sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PT marca para novembro de 2009 eleições para decidir novo comando da legenda

O Diretório Nacional do PT aprovou nesta nesta sexta-feira a manutenção da data de 22 de novembro de 2009 para a realização das eleições diretas internas do partido. A aprovação consagra a vitória do grupo do atual presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).

A data de novembro de 2009 já havia sido definida no ano passado durante o 3º Congresso Nacional do PT. No mesmo congresso ficou decidido que os mandatos dos que integram a direção do partido terá dois anos de duração.

A decisão foi definida durante a reunião do Diretório Nacional do PT, integrado por 81 membros, que tem debates marcados para hoje e amanhã em Brasília. Também ficou definido que em fevereiro de 2010 será convocado o 4º Congresso Nacional do PT para discutir as linhas programáticas da legenda.

Às vésperas das eleições de novembro de 2009, as principais correntes do PT deverão lançar nomes para a sucessão de Berzoini.

Os pré-candidatos são o chefe-de-gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, que representa a maior corrente interna, que é a Construindo um Novo Brasil; Valter Pomar, da linha Articulação de Esquerda, e Jilmar Tatto, da ala Lutas e Massas, além do atual secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo.

Para petistas que acompanham as discussões, está praticamente afastada a possibilidade de consenso em torno de uma candidatura única --no caso a de Gilberto Carvalho.

Durante as discussões de hoje, havia um grupo que queria antecipar as eleições para julho de 2009, e uma outra ala que queria adiar para 2011. Ambos foram derrotados.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: