sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Área saneada de Mossoró é maior que as médias nacional e estadual

A cidade de Mossoró está com a área saneada acima das médias nacional e estadual. De acordo com a pesquisa Saneamento, Saúde e o Bolso do Consumidor, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceira com o Instituto Trata Brasil, mais da metade da população brasileira ainda não tem acesso a saneamento básico.

Segundo o levantamento da FGV, apenas 49,44% do território nacional estava saneado no final do ano passado. Enquanto isso, a previsão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente de Mossoró (SEDETEMA) é que a cidade termine o ano de 2008 com 52% de sua área saneada.

A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas também mostra que o Estado do Rio Grande do Norte está 15,87% saneado. O número é considerado muito pequeno pelos que fazem a saúde do Estado. "Reconhecemos o déficit, mas temos a certeza que um grande trabalho na área do saneamento básico está sendo feito no Estado, e que em breve esses números serão melhorados", garantiu um funcionário da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).

Kátia Pinto, secretária de desenvolvimento social e meio ambiente de Mossoró, destacou a importância das obras de saneamento básico no dia-a-dia das pessoas. Para ela, a valorização do sistema na cidade beneficia de forma significativa a todos, principalmente porque melhora a qualidade de vida da população.

O coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária da Saúde de Mossoró (Visa), Sodré Rocha, reforçou o que dizem os estudiosos: investir em saneamento básico é cuidar da saúde das pessoas. "Quando as ruas e avenidas são saneadas, os moradores ficam mais distantes de certas doenças, como hepatite e leptospirose. Além disso, eles se livram também de ratos e baratas", relatou.

Sodré ainda revelou números que atestam a eficácia das obras. Segundo ele, dados do Ministério da Saúde mostram que a cada R$ 1 real investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde. "Tudo isso, somados aos outros argumentos, prova a importância de se ter uma cidade saneada", ressaltou o coordenador.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: