quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Diocese de Mossoró realiza em todas as paróquias ‘Semana Nacional da Família’

Para chamar a atenção sobre a importância da família como célula básica e fundamental da vida e da sociedade, a Diocese de Mossoró está realizando em todas as suas paróquias a “Semana Nacional da Família”. A programação segue durante toda a semana, com novenas nas casas dos fiéis e nas igrejas. De acordo com a Diocese de Mossoró, o encerramento acontecerá no domingo, 17, com uma programação diversificada, que contará com missas e louvor.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Família da Diocese de Mossoró, Benedita Mesquita, todas as famílias estão convidadas a participar da programação. "A família é a esperança da comunidade e tudo o que podemos fazer para a promoção dessa instituição é fundamental para a vida das pessoas e da sociedade. Por isso, estamos realizando nesta semana e convidamos todas as famílias para que venham refletir conosco", destacou.

Ainda conforme a coordenadora, nos últimos anos a Igreja vem dando muita atenção à Família. "A Semana Nacional da Família teve início no ano de 1992, e acontece sempre no mês de agosto, considerado pela Igreja Católica mês das vocações. No Brasil, cada diocese constrói sua programação", destacou. De acordo com Benedita, são propostos aos católicos temas para serem debatidos nos encontros. "Nós temos subsídios, com temas relevantes para a Família, que são debatidos no livro ‘Hora da Família’ e debatidos nas casas dos fiéis", apontou.

De acordo com o breve histórico da "Semana Nacional da Família", divulgado pela Comissão Diocesana de Pastoral Familiar, a "Hora da Família" é um dos pontos altos desse projeto. "Em 1996, nasceu a necessidade de preparar as comunidades para o 2.º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, que aconteceu em outubro de 1997, no Rio de Janeiro (RJ). Durante os 12 meses que antecederam a visita do papa João Paulo II ao Brasil, milhares de famílias se reuniram em seus lares e nas suas comunidades para realizar a novena com base no ‘Hora da Família’".

Conforme a coordenadora da Pastoral da Família, o livro se propagou pelo País. "Foi uma experiência tão bem-sucedida que o Setor Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pensou em divulgá-la por todo o País, a fim de que mais e mais famílias pudessem se beneficiar desses momentos de meditação e convívio. Isso aconteceu e se propaga por várias dioceses no Brasil", ressaltou.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: