sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bancários do RN anunciam greve a partir do dia 30

Os bancários do RN decidiram em assembléia realizada nesta quinta-feira iniciar a greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro (próxima terça-feira). Essa foi a resposta dada pela categoria à proposta considerada irrisória apresentada, quarta-feira passada, pela Fenaban, na mesa de negociação (7,5% contra 31%). Os bancários voltam a se reunir para avaliar o movimento de mobilização nacional e local no início da noite do dia 30, às 18h30, no auditório do SINTE/RN.

Num auditório totalmente tomado por bancários do BB, CAIXA, BNB e Bancos Privados, a diretoria do Sindicato dos Bancários ressaltou que apesar da assembléia passada ter aprovado um indicativo de greve para o dia 26/9, o quadro nacional de mobilizações indicava que a paralisação deveria começar dia 30. “A Contraf/CUT não criou, em todo esse tempo, nenhum calendário de mobilização. Mas o nosso indicativo forçou as outras bases a se mexer. Mas temos a clareza de que sozinhos essa greve não teria força”, afirmou o Coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho.

Até o início da assembléia, dois grandes sindicatos do país já haviam acenado com a paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 30, sendo Rio Grande do Sul e Curitiba. Além da paralisação por tempo indeterminado, a assembléia deliberou os seguintes pontos: rejeição à proposta de 7,5% da Fenaban, convocação das gerências médias para aderirem à greve, slogan “Banco do Brasil: 200 anos de exploração” para uma campanha de protesto à comemoração pelos 200 anos do BB e um chamado a todas as outras bases sindicais do país a aprovarem, em suas assembléias, greve por tempo indeterminado a partir do dia 30.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: