quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Peso de voto continua igual na sucessão da Reitoria

O peso dos votos na eleição que escolherá o próximo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) não será igual para estudantes, professores e servidores. Essa foi uma das principais decisões tomadas na noite da terça-feira passada, quando ocorreu uma reunião entre a comissão encarregada de elaborar as normas do processo sucessão da reitoria da Ufersa e o Conselho Universitário da Instituição.

A eleição que escolherá o próximo reitor da Ufersa promete movimentar a Instituição. Um pequeno tumulto marcou essa primeira a reunião, pois um pequeno grupo de estudantes, em princípio, foi impedido de participar da discussão e só depois teve acesso ao local. Durante a reunião foram apresentadas todas as regras elaboradas pela comissão e votadas pelos membros do conselho, no entanto, o documento ainda não foi oficializado porque o reitor Josivan Barbosa teve que viajar até Brasília.

A principal discussão da noite foi com relação à paridade de voto. Os estudantes reivindicavam que os votos dos professores, funcionários e alunos tivessem o mesmo valor, mas pela diferença de apenas um voto (13 a 14) o peso atual continuará prevalecendo, ou seja, voto do professor tem peso de 70%, do estudante 15% e dos funcionários também 15%. O reitor Josivan Barbosa votou a favor de continuar o mesmo peso. Durante a reunião, também foi formada a comissão eleitoral que irá conduzir o pleito.

Os estudantes não ficaram satisfeitos com o resultado da votação da paridade e disseram ter sido prejudicados porque um integrante do grupo faltou, o que poderia ter ocasionado o empate dos votos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: