Construindo um Novo Brasil; Valter Pomar, da linha Articulação de Esquerda, e Jilmar Tatto, da ala Lutas e Massas, além do atual secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo.

Para petistas que acompanham as discussões, está praticamente afastada a possibilidade de consenso em torno de uma candidatura única --no caso a de Gilberto Carvalho.

Durante as discussões de hoje, havia um grupo que queria antecipar as eleições para julho de 2009, e uma outra ala que queria adiar para 2011. Ambos foram derrotados.

Fonte: Folha Online

Blocos do pré-sal têm até 80 bi de barris de petróleo e gás, diz ANP

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, estimou nesta sexta-feira que as reservas dos blocos já leiloados na área do pré-sal têm, no mínimo, 50 bilhões de barris de petróleo e gás, podendo chegar a 80 bilhões. As reservas conhecidas atualmente no Brasil somam cerca de 14 bilhões de barris de petróleo e gás, ou seja, a estimativa equivale a quatro vezes o nível atual.

Lima explicou que a agência fez um cálculo a partir da exploração no campo de Marlim, situado na bacia de Campos e que foram mapeados 500 possíveis poços no pré-sal.

O diretor informou ainda que foram leiloados 42% dos blocos incluídos na área da camada pré-sal. Somada a área restante, Lima disse que as reservas podem ultrapassar os 100 bilhões de barris.

"O máximo [das reservas] vai, segundo os cálculos, até 70 ou 80 bilhões de barris. Não sabemos ainda quais as conseqüências disso para o Brasil", afirmou

Lima também destacou que as novas reservas do pré-sal, se confirmadas, redesenham o mapa do petróleo no mundo.

"Sair das reservas atuais, que passam dos 14 bilhões de barris, para este volume, é uma mudança tão grande e tão profunda que não só modifica o panorama da geopolítica mundial do petróleo como coloca o Brasil numa perspectiva completamente nova do ponto de vista de serviço e de base industrial", afirmou.

O diretor não fez estimativas precisas sobre os investimentos necessários, citando apenas perspectivas do mercado que apontam para uma aplicação de US$ 400 bilhões nos próximos dez anos. O diretor minimizou ainda um possível prejuízo na exploração do pré-sal diante das quedas do preço do petróleo.

Segundo Lima, em um primeiro momento, a exploração pode não ser tão vantajosa financeiramente, mas ele frisou que o plano para o pré-sal é estratégico e leva em conta um longo prazo.

"O plano para o pré-sal não fica tão submetido a crise. Ele é estratégico e leva em conta um cenário de no mínimo dez anos. Trabalhamos com hipóteses mais avançadas", afirmou.

A faixa que se estende entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, foi batizada de pré-sal. É uma área ao longo de 800 quilômetros que engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).

O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. Ela, porém, dificulta a exploração.

Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, que é considerado o principal, e outros, como Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara.

Fonte: Folha Online

Área saneada de Mossoró é maior que as médias nacional e estadual

A cidade de Mossoró está com a área saneada acima das médias nacional e estadual. De acordo com a pesquisa Saneamento, Saúde e o Bolso do Consumidor, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceira com o Instituto Trata Brasil, mais da metade da população brasileira ainda não tem acesso a saneamento básico.

Segundo o levantamento da FGV, apenas 49,44% do território nacional estava saneado no final do ano passado. Enquanto isso, a previsão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente de Mossoró (SEDETEMA) é que a cidade termine o ano de 2008 com 52% de sua área saneada.

A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas também mostra que o Estado do Rio Grande do Norte está 15,87% saneado. O número é considerado muito pequeno pelos que fazem a saúde do Estado. "Reconhecemos o déficit, mas temos a certeza que um grande trabalho na área do saneamento básico está sendo feito no Estado, e que em breve esses números serão melhorados", garantiu um funcionário da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).

Kátia Pinto, secretária de desenvolvimento social e meio ambiente de Mossoró, destacou a importância das obras de saneamento básico no dia-a-dia das pessoas. Para ela, a valorização do sistema na cidade beneficia de forma significativa a todos, principalmente porque melhora a qualidade de vida da população.

O coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária da Saúde de Mossoró (Visa), Sodré Rocha, reforçou o que dizem os estudiosos: investir em saneamento básico é cuidar da saúde das pessoas. "Quando as ruas e avenidas são saneadas, os moradores ficam mais distantes de certas doenças, como hepatite e leptospirose. Além disso, eles se livram também de ratos e baratas", relatou.

Sodré ainda revelou números que atestam a eficácia das obras. Segundo ele, dados do Ministério da Saúde mostram que a cada R$ 1 real investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde. "Tudo isso, somados aos outros argumentos, prova a importância de se ter uma cidade saneada", ressaltou o coordenador.

Fonte: De Fato

Parte dos presos da DP da ZN estão fora das celas

Lixo, restos de comida, garrafas peti cheias de urina e muito odor. Essas são as condições a que estão submetidos os presos custodiados na Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde também funciona o 9º Distrito Policial de Natal. Além dos 17 presos mantidos em cada uma das duas celas existentes na delegacia, mais quatro estão no corredor da carceragem por não haver mais condições de serem abrigados corretamente. Ao todo, o local abriga 37 homens à espera de julgamento. Além disso, a estrutura do local está comprometida e as viaturas são veículos alugados.

Inaugurada em julho de 2002, no governo de Fernando Freire e gestão do secretário de defesa social Anísio Marinho Neto, o 9º Distrito Policial, localizado na Rua Ilhéus, s/nº, no Conjunto Panatis, encontra-se em meio ao caos. De acordo com um agente que não quis se identificar, o ideal seria que cada cela comportasse até seis presos, mas o que se vê na carceragem é um número três vezes maior que isso.

No corredor onde ficam as celas, quatro presos são mantidos sem condições para fazer suas necessidades fisiológicas. ‘‘O jeito que eles dão é usar garrafas peti e sacos plásticos’’, disse o agente. Em meio a muito lixo, mau cheiro, resquícios de comida e ainda das garrafas de refrigerante cheias de urina, os presos dormem com colchonetes, ao chão.

Os presos da Plantão Zona Norte ficam soltos no corredor da carceragem, próximos de uma porta que dá acesso direto à recepção, oferecendo risco iminente de fuga e perigo para os agentes que custodiam os acusados. ‘‘As grades das celas estão empenadas, não fecham direito. Existem dois cadeados para trancá-las, mas não dá para fechar com os dois porque a grande está totalmente torta’’, disse um agente.

Ao entrar na carceragem, à equipe do Diário de Natal pôde registrar o desespero dos presos. Eles se espremem entre as grades das celas para dizer que a situação no local está insuportável. Ao entrar na carceragem, uma lufada de ar quente e imundo sobe as narinas. Para quem não está acostumado, mal dá para ficar cinco minutos no lugar.

ESTRUTURA

A estrutura física das outras partes da delegacia estão tão deficitárias quanto a carceragem. As divisórias das salas encontram-se tomadas pelos cupins. As paredes da recepção estão sujas, com marcas marrons na tintura branca por todo o lado que se olha.

As viaturas funcionam, mas são alugadas. As ‘‘quentinhas’’ que alimentam os agentes são péssimas, tendo em vista que alguns deles confessam levar suas refeições para casa no objetivo de alimentar os próprios cachorros. Além disso, os computadores são antigos e o banheiro da recepção está sempre sujo. A frente da delegacia também não recebe maiores cuidados, tanto que as garrafas peti com a urina acumulada dos pelos presos ficam na entrada, à espera do caminhão do lixo. O fedor incomoda os moradores da rua.

Fonte: Diário de Natal

Investigação de crimes será prejudicada

Com uma das situações mais delicadas entre as delegacias da cidade, a 1ª DP deve ter seu trabalho comprometido ainda mais a partir de agora. Com quase 70 inquéritos policiais sobre homicídios parados ou em investigação, o comando da distrital será feito por um delegado que já é responsável por outras sete delegacias espalhadas por Mossoró e no interior do Estado.

Por determinação da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), o delegado Antônio Pinto - que respondia pela distrital - foi remanejado para a Delegacia Especializada em Defraudações (DEFD) e substituído pelo delegado regional Caetano Baumann.

O delegado regional já responde pelas delegacias de Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, São Rafael, Upanema e pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR).
"Fica complicado, mas é o jeito que está sendo dado pela secretaria", disse Caetano Baumann. Pelo menos três crimes violentos ocorreram nos últimos meses na área de duas delegacias comandados por ele, e nenhum foi elucidado ainda. O motivo? Muito trabalho para poucos policiais. "Minha equipe basicamente é formada por quatro policiais", disse.

Um dos casos aconteceu em Upanema, no mês passado, quando quatro corpos foram encontrados na zona rural de Upanema. Dois deles estavam carbonizados. Apenas dois dos corpos foram identificados. Os outros, carbonizados, foram enviados para identificação através de exame de DNA em Natal. Oficialmente, o motivo da chacina ainda é desconhecida. Nos corredores da polícia se fala em acerto de contas entre dois grupos rivais ligados ao crime organizado no Rio Grande do Norte e Ceará.

A sobrecarga de trabalho para os delegados de carreira aumentou em agosto deste ano quando a Degepol dispensou 63 policiais militares e agentes de polícia que trabalhavam como delegados em cidades do interior. A dispensa atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de 20 de março de 2007, que declarou inconstitucional a lei estadual que previa a possibilidade de militares e agentes civis ocuparem o cargo de delegado.

Com a medida, 35 delegados passaram a cuidar de 160 cidades do interior. Dos 144 delegados de carreira existentes no Rio Grande do Norte, apenas 35 são lotados em cidades do interior.

Outra portaria publicada no Diário Oficial de ontem, a Degepol designou o delegado Renato Batista, da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), para responder também pela 5ª regional de Macau, além das delegacias de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Fernando Pedrosa, Guamaré, Jandaíra, Pedro Avelino e Pendências até o dia 25 de janeiro do próximo ano.

A solução do problema deve surgir apenas no próximo ano quando o Governo do Estado promete realizar concurso público com 68 vagas para delegados de carreira.

Fonte: De Fato

Início da reforma é adiado para dezembro

A obra de recuperação e construção das calçadas e varandas (colunas laterais) de uma das pontes localizadas na Avenida Dix-neuf Rosado, mais conhecida como Leste-Oeste só terão início apenas no próximo mês. O adiamento do período de realização dos serviços na ponte que está causando transtornos e riscos a quem trafega pelo local, segundo Caio Pascoal, diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), foi ocasionado pela falta de dotação orçamentária pelo Der para execução da obra.

Conforme o diretor de Obras, o projeto da recuperação e construção já está pronto e deve ser iniciado não mais em novembro, como anunciado anteriormente, mas somente no início de dezembro. "A obra ainda não foi licitada, pois estamos aguardando dotação orçamentária que vem da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças", explicou, complementando que após a liberação orçamentária será aberto o processo de licitação da obra que tem duração média de 25 dias.

"Como esta é uma obra específica, de restauração e construção de estrutura de concreto, o processo licitatório será rápido, pois só há duas a três empresas que trabalham com este serviço. Por isso acreditamos que as obras comecem no início de dezembro", comentou, acrescentando que a obra está orçada em 250 mil reais e terá duração de dois a três meses.

Caio Pascoal explica como será realizada a obra. "Os serviços serão realizados na parte lateral da ponte. Vamos colocar tapumes mais altos para proteger as pessoas que estarão trabalhando na ponte e também colocaremos dois semáforos, um em cada lado da ponte, para regularmos o fluxo de veículos. Na ponte, durante realização da obra haverá espaço somente para o tráfego de um veículo por vez, sendo a passagem revezada de um sentido para outro [Centro-Uern e Uern-Centro", esclareceu, ressaltando que não haverá interdição total da ponte.

Nesta obra, a ponte não será alargada. "Como a estrutura da parte central - tabuleiro da ponte - não está danificada só realizaremos apenas construção e reestruturação das calçadas e laterais", finalizou.

Fonte: Gazeta do Oeste

Diocese anuncia simplicidade e clima acolhedor para os fiéis na programação da Festa de Santa Luzia

A Diocese de Mossoró divulga a programação da Festa de Santa Luzia 2008. Os festejos à santa de Siracusa deste ano serão realizados de 3 a 13 de dezembro e terão como tema geral "Luzia, exemplo de vida e missão" e lema "A vida é uma missão".

De acordo com a comissão geral da festa, nesta edição, os festejos terão caráter mais religioso. Durante as noites de novena serão debatidos vertentes do lema da festa, devendo enfocar a vida humana e incentivar os fiéis a fazer do cotidiano da vida uma missão de servir a Deus.

A preparação da Festa de Santa Luzia já iniciou. A relíquia e a imagem da santa padroeira estão visitando todas as paróquias da diocese, tanto as do município de Mossoró quanto as de cidades circunvizinhas. O roteiro de visitação se encerra no dia 30 deste mês, com o tradicional "Abraço à cidade", seguido de missa solene na Catedral de Santa Luzia.

O monsenhor Américo Simonetti, pároco da catedral, informa que neste ano a festa de Santa Luzia está mais simples, porém mais acolhedora. Ele ressalta que a abertura da festa terá um show-mensagem com o padre João Carlos e o jantar da família. Além disso, todos os dias haverá atrações com artistas populares e no dia 12 do próximo mês terá um show com a banda "Os Tremendões".

Outra novidade da Festa será o Oratório de Santa Luzia, que será apresentado no período de 4 a 13 de dezembro. A encenação está com novos roteiro e direção, ambos a cargo de José Alberto Simonetti e Acácio de Montes, teatrólogos do Ceará.

José Alberto informa que o espetáculo neste ano terá um caráter mais teatral, abrindo mão dos musicais, de forma a focar mais na história de vida da santa, que será interpretada pela atriz Daniele Almeida. Cerca de 90 atores participam da encenação, entre profissionais e amadores de grupos de jovens das paróquias da diocese.

Além das novenas e a encenação do oratório, a Festa de Santa Luzia 2008 terá barracas, lojinha de Santa Luzia, recital sacro antes das novenas, leilões, concurso A Mais Bela Voz e a tradicional procissão de Santa Luzia, que reúne milhares de fiéis.

Fonte: O Mossoroense

Mossoroenses fazem fila de madrugada

Com o anúncio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre as novas regras que vão aumentar o valor e a carga horária das aulas necessárias para tirar a primeira habilitação, a população está correndo para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O resultado dessa pressa são filas extensas, demora e reclamação de pessoas que chegam ainda durante a madrugada.

A assistente administrativa Gilnara da Silva disse que chegou ao local para fazer o exame de vista às 4h da madrugada. "Eu faltei ao trabalho para vir para cá, e depois de esperar quase seis horas me disseram que eu só posso pegar minha ficha à tarde; isso é um absurdo", reclamou Gilnara. A assistente administrativa Joelma Kelly também contou que por dois dias seguidos foi ao Detran para fazer o exame. "Eu cheguei às 6h40 e havia mais de 50 pessoas na minha frente", disse.

O supervisor-substituto do Detran em Mossoró, Saint’Clair Lopes, explicou que o grande movimento de pessoas se deve não só às mudanças anunciadas pelo Contran, mas, segundo ele, à estrutura física do prédio, e o número de funcionários também é insuficiente para comportar tantos atendimentos diários. "Nós já tentamos restringir o número de atendimentos por várias vezes e fomos remarcando, até que chegou uma hora que virou uma bola de neve e aconteceu isso", disse Saint’Clair.

Segundo o supervisor, o atendimento foi ampliado, inclusive nos dias de segunda-feira e domingo, quando normalmente não há expediente. "A clínica para os exames de vista e psicotécnico está funcionando nos sábados, domingos e feriados para tentar amenizar esse problema", declarou. Saint’Clair informou que não há uma estimativa, mas com certeza o número de atendimentos quase quadruplicou nos últimos dois meses.

O supervisor garantiu que até o final do ano essa movimentação intensa deve diminuir. "Acredito que até lá os atendimentos tenham sido normalizados, pois tumulto gera descaso, e dessa forma não temos como atender as pessoas bem", disse Saint’Clair.

Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vereador eleito diz que é preciso denunciar

O vereador eleito Genivan Vale nos envia comentário sobre a falta de respeito que sofreu na Agência do Banco do Brasil, em Mossoró.

Vale deu um bom exemplo. Depois de perder duas manhãs de trabalho para fechar uma simples conta no banco do Brasil, Genivan foi direto o Procon.

Eis,

Caro Evânio, gostaria de somar com você a respeito desta nota.

Em virtude de ter que encerrar a conta eleitoral no banco do brasil (grifado assim mesmo) tive que perder duas manhãs de trabalho.

Pois infelizmente, para esta espinhosa missão de ir a essa instituição bancária, tive que desmarcar todos os outros compromissos.

Tive que ficar única e exclusivamente dedicado a esperar ser atendido.

Fiquei muito tempo esperando e aproveitei para conversar com outros clientes e ouvi relatos de pessoas que estavam esperando 5 horas pra serem atendidas.

O mais grave é que falei com o gerente sobre o fato de nas fichas de atendimento não constarem a hora que são entregues.

Se existisse de fato este detalhe nas fichas, poderíamos cobrar a aplicação da lei municipal que obriga o atendimento em até 30 minutos.

O mesmo me disse que o computador não estava programado.

Finalizando, isto somente ocorre em virtude dos clientes somente reclamarem, mas não procurarem seus direitos.

Sai de lá direto pro Procon e espero que algo seja feito.

Genivan Vale

Fonte: Blog do Evânio Araújo

Ministro-relator no STF vota a favor de habeas corpus para Daniel Dantas

O ministro Eros Grau, do STF (Supremo Tribunal Federal), saiu em defesa do presidente do tribunal, Gilmar Mendes, no episódio em que concedeu dois habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, que lhe permitiu deixar a cadeia em julho deste ano --quando foi preso pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. O plenário do tribunal julga hoje o mérito da decisão de Mendes, a pedido do Ministério Público.

Grau, que é relator da ação, fez duras críticas à decisão da PF de prender Dantas sem ter "provas concretas" de seu envolvimento nas irregularidades descobertas na Satiagraha. O ministro chegou a afirmar que a PF fez uma "devassa" na casa de Dantas para tentar encontrar provas para incriminá-lo.

Segundo o ministro, os agentes conseguiram apenas reunir dois "papelotes" que supostamente comprovariam o envolvimento do banqueiro no caso, mas que datavam de 2004.

Com críticas às recentes operações da PF, Grau lembrou que o próprio gabinete vizinho de Mendes no STF teria sido monitorado ilegalmente, a mando dos policiais federais. "A prisão veio a ser decretada a pretexto de se remexer a residência [de Dantas]. Se encontrou dois pedaços de papel, dois papelotes. E as agressões a nós todos, e o gabinete de Vossa Excelência sendo invadido pela bisbilhotagem? Querem nos intimidar. Não sabem que não se ocupa por acaso essas cadeiras [do Supremo]", reagiu Grau.

O ministro disse que teria agido de forma similar a Mendes ao afirmar que ao STF cabe interpretar a Constituição Federal com a "sabedoria" do Poder Judiciário. "As baionetas da ditadura não conseguiram lograr essa Corte. A nós cabe o dever de exercer com sabedoria nosso poder. Concedo o habeas corpus nos exatos termos de Vossa Excelência", disse o relator.

A análise dos habeas corpus pelo STF não tem efeito prático, mas político, uma vez que as prisões de Dantas foram temporárias --duraram apenas cinco dias. O plenário do STF julga o mérito dos habeas corpus a pedido do Ministério Público, que afirma que Mendes errou ao atropelar "a ordem dos processos nos tribunais", decidindo sobre algo que não fora apreciado pelas instâncias inferiores.

A expectativa é que o plenário mantenha os habeas corpus de Mendes, uma vez que a maioria dos integrantes da Corte já se manifestaram favoravelmente à decisão do presidente do STF.

Fonte: Folha Online

Contra crise, governo libera mais R$ 19 bi em linhas de crédito para empresas

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta quinta-feira, durante reunião do chamado Conselhão (o CDES, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), uma série de novas medidas que, juntas, disponibilizam R$ 19 bilhões em linhas de crédito para diversos setores via BNDES (banco estatal de investimento) e Banco do Brasil. A retração do crédito é o principal efeito da crise financeira no Brasil. O ministro confirmou ainda o adiamento no prazo de pagamento de alguns tributos para elevar o capital de giro do setor produtivo.

Durante seu discurso, Mantega avaliou ainda que, desde o fim de outubro, os mercados mundiais entraram no que ele chamou de momento de "calmaria". "A boa notícia é que o pior da crise está passando e já há sinais de arrefecimento."

O anúncio com valor mais alto refere-se ao BNDES, que terá mais R$ 10 bilhões para financiar o capital de giro de empresas e para empréstimos em linhas de exportação pré-embarque --ou seja, os valores serão usados para permitir as vendas externas. Em outubro, o governo já tinha liberado R$ 5 bilhões.

Outros R$ 5 bilhões, provenientes do BB (Banco do Brasil), serão usados para abrir uma linha de crédito para capital de giro de pequenas e médias empresas.

Como já era esperado, Mantega confirmou R$ 4 bilhões, também do BB, para ajudar os bancos de montadoras a elevar o crédito aos consumidores. Em seu discurso, Mantega afirmou que o dinheiro é suficiente para garantir as vendas nos meses de novembro e dezembro --após esse período, o ministro disse esperar uma normalização do crédito nesse setor.

Segundo dados de hoje da Anfavea, tanto a produção de veículos como as vendas caíram em outubro, seja na comparação com setembro ou na relação com outubro do ano passado.

O presidente do banco, Antônio Francisco de Lima Neto, afirmou que só nesta semana já vai liberar R$ 1 bilhão. "Como as montadora têm uma fonte de captação importante no crédito interbancário, quando ele secou, eles tiveram que reduzir os prazos de financiamentos. Com a volta do interbancário, é natural que se volte a ter uma melhor acomodação dos prazos", avaliou.

De acordo com o presidente do BB, o montante disponibilizado para as montadoras é suficiente para "quebrar a inércia" que se instalou em relação a prazos e volumes de crédito e aquecer o mercado.

Fonte: Folha Online

Estados do NE devem seguir exemplo do RN sobre aftosa

Motivado pelo fato do Rio Grande do Norte ter sido reclassificado recentemente para área risco médio da febre aftosa com vacinação, o Estado acaba de ser anunciado como sede da próxima reunião, e última do ano, do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagro), próximo dia 12 d dezembro. O objetivo é incentivar os demais estados do Nordeste para que redobrem esforços a se igualarem ao Rio Grande do Norte e Pernambuco, para que o intercâmbio de animais entre esses estados com os demais não seja interrompido. A confirmação foi enviada oficialmente pelo presidente da instituição, Vilman Viana, secretário da Agricultura de Minas Gerais.

"O encontro acontece a cada dois meses e neste, especialmente, embora tenha outros assuntos em pauta, a principal discussão do grupo será mesmo em torno da mudança de status dos outros estados que continuam como risco desconhecido. Poderemos passar nossa experiência no assunto", ressaltou Francisco das Chagas Azevedo, secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape).

Fonte: Assecom/RN

Royalties caem e ajudam pouco o RN

Embora seja o terceiro estado brasileiro que mais recebeu royalties no ano passado - R$ 301 milhões para estado e municípios, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (R$ 6,7 bilhões) e Espírito Santo (R$ 317 milhões) -, o Rio Grande do Norte segue numa curva decrescente no valor do repasse desde 2005. Foi uma das conclusões a que chegou o levantamento divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a distribuição dos royalties repassados aos estados brasileiros pela exploração de petróleo e gás natural. Em 2005, o RN recebeu R$ 388 milhões em royalties e no ano seguinte esse valor caiu para R$ 381 milhões, conforme mostram as tabelas do estudo. Ainda segundo a pesquisa, que se baseia em informações apresentadas por outros estudiosos do segmento, como Gobetti, dos 5.562 municípios brasileiros, apenas 907 (16,3%) receberam algum tipo de receita compensatória proveniente da atividade petrolífera em 2007.

A pesquisa, do diretor-adjunto da Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos, Bruno Cruz e de Márcio Bruno Ribeiro, da Diretoria de Estudos Macroeconômicos, faz uma análise dos efeitos do pagamento de royalties do petróleo nos municípios brasileiros. Entre outras conclusões, a pesquisa mostra que os recursos acirram desigualdades e têm baixo impacto no crescimento dos Produtos Internos Brutos (PIBs) municipais. Em Ielmo Marinho, por exemplo, cidade potiguar onde a renda do petróleo per capita contribui 15% com o PIB per capita estimado em 2007, é onde se registra o maior índice de participação dos royalties na economia municipal.

Segundo Bruno Cruz, uma das principais conclusões a que ele chegou é que os recursos estão concentrados em poucos municípios, exatamente da mesma forma onde está a exploração de petróleo e gás natural. Aprofundando mais o estudo, o pesquisador diz que esse repasse vai para cidades localizadas em regiões denominadas de Alta Renda e Dinâmicas, segundo tipologia do Ministério da Integração Nacional. ‘‘Devido à atual sistemática de distribuição, definida pela Lei do Petróleo para os recursos extraídos do mar, a divisão das compensações do petróleo entre os municípios brasileiros é bastante desigual e concentrada em regiões relativamente mais ricas’’, diz um trecho do estudo. Os 10 municípios que mais receberam recursos em 2007 estão localizados no litoral fluminense e, ainda de acordo com Cruz, foram repassados aos estados brasileiros mais de R$ 14 bilhões em royalties em 2007.

De acordo com os números divulgados pela Petrobras em outubro, os royalties repassados ao RN este ano já somam R$ 316 milhões, valor maior do que o registrado no ano passado inteiro - R$ 283 milhões segundo a estatal. O governo estadual recebeu a maior quantia ao longo deste ano: R$ 180 milhões, enquanto o valor acumulado para os municípios alcançou os R$ 136 milhões.

O repasse de outubro para o RN foi de R$ 34,85 milhões, sendo R$ 19,17 milhões destinados ao estado e R$ 15,68 milhões aos municípios. Mossoró liderou o recebimento dos royalties com o repasse de R$ 2,48 milhões. Macau ficou em segundo lugar, com R$ 2,20 milhões, seguido de Guamaré, com R$ 2,11 milhões. Os municípios de Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba receberam o montante de R$ 714 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo e gás. Outros 11 municípios receberam valores superiores a R$ 200 mil.

Fonte: Diário de Natal

Jovens mortos em Angicos eram filhos de políticos

Na manhã de ontem (5), estiveram na sede do Instituto Técnico-científico de Polícia (Iteo) de Mossoró as pessoas de Rildo Rodrigues dos Santos e José Carlos Martins Freire, vereador e ex-vereador do município de Baía Formosa. O primeiro vem a ser pai do motorista Riltoniklay Batista dos Santos, 22; e o segundo de Niedson Carlos Alves, 20, mortos no início da tarde de terça-feira (4), depois de uma tentativa frustrada de assalto a uma loja de eletrodomésticos no centro da cidade de Angicos. Os dois vieram tratar da liberação dos cadáveres e se disseram estupefatos com o que veio a acontecer com os filhos. A princípio, eles disseram não ter conhecimento de que os dois rapazes tinham qualquer envolvimento com o mundo do crime, e afirmaram, ainda, que eles tinham deixado a cidade na manhã daquele dia, no GM Corsa Sedan de cor verde e placa MYC-3318-RN, dizendo que viajariam à cidade de São José do Mipibu.

Por outro lado, os dois homens, um deles vereador e outro que foi candidato sem conseguir se reeleger, demonstraram uma enorme revolta com o que foi feito aos seus filhos pelos homens do Grupo Tático de Combate (GTC), contra quem devem entrar na justiça e cobrar explicações sobre o caso. Uma fonte informativa que teve contato com os pais das duas vítimas contou que testemunhas oculares da ocorrência registrada por volta das 12h20 no centro da cidade de Angicos, quando a polícia saiu em perseguição a Niedson Carlos e Riltoniklay, que tentavam fugir, eles não tiveram condições nenhuma de efetuar qualquer disparo. Ao entrarem em uma rua cheia de obstáculos, foram obrigados a descer do carro e saírem correndo. Nessa hora ocorreram os disparos que os atingiu em várias partes do corpo.

No local onde os dois rapazes caíram, depois de serem alvejados a tiros, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e os mesmos encaminhados para a Delegacia de Polícia de Angicos, e lá apresentados ao sargento Ruy, comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) e ao bacharel Renato Batista da Costa, titular da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), que acompanhou os procedimentos que foram feitos pelo militar.

As duas armas de fogo, da forma como foram apresentadas à imprensa, estavam com os tambores intactos, isto é, nenhum projétil chegou a ser disparado.

Fonte: Gazeta do Oeste

Garibaldi diz a deputados que reforma política deve ser discutida também pelo povo

Uma reforma política imediata, precedida de um debate. Esse foi o apelo que 20 dos 55 deputados estaduais gaúchos fizeram na manhã desta quinta-feira (6) ao presidente do Senado, Garibaldi Alves. Em sua resposta, Garibaldi afirmou que é importante envolver não só a classe política nesse debate, mas trazer também o povo para o centro das discussões.

- Os políticos são apenas o meio, pois representam o povo. É preciso fixar alguns pontos para a reflexão da Nação, para que não pareça que a reforma política só interessa à classe política, que já está bastante desacreditada - afirmou Garibaldi ao grupo de parlamentares.

Para o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (PMDB-RS), a reforma política é a mais importante das reformas a serem feitas.

- Assuntos como financiamento de campanhas públicas, voto em lista, fim das coligações partidárias e o instituto da suplência no Senado, entre outros, precisam ser discutidos imediatamente. A democracia e a Constituição, depois de 20 anos, precisam amadurecer - ressaltou Alceu Moreira.

Já para o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, a reforma política é um assunto que interessa a toda a sociedade brasileira.

- Queremos ver a reforma política sair do papel para ser debatida externamente, pois o atual sistema já não nos interessa mais - disse Lamachia ao presidente do Senado.

Após a visita ao Senado, os deputados gaúchos seguiram para encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratarem do mesmo assunto.

Fonte: Agência Senado

Portabilidade começa a valer no RN na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (10/11) os usuários de telefonia fixa e móvel do Rio Grande do Norte terão acesso à portabilidade numérica. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), 2.539.893 usuários potiguares poderão acessar o serviço que permite a troca de operadora com a permanência do número de identificação do telefone.

O processo de portabilidade se inicia com a solicitação do usuário de serviços de telecomunicações à operadora para a qual deseja migrar. Esta operadora, por sua vez, tem até cinco dias úteis para concluir o processo de migração, desde que todos os critérios para a mudança sejam atendidos. Ao usuário também é possível agendar a data de transferência de operadora para após os cinco dias úteis.

De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

Entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua portabilidade estão, por exemplo, a apresentação de documentos em tempo hábil à operadora receptora da solicitação.

A ABR Telecom informa que mesmo após a solicitação de troca de operadora, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora a qual havia pedido para migrar.

A Anatel fixou em R$ 4,00 o valor máximo que poderá ser cobrado do usuário pela portabilidade numérica.

Na avaliação da Anatel, a portabilidade é um estímulo à competição, à redução nos preços e à melhoria na qualidade do atendimento ao usuário.

Para a lojista Kaliane Freitas do Nascimento, a portabilidade está chegando numa boa hora. Ela conta que há mais de três meses vem enfrentando problemas com sua operadora atual, que não está lhe fornecendo a quantidade de bônus acertada em contrato. “Agora vou ter a chance de dar o troco. A portabilidade é uma arma para nós clientes”, ressalta Kaliane.

Segundo a ABR Telecom, o Rio Grande do Norte conta com três operadoras de telefonia fixa (Oi, Embratel e Intelig Telecom) e três de telefonia móvel (Vivo, Oi, Tim e Claro).

Fonte: De Fato

Tabelas de valores devem ser mais visíveis

A partir do último dia 5 de outubro, data da publicação da lei, de autoria da deputada federal Sandra Rosado, os cartórios de registros públicos deverão fixar, em local de grande visibilidade, que permita fácil leitura e acesso ao público, quadros contendo tabelas atualizadas das custas e emolumentos, além de informações claras sobre a gratuidade do Registro de Nascimento.

Desde a edição da Lei nº 9.534, em 10 de dezembro de 1997, os cartórios de registro público estão proibidos de cobrar taxas ou emolumentos pela emissão de registro civil de nascimento e por assento de óbito, bem como a primeira certidão respectiva, de pessoas reconhecidamente pobres.

Os cartórios de Mossoró já estão se adaptando nesse sentido. Segundo Erivan de Araújo, funcionário do 3° Cartório, os valores serão expostos em tabelas nos próximos dias, cada Cartório tem sua tabela. "Estamos preparado a tabela que será exposta no mural, em tamanho grande", explicou Erivan de Araújo.

Denis Fontes, do 4° Cartório, responsável por registros de nascimento afirmou que já existe a informação sobre a gratuidade do registro. "Se é necessário então colocaremos o anúncio bem maior, mas acho que a população já é bem informada sobre isso, já que em todos os canais de televisão veiculam um comercial com essa informação", explicou.

O projeto estabelece ainda punições, constantes dos artigos 32, 33 e 39, inciso VI, que vão desde a repreensão e suspensão do oficial de registro e do notário à perda da delegação de seus cargos.

Fonte: Gazeta do oeste

Falta de estrutura da saúde pública faz mais uma vítima

Uma criança de apenas 10 meses pode ter sido vítima da falta de estrutura do sistema de saúde pública de Mossoró. A dona-de-casa Aurivânia Alves Ferreira não se conforma com a morte do seu filho, Josivan Victor Alves, um bebê que não tinha completado nem um ano de idade. A causa da morte foi uma insuficiência cardíaca, causada por cardiopatia congênita. A criança foi atendida no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), na quinta-feira passada, 30.

Aurivânia Alves conta que após procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), se dirigiu ao Hospital Tarcísio Maia, pois seu filho estava com muita febre, devido uma pneumonia. Ao chegar ao hospital, ela conta que foi recebida pelo pediatra de plantão, que quis encaminhar a criança à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o garoto não chegou a ir, por falta de vagas. A mãe então conseguiu gratuitamente em uma clínica particular um eletrocardiograma para seu filho, que detectou a cardiopatia.

De volta ao Tarcísio Maia, Josivan foi recebido por outro plantonista, que informou à mãe que ele teria que ser transferido para Natal, já que em Mossoró não existe cirurgião cardíaco pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o caso era grave. "A médica me falou que ele seria transferido para Natal no dia seguinte, sexta-feira, pois em Mossoró não havia um cirurgião cardíaco. Depois ela veio dizer que a viagem ficaria para segunda, pois não tinha vaga nos hospitais de lá", explicou a mãe.

Com esse quadro a mãe resolveu marcar uma consulta com um cardiologista em Mossoró, e procurou uma clínica da cidade. "Marquei a consulta, mais as assistentes sociais me impediram de sair do hospital com meu filho. Elas disseram que ele seria atendido por outro médico, ele foi atendido então por um gastroentereologista... aí fiquei desesperada, pois sabia que não tinha nada a ver com o problema do meu filho. Na hora que as enfermeiras injetaram o medicamento receitado por ele na cabeça do meu filho, ouvi claramente quando elas disseram que a dose era muito alta, mas mesmo assim continuaram.
Quando elas aplicaram o medicamento, meu filho começou a mudar de cor, vi ali meu filho morrer, sem que eu pudesse fazer nada", emocionou-se mãe.

Até ontem pela manhã, hora em que dona Aurivânia veio procurar a reportagem da GAZETA, ainda não havia sido emitido o atestado de óbito de Josivan Victor, que faleceu na sexta-feira. A mãe mostrou a denúncia que também foi feita ao Ministério Público, que vai avaliar a situação. "Eu quero justiça pelo meu filho e pelos tantos que morrem no Tarcísio Maia sem o devido atendimento", reclamou Aurivânia.

O diretor técnico do Hospital Tarcísio Maia, o médico Hélito Dantas Jales, explicou que o paciente foi avaliado pelo pediatra de plantão na sexta-feira pela manhã, e que seu quadro era estável, mas apresentava cuidado. "Uma cardiopatia congênita é detectada desde que a criança nasce, sei que é uma situação complicada, mais isso já deveria ter sido cuidado mais cedo", afirmou Hélito Jales.

O médico explicou ainda que a transferência realmente não foi feita, pois não havia vaga em Natal, já que apenas um cirurgião cardiologista atende pelo SUS. "Não podíamos mandar essa criança para Natal para ficar nos corredores. Antes encaminhávamos para o hospital em Messejanas, que é mais perto, mas a legislação agora só permite que um paciente seja transferido para dentro do próprio Estado", destacou o diretor técnico do Tarcísio Maia.

Quanto ao atestado medico, ele explica que um médico tem até 15 dias para emiti-lo. "Damos assistência às crianças na UTI adulto quando há vaga, mesmo sem remuneração para isso. Quanto a medicação, eu conferi e não houve nenhuma dose alta", concluiu o médico.

Fonte: Gazeta do Oeste

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama faz história e se elege com folga presidente dos EUA

Barack Hussein Obama Jr, de 47 anos, foi eleito na terça-feira, 4, o 44º presidente dos Estados Unidos. Ele será o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. De acordo com projeções baseadas na apuração de votos e em pesquisas de boca-de-urna, o senador democrata de Illinois tem 364 votos no colégio eleitoral contra 169 de seu rival republicano John McCain. Com 75% dos votos apurados, ele tem 52,4% do voto popular, contra 47,6% do rival. Até agora, 56,4 milhões de americanos votaram no democrata e outros 48,3 milhões escolheram o republicano.

Obama venceu em estados cruciais como Ohio, Indiana, Carolina do Norte, Virginia e Flórida no leste do país e Novo México, Colorado e Nevada, no oeste. Ele também manteve a liderança em locais importantes, como Pensilvânia e New Hampshire. O democrata precisava de 270 votos no colégio eleitoral para ser eleito presidente.

Após duas eleições extremamente apertadas, em 2000 e 2004, quando Bush venceu após garantir apenas um Estado de vantagem sobre o rival - Flórida contra AL Gore e Ohio contra John Kerry - Obama conseguiu uma vantagem folgada contra o oponente.

Segundo pesquisa de boca-de-urna da Associated Press, Obama teve mais votos de mulheres, negros e hispânicos, mas foi bem também entre homens brancos, categoria na qual McCain teve uma pequena maioria de votos. Geograficamente, o republicano contou com uma vantagem maior entre dobro de eleitores brancos no sul do país. Nas outras regiões, estes votos se dividiram igualmente.

Entre as pessoas com menos de 30 anos, Obama venceu com vantagem de 34 pontos vantagem. Metade dos maiores de 65 anos votou em McCain. O democrata dominou os votos de eleitores que declararam apoio ao partido e conquistou a maioria do voto dos independentes.

Ainda segundo a pesquisa, 95% dos eleitores negros que foram às urnas na terça-feira votaram no democrata. O senador de Illinois é o primeiro afro-americano a disputar a presidência. Em uma comparação com a última eleição, a pesquisa indica que o percentual de eleitores negros no eleitorado total aumentou de 11% para 13%.

Discurso da vitória

Por volta das 3h da manhã, no horário de Brasília, Obama subiu ao palco montado para ele em Chicago, Illinois, onde ele começou sua carreira política e falou pela primeira vez como presidente eleito. "Se alguém ainda duvida que a America é o lugar onde tudo é possível, esta noite é a resposta de vocês", disse. "A mudança chegou aos Estados Unidos".

Obama ressaltou o número de pessoas que apareceram para votar e pediu a união de todos os setores da sociedade americana. "Este é nosso momento. A hora é agora. Enquanto celebramos esta noite sabemos dos desafios que teremos pela frente: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira da história", afirmou.

O presidente eleito ainda agradeceu seu vice, Joe Biden, sua equipe de campanha, a esposa, Michelle, e suas duas filhas, para quem prometeu um novo bichinho de estimação. Obama ainda se emocionou ao falar da avó, falecida no domingo. "Ela não está conosco, mas sei que ainda está comigo. Minha dívida com ela e minha família é inimaginável".

O democrata ainda agradeceu ao rival, John McCain e prometeu trabalhar com ele e sua vice, Sarah Palin durante o mandato. "Ele lutou por muito tempo e muito duro pelo país que ele ama. Ele é um líder altruísta. Parabenizo ele e Palin."Por fim, Obama dedicou a vitória aos eleitores." este será o governo do povo, pelo povo e para o povo."

McCain reconhece derrota

McCain discursou em Phoenix nesta madrugada e reconheceu a derrota. O republicano foi vaiado ao dizer que havia ligado para Obama para parabenizá-lo. McCain então conteve as manifestações com um gesto. "Esta é uma eleição histórica. O senador realizou um grande feito para ele e seu país", disse.

O republicano ainda assumiu a responsabilidade pela derrota. "A culpa é minha, não de você", afirmou. Durante a campanha, os republicanos fizeram uma série de ataques a Obama. O democrata foi acusado de ser 'socialista' e de ter ligações com terroristas domésticos nos Estados Unidos.

O candidato derrotado pediu que todos os americanos ofereçam ao novo presidente boa vontade para restaurar a prosperidade do país. "É uma pena que sua querida avó não tenha vivido para ver isto", completou.

Políticos parabenizam Obama

Do lado democrata, a senadora Hillary Clinton e seu colega Ted Kennedy parabenizaram o presidente eleito do país. "Hoje, os americanos falaram com voz clara e forte, e exigiram uma mudança ao escolher Barack Obama como nosso próximo presidente", disse Kennedy em um comunicado.

A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton também foi uma das figuras políticas do país que parabenizou Obama por sua vitória após 20 meses de disputa. "Esta noite, comemoramos uma vitória histórica do povo americano. Foi uma campanha longa e difícil, mas o resultado valeu a pena", disse Hillary em uma nota. "

Juntos, sob a liderança do presidente Barack Obama, do vice-presidente Joe Biden e de um Congresso democrata, trilharemos o melhor caminho para reconstruir a economia e nossa liderança no mundo", destacou a senadora por Nova York, que, desde que perdeu a candidatura democrata, participou de mais de 60 comícios a favor de Obama.

O presidente dos EUA, George W. Bush, também telefonou para Obama para parabenizá-lo. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, o presidente lhe felicitou pela "fantástica noite".

Repercussão internacional

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, felicitou Obama nesta madrugada. "Com o mundo em meio a turbulência e dúvidas, o povo americano, fiel aos valores que sempre definiram a identidade da América, expressou com força sua fé no progresso e no futuro. Em uma época em que nós devemos encarar grandes desafios juntos, sua eleição fez nascer uma enorme esperança na França, na Europa e mais além. Encontraremos uma nova energia para trabalhar com os Estados Unidos para preservar a paz e a prosperidade mundial.", diz o comunicado emitido pelo palácio do Eliseu.

No Canadá, o primeiro-ministro Stephen Harper se disse ansioso para se encontrar com o presidente eleito para estreitar os laços entre os dois países. "Nas semanas e meses à frente, autoridades e diplomatas canadenses estarão trabalhando próximo a membros da equipe de transição do presidente eleito Obama. Ministros do nosso governo estão ansiosos por construir uma forte relação de trabalho com seus parceiros em um novo gabinete.", falou.

O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, parabenizou hoje o democrata Barack Obama por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e expressou seu desejo de que possam "trabalhar juntos" para o bem da aliança entre os dois países. "Em colaboração com o presidente eleito, me esforçarei para fortalecer ainda mais a aliança entre Japão e EUA, para solucionar vários desafios enfrentados pela comunidade internacional como o da economia internacional, o terrorismo e o meio ambiente", disse Aso em comunicado.

Feriado no Quênia

O presidente do Quênia, Mwai Kibaki, decretou que esta quinta-feira será feriado no país para celebrar a vitória de Barack Obama na presidência dos EUA, segundo a AFP. Apesar de todo o esquema de segurança colocado na residência dos Obama na África, os familiares do novo presidente saíram da casa gritando "Vamos para a Casa Branca".

Fonte: O Estadão

Garibaldi critica Judiciário, excesso de MPs e cobra participação de Lula para aprovar reformas

Lula da Silva e do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, no plenário do Congresso, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criticou nesta quarta-feira o Poder Judiciário, o excesso de medidas provisórias editadas pelo Poder Executivo e cobrou maior participação do presidente Lula na aprovação das reformas política e tributária.

Garibaldi não se intimidou com a presença dos representantes dos outros Poderes e chegou a desculpar-se com Mendes e Lula pelas críticas. "Desculpem, talvez seja o fato de que esteja quase me despedindo que me dá essa coragem. O fato de deixar no dia 1º de fevereiro a presidência do Senado já me dá esse sentimento de que, da presidência desta Casa, eu só quero levar comigo a certeza de que eu não me omiti diante do que eu vi. Dizem que o pior pecado é o da omissão", afirmou durante discurso na cerimônia em comemoração pelos 20 anos da Constituição Federal.

Dirigindo-se a Lula, Garibaldi disse que o excesso de medidas provisórias editadas pelo Executivo paralisam as atividades do Congresso. "Na Constituinte, quando o processo não andava, nem com Ulysses Guimarães à frente, passava-se uma semana sem votar, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje se passa um mês sem votar porque as medidas provisórias trancam a pauta tanto da Câmara quanto do Senado", disse.

Garibaldi disse que Lula não é culpado do excesso de MPs por ter herdado o modelo desenhado pela Constituição, mas afirmou que as medidas provisórias, ao auxiliar os trabalhos do Executivo, prejudicam as atividades legislativas.

Na opinião do presidente do Senado, a Constituição de 88 levou o país a um "balanceamento não muito equilibrado entre os três Poderes". Numa crítica direta ao STF, Garibaldi disse que "aqui e acolá o Poder Judiciário esquece que é Poder Judiciário e pensa que é Poder Legislativo".

Ao lado de Mendes, o senador disse que a "culpa" pelo desequilíbrio nos três Poderes não é do presidente do STF, mas do modelo herdado da Constituição.

Reformas

No discurso, Garibaldi ainda cobrou de Lula maior empenho para a aprovação das reformas política e tributária no Congresso. "Esse Congresso reunido hoje só será digno da Constituinte se esse Congresso, com a liderança do presidente Lula, porque hoje quem tem liderança para impulsionar um processo de reformas é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só será digno da Constituinte se nós nos voltarmos para trás, como fizemos hoje, e nos voltarmos para frente", afirmou.

Sem esconder a irritação com a demora na aprovação das reformas, o senador disse que não vê motivos para a paralisia do Congresso em colocá-las em votação. "Por que se adiar a reforma política? Por que se adiar a reforma tributária? O que está faltando, meu Deus? O presidente Arlindo Chinaglia afirmou que o texto do relator Sandro Mabel está absolutamente pronto. Então por que nós não vamos enfrentar o desafio da reforma tributária em nome da Constituição de 88, daquele ímpeto renovador? Por que vamos ficar rendidos a esse movimento inercial?", questionou.

Depois das críticas ao Executivo e Judiciário, Garibaldi reconheceu que hesitou em dirigir palavras "duras" a Lula e Mendes. "Os senhores não sabem o quanto eu vacilei aqui. Falo, digo essas coisas ou não digo? O que o presidente vai pensar de um anfitrião que o recebe para uma festa e, de repente, a festa transforma-se numa cobrança, como estou falando hoje", disse.

Fonte: Folha Online

Em cinco horas, interior registra três suicídios

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou três suicídios no estado, somente nesta terça-feira (4). As mortes têm em comum, segundo informações das delegacias regionais, a causa - por enforcamento - e o local - dentro de casa.

No início da tarde, por volta das 13h, a vítima foi o agricultor Viriato Ferreira de Souza, de 34 anos, em Pilões, município a 390 km de Natal. Ele suicidou-se dentro da sala da própria residência, onde morava com a esposa e três filhos.

Por volta das 16h45, em Acari, a 201 km da capital, a vítima foi Rosa Maria de Araújo, de 56 anos. Ela também morreu dentro de casa, na sala, onde residia com o esposo e dois filhos.

Às 18h, o último suicídio foi registrado em Brejinho, a 48 km de Natal. A vítima foi identificada como Josefa Guedes de Moura Segunda, de 29 anos, também casada e com dois filhos.

Fonte: DN Online

TV digital chega à sexta capital

A cidade de Porto Alegre é a sexta capital brasileira a contar com o sinal da TV Digital. O início das transmissões pela RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, aconteceu na terça-feira (4), depois que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ter assinado o termo que autoriza a operação.

Além da RBS, outras cinco emissoras na cidade estão autorizadas a transmitir em sinal digital: TV Pampa (Rede TV), Rádio e TV Porto Visão (Bandeirantes), SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), Televisão Guaíba (Record) e Universidade Luterana do Brasil (Rede Futura).

Onze meses após a inauguração da tecnologia no país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e, agora, Porto Alegre recebem o sinal. O sistema deve chegar a Salvador em dezembro.

Depois da assinatura do chamado termo de consignação, que permite o início dos testes, a emissora que assina o documento tem seis meses para apresentar ao ministério das comunicações o projeto de instalação do sistema. As transmissões oficiais devem começar no máximo 18 meses após a aprovação do projeto.

Para a transmissão funcionar, o telespectador precisa de um set-top box (conversor). O aparelho pode vir dentro do televisor ou ser comprado separadamente.

Acesso

A TV digital atingirá 645 mil espectadores até o final deste ano, quando completará um ano em operação desde sua estréia oficial. O dado, que corresponde a 0,3% da população, foi divulgado ontem pelo Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), com base nos dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

O número de 645 mil telespectadores surge da estimativa de venda de receptores. De acordo com a associação, a previsão de vendas até o fim de 2008 é de 150 mil receptores fixos (conversores embutidos ou externos).

A associação considera que cada aparelho atinge 3,3 telespectadores e ainda acrescenta nesta conta 150 mil receptores móveis (como de celulares), para os quais se calcula uma pessoa por dispositivo.

Fonte: Folha Online

Obama é eleito presidente em votação com maior comparecimento em cem anos

O democrata Barack Obama teve uma vitória histórica nesta terça-feira ao chegar à Casa Branca como primeiro presidente negro depois de uma votação que teve comparecimento recorde de americanos às urnas.

Quase 66% dos 153,1 milhões eleitores registrados para as eleições presidenciais americanas enfrentaram longas filas e problemas nas urnas para votar nas eleições gerais, de acordo com o site Real Clear Politics, o que significaria a maior taxa de participação desde 1908.

A organização das eleições é uma atribuição de cada Estado e um número definitivo da participação só costuma ser divulgado após os resultados finais. Contudo, o interesse já supera as eleições passadas, em 2004, quando o número de registrados era de 135 milhões e compareceram às urnas pouco mais de 80 milhões.

Em seu discurso de vitória, Obama foi aplaudido por uma multidão que esperava desde a manhã desta terça-feira para entrar no Grant Park. Ele prometeu trazer a mudança para Washington, tema que marcou sua campanha desde a disputa das primárias.

"Foi uma longa campanha, mas, nesta noite, por causa do que nós fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América", disse Obama, 47, a mais de 200 mil apoiadores extasiados pela vitória.

Nascido em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, Barack Hussein Obama é senador por Illinois em seu primeiro mandato. Ele passou a juventude na ilha americana, onde se destacou pelo serviço comunitário. Com um bom histórico escolar, Obama formou-se em direito na tradicional Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago, antes de ser eleito senador.

Obama era um rosto pouco conhecido no cenário nacional até vencer as acirradas primárias democratas contra Hillary Clinton --tida como grande favorita na disputa presidencial. A experiência da disputa com a ex-primeira-dama fortaleceu sua estratégia de campanha e a mostrou que a promessa de mudança em tempos de insatisfação política funcionava.

Com o slogan "Mudança na qual podemos acreditar", Obama entrou como preferido na disputa presidencial contra o veterano republicano McCain. O resultado confirma a vantagem consolidada nas pesquisas após o estouro da crise financeira norte-americana que assola as Bolsas de todo o mundo.

"A estrada a frente será longa. Nossa subida será cautelosa. Nós podemos não conseguir chegar lá em um ano ou mesmo em um mandato, mas América, eu nunca estive tão esperançoso do que hoje de que chegaremos lá", afirmou o democrata no discurso, sob o peso de assumir a Presidência em tempos da mais grave crise financeira depois da Grande Depressão dos anos 30.

Vitória

A vitória de Obama, como previsto, veio principalmente nos Estados das duas costas americanas, onde os democratas costumam ter melhor desempenho. Contudo, com uma estratégia de conquistar os 50 Estados, ele tirou alguns Estados do republicano John McCain.

Na projeção das urnas, até o momento, Obama ganhou 26 Estados e o Distrito de Columbia e deve garantir 338 votos do colégio eleitoral, muito além dos 270 necessários para chegar à Casa Branca.

Acompanhe a apuração das urnas

Nos Estados Unidos, como a votação é indireta, a vitória democrata nas urnas desta terça-feira deve ser confirmada pelos representantes dos colégios eleitorais estaduais --cujo número é proporcional à população do Estado-- e que, tradicionalmente, ratificam o voto popular. Entenda o processo eleitoral americano

"Se pessoas ainda têm dúvidas de que a América é o lugar onde as coisas são possíveis, que ainda acreditam que o sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questionam o poder da nossa democracia, esta noite é a sua resposta", afirmou Obama, que nesta terça-feira confirmou um resultado considerado impossível há poucos anos atrás.

Interrompido por aplausos e gritos da multidão, Obama disse nesta quarta que o processo eleitoral foi uma "espera foi longa, mas merecida" e que "agora vamos mudar".

Obama assume assim como um dos presidentes mais populares do país. A participação na eleição que o colocou na Casa Branca só pode ser comparada na história recente aos 63,1% de 1960, quando John Kennedy (1917-1963) chegou ao poder.

"Nós vamos reconstruir a América, com mão calejada, tijolo por tijolo, para refazer o nosso país", afirmou Obama que ainda ressaltou o "patriotismo dos americanos" e alertou "o cuidado para que não recaiamos na imaturidade que envenenou a nossa economia".

Fonte: Folha Online

Servente confessa morte de operário

Os policiais da 1º Delegacia de Polícia Civil, em Mossoró, levaram apenas três dias para elucidar o assassinato do operário Cledson Soares Maia, 24 anos, ocorrido na noite do sábado passado, no Alto da Conceição.

A vítima foi morta com um tiro na cintura, que perfurou o baço e causou sua morte instantânea. O setor de investigação da 1º DP descobriu que o autor do tiro que matou Cledson foi o servente de pedreiro Antônio Fabrício Lopes de Lima, 18 anos, morador do Belo Horizonte.

Na manhã de ontem, ele foi localizado pelos policiais e esteve na delegacia para confessar o crime. Por ter livrado o flagrante e não possuir mandado de prisão preventiva contra sua pessoa, o acusado foi liberado para responder ao processo em liberdade.

Antônio Fabrício disse que na noite do sábado estava indo de bicicleta para o Clube dos Cafonas, no Alto de São Manoel, quando encontrou Cledson Soares, nas proximidades do Colégio Ambulatório José Pereira Lima, no Alto da Conceição. "Quando ele me viu disse que ia me matar e veio correndo na bicicleta atrás de mim. Eu tava com um 38 (revólver) e dei um tiro. Depois fui embora na bicicleta. Só hoje (ontem) fui saber que ele tinha morrido", disse o acusado.

Na delegacia, ele mostrou duas marcas de tiros no braço esquerdo, que segundo ele, haviam sido dados por Cledson Soares, quando os dois eram menores de idade. "Eu tava no rio e ele (Cledson) chegou com a turma dele, aí me deu dois tiros. Depois disso, ele ficava me ameaçando", disse.

De acordo com a polícia, Antônio Fabrício possui passagens pela polícia por crimes de furto e roubo, mas todos os processos se referem a quando ele ainda era menor de idade.

O delegado da 1º DP, Antônio Pinto, disse que com o empenho do setor de investigação da delegacia o crime foi esclarecido em tempo recorde. "Fizemos nosso trabalho, agora vamos concluir o inquérito e encaminhar à Justiça", disse.

Fonte: De Fato

PM mata dois em tentativa de assalto

Dois homens foram mortos pela polícia e um adolescente apreendido na manhã de ontem, em Angicos, depois de uma tentativa de assalto contra a Loja de Móveis e Eletros do Chiquinho. Os três estavam em um carro tipo Corsa Sedan verde, com placa de Baía Formosa/RN e portavam dois revólveres calibre 38.

Os mortos são Riltonklay Batista dos Santos, 22 anos, e Niedson Carlos Alves Martins, 20 anos. O primeiro era filho do vereador de Baía Formosa, Rildo Rodrigues (PTB). O segundo era natural de Cabedelo (PB), mas morava em Natal. O adolescente de 17 anos que estava com eles mora em Natal e já responde a processos por roubo.

O trio havia planejado o crime em Baía Formosa e chegaram ontem de manhã em Angicos, para fazer o assalto. A intenção era roubar aparelhos de telefone celular e eletrônicos.

Eles chegaram à loja por volta das 12h30. O carro em que eles estavam ficou estacionado na rua de trás do estabelecimento. Eles se passaram por clientes e em seguida anunciaram o assalto. Um filho do dono da loja estava na frente do estabelecimento e chamou a Polícia Militar (PM).

Policiais do Grupo Tático de Combate (GTC) que estavam de passagem pela cidade foram até a travessa Joaquim Bernardo - rua da loja - checar a ocorrência. Quando os policiais chegaram ao local, os suspeitos Riltonklay Batista e Niedson Carlos correram por um beco que dá acesso à rua de trás e fugiram no Corsa Sedan. O comparsa deles - um adolescente de 17 anos - ficou na loja e foi rendido pelos funcionários, portando um revólver calibre 38 com duas cápsulas deflagradas.

Os dois suspeitos saíram em fuga pela avenida Georgino Avelino, no Centro, e foram perseguidos por uma viatura do GTC. De acordo com os policiais, os suspeitos atiraram contra eles, forçando uma reação.

No fim da rua João Alexandre, ainda no Centro, um dos pneus do carro em que estavam os assaltantes foi atingido por uma bala e os dois assaltantes saíram correndo a pé pela rua. No meio da fuga, eles foram alvejados por tiros de pistola .40 efetuados pelos militares e caíram.

Os dois ainda foram levados para o hospital da cidade, mas já estavam mortos quando deram entrada na unidade hospitalar.

DUAS VERSÕES

A PM reforçou que os tiros que mataram Riltonklay e Niedson foram dados em resposta aos que os dois efetuaram contra a equipe. Mas moradores da rua alegaram que um dos suspeitos, depois de ser baleado, caiu ajoelhado e levantou os braços se rendendo.

"Mas os homi (policiais) não contaram conversa e meteram bala pra cima e o cara (suspeito) caiu morto aí", disse um homem que mora próximo do local onde caíram mortos os dois suspeitos.

Embora apresentem a versão, as testemunhas ficaram receosas ao falar com a imprensa. "Rapaz, a gente vê as coisas, mas quem é que vai sair falando pra se complicar?", questionou a testemunha.

Na arma apreendida com os dois suspeitos, apenas duas balas estavam deflagradas. O delegado Renato Batista - que estava na cidade acompanhando o caso - disse que vai solicitar ao Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) um exame minucioso nos corpos dos mortos, no adolescente apreendido e nas armas dos acusados e dos policiais. "Não tinha conhecimento dessa versão (dos moradores), mas isso vai ser investigado. Sabemos que na arma apreendida com os dois constavam apenas duas balas deflagradas, mas os policiais disseram que a viatura foi alvejada por um tiro disparado por eles", comentou.

Fonte: De Fato

Ministério obriga Record a mudar horário de programa

"O Melhor do Brasil", exibido pela Record aos sábados, das 16h às 20h30, terá que mudar de horário, informa nesta quarta-feira coluna Outro Canal, assinada por Daniel Castro na Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, o Ministério da Justiça reclassificou a atração como impróprio para menores de 12 anos. A rigor, a partir deste sábado, as gincanas apresentadas por Rodrigo Faro só poderão ir ao ar após as 20h. É a medida mais drástica já tomada contra um programa de auditório.

A emissora vai recorrer e não descarta apelar à Justiça comum. "Estão tentando acabar com a liberdade de expressão e de escolha", reagiu Alexandre Raposo, presidente da Record.

Fonte: Folha Online

Prefeitura lançará até o final deste mês Edital para contratar serviço e empresa

Se depender a opinião pública, a Prefeitura Municipal de Mossoró acerta ao abrir a realização do Mossoró Cidade Junina à iniciativa privada. Até o final do mês, a Gerência de Compras e Materiais vai lançar o edital de concorrência para contratação da empresa que vai organizar e executar o evento junino, já consolidado com um dos maiores do país.

O diretor executivo do Instituto Gama de Pesquisa de Mercado, Waldenberg Pinto Santiago, aprova a idéia de terceirização do Cidade Junina, anunciada pelo secretário da Cidadania, Francisco Carlos Carvalho. "Considero ótima a idéia da Prefeitura de Mossoró de privatizar o Mossoró Cidade Junina", diz Waltenberg Santiago.

Waltenberg lembra que, já na gestão da então prefeita Rosalba Ciarlini, sua empresa realizou pesquisas para levantar problemas que deveriam ser melhorados ou alterados para as próximas edições da festa. Naquela época já sugeríamos a privatização do evento que traria benefícios - não somente à economia para os cofres do município.

A privatização do Cidade Junina, para Waltenberg Santiago, tornaria o evento mais profissional, com reflexos positivos na melhoria de sua qualidade, na sua organização e nas atrações para atrair um público cada vez melhor e satisfeito com a qualidade da festa, assim como aconteceu com privatização do São João de Caruaru e Campina Grande.

O consultor de Turismo e Eventos, Oberi Penha, também se manifesta a favor da abertura do evento à iniciativa privada. Para ele, o modelo proposto pela Prefeitura de Mossoró já deu certo nas festas juninas realizadas nas cidades de Campina Grande e Caruaru.

"Não há dúvidas de que a privatização seja o caminho mais acertado para quem espera de Mossoró... Também foi acertado o papel da Prefeitura ao longo da existência do evento, de fazer todos os investimentos necessários para sua consolidação", diz Penha. Para ele, a abertura do Cidade Junina abre caminho para atrair mais turistas ao município.

Isso porque, segundo Oberi Penha, a privatização do Cidade Junina abre a oportunidade para instituições como sindicato de hotéis, restaurantes, Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Comercial e Industrial (ACIM), Câmara Lojista, entre outras, participem do processo de tornar Mossoró destino turística.

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 4 de novembro de 2008

12 mil se inscrevem no sistema de cotas

Cerca de 12 mil candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Vocacionado 2009 -PSV (PSV 2009) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pelo sistema de cotas. As inscrições para os que desejavam concorrer às cotas se encerraram na última sexta-feira, 31, e só podiam ser feitas de forma presencial no campus central da Uern e nos núcleos avançados.

O sistema de cotas determina que 50% das vagas sejam destinadas para alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas do Estado. Em Mossoró, 4.012 candidatos realizaram a inscrição presencial, sendo 1.500 somente no último dia.

Para a coordenadora do Processo Seletivo Vocacionado em Mossoró, Lúcia Musme, o número de inscritos atingiu a expectativa. "Nos primeiros dias de inscrição nós pensamos que interesse das pessoas iria ser bem menor. Mas nos dois últimos dias muita gente se inscreveu e nós chegamos aos mais de 4 mil, que é, inclusive, praticamente a mesma quantidade do ano passado", revelou.

De acordo com Valdomiro Morais, coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), o total de inscritos pelo sistema de cotas representa metade do que a Universidade está esperando em todo o processo. Ele afirmou que "a Uern pretende inscrever 25 mil candidatos para responderem as provas do vestibular. Nesse ano, os que optaram pelas cotas são exatamente 50%".

Já pela Internet, 4.500 não-cotistas fizeram a inscrição até o último final de semana. O número é considerado normal pela comissão permanente do vestibular, que estima mais 8 mil inscrições até o próximo domingo, dia 9, data em que se encerram as inscrições via Internet (no site: www.uern.br, link Comperve).

Os candidatos que terminaram o ensino médio entre os anos de 2006, 2007 e 2008 serão totalmente isentos da taxa de inscrição, que está custando R$ 100,00 nesse ano. Por sua vez, os que tiverem concluído antes do ano de 2006, irão pagar metade do valor cobrado pela taxa.

Fonte: De Fato

Homem é morto com um tiro por sobrinho em Upanema

Uma briga familiar terminou em tragédia na noite desta segunda-feira (3) em Upanema, município a 268 km da capital potiguar. Um homem identificado como Marcílio Gomes dos Santos, de 28 anos, foi morto com um tiro, e o suspeito do crime é o próprio sobrinho, conhecido como Júnior, de 24 anos.

Segundo o soldado Mendonça, da Delegacia de Polícia Civil de Upanema, tudo começou com uma briga banal, motivada pelo consumo de álcool. Marcílio teria chegado à casa de Júnior, no Sítio do Padre, zona rural do município, por volta das 20h30, e ameaçado matar o sobrinho e o pai dele (irmão do próprio Marcílio).

"Foi aí que o Júnior armou-se com um revólver e disparou um tiro contra a vítima, atingindo o peito esquerdo", afirmou o soldado. Marcílio morreu ainda no local, e o sobrinho fugiu por um matagal da região.

"Como só dispomos de dois policiais por dia e estamos com a viatura quebrada, não tivemos como empreender diligências em busca do autor do disparo", relatou o PM. De acordo com ele, foi necessário pedir apoio a uma equipe de Mossoró até para isolar a área do crime.

Marcílio morava também no Sítio do Padre, com uma companheira e filhos.

Fonte: DN Online

Governadora consegue R$ 32 milhões para obras que beneficiam o turismo em Mossoró e Pipa

A infra-estrutura para o turismo no Rio Grande do Norte vai receber um incremento de R$ 32 de milhões. Em audiência no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta terça-feira (04), a governadora Wilma de Faria conseguiu a liberação dos recursos para a construção do Parque Ilha de Santa Luzia, em Mossoró, e do anel viário da Praia de Pipa. O convênio liberando o dinheiro será assinado no dia 24 deste mês, em Natal, com a presença do ministro Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.

O projeto do Parque da Ilha de Santa Luzia reunirá um complexo turístico e ambiental composto por museus, áreas de lazer e esporte, com quadras esportivas, quiosques de alimentação, ciclovia e espaço para caminhadas e lago artificial, numa área de 12 hectares, no bairro de Santa Luzia. O Ministério do Turismo vai liberar R$ 17 milhões – dos R$ 32 milhões anunciados – para a construção do Parque.

Do montante liberado para incrementar o turismo no RN, os outros R$ 15 milhões anunciados em Brasília serão usados para as obras do anel viário da Praia de Pipa, que já está em construção e deve ficar pronto em janeiro do próximo ano. A obra vai melhorar o acesso ao segundo destino turístico mais importante do Estado e o fluxo do transito na região.

Fonte: DN Online

Itaú Unibanco prevê lucro extra de R$ 142 mi com fusão

A união entre Itaú e Unibanco deverá gerar um lucro adicional de R$ 142 milhões no resultado de 2008 da nova instituição financeira, segundo estimativa feita pelos dois bancos e apresentada hoje em teleconferência a analistas. "É uma situação em que há um resultado positivo no lucro por ação já no curto prazo", afirmou o diretor de Relações com Investidores do Itaú, Alfredo Setubal.

Fonte: Agência Estado

Veja os horários de fechamento das urnas nos EUA

Os eleitores americanos fazem filas em todo os Estados Unidos na manhã desta terça-feira para participar de uma eleição com expectativas de comparecimento recorde, de mais de 130 milhões. Na eleição de 2004, 125,7 milhões votaram, 63,8% dos eleitores registrados.

Cada Estado tem um horário de votação diferente, mas os primeiros resultados preliminares devem ser divulgados às 19h no horário de Brasília. Neste horário, seis Estados da costa leste americana encerram a votação.

Fonte: Folha Online

Bandidos levam R$ 20 mil em assalto aos Correios de Pedra Grande

Quatro homens invadiram a agência dos Correios do município de Pedra Grande, a 130 quilômetros de Natal, por volta das 1h30 desta terça-feira (04), e levaram cerca de R$ 20 mil, dinheiro que seria destinado para o pagamento dos aponsetados.

Segundo o sargento Jorge Ribeiro, comandante do Pelotão de Pedra Grande, os bandidos desembarcaram fora da cidade. Um deles ficou no carro, um Vectra Branco, e outros três seguiram para fazer o roubo.

Os bandidos teriam arrombado o cofre usando um pé-de-cabra e fugido sem deixar pistas. O sargento afirmou que a população não acionou a polícia, mesmo que alguns tenham visto os suspeitos. De acordo com Jorge Ribeiro, o caso ficar sobre responsabilidade da Polícia Federal.

Fonte: DN Online

Bandidos são mortos pela polícia durante assalto em loja de Angicos

Dois bandidos foram mortos e um adolescente apreendido durante uma troca de tiros com a polícia após um assalto na loja de Móveis e Eletros do Chiquinho, localizada na Rua Joaquim Bernardo, no Centro de Angicos, cidade distante 171 Km da capital Natal. Segundo testemunhas, antes de serem dominados, um dos bandidos chegou a fazer o dono da loja e mais seis funcionários de reféns. A polícia acredita que a quadrilha tenha ramificações em Baía Formosa.

O assalto aconteceu por volta das 12h40 da tarde desta terça. Dois homens armados, identificados como Hilton Clay Batista dos Santos, de 22 anos, e Niedson Carlos Alves Martins, de 20 anos, e ainda um adolescente de 17 anos entraram na loja do Chiquinho e simularam fazer uma compra. Depois de perguntaram os preços de alguns eletros, eles anunciaram o assalto. Um dos bandidos fez o proprietário da loja e mais seis pessoas de reféns num depósito localizado no final do estabelecimento, enquanto o segundo ficou na porta e um terceiro efetuando o assalto.

Segundo a polícia, uma familiar da vítima conseguiu fugir e acionou a guarnição policial, que se dirigiu ao local. "No momento em que a viatura chegou próximo a loja foi recebida a balas pelos bandidos. Houve troca de tiros e o Niedson, que é natural da Paraíba, e Hilton, que é de Natal, acabaram morrendo", disse o sargento Ruy da Costa, chefe de unidade da delegacia de Angicos. No momento da chegada policial, de acordo com um funcionário da loja, Fábio, o outro assaltante foi dominado pelo dono e os demais funcionários que estavam sendo feitos de reféns. A polícia o deteve e constatou que era um adolescente. "Ele tem 17 anos, fará 18 no dia 19 de dezembro", disse o sargento Ruy.

A polícia acredita que a quadrilha tenha ramificações na cidade de Baía Formosa. "Dois deles tem parentes naquela cidade e chegaram a ligar para cá já em busca de informações", completou o sargento. O caso ficará sob responsabilidade do Delegado titular da cidade, Renato Batista.

Fonte: DN Online

Henrique Alves defende chapa para 2010 com Garibaldi e Wilma

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, confirmou que as negociações para o pleito de 2010, com a chapa Wilma de Faria e Garibaldi Filho para o Senado, já foram deflagradas.

“Essas conversas foram preliminares e não é com o resultado da campanha em Natal que isso irá mudar. Foram conversas preliminares, agora vamos concluir e formalizar no momento oportuno”, afirmou o deputado, detalhando que a aliança foi discutida ainda na discussão sobre o pleito de 2008 em Natal, já que a intenção de PSB e PMDB é “caminhar juntos em 2010” .

“O objetivo do PMDB é eleger Garibaldi Filho, o objetivo do PSB é eleger a governadora Wilma de Faria. O senador Garibaldi já disse que está próximo da governadora, a governadora Wilma disse que está próxima, falta formalizar”, completou o deputado Henrique Eduardo, durante entrevista ontem ao programa Panorama do RN, da Rádio Globo Natal.

Embora afirme que a grande aproximação para 2010 é do PSB com o PMDB, o deputado federal Henrique Eduardo Alves não se mostrou surpreso com a declaração pública da senadora Rosalba Ciarlini que disse votar nos senadores Garibaldi Filho e José Agripino para o Senado em 2010.

"A senadora Rosalba Ciarlini foi coerente. Ela foi eleita para o Senado com o apoio de Garibaldi Filho", comentou o deputado Henrique Alves.

Fonte: Panorama Político/TN online

Caern nega racionamento de água em Mossoró

Não há defeito em nenhum poço de abastecimento em Mossoró, informou ontem à tarde o gerente regional da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), José Ronaldo de Medeiros.

O mais recente problema, o defeito no Poço-19 (P-19), foi resolvido sábado, 1º, o que normalizou o fornecimento nos conjuntos Abolições e Santa Delmira, segundo o gerente.

"Tivemos uma série de problemas nas últimas semanas, o que prejudicou o abastecimento em alguns bairros. Mas todos já foram resolvidos. O abastecimento está normalizado", tranqüiliza.

Entre os problemas, José Ronaldo se refere também à pane no Poço 1 (P-1), próximo ao Fórum Silveira Martins, o que comprometeu o abastecimento nos bairros Doze Anos e Boa Vista.

Rompimento da tubulação da Adutora Jerônimo Rosado na saída de Assu, há cerca de 15 dias, provocou racionamento nos bairros e conjuntos que formam o Grande Alto de São Manoel, mas encanação já foi consertada, também segundo José Ronaldo.

Fonte: De Fato

Absurdo

Como a governadora Wilma de Faria ainda não cumpriu a promessa de repassar os recursos para o Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró, os pacientes continuam sendo encaminhados para Natal e Fortaleza (CE). Já são 140 transferidos desde que o Centro suspendeu as cirurgias. A dívida do COHM é de quase R$ 500 mil, por isso, está impossibilitado de retomar as cirurgias oncológicas. Sem outra alternativa, continuará aguardando a boa vontade da governadora com os pacientes sofridos de Mossoró.

Fonte: César Santos/De Fato

Greve do Dnit é suspensa e os serviços são retomados

Foi suspensa desde a semana passada a greve dos funcionários do Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT). A decisão foi tomada na terça-feira passada e os serviços que não estavam sendo realizados durante a paralisação foram retomados desde quarta-feira, dia 29 de outubro, segundo Luiz Otávio, analista administrativo contador e membro da Comissão Servidores do órgão. Em Mossoró, todos os serviços realizados pelo Departamento foram normalizados desde a semana passada.

A greve iniciada dia 6 de outubro foi suspensa após abertura do canal de negociação entre a diretoria do órgão e os funcionários. "Na semana passada, dias 23 e 24, foram realizadas assembléias tanto no RN quanto nos outros Estados para discutir o andamento da paralisação e foi então que a direção do órgão afirmou que só abriria um canal de negociação se a categoria suspendesse a paralisação. A proposta foi levada para assembléia e a maioria decidiu suspender a greve", contou Luiz Otávio.

O funcionário comenta ainda que ficou definida a realização de quatro reuniões para discutir as reivindicações. A primeira foi realizada na semana passada, a segunda, dia 3 de novembro, a terceira ocorrerá dia 11 de novembro e a quarta, dia 25 deste mês.

Durante a greve, conforme Luiz, os serviços considerados essenciais continuaram sendo realizados. "Os funcionários que trabalham com os serviços essenciais não haviam suspendido os serviços. Dentre os trabalhos que continuaram sendo realizados em Mossoró, estão os de recuperação da Ponte da Barragem do Genésio. Além disso, foi mantido regime de trabalho com 30% dos funcionários, o que permitiu a continuidade dos serviços", ressaltou, complementando que os serviços não enquadrados como essenciais foram suspensos durante greve em todo o Estado. Dentre os serviços considerados não essenciais, está o de fiscalização das obras.

Fonte: Gazeta do Oeste

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Lula soube ontem da fusão do Itaú com o Unibanco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado ontem à noite sobre a fusão do Itaú com o Unibanco. Interlocutores de Lula informaram que ele se reuniu com representantes dos dois bancos, que detalharam a operação financeira. No encontro, foi entregue a Lula uma carta com dados sobre os motivos que levaram à fusão.

Na manhã desta segunda-feira a Itaúsa --empresa de participações do grupo Itaú-- e o Unibanco anunciaram que irão fundir suas operações financeiras, o que formará o maior banco do país e o maior grupo financeiro do Hemisfério Sul, segundo comunicado divulgado pelos bancos.

Segundo as duas instituições, o total de ativos combinado é de mais de R$ 575 bilhões --contra R$ 403,5 bilhões do Banco do Brasil, e R$ 348,4 bilhões do Bradesco, de acordo com dados de junho do Banco Central.

Assessores do presidente informaram também que não há temor em decorrência da fusão e suas conseqüências para as operações financeiras conduzidas pelo Banco do Brasil. De acordo com eles, o importante é que o BB possa continuar prestando seus serviços.

Mais cedo, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que fusão de Itaú e Unibanco deve fortalecer o sistema financeiro nacional e evitar problemas na liberação de crédito no país. Após participar de reunião do Palácio do Planalto, o ministro comentou o negócio.

"É importante, pois solidifica os dois bancos. É normal que em um momento de turbulência, de problemas internacionais do setor financeiro, você tenha um movimento de fusões. São dois bancos tradicionais, dois bancos sólidos, que têm uma atuação importante para a atividade econômica", afirmou Mantega.

Para ser concretizada, a fusão ainda terá que ser aprovada pelo Banco Central e por órgãos reguladores como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

O Cade informou nesta segunda-feira que ainda não foi notificado da fusão e que não se manifestará sobre o caso até o julgamento. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os dois bancos têm 15 dias após a operação para comunicar a SDE (Secretaria de Direito Econômico) e o próprio conselho.

Fonte: Folha Online

Servidores da Saúde em greve mantêm manifestações

Os servidores estaduais da saúde, em greve há 15 dias, fazem assembléia na manhã desta terça-feira (04/11) para avaliar o movimento. A reunião ocorre a partir das 9h no auditório do Hospital João Machado.

Depois da passeata de cerca de 500 servidores na sexta-feira passada, em que os trabalhadores receberam como resposta do Governo um "não tem negociação", os servidores resolveram endurecer o movimento. O ato seguinte, ocorrido na manhã desta segunda, foi fechar completamente, por uma hora o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Somente casos de risco de morte foram atendidos. As ambulâncias da Samu foram orientadas para evitar levar pacientes ao local.

A previsão é de que na quarta-feira haja uma unificação dos movimentos da saúde estadual com os servidores públicos federais. Pela manhã deve haver um Ato Público no Centro Clínico da Ribeira e à tarde os trabalhadores fazem um protesto em frente à Câmara Municipal contra o aumento de 100% proposto por alguns vereadores.

De acordo com Sindicato, se até lá não houver na negociação, na quinta-feira um piquete no mesmo formato do realizado no Walfredo Gurgel, irá ocorrer no Hospital Santa Catarina em horário ainda a ser definido.

Fonte: DN Online

Jovem é encontrada morta e amarrada em Mossoró

A jovem Rafaela Lourenço da Silva, de 21 anos, foi encontrada morta e amarrada dentro da casa onde morava, na Rua Antoniel Marques Guedes, Santo Antônio, em Mossoró, a 285 km de Natal. O suposto crime, ainda envolto em mistério, aconteceu na manhã deste domingo (2).

Segundo informações do 2° Batalhão de Polícia Militar, vizinhos ouviram, por volta das 10h30, o choro de um bebê de cerca de um ano de idade, filho da vítima. Ao conseguirem entrar na casa, encontraram a jovem morta e amarrada com as mãos para trás, com um pedaço de corda.

A polícia foi acionada e chegou ao local, juntamente com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Segundo um PM, há indícios de estrangulamento, e não foram encontradas marcas de tiros ou facadas no corpo de Rafaela. A jovem, de acordo com vizinhos, morava com um companheiro, além do filho.

O suposto esposo não foi encontrado nem identificado, o que pode caracterizar, segundo a polícia, uma suspeita de crime passional. A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró irá investigar o caso.

Fonte: DN Online

TSE prorroga prazo para os não eleitos

O Tribunal Superior Eleitoral prorrogou o prazo para prestação de contas dos candidatos não eleitos no pleito de 2008. A nova data estabelecida é 31 de dezembro.

A decisão do TSE atende a um pedido do DEM, PSDB, PT e PMDB. Com isso será alterada parte da Resolução TSE nº 22.715 (artigo 21), que dispõe que as contas de campanha devem estar integralmente quitadas até a data da entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Não foi alterado o prazo para a prestação de contas.

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, explicou que a medida não alcança os candidatos eleitos porque suas contas já devem estar apreciadas quando houver a diplomação (no dia 18 de dezembro).

Com a decisão do TSE, no dia 31 de dezembro de 2008 se extinguirá automaticamente o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) criado pelos candidatos.

Fonte: Panorama Político/Tribuna do Norte

Itaú e Unibanco se fundem, criando maior banco do país

Os bancos brasileiros Unibanco e Itaú anunciaram nesta segunda-feira (3) que se unirão para formar um conglomerado com valor de mercado entre os 20 maiores do mundo. O novo banco deverá ser o maior do hemisfério sul, segundo comunicado oficial do banco Itaú.

Segundo a nota da instituição, a operação “surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no mundo, particularmente no setor financeiro”.

A operação precisa ser aprovada em assembléias extraordinárias de acionistas - previstas para serem realizadas entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro -, pelo Banco Central do Brasil e demais autoridades competentes, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Procurado pelo G1, o Cade informou que irá avaliar os riscos concorrenciais apenas após ser notificado da operação. As instituições têm 15 dias para notificar o órgão.

Segundo as instituições financeiras, o novo banco resultante da fusão terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões. Contará com aproximadamente 4,8 mil agências, representando 18% da rede bancária; e 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado.

Em volume de crédito, representará 19% do sistema brasileiro; e em total de depósitos, fundos e carteiras administradas, atingirá 21%.

Ainda de acordo com o comunicado oficial do Itaú, nada muda operacionalmente para os clientes dos dois bancos neste momento. Todos continuarão a utilizar normalmente os diferentes canais de atendimento, cheques, cartões e demais produtos e serviços.

Fonte: G1

INSS paga benefícios acima do piso a partir de hoje

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a depositar hoje (3) os benefícios de quem recebe acima de um salário mínimo. Os primeiros a receber são os que têm cartão com finais 1 e 6. Também hoje serão creditados os benefícios de quem ganha até o piso e tem cartão de pagamento com final 6, desconsiderando-se o dígito.

A folha de pagamento de outubro paga R$ 15.176.784.150,77 a 25.982.109 beneficiários. São 18.120.643 segurados urbanos, que recebem R$ 12.170.869.318,54, e 7.861.466 segurados rurais, que correspondem a R$ 3.005.914.832,23.

Fonte: Agência Brasil