terça-feira, 12 de agosto de 2008

Campanha Mesário Voluntário continua devido ao baixo número de cadastrados

Continua a Campanha Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). O prazo de inscrição seria até o dia 5 deste mês, mas o TRE continua cadastrando eleitores para preencher as vagas dos possíveis desistentes.

De acordo com Luís Sérgio, do Cartório Eleitoral de Mossoró, o objetivo da campanha é reunir o maior número possível de voluntários para as próximas eleições e, assim, diminuir o número de convocação de eleitores que não desejam participar como mesários. "A cada um voluntário é menos uma pessoa que precisa ser convocada", explica.

Ainda de acordo com Luís Sérgio, somente na 33.ª Zona Eleitoral são necessários 1.100 mesários, e apenas 265 pessoas se inscreveram espontaneamente. Para ele, o número é considerado bom, mesmo sendo insuficiente para que não haja a necessidade de convocação de outros eleitores.

"Na eleição deste ano, 25% dos que farão parte das mesas das secções eleitorais serão voluntários", afirma.

O edital com o nome dos mesários da 33.ª Zona que se inscreveram espontaneamente foi divulgado na quarta-feira, 6, e está disponível no Cartório Eleitoral.

O programa Mesário Voluntário é uma iniciativa do TRE-RN, mas também está sendo empregado em outros Estados, como Ceará, São Paulo e Santa Catarina.

Existem algumas vantagens para os eleitores que compuserem as mesas receptoras. São elas: dois dias de folga por dia dedicado aos trabalhos da Justiça Eleitoral; certificado de participação; além de a prestação de serviços servir como critério de desempate em concursos públicos (desde que haja previsão no edital).

O trabalho do mesário é permanecer na secção eleitoral do início ao fim da votação, receber o eleitor, colher e conferir sua assinatura no caderno de votação e, logo após, liberar a urna eletrônica para o voto, além de garantir, também, o sigilo do voto, a tranqüilidade no ambiente de votação e zelar pela segurança da urna durante todo o processo de votação. No dia da eleição, o mesário é a autoridade máxima dentro do setor em que é realizada a votação.

Quem desejar participar como voluntário poderá fazer o cadastro através da Internet, no endereço eletrônico www.tre-rn.gov.br.

Fonte: O Mossoroense

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber se fui aprovada para ser mesaria volunatria?
responda para josiete.sd@hotmmail.com