quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TV digital chega à sexta capital

A cidade de Porto Alegre é a sexta capital brasileira a contar com o sinal da TV Digital. O início das transmissões pela RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, aconteceu na terça-feira (4), depois que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, ter assinado o termo que autoriza a operação.

Além da RBS, outras cinco emissoras na cidade estão autorizadas a transmitir em sinal digital: TV Pampa (Rede TV), Rádio e TV Porto Visão (Bandeirantes), SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), Televisão Guaíba (Record) e Universidade Luterana do Brasil (Rede Futura).

Onze meses após a inauguração da tecnologia no país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e, agora, Porto Alegre recebem o sinal. O sistema deve chegar a Salvador em dezembro.

Depois da assinatura do chamado termo de consignação, que permite o início dos testes, a emissora que assina o documento tem seis meses para apresentar ao ministério das comunicações o projeto de instalação do sistema. As transmissões oficiais devem começar no máximo 18 meses após a aprovação do projeto.

Para a transmissão funcionar, o telespectador precisa de um set-top box (conversor). O aparelho pode vir dentro do televisor ou ser comprado separadamente.

Acesso

A TV digital atingirá 645 mil espectadores até o final deste ano, quando completará um ano em operação desde sua estréia oficial. O dado, que corresponde a 0,3% da população, foi divulgado ontem pelo Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), com base nos dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

O número de 645 mil telespectadores surge da estimativa de venda de receptores. De acordo com a associação, a previsão de vendas até o fim de 2008 é de 150 mil receptores fixos (conversores embutidos ou externos).

A associação considera que cada aparelho atinge 3,3 telespectadores e ainda acrescenta nesta conta 150 mil receptores móveis (como de celulares), para os quais se calcula uma pessoa por dispositivo.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: