sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Datafolha: Lula ganha apoio inédito entre os mais ricos

Pesquisa feita pelo instituto Datafolha divulgada hoje (12) revela que, pela primeira vez, o presidente Lula tem aprovação em todos os segmentos sociais. A avaliação positiva do atual governo alcançou novo recorde: 64% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom.

De acordo com o instituto, esse é o melhor índice obtido por um presidente da República desde o fim da última ditadura militar. O recorde anterior cabia ao próprio Lula, que, em março, tinha 55% de aprovação.

Mas a principal novidade da pesquisa está na melhora da avaliação do atual governo pelos segmentos de maior renda e escolaridade. “Pela primeira vez, Lula tem o apoio da maioria no Sudeste, nas regiões metropolitanas, entre os que têm curso superior e entre os vivem em famílias com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos”, informa a Folha de S. Paulo, responsável pela divulgação dos números.

De março pra cá, Lula viu sua popularidade crescer 14% entre os brasileiros com maior poder aquisitivo. Segundo o Datafolha, 57% das pessoas que vivem em famílias que ganham R$ 4.150,00 ou mais por mês aprovam seu governo. Mesmo percentual é registrado entre os moradores do Sudeste e das regiões metropolitanas do país. Desde o início do ano, a aprovação ao atual governo entre os brasileiros com curso superior pulou de 47% para 55%.

"A pesquisa mostra que Lula vem quebrando resistências, especialmente entre os principais segmentos da classe média, o que é muito significativo", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

O novo recorde de aprovação coincide com a divulgação de bons indicadores da economia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresceu 6% no primeiro semestre do ano, melhor índice desde 2004. Além disso, o consumo das famílias brasileiras no período cresceu 6,7% (a 19ª alta seguida) apoiado em aumentos da renda, observa a Folha.

A pesquisa aponta ainda que o crescimento entre segmentos que não apoiavam majoritariamente o governo Lula também veio acompanhado do aumento de popularidade entre aqueles que já avaliavam a atual gestão como ótima ou boa. A avaliação positiva de Lula subiu sete pontos no Nordeste, onde três em cada quatro pessoas o apóiam. Já entre os mais pobres, com renda familiar até cinco salários mínimos, esse aumento foi de oito pontos percentuais, o que garante ao presidente uma avaliação positiva de 65% nesse segmento.

Fonte: Congressoemfoco

Nenhum comentário: