sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Obama promete investir na criação de empregos e redução fiscal para superar a crise

O presidente eleito Barack Obama afirmou nesta sexta-feira, durante a primeira coletiva de imprensa, que pretende investir na criação de empregos e em políticas de redução fiscal para tirar os EUA da pior crise econômica desde a quebra de Bolsa de Nova York em 1929.

O democrata defendeu a criação de um um "conjunto de políticas fortes" para superar a crise. "Vamos desenvolver prioridades, como um plano de resgate da classe média para melhorar a vida das famílias, estender o seguro-desemprego e criar um plano de estímulo fiscal que dê partida ao crescimento econômico", afirmou.

Obama agradeceu ainda a "cooperação" do atual presidente, George W. Bush, pelo "compromisso de assegurar que a equipe econômica dê todas as coordenadas para a transição". "Temos um grande desafio e temos que atuar de forma árida", disse.

O democrata defendeu um corte orçamentário e prometeu o investimento na indústria automotiva. "Vou fazer tudo que for possível para ajudar os trabalhadores a produzirem carros eficientes e que a indústria não perca ainda mais postos de trabalho". Obama disse também que irá focar as primeiras ações do novo governo nas promessas defendidas durante a campanha de melhorias no setor da saúde, educação e um "alívio fiscal" das famílias.

"Não vai ser rápido sair do buraco onde estamos, mas vamos colocar de lado o partidarismo para corresponder as expectativas de depositaram em nós", disse Obama ao afirmar ainda que trabalhará muito ao lado do chefe de gabinete Rahm Emanuel e que já tomou algumas ações prévias para tornar o plano econômico.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: