sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Diocese anuncia simplicidade e clima acolhedor para os fiéis na programação da Festa de Santa Luzia

A Diocese de Mossoró divulga a programação da Festa de Santa Luzia 2008. Os festejos à santa de Siracusa deste ano serão realizados de 3 a 13 de dezembro e terão como tema geral "Luzia, exemplo de vida e missão" e lema "A vida é uma missão".

De acordo com a comissão geral da festa, nesta edição, os festejos terão caráter mais religioso. Durante as noites de novena serão debatidos vertentes do lema da festa, devendo enfocar a vida humana e incentivar os fiéis a fazer do cotidiano da vida uma missão de servir a Deus.

A preparação da Festa de Santa Luzia já iniciou. A relíquia e a imagem da santa padroeira estão visitando todas as paróquias da diocese, tanto as do município de Mossoró quanto as de cidades circunvizinhas. O roteiro de visitação se encerra no dia 30 deste mês, com o tradicional "Abraço à cidade", seguido de missa solene na Catedral de Santa Luzia.

O monsenhor Américo Simonetti, pároco da catedral, informa que neste ano a festa de Santa Luzia está mais simples, porém mais acolhedora. Ele ressalta que a abertura da festa terá um show-mensagem com o padre João Carlos e o jantar da família. Além disso, todos os dias haverá atrações com artistas populares e no dia 12 do próximo mês terá um show com a banda "Os Tremendões".

Outra novidade da Festa será o Oratório de Santa Luzia, que será apresentado no período de 4 a 13 de dezembro. A encenação está com novos roteiro e direção, ambos a cargo de José Alberto Simonetti e Acácio de Montes, teatrólogos do Ceará.

José Alberto informa que o espetáculo neste ano terá um caráter mais teatral, abrindo mão dos musicais, de forma a focar mais na história de vida da santa, que será interpretada pela atriz Daniele Almeida. Cerca de 90 atores participam da encenação, entre profissionais e amadores de grupos de jovens das paróquias da diocese.

Além das novenas e a encenação do oratório, a Festa de Santa Luzia 2008 terá barracas, lojinha de Santa Luzia, recital sacro antes das novenas, leilões, concurso A Mais Bela Voz e a tradicional procissão de Santa Luzia, que reúne milhares de fiéis.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: