terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pacientes já estão sendo transferidos

Os hospitais públicos de Natal já estão recebendo os pacientes que necessitam se submeter a um tratamento no setor de neurocirurgia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.

O deslocamento até a capital do Estado está ocorrendo devido à paralisação dos neurocirurgiões, iniciada na segunda-feira da última semana. Segundo informações da Sociedade Norte-Rio-Grandense de Neurocirurgia (SENE-RN), diariamente chegam várias pessoas em estado grave vindas do interior do Estado. "Hoje mesmo de madrugada eu atendi um senhor que veio de Mossoró e chegou aqui muito ruim. O fato dele não ter sido atendido no Tarcísio Maia contribuiu muito para chegar em Natal num estado bem pior", disse Luciano Araújo, presidente da Sene-RN.

Os neurocirurgiões paralisaram os atendimentos em Mossoró devido ao atraso de três meses em seus salários. Eles ainda reivindicam a assinatura de um novo contrato para voltarem ao trabalho.

A Clínica de Neurocirurgiões do RN (CLINEURO), afirma que o problema está acontecendo unicamente pela falta de compromisso da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (SESAP). Kurt Mendonça, diretor da Clineuro, menciona que "o Governo do Estado se comprometeu a pagar junho e julho na última sexta-feira, dia 5, e depois pagaria agosto. Eles garantiram também continuar dando encaminhamento a questão do novo contrato. Porém, já iniciamos a semana e nada do dinheiro. Agora estão dizendo que vão pagar dia 10, mas eu repito que a gente só retorna ao trabalho quando o pagamento for concretizado".

O diretor ainda ressaltou sobre os riscos que os pacientes da região Oeste estão passando. "É uma média de 10 atendimentos por dia que não estão sendo feitos no hospital de Mossoró. Isso é um grande risco para as pessoas", mencionou.

Marcelo Duarte, diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, revelou que recebeu do secretário estadual de Saúde Pública, George Antunes, a garantia de que o pagamento será efetuado amanhã, dia 10.

Sobre os pacientes que estão sendo transferidos para Natal, o diretor do Tarcísio Maia reconheceu a gravidade do fato, principalmente por Mossoró ser uma cidade pólo. "O problema é que não existe neurocirurgião na região e as pessoas de várias cidades vêm para Mossoró. Mas, estamos solucionando tudo nas próximas horas", concluiu.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: