quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PM anuncia reforço de 500 homens

Em reunião na manhã de ontem entre a cúpula da polícia e representantes do setor de transporte urbano, a Polícia Militar anunciou um pacote de medidas para reduzir os assaltos a ônibus em Natal. O comandante geral da PM, coronel Marcondes Pinheiro, explicou que, por dia, 300 militares vão trabalhar em regime de hora extra (chamada de diária operacional) e mais 200 do setor administrativo serão mobilizados em dias alternados para o policiamento ostensivo. O pacote, no entanto, fica incompleto porque os gestores da segurança queriam que os empresários liberassem, por pelo menos 30 dias, a gratuidade nos ônibus para PMs fardados, o que foi negado.

O coronel Marcondes Pinheiro e o comandante do policiamento da capital, coronel Francisco Araújo, mostraram aos empresários e aos representantes dos rodoviários a situação do policiamento de Natal. Os oficiais explicaram as operações em curso, mostraram dados de prisões de assaltantes e ambos reclamaram que boa parte dos assaltos é cometida por reincidentes. “Toda semana prendemos assaltantes. Estamos prendendo como nunca, mas o problema é que ficamos num círculo em que a polícia prende e rapidamente o marginal está solto. A sociedade precisa cobrar mudança”, disse Marcondes Pinheiro.

A primeira medida anunciada já foi posta em prática. A PM começou na terça-feira uma série de blitzen e barreiras com abordagens em ônibus, táxis e motos. O objetivo, no primeiro dia, segundo o coronel Francisco Araújo foi cumprido. “Prendemos dois homens com uma arma de fogo no Amarante. Com certeza, eles iam praticar um assalto. Em Ponta Negra, dois adolescentes em uma moto foram presos com uma arma de brinquedo”, disse.

A PM, nesse primeiro momento, está revistando as pessoas uma a uma. “Ninguém tem escrito na testa que é bandido. Pedimos a compreensão de todos para que colaborem com as revistas”, disse o coronel.

Outra medida anunciada é que por pelo menos três vezes por semana cerca de 200 PMs que desempenham função administrativa serão utilizados no policiamento ostensivo. Esses PMs vão se juntar a cerca de 300 homens de efetivo extra. A diferença é que o contingente administrativo não receberá diária operacional.

Para finalizar o pacote, o comando anunciou que homens fardados vão acompanhar os ônibus das linhas com maior índice de assalto. “Vamos deixar quatro homens nos terminais mais problemáticos. Dois embarcam e fazem o itinerário completo e, quando o ônibus retornar ao terminal, eles serão rendidos pelos outros dois”, disse Marcondes Pinheiro.

O objetivo do pacote é, mesmo com o efetivo insuficiente, demonstrar presença e poder de pronto emprego do aparato policial. A PM, no entanto, fez questão de ressaltar que não está iniciando um plano do zero. Com essas medidas está afastada por enquanto a ameaça dos ônibus rodarem das 8 às 18 horas.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: