segunda-feira, 16 de julho de 2007

Presidente ainda não sabe se participa do encerramento do Pan, diz ministro

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disse hoje que não sabe ainda se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da cerimônia de encerramento do Pan-Americano do Rio, marcada para o próximo dia 29. Lula foi vaiado na abertura do evento, realizada na sexta-feira passada, no Maracanã.

O ministro negou, segundo seus assessores, que a falta de confirmação de Lula nos próximos eventos do Pan tenha relação com as vaias da cerimônia de abertura.

Orlando Silva afirmou, segundo seus assessores, que é difícil montar a agenda do presidente e que por isso Lula ainda não confirmou participação na cerimônia de encerramento.

Lula usou seu programa semanal de rádio para afirmar que ficou muito "triste" com o episódio. "A vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá", desabafou Lula.

Aliados de Lula atribuem as vaias ao que chamam de "orquestração política" articulada pelo prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM). "A vaia não foi algo natural. Foi algo construído. É evidente que alguém armou para o presidente ser vaiado", disse o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).

Sem atribuir diretamente a culpa pelas vaias a Maia, o deputado petista questionou o fato do prefeito do Rio ter sido aplaudido na mesma cerimônia. "É estranho que o prefeito, com todos os problemas da sua administração, tenha sido aplaudido."

Nenhum comentário: