sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Investigação de crimes será prejudicada

Com uma das situações mais delicadas entre as delegacias da cidade, a 1ª DP deve ter seu trabalho comprometido ainda mais a partir de agora. Com quase 70 inquéritos policiais sobre homicídios parados ou em investigação, o comando da distrital será feito por um delegado que já é responsável por outras sete delegacias espalhadas por Mossoró e no interior do Estado.

Por determinação da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), o delegado Antônio Pinto - que respondia pela distrital - foi remanejado para a Delegacia Especializada em Defraudações (DEFD) e substituído pelo delegado regional Caetano Baumann.

O delegado regional já responde pelas delegacias de Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, São Rafael, Upanema e pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR).
"Fica complicado, mas é o jeito que está sendo dado pela secretaria", disse Caetano Baumann. Pelo menos três crimes violentos ocorreram nos últimos meses na área de duas delegacias comandados por ele, e nenhum foi elucidado ainda. O motivo? Muito trabalho para poucos policiais. "Minha equipe basicamente é formada por quatro policiais", disse.

Um dos casos aconteceu em Upanema, no mês passado, quando quatro corpos foram encontrados na zona rural de Upanema. Dois deles estavam carbonizados. Apenas dois dos corpos foram identificados. Os outros, carbonizados, foram enviados para identificação através de exame de DNA em Natal. Oficialmente, o motivo da chacina ainda é desconhecida. Nos corredores da polícia se fala em acerto de contas entre dois grupos rivais ligados ao crime organizado no Rio Grande do Norte e Ceará.

A sobrecarga de trabalho para os delegados de carreira aumentou em agosto deste ano quando a Degepol dispensou 63 policiais militares e agentes de polícia que trabalhavam como delegados em cidades do interior. A dispensa atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de 20 de março de 2007, que declarou inconstitucional a lei estadual que previa a possibilidade de militares e agentes civis ocuparem o cargo de delegado.

Com a medida, 35 delegados passaram a cuidar de 160 cidades do interior. Dos 144 delegados de carreira existentes no Rio Grande do Norte, apenas 35 são lotados em cidades do interior.

Outra portaria publicada no Diário Oficial de ontem, a Degepol designou o delegado Renato Batista, da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), para responder também pela 5ª regional de Macau, além das delegacias de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Fernando Pedrosa, Guamaré, Jandaíra, Pedro Avelino e Pendências até o dia 25 de janeiro do próximo ano.

A solução do problema deve surgir apenas no próximo ano quando o Governo do Estado promete realizar concurso público com 68 vagas para delegados de carreira.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: