quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Banco do Brasil e BNB saem da greve, mas a Caixa permanece

Em mais uma assembléia realizada pelo Sindicato dos Bancários, os servidores do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste (BNB) decidiram acatar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e acabar a greve. Já, os funcionários da Caixa Econômica Federal continuam com os serviços paralisados.

Segundo o presidente do sindicato, Anchieta Medeiros, a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) propôs na noite de terça-feira, 21, reajuste salarial que varia de 1% a 2,85%. O índice de aumento para quem ganha até R$ 2.500,00 é de 10%, já para quem ganha acima desse valor é de 8,15%. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aumentou para 90% do salário mais R$ 966,00 fixos, com parcela adicional. Porém, os funcionários da Caixa Econômica consideraram que a proposta não atinge sua expectativa.

A categoria reivindica aumento salarial de 16%, fim do assédio moral, contratação de mais profissionais através de concurso público, fim da cobrança das metas abusivas, valorização da saúde e segurança do trabalhador e mais participação nos lucros das empresas.

A paralisação dos serviços bancários iniciou no dia 2 deste mês e já causou vários transtornos aos clientes de bancos públicos e privados, já que estes últimos também aderiram ao movimento durante alguns dias, mas voltaram a funcionar.

Muitos problemas foram gerados para os usuários em conseqüência da paralisação dos serviços bancários. Principalmente para quem precisava pagar suas contas, como a dona-de-casa Luzeni Lima. Ela esperou a conta do cartão de crédito chegar pelos Correios, porém, como isso não aconteceu e as faturas não estão sendo mais entregues na agência da empresa, a usuária também não teve como pagar no banco, que estava em greve.

Além disso, a parada fez os mossoroenses perderem tempo em filas enormes e também faltaram dinheiro e papel para extrato nos caixas eletrônicos. O presidente do sindicato, porém, afirma que a intenção é lutar pelos direitos dos servidores e não prejudicar a população.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: