quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Garibaldi diz a deputados que reforma política deve ser discutida também pelo povo

Uma reforma política imediata, precedida de um debate. Esse foi o apelo que 20 dos 55 deputados estaduais gaúchos fizeram na manhã desta quinta-feira (6) ao presidente do Senado, Garibaldi Alves. Em sua resposta, Garibaldi afirmou que é importante envolver não só a classe política nesse debate, mas trazer também o povo para o centro das discussões.

- Os políticos são apenas o meio, pois representam o povo. É preciso fixar alguns pontos para a reflexão da Nação, para que não pareça que a reforma política só interessa à classe política, que já está bastante desacreditada - afirmou Garibaldi ao grupo de parlamentares.

Para o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (PMDB-RS), a reforma política é a mais importante das reformas a serem feitas.

- Assuntos como financiamento de campanhas públicas, voto em lista, fim das coligações partidárias e o instituto da suplência no Senado, entre outros, precisam ser discutidos imediatamente. A democracia e a Constituição, depois de 20 anos, precisam amadurecer - ressaltou Alceu Moreira.

Já para o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, a reforma política é um assunto que interessa a toda a sociedade brasileira.

- Queremos ver a reforma política sair do papel para ser debatida externamente, pois o atual sistema já não nos interessa mais - disse Lamachia ao presidente do Senado.

Após a visita ao Senado, os deputados gaúchos seguiram para encontros com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratarem do mesmo assunto.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: