terça-feira, 4 de novembro de 2008

12 mil se inscrevem no sistema de cotas

Cerca de 12 mil candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Vocacionado 2009 -PSV (PSV 2009) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pelo sistema de cotas. As inscrições para os que desejavam concorrer às cotas se encerraram na última sexta-feira, 31, e só podiam ser feitas de forma presencial no campus central da Uern e nos núcleos avançados.

O sistema de cotas determina que 50% das vagas sejam destinadas para alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas do Estado. Em Mossoró, 4.012 candidatos realizaram a inscrição presencial, sendo 1.500 somente no último dia.

Para a coordenadora do Processo Seletivo Vocacionado em Mossoró, Lúcia Musme, o número de inscritos atingiu a expectativa. "Nos primeiros dias de inscrição nós pensamos que interesse das pessoas iria ser bem menor. Mas nos dois últimos dias muita gente se inscreveu e nós chegamos aos mais de 4 mil, que é, inclusive, praticamente a mesma quantidade do ano passado", revelou.

De acordo com Valdomiro Morais, coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), o total de inscritos pelo sistema de cotas representa metade do que a Universidade está esperando em todo o processo. Ele afirmou que "a Uern pretende inscrever 25 mil candidatos para responderem as provas do vestibular. Nesse ano, os que optaram pelas cotas são exatamente 50%".

Já pela Internet, 4.500 não-cotistas fizeram a inscrição até o último final de semana. O número é considerado normal pela comissão permanente do vestibular, que estima mais 8 mil inscrições até o próximo domingo, dia 9, data em que se encerram as inscrições via Internet (no site: www.uern.br, link Comperve).

Os candidatos que terminaram o ensino médio entre os anos de 2006, 2007 e 2008 serão totalmente isentos da taxa de inscrição, que está custando R$ 100,00 nesse ano. Por sua vez, os que tiverem concluído antes do ano de 2006, irão pagar metade do valor cobrado pela taxa.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: