sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estado participa de reunião com a CBF sobre Copa 2014

Representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal irão participar na próxima segunda-feira (29) de mais uma reunião com dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, cumprindo nova etapa das exigências necessárias para consolidar Natal como uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014. Durante o encontro, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, e o arquiteto Moacyr Gomes irão apresentar, entre outros dados, os estudos preliminares do projeto de reconstrução do Estádio Machadão como alternativa para viabilizar a captação do evento para o Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário do Gabinete Civil, Gustavo Carvalho, que coordena o trabalho entre os órgãos do Estado e do Município, o projeto de reconstrução do Machadão tem se revelado mais próximo da realidade econômica do Rio Grande do Norte, em relação à construção de um novo estádio. O projeto básico que está sendo elaborado pelo arquiteto Moacyr Gomes deverá ser concluído em janeiro próximo e deixará o Machadão com capacidade para receber um público de 48 mil espectadores. Além disso, o projeto prevê a urbanização completa da área e a construção de dois edifícios garagens. Com isso, a área total de estacionamento seria ampliada para 6.500 vagas.

A secretária estadual de Esporte e Lazer, Magnólia Figueiredo, que também acompanha a delegação potiguar na reunião com a CBF, adiantou que o projeto de reconstrução do Machadão pode ficar em 25% dos valores estimados para a construção de um novo estádio. Segundo disse, a expectativa é de que a decisão final da CBF sobre as cidades que irão sediar a Copa do Mundo aconteça entre os meses de janeiro e março de 2009. Dezoito cidades estão inscritas, mas apenas dez ou doze serão escolhidas. Na opinião dela, Natal segue com boas chances, principalmente pelo seu potencial turístico e pela capacidade da rede hoteleira.

Governo do Estado e Prefeitura do Natal agora uniram esforços em torno de um mesmo projeto para garantir a realização da Copa do Mundo de 2014 na capital potiguar, quando no primeiro momento cada um tinha o seu próprio projeto. Para a governadora Wilma de Faria, a escolha de Natal para sediar os jogos da Copa é importante porque vai divulgar ainda mais o destino do Rio Grande do Norte, que já recebe 2,2 milhões de visitantes por ano, sendo 20% de turistas estrangeiros.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: