segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Vigilância contratará 20 novos agentes para combater mosquito

A Coordenadoria de Vigilância à Saúde anunciou que nos próximos dias deverá estar contratando cerca de 20 novos agentes de endemias que se juntarão à equipe já existente para fazer o combate residencial do mosquito transmissor da dengue.

O órgão mantém vinculados 138 agentes de endemias, por meio da Gerência Executiva de Saúde que executam rotineiramente este trabalho de casa em casa.

"Esse número de agentes que tencionamos contratar será suficiente para reforçar o trabalho nas casas fechadas", acrescentou o sanitarista Sodré Rocha, coordenador da Vigilância à Saúde.

Segundo ele, atualmente este serviço de porta em porta é realizado por cerca de 98 agentes, sendo que os demais dão cobertura aos outros trabalhos de saúde referentes a endemias.

O município tem apresentado todos os anos elevados índices de infestação predial. Um levantamento recente do Ministério da Saúde apontou que o percentual médio de ocorrências está em 5,6%.

Em alguns bairros em Mossoró tem sido registrado até 8% de infestação, sendo que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que sejam mantidos níveis inferiores a 1%.

A expectativa da Vigilância à Saúde é que os trabalhos conjuntos de esclarecimento à população, pulverização e visitas domiciliares reduzam os índices de infestação.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: