quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Garibaldi diz que assume com missão de reerguer imagem do Senado

No primeiro discurso após ser eleito o novo presidente do Senado, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse nesta quarta-feira que assume o cargo com a missão de reerguer a imagem da Casa após a crise política que a atingiu neste ano. O peemedebista disse que vai tirar do episódio que "aproximou o Senado de limites que jamais poderiam ser ultrapassados" lições que serão aplicadas no comando da Casa --mesmo admitindo que assume o cargo em um momento "traumático" para o Senado.

"Convoco a todos os senadores a partilhar comigo a agoniação de devolver ao Senado perante o país toda a credibilidade que conquistou em sua quase bicentenária trajetória histórica", afirmou. No final do discurso, disse que o Senado "vai escrever uma nova página na história brasileira".

Garibaldi garantiu aos líderes partidários que, no comando da Casa, vai respeitar as legendas governistas e de oposição com o cumprimento restrito da Constituição Federal e do regimento interno do Senado.

"Eu quero assegurar as bancadas do governo e da oposição a minha lealdade ao regimento. A presidência não será partícipe da disputa partidária, mas ferramenta para que das discussões surjam idéias e caminhos para levar o Senado sempre atuante. O instante é de arrostar desafios, enfrentar sem dúvida com árdua luta esse momento de trauma, mas também de renovação de fé na força democrática de nossa instituição."

Garibaldi fez um agradecimento ao senador José Sarney (PMDB-AP) por ter desistido de concorrer à presidência pelo PMDB --uma vez que seria eleito pela maioria da bancada como o candidato do partido. O senador também se dirigiu a Pedro Simon (PMDB-RS), que disputou com ele o comando do Senado dentro do PMDB.

"O senador Simon vai me perdoar por ter sido seu competidor, enquanto eu agradeço a Deus ter tido um competidor como Vossa Excelência, um homem tão respeitado por todos nós", disse.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: