sábado, 21 de julho de 2007

Luta de Nélio Dias é lembrada no último adeus

O velório do deputado federal Nélio Dias, presidente regional e nacional do Partido Progressista (PP), ocorreu neste sábado (21/07) no Palácio da Cultura e a emoção era visível no rosto de parentes, amigos e lideranças políticas. Os comentários mais comuns entre os presentes destacavam o quanto o deputado era ligado ao campo e que a sua maior marca como político foi a luta em favor da agricultura e pecuária.

De acordo com o sobrinho Eduardo Dias de Oliveira, o deputado era um grande pai, avô, tio, mas acima de tudo, um amigo por quem ele tinha enorme estima. Para ele, o Rio Grande do Norte perdeu uma das pessoas mais puras e corretas que já passaram pela política.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, afirmou lamentar profundamente a perda de um importante político, sempre disposto a ajudar a quem o procurava, além de um grande amigo.

A prefeita de Ceará-Mirim disse ter decretado luto oficial por três dias na cidade e definiu o amigo como valente e lutador. ‘‘Nélio vai fazer muita falta para mim, para Geraldo (Melo) e para todos que conviveram com ele’’, lamentou Edinólia Melo.

Já para o senador Garibaldi Alves Filho, uma das características mais marcantes do presidente do PP era a determinação. O ex-governador do estado destacou que Nélio Dias demonstrou a vocação para a política em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, ao conseguir resolver um disputa interna do PP. ‘‘Mesmo ingressando tarde na vida política, Nélio foi indicado para a presidência do seu partido, que tem nomes de destaque nacional’’, afirmou.

Rogério Marinho disse ter duas dimensões da ausência que sentirá, sendo uma do político e uma do homem. Fica um sentimento de perda muito grande, por ele ser uma pessoa acessível, agradável e que sempre auxiliava quem o procurasse. ‘‘O deputado Nélio Dias era uma referência para todos nós, deputados de primeiro mandato’’, lembrou.

Para o também deputado federal João Maia, a morte do presidente do PP foi uma grande perda para o estado, que ficou sem um dos seus grandes carreadores de recursos, que lutava muito pelo Rio Grande do Norte. ‘‘Nunca o vi lutando por causas pessoais. Ele colocava sempre os interesses do estado como prioridade’’, finalizou.

O vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, lembrou que o Programa do Leite, atualmente distribuindo 10 mil litros por dia, foi uma proposta do deputado. ‘‘Eu era secretário de agricultura e ele insistiu para abrir o Programa do Leite, com a distribuição de 200 litros’’, afirmou. O secretário de recursos hídricos disse estar com uma saudade enorme e vai lembrar o amigo como uma pessoa leal, que lutou contra a doença até o fim, não se desligando da política em nenhum momento. ‘‘Ele foi traído pela morte. Quando deu entrada no hospital, Nélio já tinha uma agenda pronta para cumprir após a sua saída’’, finalizou Iberê.

Nenhum comentário: