quinta-feira, 29 de maio de 2008

Garibaldi diz que nova CPMF vai passar fácil no Senado

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse nesta quinta-feira acreditar que a Casa vai aprovar a nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), batizada de CSS (Contribuição Social da Saúde). Apesar do plenário do Senado ter derrubado a aprovação da CPMF no final do ano passado, Garibaldi disse que desta vez a maioria da Casa deve ser mostrar favorável à criação do tributo.

"Eu acho que tem mais possibilidade de passar a CSS que a CPMF, que foi rejeitada. Ela vem como uma emenda complementar, precisa de um quórum menor de senadores para ser aprovada. E vem carimbada como recursos que serão para a saúde, ao contrário da CPMF", disse Garibaldi.

A oposição, no entanto, aposta na derrota da CSS no plenário do Senado ao contrário do que espera o presidente da Casa Legislativa. "Acho que o presidente Garibaldi precisava se informar melhor. Na base aliada, há senadores que votaram a favor da CPMF mas votam contra a CSS. Os mesmos senadores que votaram contra a CPMF vão se mostrar favoráveis à tese", disse o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).

Apesar de acreditar na aprovação da nova contribuição, Garibaldi disse ser pessoalmente contrário à criação da CSS. "Eu acho que o imposto da saúde não deveria ser cobrado. Se queremos fazer a reforma tributária para reduzir impostos, como criar mais um? Não se deve penalizar o cidadão, mas sim setores que prejudicam a saúde como as bebidas e o fumo", afirmou.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: