sexta-feira, 30 de maio de 2008

Governadora deve substituir oito auxiliares do 1º escalão

A crise interna no PSB, com a disputa entre o grupo da governadora Wilma de Faria e do deputado federal Rogério Marinho, ampliou as mudanças programadas para o primeiro escalão do governo estadual. O anúncio da reforma do secretariado está previsto para o dia 10 de junho, quando será apresentada a primeira grande mudança nesse segundo mandato da governadora Wilma de Faria. No total, serão oito substituições. Duas dessas pastas são ocupadas por indicados do deputado Rogério Marinho, caso da Secretaria de Educação, que tem como titular Ana Cristina Cabral, e da Datanorte, ocupada por João Bastos.

Além deles, serão exonerados os secretários Carlos Castim (Segurança), Adelmaro Cavalcanti (Saúde), Wober Júnior (Gabinete Civil), Larissa Rosado (Agricultura) e Fátima Morais (Articulação com os Municípios) e Genildo Pereira Departamento Estadual de Imprensa).

No caso desse último, ele deverá ser remanejando e, com isso, passaria a ocupar a Secretaria de Articulação com os Municípios. A titular dessa pasta será candidata a prefeita da cidade de Assu e, portanto, sairá o governo. A atual secretária de Agricultura também deixará o cargo para disputar o pleito municipal deste ano, no caso a Prefeitura de Mossoró.

Nas pastas de Agricultura e Articulação com os Municípios, as titulares deixarão o cargo logo na próxima semana para cumprir os prazos de desimcompatibilização da legislação eleitoral. Na Articulação com os Municípios, Genildo Pereira poderá assumir, saindo do Departamento Estadual de Imprensa.

No caso da Agricultura, deverá ficar como interino o hoje secretário adjunto, Pedro Alcântara. A titularidade da pasta ainda não foi confirmada, mas a indicação ficará a cargo do grupo liderado pela deputada federal Sandra Rosado.

O secretário chefe do Gabinete Civil Wober Júnior deixará o cargo e poderá ter como destino o retorno à Assembléia Legislativa ou ser nomeado para as secretarias de Educação ou Saúde. Para o Gabinete Civil, a governadora Wilma de Faria cogita quatro nomes: o deputado estadual Gustavo Carvalho; além dos secretários de Turismo, Fernando Fernandes; do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado; ou de Trabalho e Habitação Social, Fabian Saraiva. Mas o nome mais cotado é do deputado Gustavo Carvalho, que, nomeado, abriria uma vaga para acomodar o suplente Cláudio Porpino na Assembléia, já que Larissa Rosado voltará ao legislativo.

Edilson França está cotado para assumir a Segurança

Uma das mudanças no secretariado que está praticamente confirmada e da Segurança Pública e Defesa Social. Para o lugar do atual secretário de Segurança, Carlos Castim, o nome mais cotado é do procurador da República Edílson França. Com o currículo de quem está no Ministério Público Federal desde 1985, e já foi procurador-chefe no Rio Grande do Norte e procurador regional Eleitoral, Edílson França desponta como o principal nome para a Secretaria de Segurança.

Através da Assessoria de Imprensa, Edílson França disse que não recebeu convite oficial para ser auxiliar de primeiro escalão da governadora. Ele informou ainda que qualquer pleito para ser secretário de Estado deve passar antes por um pedido de autorização ao procurador geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Embora opositor da governadora na eleição de Natal, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Miguel Weber, poderá continuar no cargo. Entre pessoas próximas, a governadora tem comentado que o comportamento do titular, que não assume o palanque da oposição na capital potiguar.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: