quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Seis novos leitos de UTIs são instalados na cidade pela Prefeitura e pelo Estado

Prefeitura e Governo do Estado estão custeando o funcionamento de seis novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) para adulto que já começaram a funcionar na cidade. A parceria foi firmada durante reunião em Natal entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Dorinha Burlamaqui, gerente municipal de Saúde.

Segundo Dorinha, a Prefeitura irá arcar com 50% dos recursos financeiros necessários para o funcionamento e o Governo, a outra metade. "O município e o Estado irão custear e estamos pleiteando ajuda do Governo Federal", contou, acrescentando que o investimento mensal para funcionamento dos seis leitos é no valor de R$ 150 mil e que a diária de cada leito custa em média 700 reais. Nestes valores estão inclusos os recursos para pagamento dos profissionais capacitados para trabalhar na Unidade, que são médicos intensivistas.

Os novos leitos estão localizados no Hospital Wilson Rosado e no Hospital da Unimed. "Serão três em cada hospital. Os locais foram escolhidos de acordo com a disponibilidade de ampliação do número de leitos", explicou a gerente.

Como no município, já funcionam 17 leitos para adultos, três localizados no Hospital Wilson Rosado, cinco na Casa de Saúde Dix-sept Rosado e nove no Hospital Regional Tarcísio Maia, com a instalação dos novos leitos, a cidade passa a dispor de 23 leitos de UTIs. Os seis novos leitos são regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dorinha, os três primeiros, localizados no Hospital Wilson Rosado, são custeados pela Prefeitura e os outros 14, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda são disponibilizados três leitos de UTI Neonatal. Eles funcionam na Maternidade Almeida Castro.

A gerente de Saúde ressalta a importância da parceira para disponibilidade dos leitos. "É de uma importância muito grande, pois evita que as pessoas fiquem nos corredores dos hospitais precisando de atendimento", enfatizou, acrescentando que a cidade ainda não dispõe de leitos pediátricos de UTI. "Esta é uma necessidade verificada em todo o Brasil, porque não é só dispor de leitos, mas ter profissionais médicos intensivistas para trabalharem neles. Também estamos trabalhando para ampliar e reformar os leitos neonatal disponíveis na cidade", finalizou.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: