quinta-feira, 19 de julho de 2007

Controladores de vôo alertaram sobre riscos de Congonhas, diz deputada

Integrante da CPI do Apagão na Câmara, a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) afirmou que os controladores de vôo haviam condenado a pista principal do aeroporto de Congonhas. Segundo a deputada, os controladores disseram que a pista estava inadequada porque não tinha grooving --ranhuras no asfalto. As observações teriam sido relatadas à Infraero e à Aeronáutica.

"As queixas sobre a pista já estavam acontecendo e ninguém deu atenção. Eles [os controladores] já teriam recebido mais dez reclamações de que a pista estava escorregadia, sem que providência alguma fosse tomada", afirmou a deputada.

Luciana Genro conversou ontem com o presidente da Febracta (Federação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo), Carlos Trifilio, e esteve no local do acidente. Ela contou também que assistiu várias vezes o filme mostrando o momento do acidente do Airbus-A320 da TAM.

Segundo a deputada, a Infraero e a Aeronáutica ignoraram o alerta feito pelos controladores, desde sexta-feira passada, quando supostamente a pista principal do aeroporto de Congonhas estaria derrapando.

De acordo com Luciana Genro, a pista "jamais" poderia ter sido liberada para uso sem o grooving.

A parlamentar criticou o governo federal e cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma resposta à sociedade. "O presidente precisa se colocar publicamente sobre o acidente, pedir perdão às famílias das vítimas e ao povo brasileiro pela negligência do governo", disse ela.

Em seguida, a parlamentar elogiou a decisão de Lula de determinar que a PF (Polícia Federal) investigue o acidente.

O presidente Lula decidiu hoje que fará um pronunciamento à nação, em cadeira de rádio e televisão, amanhã à noite.

Nenhum comentário: