sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Lula compara crescimento com era Juscelino

O presidente Lula, durante discurso na abertura da exposição “Um certo navio brasileiro”, na manhã de hoje, disse que o otimismo da juventude foi retomado no atual momento do país. “Trata-se de um país à moda Juscelino”, afirmou o presidente, referindo-se ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. O evento, realizado no Memorial JK, em Brasília, comemora os 106 anos de nascimento do ex-presidente.

Lula disse que Getúlio Vargas e Juscelino foram os dois únicos estadistas “que comandaram o país”. “Poucos políticos foram tão achincalhados e ofendidos dentro do Congresso como Juscelino. Mas ele era um homem que nunca levantou a voz e perdeu o tom da responsabilidade com o país”, elogiou Lula.

Durante o discurso, Lula citou o plano de metas de JK, que previa o estabelecimento de uma indústria naval condizente com a costa brasileira. Ele também disse que o setor foi extremamente reduzido entre a década de 1970, quando chegou a ter 40 mil trabalhadores empregados, e 2003, com 1,6 mil. "Hoje, graças a Deus, já temos novamente 40 mil trabalhadores na indústria naval brasileira e, com a descoberta do pré-sal, teremos muito mais trabalhadores. A Petrobras deverá encomendar mais de 200 navios, 38 sondas e algumas dezenas de plataformas", afirmou. "Juscelino Kubitschek, lá de cima, estará rindo pelo que está acontecendo com a indústria naval brasileira.”

A descoberta do pré-sal, reservatórios de petróleo localizados em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, foi citada em boa parte do discurso do presidente. “A descoberta do pré-sal é uma nova locomotiva que dá ainda mais força a um comboio que já está em marcha de forma consistente", disse o presidente. "Tivesse emergido em outros tempos, talvez esse patrimônio fosse alienado às liquidações impostas pelo estrangulamento interno."

Fonte: Congressoemfoco

Nenhum comentário: