quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CNBB: não há consenso na Igreja sobre greve de bispo

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Geraldo Lyrio Rocha, admitiu hoje que não há consenso dentro da Igreja em relação à greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio contra a transposição do Rio São Francisco. "Em torno dessa questão não tem muita unanimidade", disse. Após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Planalto, d. Lyrio Rocha disse que uma parte dos bispos avalia que d. Cappio põe em risco a própria vida, o que afronta as pregações da Igreja. Já outra parte argumenta que o religioso não busca a morte.

O presidente da CNBB evitou comentar a conversa que teve com o presidente Lula. "É claro que todos nós tememos a morte do bispo, por isso a CNBB desejou conversar com o presidente Lula", afirmou. "Queremos d. Luiz vivo", afirmou. Em diversas ocasiões, Lula reclamou da postura do bispo Cappio. O presidente disse que optará pela vida de milhões de nordestinos que, segundo ele, dependem das obras de transposição. Na avaliação do presidente, a greve de fome do religioso é um problema da Igreja.

Em carta entregue ao presidente Lula, a CNBB ressalta estar à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o governo e d. Cappio. A entidade argumenta que a comissão mista com representantes do governo e da sociedade para discutir a questão das obras no São Francisco, criada em 2005, após a primeira greve de fome de d. Cappio, não atendeu "plenamente" os objetivos propostos.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: