sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Justiça do Rio condena Beira-Mar a seis anos de prisão por associação ao tráfico

O traficante Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado na tarde desta sexta-feira pelo 4º Tribunal do Júri do Rio a seis anos de prisão em regime fechado por associação ao tráfico de drogas. O advogado de Beira-Mar disse que irá recorrer da decisão.

Ele é acusado pelo Ministério Público do Rio de ter ligação com um grupo de supostos traficantes que atirou contra policiais que o perseguia em Duque de Caxias (Baixada Fluminense) em 1996. Para a Promotoria, o bando tentava evitar a prisão de Charles Silva Batista, o Charles do Lixão, líder do tráfico de drogas na região ligado a Beira-Mar.

O traficante chegou ao Rio no início da manhã de hoje. O advogado do traficante, Francisco Santana, protestou contra o uso de algemas e afirmou que elas estavam sendo utilizadas porque Beira-Mar era de origem pobre (a favela Beira-Mar em Duque de Caxias, na Grande Rio).

Antes da decisão, o promotor Luciano Lessa dos Santos, autor da denúncia, disse que ia pedir o cancelamento do julgamento, pois era inapropriado que Beira-Mar fosse julgado por um tribunal do júri por um crime que não atenta contra a vida. Ele chegou a pedir um habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que foi negado.

O advogado Francisco Santana afirmou que achava correto o julgamento no tribunal do júri e disse que o promotor "não sabe o que quer". Santana afirmou, porém, ter considerado a sentença alta.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: