sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vacinação é prorrogada até o dia 17 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação de Eliminação da Rubéola para ambos os sexos com idade entre 12 e 39 anos, que se encerraria hoje, foi prorrogada até o dia 17 de outubro, nas Unidades de Saúde do Município.

Segundo a coordenadora da vacinação, Norma Sena, não será possível atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 95% da população local, correspondente a 118 mil pessoas, até o prazo do fim da campanha.

Até ontem, em Mossoró, a campanha conseguiu imunizar 77% do público-alvo, de forma que será difícil imunizar 18% da população do município em um único dia. Desse modo, as Unidades Básicas de Saúde vão continuar a disponibilizar a vacina contra rubéola, mesmo depois do fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora orienta que as pessoas que ainda não foram imunizadas devem procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência. "As vacinas estarão disponíveis até o próximo mês, mesmo que não haja tanta mobilização, quanto no período da campanha. Nosso objetivo é conseguir que Mossoró fique livre da doença", afirma.

A imunização contra rubéola para homens e mulheres é feita com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas entre 12 e 19 anos e dupla viral (sarampo e rubéola) para a faixa etária entre 20 e 39 anos.

Nos últimos dois anos, o Brasil vem registrando surto da doença de forma dispersa em todo o País, colocando em risco a população não-vacinada, em especial as grávidas e seus filhos. Com o slogan "Brasil Livre da Rubéola", a campanha teve início no dia 9 do mês passado, e objetiva eliminar até 2010 a rubéola em todo o País.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: